Jump to content

Recommended Posts

Posted
On 08/05/2025 at 19:25, EFMR disse:

Não porque o Papa é anti-Trump:

É assim este novo papa não esteve assim tão pouco nos EUA como se vê nesse reels do Insta.

O JD Vance também era anti Trump, como gostam de dizer, e agora é vice. :mico:

Posted
há 23 horas, AndreRob disse:

Ele só nasceu nos EUA, ele nem foi bispo lá, era bispo no Peru que é de onde ele veio e onde ele fez a sua diocese... ele praticamente só tem ligação americana pela nascença já que é filho de emigrantes. Ou seja pouco ou nada o liga aos EUA ele tem basicamente as mesmas bases do Papa Francisco. As pessoas colam-se a um rotulo e não largam... se calhar deviam ler mais e falar menos.

acho um bocadinho exagero e sem grandes bases dizer que o homem não tem ligação aos estados unidos. não deixa de ser o país onde foi criado e passou parte da vida adulta. quase de certeza que tem várias coisas/pessoas que o ligam ao país.
mas não é isso que o torna melhor ou pior pessoa necessariamente.

• Like 1
Posted
há 7 minutos, joanna disse:

acho um bocadinho exagero e sem grandes bases dizer que o homem não tem ligação aos estados unidos. não deixa de ser o país onde foi criado e passou parte da vida adulta. quase de certeza que tem várias coisas/pessoas que o ligam ao país.
mas não é isso que o torna melhor ou pior pessoa necessariamente.

ele não exerceu a grande parte do tempo como padre e bispo nos EUA, ele foi ordenado em 82 e  desde 85 que vivia no peru, estando apenas durante periodos curtos nos EUA ligado sempre à ordem... claro que ele nasceu lá e foi lá que se ordenou nos Agostinianos e se formou mas não é um bispo com uma ligação direto à igreja católica americana. Não tem propriamente uma influencia americana no seu curriculo religioso falando isto claro do bispado. Portanto é mais correto assumir que o Peru pode celebrar a sua eleição do que os americanos, tanto é que se falou que a data escolhida é para ter em conta a presença de autoridades do Peru e pessoas ligadas à ordem nesse país.

Posted

O Papa Leão XIV a respeito de homossexualidade, em 2012 teria dito que lamentava que as midias ocidentais simptizassem com estilos de vida como o homossexual e famílias alternativas contrárias ao Evangelho.

No entanto, é importante perceber que ele disse isto há muito tempo. Segundo relatos, o ano passado ele terá dito a propósito das bênçãos a casais homoafetivos que isso deveria ser aplicado tendo em conta os contextos sociais em que se inserem - o que da a entender que não quer forçar a barra em sociedades que marginalizam minorias LGBT. 

Com base nisto, eu acho que ele não vai desfazer o legado do Papa Francisco nesse sentido, mas também acho que não vai fazer mais. Provavelmente a questão nem vai fazer parte da sua agenda. A boa notícia é que ele também não quer divisões na Igreja e apela a um respeito entre todos. Vamos esperar para ver

• 3 weeks later...
Posted
há 3 horas, D91 disse:

Tem ratoeira essas noticias e declarações, os que defendem o aborto e casamento homoafetivo como igual, vão criticar, os que não defendem o aborto e são a favor do casamento homem/mulher, vão concordar. Dividir para reinar é este sistema que queremos presenciar? 

Posted (edited)
há 18 minutos, Hilarion disse:

Tem ratoeira essas noticias e declarações, os que defendem o aborto e casamento homoafetivo como igual, vão criticar, os que não defendem o aborto e são a favor do casamento homem/mulher, vão concordar. Dividir para reinar é este sistema que queremos presenciar? 

Isto é basicamente o que sempre foi dito, são os dogmas da igreja, que casamento é entre homem e mulher e o não aceitar o aborto... estar a criar mais enredos é apenas palha... 

Esperar que a igreja mude de um dia para o outro é uma ilusão... talvez daqui a 30 ou 40 anos quando for eleito um papa com novas visões da sociedade mas ainda vai demorar.

Edited by AndreRob
  • Like 3
Posted
há 1 hora, AndreRob disse:

Isto é basicamente o que sempre foi dito, são os dogmas da igreja, que casamento é entre homem e mulher e o não aceitar o aborto... estar a criar mais enredos é apenas palha... 

Esperar que a igreja mude de um dia para o outro é uma ilusão... talvez daqui a 30 ou 40 anos quando for eleito um papa com novas visões da sociedade mas ainda vai demorar.

Eu não acredito que o amor entre dois homens ou duas mulheres possa ser assim tão errado. Porque é que Deus nos fazia gays então? Porque não é uma coisa que se escolha, nem que se possa vir a mudar. Mas pronto ja era de esperar que este Papa não fosse ter a mesma abordagem que Francisco. O que me magoa nisto é que a minha mãe com estas declarações ganha mais legitimidade para continuar sem me aceitar… Ou seja a Igreja que devia promover a união e a aceitação, acaba por fazer o contrário 

• Like 3
Posted
há 10 minutos, Rui Melo disse:

Eu não acredito que o amor entre dois homens ou duas mulheres possa ser assim tão errado. Porque é que Deus nos fazia gays então? Porque não é uma coisa que se escolha, nem que se possa vir a mudar. Mas pronto ja era de esperar que este Papa não fosse ter a mesma abordagem que Francisco. O que me magoa nisto é que a minha mãe com estas declarações ganha mais legitimidade para continuar sem me aceitar… Ou seja a Igreja que devia promover a união e a aceitação, acaba por fazer o contrário 

Mas ele está a ter a mesma abordagem até porque ele referiu o casamente, que é um sacramento sagrada da igreja... e esse não vai mudar tão cedo. Eles até podem abençoar e aceitar as uniões entre pessoas do mesmo sexo mas será sempre algo à parte nunca será um casamento como sacramento religioso... tanto é que em muitos paises nem deixaram o usar a palavra casamento para se referir a essas uniões.

No fundo não houve nenhuma nova abordagem, manteve-se aquilo que era até agora a igreja e os seus dogmas que não vão mudar tão cedo.

• Thanks 1
Posted

A igreja nunca vai aceitar o aborto ou a eutanásia. Quanto à união entre pessoas do mesmo sexo, ai já acredito que será uma questão de tempo, e tem havido progressos nesse sentido, mas não sei se a igreja irá avançar para uma cerimónia religiosa dessas uniões....

• Like 2
Posted (edited)
On 01/06/2025 at 12:57, D91 disse:

Isto está a causar imenso celeuma e eu não percebo porquê. A Igreja tem dogmas fortíssimos, instituídos há quase dois milénios. Queriam que houvesse uma inversão imediata desses dogmas só porque são politicamente incorretos? Já muito tem evoluído a Igreja nos últimos anos!... acho, sinceramente, que o nosso foco, neste momento, tem de estar nas Igrejas que promovem a morte violenta de homossexuais em vez de estar numa Igreja que já os tolera. Vá, just saying...

Edited by Guida
  • Thanks 2
Posted

A Igreja só muda quando a maioria dos Cardeais forem da ala progressista, porque a maioria ainda são da ala conservadora (a tal que vai buscar prostitutos a Roma Termini)

e nos sínodos votam sempre contra qualquer proposta para alterar os dogmas existentes.
O avançar da secularização vai obrigar a Igreja a mudar de visão, quando começar a faltar o dinheiro. Aguardemos. 

• Disagree 1
Posted (edited)
12 minutes ago, D23 said:

A Igreja só muda quando a maioria dos Cardeais forem da ala progressista, porque a maioria ainda são da ala conservadora (a tal que vai buscar prostitutos a Roma Termini)

e nos sínodos votam sempre contra qualquer proposta para alterar os dogmas existentes.
O avançar da secularização vai obrigar a Igreja a mudar de visão, quando começar a faltar o dinheiro. Aguardemos. 

As coisas não são tão lineares, especialmente na atual conjuntura político-ideológica atual, à qual a Igreja, por ser um centro religioso mas também político, não vai ficar indiferente.  A Igreja - concordemos ou discordemos dela, isso não interessa para o caso - é um instituição milenar e, antes de tudo, é um instituição religiosa, possuindo dogmas, os dogmas, como o próprio nome indica, dificilmente são questionados. Esperar que um religião mude da noite para o dia é como esperar um autocarro em hora de ponta, eventualmente há-de chegar, mas com imenso atraso. Volto a dizer, falar de alas progressista na Igreja tem muito que se lhe diga. Este Papa é um progressista, claramente a sua visão da igreja é voltada para os mais pobres, à semelhança de Francisco, mas discorda em certas alterações no seio da Igreja, por exemplo. As coisas não são tão pretas no branco, há bastante nuances e não podemos achar que vai aparecer um papa dessa ala e vai mudar tudo da noite para o dia. O próprio Francisco também era super questionável em certas coisas que dizia, vale lembrar que a situação da Ucrânia foi vergonhosa, por exemplo. Also, esperar que vá falta dinheiro à Igreja num futuro próximo é só um wishful thinking A Igreja está longe de estar impopular, bem pelo contrário. A Jornadas da Juventude mandam um bom recado sobre a saúde da Igreja. 

Edited by Fernando
  • Like 1
Posted
há 4 minutos, Fernando disse:

As coisas não são tão lineares, especialmente na atual conjuntura político-ideológica atual, à qual a Igreja, por ser um centro religioso mas também político, não vai ficar indiferente.  A Igreja - concordemos ou discordemos dela, isso não interessa para o caso - é um instituição milenar e, antes de tudo, é um instituição religiosa, possuindo dogmas, os dogmas, como o próprio nome indica, dificilmente são questionados. Esperar que um religião mude da noite para o dia é como esperar um autocarro em hora de ponta, eventualmente há-de chegar, mas com imenso atraso. Volto a dizer, falar de alas progressista na Igreja tem muito que se lhe diga. Este Papa é um progressista, claramente a sua visão da igreja é voltada para os mais pobres, à semelhança de Francisco, mas discorda em certas alterações no seio da Igreja, por exemplo. As coisas não são tão pretas no branco, há bastante nuances e não podemos achar que vai aparecer um papa dessa ala e vai mudar tudo da noite para o dia. O próprio Francisco também era super questionável em certas coisas que dizia, vale lembrar que a situação da Ucrânia foi vergonhosa, por exemplo. Also, esperar que vá falta dinheiro à Igreja num futuro próximo é só um wishful thinking A Igreja está longe de estar impopular, bem pelo contrário. A Jornadas da Juventude mandam um bom recado sobre a saúde da Igreja. 

O Papa Francisco apresentou uma proposta de revisão no último sínodo para voltar a abençoar matrimónios de divorciados, em alguns casos:
https://observador.pt/2023/10/03/papa-defende-concessao-de-sacramentos-a-divorciados-que-tenham-voltado-a-casar-em-certos-casos/

Posted (edited)
8 minutes ago, D23 said:

O Papa Francisco apresentou uma proposta de revisão no último sínodo para voltar a abençoar matrimónios de divorciados, em alguns casos:
https://observador.pt/2023/10/03/papa-defende-concessao-de-sacramentos-a-divorciados-que-tenham-voltado-a-casar-em-certos-casos/

Que tem muitos "ses" no meio, basta ler a notícia, porque dificilmente a Igreja vai abalar um dos sacramentos basilares, o matrimónio. Also, este papa ainda não disse nada diretamente sobre a questão do divórcio, o que se leu foi alguém a dizer que é mais tradicional nessa questão. Como sempre, vão ser dados passos de bebé, até os agora ultraconservadores - que não passam de homens do seu tempo e da instituição - Bento XVI e João Paulo II, como diz essa notícia, o fizeram.  

No entanto, o "progressismo" - uma palavra tão mal usada para falar da Igreja - deste papa vai para questão de classe e não identitária, já se percebeu isso. A escolha do seu nome indica isso. 

Edited by Fernando
Posted
há 1 hora, Fernando disse:

E com a política a virar à direita, não seria estranho se os governos "patrocinassem" a Igreja.

Posted

Vem Papa, muda a Igreja, muda-se a ideia, e andamos nisto ha 2000 anos… Por isso o ponto central é os católicos voltarem sempre à leitura da Bíblia Sagrada. 

A Igreja Católica não é apenas mais uma religião do mundo. 

• Like 1
  • LOL 2
  • 9 months later...
Posted
há 1 hora, Rui Melo disse:

Se lesses bem o meu comentário verias que nao estou a julgar ninguém.

O mais comico e ainda alguem achar em pleno 2026 que a homossexualidade e a religião tem de estar em confronto, quando efetivamente não têm. 

Mas sim fica na tua, que eu fico na minha. 
Shame on you :) 

Achei mais adequado citar este post para este tópico (ficaria um pouco off-topic continuar a conversa no tópico original).

A não ser que entretanto mudem o conteúdo da Bíblia (digo Bíblia, mas também poderia falar dos livros sagrados das outras duas grandes religiões monoteístas) a religião e a prática da homossexualidade estão, sim, em confronto. Uma coisa é a pessoa ser homossexual e não agir de acordo com a sua natureza (podemos assumir que Deus nos fez assim e que essa é a nossa provação) mas se a pessoa praticar os actos, sim, entra em confronto com os ensinamentos da religião. É um bocado a lógica do "hate the sin, not the sinner".

A religião Católica (e agora falo da Católica em particular) gosta muito de adulterar os ensinamentos da Bíblia (não sei se numa tentativa de se tentar mostrar "adaptada aos costumes seculares actuais" para não perder fiéis) e faz muita coisa errada. Por exemplo (nem tem nada que ver com homossexualidade), a simples moda de casar os casais e baptizar os filhos no mesmo dia é uma aberração completa. Os elementos do casal deveriam ter casado virgens e os filhos deveriam ter nascido dentro do vínculo do casamento. Mas como hoje em dia toda a gente tem relações sexuais e vive junta antes do casamento, vamos lá ignorar essa parte dos ensinamentos, caso contrário ficamos sem fiéis! A religião Católica é um "catavento" dos valores da sociedade em que está inserida e acaba por descurar a salvaguarda dos ensinamentos da Bíblia.

Assim, para concluir, se acreditares que a Bíblia reflecte mesmo a palavra de Deus, é um facto que praticares a homossexualidade é pecado. É certo que Deus perdoa quem se arrepende, mas se continuares conscientemente e voluntariamente a praticar esse acto, não podes alegar arrependimento (e isto acontece com qualquer pecado). Não quero que te sintas mal com este post (ou que te arrependas do que quer que seja ou que te abstenhas de viver de acordo com a tua natureza), mas dizeres que não entra em conflito com a religião é uma ilusão.

• Like 3
  • Thanks 4
  • LOL 1
  • Disagree 1