Jump to content

Profissionais RTP2


Ruben
Mensagem adicionada por Ruben,

Tópico arquivado. Novos tópicos disponíveis:

Profissionais RTP na Televisão: https://forum.atelevisao.com/topic/14150-profissionais-rtp-na-televisão/
Profissionais RTP nas Redes: https://forum.atelevisao.com/topic/14151-profissionais-rtp-nas-redes/

Posts Recomendados

A partir de hoje o tópico “Notícias e Profissionais RTP2” será dividido em dois, originando assim o “Notícias RTP2” e o “Profissionais RTP2”.

Isto surge de modo a separar, por exemplo, os estados que as inúmeras caras do canal fazem nas mais variadas redes sociais, das notícias relativas ao canal, tornando-se assim mais fácil para um utilizador do fórum poder comentar uma certa notícia acerca de uma personalidade, sem ter outra notícia relativa ao canal de televisão em que se encontra a sobrepor-se.

Assim sendo, tudo o que seja relacionado com publicações de estados e/ou fotos nas diversas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram), capas de revista, atividades ou eventos em que alguma cara do canal esteja presente ou envolvida, entre outros, passará a ser publicado neste tópico, enquanto que tudo o seja relacionado com transferências televisivas, mudanças de cargos, despedimentos, entre outros, passará a ser publicado no "Noticias RTP2".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Elíseo Oliveira é o diretor da nova RTP2
por Raquel Costa
 
O segundo canal muda-se para o Centro de Produção do Norte, no Monte da Virgem, Gaia.
"Diversidade de programação" é o principal objetivo para a nova RTP2. O segundo canal passa a ser totalmente produzido a norte e Elíseo Oliveira, até agora diretor do centro de produção do Norte, assume o cargo de diretor de programas.
Na nova grelha de programaçao, que arranca a 7 de abril, destaca-se o regresso do bloco informativo Jornal 2, que será conduzido de segunda a sexta-feira por João Fernando Ramos.
Editado por RCP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 10 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
  • 5 meses depois...

Entrevista a Teresa Paixão, a diretora mais interativa da televisão portuguesa.

Infelizmente, o artigo é exclusivo. Não tenho acesso ao mesmo.

 

"A RTP2 não é para redimir pecados, é para ser um privilégio"

Teresa Paixão, diretora de Programas da RTP2, explica ao JN como transformou o canal num lugar de luxo com um orçamento anual de 7,2 milhões de euros.

https://www.jn.pt/artes/media/a-rtp2-nao-e-para-redimir-pecados-e-para-ser-um-privilegio--13247027.html

 

Se alguém quiser partilhar o artigo, esteja à vontade. :mosking:

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Televisão 10 disse:

Entrevista a Teresa Paixão, a diretora mais interativa da televisão portuguesa.

Infelizmente, o artigo é exclusivo. Não tenho acesso ao mesmo.

 

"A RTP2 não é para redimir pecados, é para ser um privilégio"

Teresa Paixão, diretora de Programas da RTP2, explica ao JN como transformou o canal num lugar de luxo com um orçamento anual de 7,2 milhões de euros.

https://www.jn.pt/artes/media/a-rtp2-nao-e-para-redimir-pecados-e-para-ser-um-privilegio--13247027.html

 

Se alguém quiser partilhar o artigo, esteja à vontade. :mosking:

Parece que a entrevista não saiu na edição em papel, por isso só mesmo com a assinatura online.
Mas só com esse título estou em pulgas para ler :nyam:

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O artigo em questão:

Citação

Teresa Paixão, diretora de Programas da RTP2, explica ao JN como transformou o canal num lugar de luxo com um orçamento anual de 7,2 milhões de euros.

É um canal "adulto e culto", que tem como ponto de honra a inclusão, "a vontade de que o espectador perceba, desfrute e aplauda". Um canal que "não infantiliza as pessoas". A regra é expor a população ao melhor que há no mercado internacional, seja nas artes de palco, nos documentários, nas séries ou no cinema (ler ficha). É este o bilhete de identidade da RTP2 há cinco anos, desde que Teresa Paixão assumiu a Direção de Programas de um canal que transformou num lugar de luxo.

"Quis criar um canal cultural em que se notasse que é um privilégio e não um sacrifício assistir aos programas; é um canal alegre, não é para remissão dos pecados", explicou ao JN a mulher que diz ser "muito apagada porque muito estudiosa", que entrou na estação pública em 1985 pela programação infantil, era Portugal e o Mundo um território muito diferente. "Saber sabe bem", insiste. "É um canal que diz às pessoas que todos podemos elevar-nos pelo conhecimento".

Diversidade e inclusão

A RTP2 tem um orçamento anual de 7,2 milhões de euros, não chegaria para fazer uma novela, e uma equipa de 12 pessoas, nove mulheres e três homens. A audiência não cresce - a média oscila entre 1% e 1,4% -, admite, mas cresce a reputação. "Vivemos num Mundo em que tudo é mais rápido, a crítica e o elogio. O reconhecimento é muito bom". E esse barómetro é quem mais ordena na cabeça de quem não cede na exigência. "Não me levo a sério, mas levo muito a sério a responsabilidade de programar um canal com dinheiro dos contribuintes".

A diretora do canal 2 garante que nunca ultrapassou um orçamento. "Aceitei uma missão para fazer o melhor que puder com aquilo que tenho, e não com aquilo que não tenho. Coloco as minhas energias todas no cumprimento do serviço público, tendo sempre presente que as pessoas são diferentes, nasceram em sítios diferentes, têm graus culturais diferentes, mas todas merecem ver o que há de melhor". Aliás, diz a rir, é contra a frase que preconiza que "para quem é, bacalhau basta". Para ela, "para quem é, este é o melhor bacalhau encontrado na Terra Nova". Pode ser um programa "para 10 pessoas ou para cem mil", diz.

Teresa Paixão é, acima de tudo, curadora. "Não faço negócios, faço escolhas", grata por quem "regateia preços" por ela. Cuida do canal como quem programa uma temporada de um equipamento cultural. Foi assim no primeiro confinamento e voltará a ser assim agora. "Vamos deslumbrar as pessoas, dar-lhes o melhor que temos".

Essa vontade levou-a a descobrir a Escandinávia em 2020 com o mesmo arrojo com que a televisão portuguesa descobriu o Brasil e as novelas depois do 25 de Abril. Foi assim que programou a série dinamarquesa "Borgen" ou a islandesa "Felizes mas não para sempre", série "atrevida", diz, "que só pode chocar quem se choca mais com fazer amor do que com matar".

Para apresentar uma grelha que tanto inclui a coreógrafa canadiana Crystal Pite, quase desconhecida em Portugal, como um ciclo de filmes que nunca estrearam em sala, "não é preciso coragem, é preciso convicção". Teresa Paixão acredita, acima de tudo, "no direito a sentir e a aprender".

Aprendeu, também ela, que "a má língua é um património", vai haver sempre quem diga mal, também já o fez. Quando chegou ao cargo em 2015, desafiada por Nuno Artur Silva, comprometeu-se interiormente em três coisas: "não desonrar a confiança" que depositaram nela, "não fazer esperar ninguém e evitar a todo custo dizer nim".

Grelha

Biografias femininas

Quando assumiu o leme da RTP2, Teresa Paixão detetou uma lacuna: faltavam documentários sobre mulheres. Emagreceu essa lacuna encomendando biografias de Natália Correia, Olga Roriz, Madalena Perdigão ou Cesina Bermudes. Mas sem esquecer os homens "que lutam pela igualdade de direitos". É o caso de Leão de Castro, que introduziu os livros de bolso no país.

Artes do palco

Assumindo que a maior parte da população do país não tem um equipamento cultural, a RTP2 oferece, todos os sábados, às 22 horas, um espetáculo de craveira mundial.

Confinamento

Preocupada em não acentuar o peso informativo da pandemia, a RTP2 tem optado por uma programação mais leve e familiar. Abre uma exceção amanhã, dia 20, para exibir "As febres do século", um documentário que antecipa o que poderá ser a recomposição da sociedade depois da covid-19.

@canal5

  • Gosto 3
  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
há 32 minutos, srcbica disse:

Alguém me sabe dizer a idade da Teresa Paixão? Ela em algumas fotos parece que já podia estar reformada, mas para ainda estar a trabalhar, pressuponho que não. Não é para imaginar quando ela pode sair do canal. :mosking: É mesmo curiosidade.

garantidamente está na casa dos 60. andará à volta dos 65. mas pode reformar-se e continuar lá, não pode? tipo Júlio Isidro...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 07/10/2021 at 18:30, srcbica disse:

Alguém me sabe dizer a idade da Teresa Paixão? Ela em algumas fotos parece que já podia estar reformada, mas para ainda estar a trabalhar, pressuponho que não. Não é para imaginar quando ela pode sair do canal. :mosking: É mesmo curiosidade.

Olha quem é ela!

wioW19R.jpg

História publicada ontem.

E assim descobres a idade da diretora mais interativa da televisão portuguesa... ;) 

  • Adoro 4
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, Televisão 10 disse:

Olha quem é ela!

wioW19R.jpg

História publicada ontem.

E assim descobres a idade da diretora mais interativa da televisão portuguesa... ;) 

 

On 07/10/2021 at 19:03, Guida disse:

garantidamente está na casa dos 60. andará à volta dos 65. mas pode reformar-se e continuar lá, não pode? tipo Júlio Isidro...

Tem 65 certos!

A Guida passa para a próxima ronda de "O Preço Certo"! :clap:

  • Haha 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Televisão 10 disse:

A mim, deu-me 62 anos. :ph34r:

De qualquer forma, cautela, @srcbica, que a Rita Ferro Rodrigues já se está a fazer ao lugar de diretora de programas da RTP 2... :@

Primeiro, estamos nós! :firefirefire:

Ai esquece! Por conta dos 45 atuais da Rita, eu somei 25 ao invés de 22... :facepalm:

Eu sou o elo mais fraco! Adeus!

(ainda não acordei devidamente; lembrem-se de mim à mesma para o concurso do cargo)

  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/7/2021 at 7:03 PM, Guida said:

garantidamente está na casa dos 60. andará à volta dos 65. mas pode reformar-se e continuar lá, não pode? tipo Júlio Isidro...

Sim, pode continuar a trabalhar com contratos de seis em seis meses renováveis automaticamente a menos que uma das partes não o queira, isto se pedir a reforma na idade legal. Se não mantém o contrato sem termo - presumo que seja o caso dela - até aos 70 anos. Depois torna-se a termo certo, com os tais 6 meses.

Editado por Rangel
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...