Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

2 hours ago, srcbica said:

O Daniel Oliveira comentou ontem no "Eixo do Mal" que o Eric Zemmour está empatado com a Marine nas sondagens, graças ao facto de ele ter um discurso muito culto, conseguindo assim penetrar no eleitorado da direita tradicional francesa e até no eleitorado de Macron. Juntos, conferem à extrema-direita francesa 30%, porém a divisão dos votos entre eles consegue assim que a Valérie já consiga ir a uma segunda volta e, nesse cenário, vence Macron.

Não sei que sondagem ele viu, por isso partilho o que ele disse.

Deve ter sido esta.

https://elabe.fr/wp-content/uploads/2021/12/presidentielle-2022.pdf

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Investigadores sugerem que vacinas nasais protegem melhor contra vírus respiratórios

Vacinação intranasal conferiu proteção alargada contra diferentes vírus respiratórios em ratos, diz relatório da equipa de Yale.

https://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/investigadores-sugerem-que-vacinas-nasais-protegem-melhor-contra-virus-respiratorios?previewMode=1&fbclid=IwAR1QW5-M5I1xUw-SpvQ-AXmJEMlIQxb77oC0_IONELqW01bygFkqrCNRN5s

MEDO!:O

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Investigadores sugerem que vacinas nasais protegem melhor contra vírus respiratórios

Vacinação intranasal conferiu proteção alargada contra diferentes vírus respiratórios em ratos, diz relatório da equipa de Yale.

https://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/investigadores-sugerem-que-vacinas-nasais-protegem-melhor-contra-virus-respiratorios?previewMode=1&fbclid=IwAR1QW5-M5I1xUw-SpvQ-AXmJEMlIQxb77oC0_IONELqW01bygFkqrCNRN5s

MEDO!:O

Se estás com medo, por pensar que as vacinas nasais são uma injeção nas narinas, fica descansado, que não são nada disso! :mosking:

Tipo, tu tens a vacina do rotavírus que é oral. São gotas para beber. Toda a forma farmacêutica que é oral assim é chamada porque se engole. Uma forma farmacêutica nasal é toda aquela que se coloca no nariz, tipo um aerossol. Assim, a notícia deve estar a falar de vacinas pulverizáveis, por exemplo.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, srcbica disse:

Alguém me sabe elucidar o que o governo pretende levar exatamente a referendo em 2023, que as notícias ou não foram claras ou sou eu que não consegui entender? Que descentralização é essa que possa merecer votos contra?

O referendo é para dividir o país em regiões administrativas, algo previsto na Constituição da República Portuguesa, mas que nunca foi para a frente.

Já houve um referendo sobre esta matéria, no qual o "Não" ganhou.

  • Gosto 1
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, srcbica disse:

Tipo, como há em Espanha?

Em Espanha, há comunidades autónomas, cada uma com Parlamento e Governo próprios. Não sei se seria exatamente da mesma forma, mas deve ser um modelo semelhante, mas sem a autonomia que têm os Açores ou a Madeira, por exemplo. 

Aliás, se não estou em erro, Portugal é dos poucos países da UE sem regiões administrativas.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Televisão 10 disse:

Em Espanha, há comunidades autónomas, cada uma com Parlamento e Governo próprios. Não sei se seria exatamente da mesma forma, mas deve ser um modelo semelhante, mas sem a autonomia que têm os Açores ou a Madeira, por exemplo. 

Aliás, se não estou em erro, Portugal é dos poucos países da UE sem regiões administrativas.

Menos mal. Bom, já vi que é uma coisa a que vou ter de estar muito atento para ver que posição tomarei, se é que isto vai mesmo para a frente. Na remota hipótese de o PS não formar governo, se calhar fica em águas de bacalhau, não? Ou o aumento dos tachos é suficiente para o PSD dizer que sim, que avança com o referendo?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, srcbica disse:

Menos mal. Bom, já vi que é uma coisa a que vou ter de estar muito atento para ver que posição tomarei, se é que isto vai mesmo para a frente. Na remota hipótese de o PS não formar governo, se calhar fica em águas de bacalhau, não? Ou o aumento dos tachos é suficiente para o PSD dizer que sim, que avança com o referendo?

Acredito que há quem se oponha à regionalização por conta desse mesmo argumento: algo que serve apenas para criar mais cargos e gastar mais dinheiro e que depois, na prática, nada vai alterar.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Televisão 10 disse:

O referendo é para dividir o país em regiões administrativas, algo previsto na Constituição da República Portuguesa, mas que nunca foi para a frente.

Já houve um referendo sobre esta matéria, no qual o "Não" ganhou.

Por acaso não tinha noção que era para isso. Mas não sei até que ponto isso é bom para Portugal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Eu acho que, sobretudo para as regiões do interior, esquecidas pelo poder central, pode ser bom.

Pois nessa perspectiva sim. Tenho que estar atento para formar uma melhor opinião, para o caso de se vir a realizar um referendo. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/12/2021 at 18:30, Televisão 10 disse:

O referendo é para dividir o país em regiões administrativas, algo previsto na Constituição da República Portuguesa, mas que nunca foi para a frente.

Já houve um referendo sobre esta matéria, no qual o "Não" ganhou.

espero bem que nunca ganhe o "sim". não acho necessário "dividir o país". está bem como está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Quem vive no interior (e eu não vivo), constantemente esquecido pelo poder central, não acha o mesmo.

existem outras formas de valorizar o interior. esta não é, de facto, uma medida muito relevante. não sei quem disse, mas disse bem: "é ridículo, num país tão pequeno, existir uma divisão de litoral e interior". eu moro no Porto e, se me distraio um bocado, estou em Bragança.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Guida disse:

existem outras formas de valorizar o interior. esta não é, de facto, uma medida muito relevante. não sei quem disse, mas disse bem: "é ridículo, num país tão pequeno, existir uma divisão de litoral e interior". eu moro no Porto e, se me distraio um bocado, estou em Bragança.

Mas achas que o poder central sabe qual e os problemas por exemplo de bragança?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, Guida disse:

existem outras formas de valorizar o interior. esta não é, de facto, uma medida muito relevante. não sei quem disse, mas disse bem: "é ridículo, num país tão pequeno, existir uma divisão de litoral e interior". eu moro no Porto e, se me distraio um bocado, estou em Bragança.

Essa divisão pode não existir na lei, mas existe na realidade, infelizmente.

Além disso, há países mais pequenos do que o nosso com regiões.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, John123 disse:

Mas essa pergunta no referendo é tipo a mesma coisa que aqui no US com os estados? Em que cada estado tem as suas próprias leis e a casa de representantes e o senado com o governador a assinar as leis? 

Não , e tipo o que acontece nos açores e na madeira , tem autonomia em alguns aspetos mas tem que se reger a lei nacional , cada região tinha o seu governo e parlamento e geriam os serviços públicos da região e o poder central deixava de ter essa competência  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Guida disse:

existem outras formas de valorizar o interior. esta não é, de facto, uma medida muito relevante. não sei quem disse, mas disse bem: "é ridículo, num país tão pequeno, existir uma divisão de litoral e interior". eu moro no Porto e, se me distraio um bocado, estou em Bragança.

Que têm falhado e que pouco ou nada têm surtido efeito para colmatar o êxodo populacional ou a criação de oportunidades para fixar os jovens no interior do país. Além de que há países mais pequenos na UE bem menos descentralizados - o tamanho não é mesmo um argumento válido.

Não se sabe ainda os detalhes do projeto da regionalização, mas ridículo é mesmo continuar a achar que Lisboa e governo central sabe quais são as necessidades do interior e que é possível fazer medidas para investir no interior sem que essas medidas não impliquem mexer na componente administrativa e bastante centralizada do país. 

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...