Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 1 minuto, Taktak disse:

A questão é que neste momento tens procura nos mestrados de ensino. Não há é aumento de vagas. 

Deveriam ser triplicadas a nível nacional para cobrir as necessidades. Acho que as pessoas não têm a noção da desgraça que aí vem no ensino. 

E os curso de professores ficavam para quê? há pessoas a formarem-se 4 anos para depois darem as vagas a mestrados com 6 semanas de formação de formadores ou doutorados que mal sabem fazer apresentações orais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, AndreRob said:

Não deve ser a unica... esta ministra mal entrou já começou a mandar bocas. Ela diz que as lideranças são fracas... ora um lider que chega e diz que são todos uns inuteis não tem vida longa não...

Bem, a Marta Temido insultou médicos e enfermeiros e hoje está no Parlamento Europeu :angel:

  • Gosto 1
  • Adoro 3
  • Obrigado 2
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ensino superior está muito avulso, parece sem rei nem roque.

Há cada vez mais universidades, politécnicos, institutos...  a “dar” certificação superior. Desbarataram o ensino, a meu ver. 

Vejo pela minha área, Recurso Humanos, diariamente chegam-me candidaturas espontâneas, de pessoas que têm algum tipo de formação em RH, seja num politécnico shady qualquer, seja num instituto, até em cursos profissionais com equivalência ao 12º elas dizem que são da área dos R.H. :clown: 

Esforcei-me tanto para ter um mestrado, invisto tanto em formação complementar, e agora olho e a area dos R.H. está assim ao desbarato. Parece que se chuta uma pedra, e aprecem meia duzia de pessoas que têm algum tipo de “formação” em R.H.

Claro que depois os patrões aproveitam-se. Para quê pagar um ordenado a uma pessoa com mestrado em R.H., quando posso pagar a uma pessoa com uma formaçãozinha que parece que foi ali tirada do c*. :rolleyes: Depois, claro, os jovens têm que sair do país porque não têm cá lugar.

Invés de olharem para o mercado de trabalho, e perceber o que realmente é necessário e gerir as vagas consoante isso, não... Há licenciados/mestres a mais numas áreas, e pelos vistos a menos noutras, como o caso dos professores. Isto para não falar em cursos profissionais com equivalência ao 12º ano que parece que querem competir com as áreas de ensino superior. :sleep: 

Sei que é difícil prever estas flutuações, e que são cíclicas, mas acho que as universidades podiam fazer um melhor trabalho.

Acho que o ensino superior está muito facilitado, além de vagas a mais para certos cursos, tudo está tão fácil de se fazer. Ainda esta semana estive à conversa com uma miúda que está a acabar agora o mestrado dela na Universidade do Minho que me diz que sentiu mais dificuldade em fazer o 12º ano, que a licenciatura e o mestrado. E isto é na Universidade do Minho, imagino o que vai por esse país fora em Universidade menos conceituadas.

Depois claro, os profissionais que temos acabam por não ser dos melhores.

Não me interpretem mal. Acho que o ensino superior deva estar ao acesso de todos, com bolsas e tudo mais para quem não tem posses, não acho é que possa ser assim tão ao desbarato e tão fácil de se conseguir em que as pessoas andem lá a passear. Acho que as ciências ainda vão sendo exceção, mas as áreas mais “administrativas” parece que o esforço foi só mesmo pagar as propinas. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, AndreRob disse:

Não deve ser a unica... esta ministra mal entrou já começou a mandar bocas. Ela diz que as lideranças são fracas... ora um lider que chega e diz que são todos uns inuteis não tem vida longa não...

Achei muito arrogante/agressivo da parte dela sinceramente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Vieira disse:

Achei muito arrogante/agressivo da parte dela sinceramente...

sim mas também achei que da  forma como ela disse aquilo pareceu que o objectivo era mesmo esse fazer cair administrações de alguns hospitais... o que não abona muito a favor dela e da propria autoridade da direção executiva do sns.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, Duarte com D said:

Acho que o ensino superior está muito facilitado, além de vagas a mais para certos cursos, tudo está tão fácil de se fazer. Ainda esta semana estive à conversa com uma miúda que está a acabar agora o mestrado dela na Universidade do Minho que me diz que sentiu mais dificuldade em fazer o 12º ano, que a licenciatura e o mestrado. E isto é na Universidade do Minho, imagino o que vai por esse país fora em Universidade menos conceituadas.

 

Isso é a experiência pessoal de cada um, não é representativo daquilo que é o estado do ensino superior, até porque isso caracterização é genérica, eu também tive mais dificuldades no secundário. Em primeiro lugar, porque tinha mais carga horária, tinha 7 disciplinas e não 5, como tive na universidade, o que é algo que nos permite focar-nos em questões concretas e ter mais tempo para pensar e fazer as coisas, e mesmo assim não é suficiente. Depois, porque tinha que levar com disciplinas que gostava. Em terceiro, e último, lugar, há uma imensa pressão, quase doentia, pelos exames, que na prática depois até são mais fáceis do que vários testes. 

Agora, eu na universidade sinto-me muito melhor, estudo o que gosto, faço mais trabalhos, o que excelente tenho muito mais liberdade para escolher temas e estudá-los, e a UM tem a particularidade de ter um modelo de frequências e não de exames, como há no Porto, o que para a saúde mental dos alunos. Eu tenho colegas meus que estudam em condições deploráveis, esgota-os completamente. Agora, eu ter tido menos dificuldades não é representativo se o curso é bom ou não, de todo. 

20 hours ago, Duarte com D said:

Acho que as ciências ainda vão sendo exceção, mas as áreas mais “administrativas” parece que o esforço foi só mesmo pagar as propinas. 

Depende do tipo de ciências de que fales, duvido que optometria, um curso de ciências exatas, em que a maioria da malta entra com média de 12, tenha um grau de exigência maior do que História ou Ciências da Comunicação, que são cursos de ciências sociais com médias mais altas, na ordem dos 15 e 17 valores . Depois, depende dos professores, há professores que colocam exigências absurdas em cadeiras que nem precisam. O ensino não precisa de ter exigências absurdas para ser bom, deve é apostar na liberdade e no espírito crítico dos alunos, fazê-los questionar certas questões, fazer robots, como muitas áreas das ciências exatas fazem, é completamente dispensável. Aprendi muito mais em cadeiras de professores mais descontraídos do que em professores mais rígidos que era só decorar e espetar no teste, o tipo de "exigência" que muita gente gosta. 

Agora, que o Ensino Superior não comporta tanta gente, lá isso é verdade. Mas enquanto se continuar a desvalorizar os cursos profissionais, será assim. Há imensas áreas que sim, não necessitam de um curso superior. Até se devia expandir ainda mais. Há áreas que dão origem a cursos e mestrado que são uma comédia autêntica, qualquer pessoa que saiba ler e escrever consegue fazer aquilo.

Editado por Fernando
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, D23 disse:

Acho que é a atitude certa de um líder, que se quer, porque se for fofinha a porcaria continua toda lá, para empurrar os problemas com a barriga já tivemos bastante tempo, acho eu, e isto das demissões são dores necessárias que são precisas. 

há 2 horas, D23 disse:

Foi o que eu pensei, ela está há 2-3 meses e já está em burnout. Imagina se ela levasse com uma pandemia em cima. :abismado4:

Também não era muito difícil para ela, apenas tinha que seguir a linha dos outros e obedecer, mais difícil é agora.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Duarte com D disse:

O ensino superior está muito avulso, parece sem rei nem roque.

Há cada vez mais universidades, politécnicos, institutos...  a “dar” certificação superior. Desbarataram o ensino, a meu ver. 

Vejo pela minha área, Recurso Humanos, diariamente chegam-me candidaturas espontâneas, de pessoas que têm algum tipo de formação em RH, seja num politécnico shady qualquer, seja num instituto, até em cursos profissionais com equivalência ao 12º elas dizem que são da área dos R.H. :clown: 

Esforcei-me tanto para ter um mestrado, invisto tanto em formação complementar, e agora olho e a area dos R.H. está assim ao desbarato. Parece que se chuta uma pedra, e aprecem meia duzia de pessoas que têm algum tipo de “formação” em R.H.

Claro que depois os patrões aproveitam-se. Para quê pagar um ordenado a uma pessoa com mestrado em R.H., quando posso pagar a uma pessoa com uma formaçãozinha que parece que foi ali tirada do c*. :rolleyes: Depois, claro, os jovens têm que sair do país porque não têm cá lugar.

Invés de olharem para o mercado de trabalho, e perceber o que realmente é necessário e gerir as vagas consoante isso, não... Há licenciados/mestres a mais numas áreas, e pelos vistos a menos noutras, como o caso dos professores. Isto para não falar em cursos profissionais com equivalência ao 12º ano que parece que querem competir com as áreas de ensino superior. :sleep: 

Sei que é difícil prever estas flutuações, e que são cíclicas, mas acho que as universidades podiam fazer um melhor trabalho.

Acho que o ensino superior está muito facilitado, além de vagas a mais para certos cursos, tudo está tão fácil de se fazer. Ainda esta semana estive à conversa com uma miúda que está a acabar agora o mestrado dela na Universidade do Minho que me diz que sentiu mais dificuldade em fazer o 12º ano, que a licenciatura e o mestrado. E isto é na Universidade do Minho, imagino o que vai por esse país fora em Universidade menos conceituadas.

Depois claro, os profissionais que temos acabam por não ser dos melhores.

Não me interpretem mal. Acho que o ensino superior deva estar ao acesso de todos, com bolsas e tudo mais para quem não tem posses, não acho é que possa ser assim tão ao desbarato e tão fácil de se conseguir em que as pessoas andem lá a passear. Acho que as ciências ainda vão sendo exceção, mas as áreas mais “administrativas” parece que o esforço foi só mesmo pagar as propinas. 

um post que é um espelho da realidade deste país. lol, «recursos humanos». área completamente anti-ética, que se serve das pessoas como meios e não como fins (deontologia kantiana). 

estimo muito que os dos cursos profissionais te ultrapassem! esses ao menos têm a humildade de ser "burros" assumidos. 

  • Haha 1
  • Surpresa 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, bacalhaucomnatas disse:

um post que é um espelho da realidade deste país. lol, «recursos humanos». área completamente anti-ética, que se serve das pessoas como meios e não como fins (deontologia kantiana). 

estimo muito que os dos cursos profissionais te ultrapassem! esses ao menos têm a humildade de ser "burros" assumidos. 

Estigma com os cursos profissionais, até acho os cursos profissionais mais aproximado da realidade que o ensino regular, para não falar que se fores para a Universidade já vens mais bem preparado que os outros.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Dinis F. disse:

Estigma com os cursos profissionais, até acho os cursos profissionais mais aproximado da realidade que o ensino regular, para não falar que se fores para a Universidade já vens mais bem preparado que os outros.

os cursos profissionais variam muito de qualidade de lugar para lugar. do que vou conhecendo, têm como principais problemas: carga horária excessiva (7 horas por dia); formadores incompetentes; estágios não-remunerados; privação do contacto dos formandos com temas mais aprofundados de matemática ou filosofia. 

o que vale, a respeito deste último ponto, é que os formandos poderão sempre fazê-lo no decorrer da sua vida... haja oportunidades. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, bacalhaucomnatas disse:

um post que é um espelho da realidade deste país. lol, «recursos humanos». área completamente anti-ética, que se serve das pessoas como meios e não como fins (deontologia kantiana). 

estimo muito que os dos cursos profissionais te ultrapassem! esses ao menos têm a humildade de ser "burros" assumidos. 

Se os R.H. são assim tão “anti-éticos”, é porque as leis do país assim o permitem.

Não são os R.H. que são os anti-éticos, são os patrões portugueses, que mandam os R.H. cortar e riscar, e estes fazem-no porque não querem perder o emprego, como lógico, há contas para pagar e tal.

Os patrões portugueses se pudessem não pagar ordenados estavam eles bem. Estão sempre à procura de aumentar os lucros todos os anos sem investimento nenhum, e por isso viram-se para os trabalhadores. Infelizmente ainda vivemos num país com a mentalidade salazarista que se rege pelo “no poupar é que está o ganho”, e investir que é bom não vale a pena.

As leis do país que mudem, que protegem mais os trabalhadores e que não sejam tão ambíguas, e tu vais ver se os departamentos de Recursos Humanos consegue ser anti-éticos.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Duarte com D disse:

Se os R.H. são assim tão “anti-éticos”, é porque as leis do país assim o permitem.

Não são os R.H. que são os anti-éticos, são os patrões portugueses, que mandam os R.H. cortar e riscar, e estes fazem-no porque não querem perder o emprego, como lógico, há contas para pagar e tal.

Os patrões portugueses se pudessem não pagar ordenados estavam eles bem. Estão sempre à procura de aumentar os lucros todos os anos sem investimento nenhum, e por isso viram-se para os trabalhadores. Infelizmente ainda vivemos num país com a mentalidade salazarista que se rege pelo “no poupar é que está o ganho”, e investir que é bom não vale a pena.

As leis do país que mudem, que protegem mais os trabalhadores e que não sejam tão ambíguas, e tu vais ver se os departamentos de Recursos Humanos consegue ser anti-éticos.

pois é, amigo, eu sou de um tempo, mais favorável aos trabalhadores, em que a função recursos humanos se chamava pessoal. não que esse tempo fosse isento de problemas, mas ao menos não era a lei da selva como é agora. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, AndreRob disse:

sim mas também achei que da  forma como ela disse aquilo pareceu que o objectivo era mesmo esse fazer cair administrações de alguns hospitais... o que não abona muito a favor dela e da propria autoridade da direção executiva do sns.

Bem visto. É que é sabido que esta ministra não é fã do modelo ULS (a razão não sei). Se a eleição tivesse sido um pouco antes, ainda em 2023, já não tinha acontecido a formação das novas ULS e as ARS também não se extinguiam. Não quer dizer que seria melhor ou pior. Eu pelo menos ao final do dia ainda não comecei a ver diferenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, D91 disse:

https://www.abc.es/internacional/biden-muestra-debilidad-arranque-campana-electoral-larga-20240614194259-nt.html

Na minha opinião, não está em condições de se recandidatar à presidência dos EUA.

 

Também acho que os democratas deviam ter outro candidato para esta eleição.

há 6 horas, bacalhaucomnatas disse:

eu acho que ele faz de propósito para alimentar o mito... 

Duvido. Os americanos detestam um presidente que dê sinais de doença. Associam a fraqueza. O coitado do Kennedy já se via aflito para disfarçar os problemas de mobilidade que tinha antes de ser morto, mas ele lá conseguiu manter segredo. Se o Biden estiver a fazer de propósito, só está a dar cabo da sua reeleição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, D91 disse:

https://www.abc.es/internacional/biden-muestra-debilidad-arranque-campana-electoral-larga-20240614194259-nt.html

Na minha opinião, não está em condições de se recandidatar à presidência dos EUA.

 

Ele já é assim desde que se candidatou da primeira vez... há quem afirme que ele na realidade é apenas um robo disfarçado... o sinceramente até acredito os movimentos dele completamente robotizados são muito estranho. Há momentos em que claramente desliga... é muuuuuito estranho.

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, srcbica disse:

Duvido. Os americanos detestam um presidente que dê sinais de doença. Associam a fraqueza. O coitado do Kennedy já se via aflito para disfarçar os problemas de mobilidade que tinha antes de ser morto, mas ele lá conseguiu manter segredo. Se o Biden estiver a fazer de propósito, só está a dar cabo da sua reeleição.

oh, o grande Roosevelt sofria de muitos achaques e estava em cadeira de rodas... outros tempos, dirás tu. pois, outros tempos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só soube que tinham sido convocadas eleições antecipadas no Reino Unido, porque vi isto:

https://observador.pt/2024/06/14/reino-unido-partido-de-farage-ultrapassa-partido-conservador-em-sondagem/

Para variar, é título virado para clickbait. Eu conto-vos os valores da sondagem revelada na quinta:

Partido dos Trabalhadores - 37%

Partido dos Reformistas - 19%

Partido dos Conservadores - 18%

E, apesar dos reformistas poderem ter isso tudo de votos, ainda assim eles podem não conquistar qualquer lugar no parlamento. :ohmy:

https://www.reuters.com/world/uk/reform-uk-overtakes-pm-sunaks-conservatives-opinion-poll-2024-06-13/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, srcbica disse:

Só soube que tinham sido convocadas eleições antecipadas no Reino Unido, porque vi isto:

https://observador.pt/2024/06/14/reino-unido-partido-de-farage-ultrapassa-partido-conservador-em-sondagem/

Para variar, é título virado para clickbait. Eu conto-vos os valores da sondagem revelada na quinta:

Partido dos Trabalhadores - 37%

Partido dos Reformistas - 19%

Partido dos Conservadores - 18%

E, apesar dos reformistas poderem ter isso tudo de votos, ainda assim eles podem não conquistar qualquer lugar no parlamento. :ohmy:

https://www.reuters.com/world/uk/reform-uk-overtakes-pm-sunaks-conservatives-opinion-poll-2024-06-13/

Tenho seguido bastante as eleições no UK. Os números variam bastante mas se tudo se mantiver até lá os trabalhistas (Labour) terão uma maioria enorme porque o sistema de eleição de deputados é de cada círculo eleitoral (são 650) elege o deputado que tiver mais votos (basta ganhar por 1 voto) logo isso facilita maiorias e se a distância do 1º para o 2º for grande resulta numa super maioria.

Os conservadores (Tories) governam o país há 14 anos e a instabilidade esteve sempre presente. Os primeiros 5 anos foi de coligação entre Tories e Liberais Democratas que mesmo assim foi onde mais estabilidade houve, embora houvessem grandes divergências entre os dois partidos em medidas essenciais.

Em 2015 David Cameron teve maioria absoluta mas demitiu-se 1 ano depois por causa de ter brincado com o fogo (convocou um referendo ao Brexit para silenciar a ala mais à direita do partido convencido que perderia o sair da UE, mas enganou-se), sucedeu-lhe Teresa May, que passou de remainer a uma brexiter convencida. Há que salientar que no UK se muda de PM apenas com o voto do parlamento sem ir a eleições.

Menos de 1 ano depois de ter chegado a PM, May convoca eleições achando que ia aumentar a sua maioria, mas embora ganhando as eleições, perde a maioria e tem apenas mais 2 pontos que o Labour então liderado por Corbyn. A tensão dentro do partido aumenta com o impasse das negociações para sair da UE. Boris Johnson assume o poder em 2019 e antes do Natal desse ano convoca eleições e consegue uma maioria muito confortável (recebendo o voto de zonas que até então votavam Labour mas que eram a favor do Brexit).

Depois dos escândalos todos com as festas na residência oficial do PM quando o país estava em lockdown além de outros escândalos, Boris Johnson é obrigado a demitir-se e ganha a liderança do partido Liz Truss que durou 49 dias no cargo (ainda assim serviu durante dois reinados, já que a Rainha morreu enquanto era PM). Truss quis implementar um plano super liberal conhecido como trickle down economics, que basicamente é a crença de que se reduzirmos a carga fiscal aos mais ricos a economia vai beneficiar como um todo, conhecido como "efeito cascata". Obviamente este plano falhou e ela foi afastada do cargo menos de 2 meses depois de o ter assumido.

Rishi Sunak (que antes tinha perdido as eleições internas para Truss) foi então eleito líder e consequentemente PM. Durante o seu mandato continuou a degradação dos serviços públicos, tinha uma ministra do Interior Suella Braverman super à direita a querer deportações massivas de imigrantes e os famosos voos de asilo para o Ruanda. (por curiosidade tanto Sunak como Braverman são descendentes de imigrantes, mas querem menos imigração:mico:). A economia continuou estagnada e com uma alta inflação. Entretanto desde 2020 o Labour elegeu um novo líder mais ao centro e começou a subir muito nas sondagens graças ao falhanço das políticas dos conservadores.

Dia 4 de julho sabemos o que aconteceu.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, srcbica disse:

Só soube que tinham sido convocadas eleições antecipadas no Reino Unido, porque vi isto:

https://observador.pt/2024/06/14/reino-unido-partido-de-farage-ultrapassa-partido-conservador-em-sondagem/

Para variar, é título virado para clickbait. Eu conto-vos os valores da sondagem revelada na quinta:

Partido dos Trabalhadores - 37%

Partido dos Reformistas - 19%

Partido dos Conservadores - 18%

E, apesar dos reformistas poderem ter isso tudo de votos, ainda assim eles podem não conquistar qualquer lugar no parlamento. :ohmy:

https://www.reuters.com/world/uk/reform-uk-overtakes-pm-sunaks-conservatives-opinion-poll-2024-06-13/

o sistema eleitoral do Reino Unido é dos mais estúpidos e pouco proporcionais, isto é, antidemocráticos do mundo. por cá há «liberais» que sonham em copiá-lo... :mosking: :priest:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, bacalhaucomnatas disse:

o sistema eleitoral do Reino Unido é dos mais estúpidos e pouco proporcionais, isto é, antidemocráticos do mundo. por cá há «liberais» que sonham em copiá-lo... :mosking: :priest:

É mesmo o menos proporcional dos que conheço. Tens sistemas intermédios como o francês em que há também círculos uninominais mas com 2ª volta ou então o alemão em que tens círculos uninominais mas com um círculo de compensação que aproveita os restos dos que não foram eleitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...