Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 2 minutos, D91 disse:

Muitas vezes os funcionários também devem ter medo e por isso não interferem. É que os alunos a partir de certa idade já tem mais força e muitas vezes até são mais altos que certos funcionários.

Pior que é um pouco verdade, as da minha escola (antiga) adoram os mais velhos! Conhecem as mães deles e tudo! :clap:

Editado por eduu
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Brunooo disse:

Ora bem quando contaram-me o que aconteceu fiquei chocado mas cá vai… 

Ontem realizou-se uma festa de final de ano promovido pela lista da minha escola e um rapaz que está agora no 9° ano ao ingerir demasiado álcool … sentiu-se mal, deitou-se num muro e entrou em coma alcoólico !!!!! Os paramédicos estiveram durante 30 minutos a tentar “acordar” o rapaz mas ele não reagia então tiveram que levá-lo para o Hospital… aliás ele não foi o único a beber demasiado na festa ! 

E não foi só isso que aconteceu … uma pessoa do 11° de mecânica da minha escola, também com o efeito do álcool, bateu outra numa outra pessoa, que também está em mecânica, só porque sim. Com isso houve porrada … e pelo que me disseram foi bastante violento … 

Para piorar, uma outra pessoa caiu e abriu a cabeça e uma gaja partiu o pé … 

Quando contaram-me isto fiquei boquiaberto, eu nem queria acreditar que tudo isso tinha acontecido … se já sabia que esta sociedade (jovens em particular) é terrível, agora não tenho dúvidas. Pior que isso foi a mãe da pessoa que entrou em coma alcoólico que disse que fazia parte essas coisas acontecerem, aí prova-se que o exemplo vem praticamente todo dos pais! 
Decidi partilhar o que aconteceu, porque está aí um pouco o que falha nesta sociedade! 

Uma coisa que eu digo é que ainda bem que estou sossegado em casa e não ir a este tipo de festas … eu já nem gosto de festas, com o que aconteceu ontem … ainda menos gosto ! 

Honestamente, uma história como estas não me choca.

Não fui ao meu baile do 12º porque não me identificava com ninguém nem da escola, muito menos com a minha turma e aconteceu basicamente o mesmo que no teu.
Foi numa quinta cá em Viana do Castelo, não irei dizer nomes porque não quero sofrer represálias (bem tiktoker eleh :fancy:) mas uns rapazes começaram a lutar também lá com os empregados ou com os donos da quinta (nao me recordo bem da fofoca, sorry besties isto já foi faz 5 anos), chegaram a partir coisas lá na quinta, partiram um vidro. Foi lá a polícia e tudo. 

No caso, não soube mais nada sobre isso mas sei que a escola não se responsabilizou por nada porque era algo realizado pela Associação de Estudantes, foi fora do recinto escolar e as pessoas em questão eram todas maiores de idade. Sei que nunca mais houve bailes de finalistas lá, pena porque aquela quinta é muito bonita.

Em relação a tua história, uma coisa que sou super contra é pessoas de 10 e 11 ou que já sairam da escola irem a bailes ou viagens de finalistas. Chama-se viagem de finalistas, é para os finalistas. Ponto. Eram evitaveis as coisas que aconteceram no baile da tua escola se houvesse esse filtro. Mas amei a fofoca e o caus digno de plot de Elite ou MCA Prime Video.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Sour disse:

Honestamente, uma história como estas não me choca.

Não fui ao meu baile do 12º porque não me identificava com ninguém nem da escola, muito menos com a minha turma e aconteceu basicamente o mesmo que no teu.
Foi numa quinta cá em Viana do Castelo, não irei dizer nomes porque não quero sofrer represálias (bem tiktoker eleh :fancy:) mas uns rapazes começaram a lutar também lá com os empregados ou com os donos da quinta (nao me recordo bem da fofoca, sorry besties isto já foi faz 5 anos), chegaram a partir coisas lá na quinta, partiram um vidro. Foi lá a polícia e tudo. 

No caso, não soube mais nada sobre isso mas sei que a escola não se responsabilizou por nada porque era algo realizado pela Associação de Estudantes, foi fora do recinto escolar e as pessoas em questão eram todas maiores de idade. Sei que nunca mais houve bailes de finalistas lá, pena porque aquela quinta é muito bonita.

Em relação a tua história, uma coisa que sou super contra é pessoas de 10 e 11 ou que já sairam da escola irem a bailes ou viagens de finalistas. Chama-se viagem de finalistas, é para os finalistas. Ponto. Eram evitaveis as coisas que aconteceram no baile da tua escola se houvesse esse filtro. Mas amei a fofoca e o caus digno de plot de Elite ou MCA Prime Video.

No caso não foi bem uma festa de finalistas. Foi uma festa de final de ano para todos. 

Já houve o baile de finalistas do 12° no dia 29, foi na quarta se não me engano. E dia 4 vai haver o baile de finalistas do 9° ano. 

Aquilo era basicamente uma festa de final de ano em que quer sejam do 9°, do 10°, do 11° ou do 12° podiam entrar ! 

Mas sim como também foi fora da escola, a escola não se responsabiliza pelo que aconteceu. 

Editado por Brunooo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Brunooo disse:

No caso não foi bem uma festa de finalistas. Foi uma festa de final de ano para todos. 

Já houve o baile de finalistas do 12° no dia 29, foi na quarta se não me engano. E dia 4 vai haver o baile de finalistas do 9° ano. 

Aquilo era basicamente uma festa de final de ano em que quer sejam do 9°, do 10°, do 11° ou do 12° podiam entrar ! 

Mas sim como também foi fora da escola, a escola não se responsabiliza pelo que aconteceu. 

Quando sei as coisas que ainda se passam na cidade ou até aqui onde eu moro (pq estudei em Viana mas não moro no concelho de Viana, moro noutro concelho pertencente ao distrito) eu fico chocado e eu só tenho 23 anos, ou seja, o meu secundário foi a pouquissimo tempo e as coisas estão cada vez piores.

Mas mesmo na faculdade, andei num dos polos do IPBragança e aquilo também é tudo coisas que ultrapassam o limite do razoavel. Na minha faculdade então, as pessoas parece que estão no Hunger Games em coisas relacionadas com Nucleos de Estudantes, Tunas, mas principalmente com a Comissão de Praxe e com a Associação de Estudantes. Taditos, claramente tem problemas de inferioridade e usam esse "poder" que tem para se acharem alguém e para acharem que são influentes. Não passam de uma cambada de nojentos.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O ano letivo finalmente acabou :adoro: aleluia, já estava tão farto de acordar cedo para não ir fazer nada. Aliás hoje só fui para as aulas porque ia haver pizza junto com a minha turma ao almoço. Se não houvesse, eu teria ficado em casa. 

Um pequeno balanço do ano letivo. Foi um bom ano letivo, pensei que ia ser mais difícil do que realmente foi. Em relação à turma em si, no início do ano foi terrível, praticamente ninguém falava para ninguém, mas melhorou à medida que o ano foi passando. 

Agora em relação a notas…

A Português subi para 16 :adoro: tinha tido 14 no 1° período, 15 no segundo e agora acabei com 16! Fiquei com uma média de 15,50, foi mesmo à justa kkk. 

A História apesar de ter baixado um pouco neste último teste, vou manter ainda o 17 que tive no segundo período. 

A Inglês, ainda mantenho o 16 que tinha tido no primeiro período e no segundo, mas subindo na média em relação ao período passado. 

A MACS mantive o 18 mas desci a média :manas:. Aliás, eu tinha tido 20 na Questão-Aula sobre os modelos financeiros, mas tive o teste sobre a matéria INTEIRA do ano … e tive 15,5 :noelia:. Acabando por descer a minha média a 18,13. 

A Geografia mantive o 18. Mesmo tendo tido 17 neste último teste. A matéria dos recursos marítimos e das pescas foi bem chata !! Estive quase para dizer à professora que não queria ser nem peixeiro nem pescador :galderia:.

A Filosofia … OPÁ QUE MATÉRIA CHATA :chocada:. Eu estive quase a dormir praticamente em todas as aulas do 3° período. Aquele Kant, Mill e Rawls … que terror !!! :manas: Pior é quando tens uma professora que está sempre a engonhar e não dá matéria nenhuma :surpresa_manuela:. Mesmo tendo tido 17,2 no teste, vou ter 18 no final. 

Educação Física … opá … não é que não tenho média de 16 … POR DUAS CENTÉSIMAS :noelia: !! Tinha 15,48 e a minha professora (minha dt no caso) não quis dar o 16 !!!! Ainda por cima fui participar para o torneio de vólei da minha escola para subir a nota mas não subiu o valor  :manas:.

Mas são boas notas. Aliás a minha média está a rondar os 16,5/16,6. Enfim, mantive boa parte das notas neste terceiro período, agora é lutar ainda mais no 11° para fazer subir aquelas notas !! Quero ver se consigo acabar o secundário com 17 de média.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, Televisão 10 disse:

Estes exames a cada ano que passa … cada vez estão piores…

A grande polémica do ano passado foi mesmo o exame de matemática do 9° ano, aquilo era tão difícil mas tão difícil que nem sei como tirei 71%. Lembro-me de haver muitas críticas acerca desse exame e que até os próprios professores diziam que era difícil e que demorava bastante tempo para eles a fazê-lo. 
O exame de português do ano passado, não tenho muito a falar sobre ele porque foi um exame bastante acessível e que incluiu matéria que estivemos a estudar. Tive 88% nesse exame, sendo que tinha 5 (o nível não a percentagem kkk) a português.

Este ano o de matemática… nada a ver ! Muito mais fácil que o do ano passado. Aliás o exame de matemática deste ano é uma cópia barata do que foi o exame do ano passado, apenas mais fácil e com o tema do 25 de abril … 

O de Português como consta nesta crítica, pelos vistos era praticamente tudo escolhas múltiplas e mal saiu matéria importante que os alunos deram. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Brunooo disse:

O de Português como consta nesta crítica, pelos vistos era praticamente tudo escolhas múltiplas e mal saiu matéria importante que os alunos deram. 

Fiquei espantado, de facto, com o elevado número de escolhas múltiplas. 

Quanto ao meterem uma autora que não está no programa, parece-me que a ideia de quem organiza as provas é que cada vez mais haja uma interpretação dos textos no momento da realização do exame e não uma interpretação estudada previamente.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os exames de História A são ótimos, afastaram-se totalmente do debitar conhecimento histórico para termos de interpretar os documentos e aí sim, integrar os conteúdos. Fiz o exame do ano passado para entrar na faculdade e sem grande estudo, consegui uma nota bem boa, basta saber os conteúdos e interpretar documentos. Gosto da aposta em mais interpretação. Ainda assim, este ano, apesar de que seria óbvio, estranhei não ter saído 25 de abril e fiquei chocado com a quantidade de Antigo Regime, diria que o exame foi acessível. O mais difícil do exame de história é mesmo cumprir todos os critérios de avaliação nas perguntas de desenvolvimento. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, aura disse:

Os exames de História A são ótimos, afastaram-se totalmente do debitar conhecimento histórico para termos de interpretar os documentos e aí sim, integrar os conteúdos. Fiz o exame do ano passado para entrar na faculdade e sem grande estudo, consegui uma nota bem boa, basta saber os conteúdos e interpretar documentos. Gosto da aposta em mais interpretação. Ainda assim, este ano, apesar de que seria óbvio, estranhei não ter saído 25 de abril e fiquei chocado com a quantidade de Antigo Regime, diria que o exame foi acessível. O mais difícil do exame de história é mesmo cumprir todos os critérios de avaliação nas perguntas de desenvolvimento. 

Por acaso, não fiquei fã do modelo de exame que têm aplicado nos últimos anos. Acho que as escolhas múltiplas têm uma cotação exagerada, com pouquíssima diferença em relação às perguntas de desenvolvimento, que exigem um maior trabalho. Este ano, cada escolha múltipla valia 14 pontos! Além disso, há perguntas um pouco estranhas e que não exigem propriamente a mobilização de conhecimentos da disciplina, como escolher afirmações que se comprovem com os documentos apresentados.

Em suma, parece-me que é um modelo de exame que permite alcançar a positiva com alguma facilidade, mas que dificulta mais a obtenção de uma nota superior a 18 valores. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Televisão 10 disse:

escolhas múltiplas têm uma cotação exagerada

Isso sem dúvida, mas parece que é o caminho que querem seguir. 

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

como escolher afirmações que se comprovem com os documentos apresentados.

Acho esses exercícios e aqueles de encaixar frases ao texto meio parolos, parece que vieram daquelas sínteses das aulas da Escola Virtual. 

É relativamente fácil ter positiva, mas uma nota a partir de 16, não tanto (pelo menos, pelas notas que vi na minha antiga escola). 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os professores também só sabem reclamar, às vezes :manas:

Os exames de nono ano têm sempre uma dificuldade fácil ou intermédia. E não diz em lado nenhum que é obrigatório sair X ou Y obra... Pode aparecer qualquer texto literário. :cryhappy:

Agora, quanto à crítica d' Os Lusíadas, até consigo compreender. Aquele excerto do Canto X não devia estar ali, mas isso é mais um erro das AEs do que outra coisa... :cryhappy: Aquele excerto faz parte das Reflexões do Poeta, que estão mais relacionadas com o 10.° Ano.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E finalmente saíram as minhas notas :adoro_jj: já não preciso de arranjar uma desculpa esfarrapada para ir à escola

Bem, diria que este período até me correu imenso bem naquilo que toca a matéria de sala de aula e a testes (exceto a Português que baixei a nota… mas não inflacionou a minha nota final), mas a nível social na escola e na turma, só sei que rezei a todos os santos possíveis para o tempo passar logo e eu ir embora para casa de férias :read: Foram só 2 meses mas pareceram 4 meu deus.

Agora falando de notas, basicamente as minhas notas do 3° período foram igual às dos dois anteriores :adoro_jj: um copy and paste literalmente, mas confesso que fiquei com um odiozinho do meu professor de ED. física e da minha stora de EV. Este período esforcei-me imenso para poder aumentar a nota (especialmente a EV, que é onde eu tenho várias lacunas), mas enfim, fiquei com 4 no 3° período e na média de fim de ano, mas pessoas da minha turma que não fazem um c***** a EV ou a EF tiraram 5 :read: 

Por acaso essas matérias também arruinaram-me um pouco a média final, que foi de 4,8 quando tirei 5 nas outras matérias todas :ok: 

Agora no 7°, sinceramente nem sei se estou com medo ou não, já passei por esse ‘susto’ da mudança de ciclo no 5° ano e penso que vai ser +/- o mesmo, mas como já sei lidar com essas situações, penso que não vai ser um descalabro assim tão grande. Só acho que me vou lixar um pouco naquelas 2 matérias que resultam da divisão de ciências. Agora quanto à segunda língua estrangeira, queria escolher francês, mas como a maioria da minha turma quer escolher Espanhol, vou ter que aprender francês com os meus primos :cryhappy: 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, eduu disse:

Agora quanto à segunda língua estrangeira, queria escolher francês, mas como a maioria da minha turma quer escolher Espanhol, vou ter que aprender francês com os meus primos :cryhappy: 

Se existir turma em que haja Francês como a segunda língua estrangeira, podem colocar-te nessa turma, não?

há 2 horas, Diogo O. disse:

Os exames de nono ano têm sempre uma dificuldade fácil ou intermédia. E não diz em lado nenhum que é obrigatório sair X ou Y obra... Pode aparecer qualquer texto literário. :cryhappy:

Ainda assim, não deixa de ser um transtorno sair uma obra que não pertence à lista das recomendadas pelo programa...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@eduu, Isso são ótimas notas :adoro: 

Confesso que no 6° ano, como andava  num outro país, as minhas notas eram diferentes. Onde estava, os níveis como temos aqui de 1 a 5, lá era de 1 a 6. E outra diferença é que cada meio ponto representava 10%. Por exemplo o 1 representava 0%. O 1,5 representava 10% e assim consequentemente. Tive uma média de 5,5 em 6, o que representa mais ou menos 90%. É como se fosse um 5 aqui em Portugal. 

Acerca da divisão de CN e FQ … opá, ciências, se estudares bem consegues muitas boas notas ! Pelo menos comigo foi assim, aliás a minha professora de CNA era bastante exigente ! Acerca de FQ, sempre preferi Física à Química. Muitas pessoas acham o contrário. Mas é outra disciplina com um pouco de estudo, também se consegue ter boas notas. No 9° ano tive 5 a FQ mesmo as notas baixando um pouco com a parte da Química em que sou uma autêntica nódoa. 

 

Sobre as línguas, o caso que acontece com a tua turma é das poucas que vi a acontecer. Pelo menos na minha escola, no 7° muita gente vai a Francês, mas depois no secundário acabam por optar no espanhol. Na minha opinião, também depende do que queres seguir, sempre acho o Francês melhor. Acho que o Francês fornece-te mais oportunidades, ainda mais se quiseres estudar lá fora. Na Europa, Bélgica, França, Suíça e Luxemburgo são tudo países onde se fala francês. 

Eu só cheguei a Portugal no 9° ano, vindo da Suíça e fui claramente escolher o francês por ser uma língua que dominava e domino ainda. Posso dizer que sou bilíngue hahahaha. Se escolheres francês e se houver algo que não percebes muito bem, podes sempre pedir-me ajuda na MP :galderia:hahaha 

Mas vai correr tudo bem ! Não te preocupes :cryhappy: ! Aproveita enquanto estás no 3° ciclo ! Não é para te meter medo, mas a partir do secundário, a realidade muda completamente, e temos que nos responsabilizar ainda mais e são os 3 anos mais decisivos da nossa vida. E os professores, sobretudo no 9° ano, vão te fazer muita pressão sobre isso. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças como toda gente imagina. Mas como já disse, vai tudo correr bem 🫶🏻

Editado por Brunooo
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Televisão 10 disse:

Se existir turma em que haja Francês como a segunda língua estrangeira, podem colocar-te nessa turma, não?

Nope, porque para isso teria que sair da academia de música, que é a base principal da formação da minha turma. Nós éramos de 4 turmas diferentes no 1° ciclo, foi só no 5° que nos juntaram.

Ah, e obrigado pelas palavras!!! @Brunooo :adoro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, eduu disse:

Nope, porque para isso teria que sair da academia de música, que é a base principal da formação da minha turma. Nós éramos de 4 turmas diferentes no 1° ciclo, foi só no 5° que nos juntaram.

Compreendo. Nesse caso, de facto, poderá não haver alternativa, a não ser que colocassem as aulas das línguas estrangeiras à mesma hora e juntassem alunos de turmas diferentes, consoante a língua que tivessem escolhido. É uma solução comum no ensino secundário, mas acredito que não seja no 3.° ciclo, infelizmente...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Compreendo. Nesse caso, de facto, poderá não haver alternativa, a não ser que colocassem as aulas das línguas estrangeiras à mesma hora e juntassem alunos de turmas diferentes, consoante a língua que tivessem escolhido. É uma solução comum no ensino secundário, mas acredito que não seja no 3.° ciclo, infelizmente...

Por acaso também achava isso, algo do género de Moral em que, pelo menos na minha escola, eles misturam 3/4 turmas numa aula só (mas também já são poucos os que se inscrevem). O meu Diretor de Turma explicou-nos que era por maioria para depois não haver aquelas confusões dos tempos livres (os alunos que não têm moral têm +1 hora de intervalo) e algumas trocas de aulas. É triste, mas diria que acho que quase todas as turmas estão interessadas em espanhol, pelo menos num ‘convívio’ que a minha escola fez há uns tempos, com salas temáticas e etc., havia muita mais gente a ir às salas de espanhol do que francês…

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, eduu disse:

Agora no 7°, sinceramente nem sei se estou com medo ou não, já passei por esse ‘susto’ da mudança de ciclo no 5° ano e penso que vai ser +/- o mesmo, mas como já sei lidar com essas situações, penso que não vai ser um descalabro assim tão grande. Só acho que me vou lixar um pouco naquelas 2 matérias que resultam da divisão de ciências. Agora quanto à segunda língua estrangeira, queria escolher francês, mas como a maioria da minha turma quer escolher Espanhol, vou ter que aprender francês com os meus primos :cryhappy: 

Antes de tudo, parabéns pelas tuas notas!

Acerca da divisão das disciplinas, CN não vai ter nada a ver com a FQ. 

Aliás, FQ é uma disciplina muito boa com um programa péssimo, na minha opinião :cryhappy: Começar com a Astrofísica, onde vais dar planetas e todo o resto, é uma estupidez. Eu, que, agora, sou apaixonadíssimo pela disciplina, não gostei nada de FQ do 7.° Ano.

Mas com o tempo e se gostares de Química, vais adorar a disciplina. 

Em CN, vais dar Geologia o 7.° ano inteiro (é horrível AHAHAHAH). No 8.° e no 9.° ano, é muito interessante, por outro lado.

Tudo isto para te dizer que não gostei nada do meu 7.° Ano, e tendo passado pelo COVID, gostei menos ainda. Carga horária enorme, muitas disciplinas, muitos testes. Mas é fácil, se conciliares bem e fores acompanhando, nem que seja semalmente. 

Boa sorte! :)

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, eduu disse:

E finalmente saíram as minhas notas :adoro_jj: já não preciso de arranjar uma desculpa esfarrapada para ir à escola

Bem, diria que este período até me correu imenso bem naquilo que toca a matéria de sala de aula e a testes (exceto a Português que baixei a nota… mas não inflacionou a minha nota final), mas a nível social na escola e na turma, só sei que rezei a todos os santos possíveis para o tempo passar logo e eu ir embora para casa de férias :read: Foram só 2 meses mas pareceram 4 meu deus.

Agora falando de notas, basicamente as minhas notas do 3° período foram igual às dos dois anteriores :adoro_jj: um copy and paste literalmente, mas confesso que fiquei com um odiozinho do meu professor de ED. física e da minha stora de EV. Este período esforcei-me imenso para poder aumentar a nota (especialmente a EV, que é onde eu tenho várias lacunas), mas enfim, fiquei com 4 no 3° período e na média de fim de ano, mas pessoas da minha turma que não fazem um c***** a EV ou a EF tiraram 5 :read: 

Por acaso essas matérias também arruinaram-me um pouco a média final, que foi de 4,8 quando tirei 5 nas outras matérias todas :ok: 

Agora no 7°, sinceramente nem sei se estou com medo ou não, já passei por esse ‘susto’ da mudança de ciclo no 5° ano e penso que vai ser +/- o mesmo, mas como já sei lidar com essas situações, penso que não vai ser um descalabro assim tão grande. Só acho que me vou lixar um pouco naquelas 2 matérias que resultam da divisão de ciências. Agora quanto à segunda língua estrangeira, queria escolher francês, mas como a maioria da minha turma quer escolher Espanhol, vou ter que aprender francês com os meus primos :cryhappy: 

O mais inteligente é sempre escolher francês no 7° ano para depois no 10° poderes ter espanhol iniciação onde se consegue ter um 20 facilmente, contribuindo para a média de entrada na faculdade. Mas se não há essa possibilidade, é pena.

Eu dou aulas a meninos da tua idade e não acho que tenha sido um ano difícil. Como é mudança de ciclo o programa na maior parte das disciplinas é mais lento, o que vos ajuda na adaptação. 

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Filipe disse:
há 12 horas, eduu disse:

O mais inteligente é sempre escolher francês no 7° ano para depois no 10° poderes ter espanhol iniciação onde se consegue ter um 20 facilmente, contribuindo para a média de entrada na faculdade.

Na minha escola, terminaram com Espanhol de iniciação no Secundário, porque diziam que inflacionava demasiado a média dos alunos. Agora, só há Espanhol de continuação e Francês de continuação, para além de MACS e Geografia A.

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...