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32 minutos atrás, ManuelM disse:

Eu percebo a tua opinião e concordo em certos aspetos. Mas não me entra na cabeça ter que ser obrigado a ler um livro, mas pronto... Sobre a "cultura geral" acho que é do mais importante numa disciplina e neste caso, Português consegue transmitir isso, apesar de haver outras disciplinas que consigam ainda mais. 

Sobre o que está a negrito, também é verdade, mas acho que esta disciplina nesse aspeto não nos ensina tanto como outras, só nos ensina a fazer apresentações e a escrever basicamente. Posso estar enganado, mas já aprendi muita mais coisa noutras disciplinas do que em Português...

Se olhares por outra perspetiva, todos os anos és obrigado a ler e reler vários livros. Claro que em vez de uma história têm matéria com caráter obrigatório, mas não deixas de os ler. Português não pode ser olhado da mesma forma que olhas para a Matemática ou FQ, pois aí é óbvio que em Matemática e FQ tens fórmulas químicas, equações, dados, um monte de coisas que estás a aprender ou a rever constantemente e em Português vai-te tudo parecer como ler, interpretar, gramática, escrever e apresentar trabalhos. É, por um lado, como a Filosofia. Quando se vai para Ciências e olha-se para o livro de Filosofia pela primeira vez, é normal pensar-se na utilidade daquilo em relação àquilo que "representa" o curso de Ciências. Quando se começa a olhar de forma diferente que um livro de Matemática ou de FQ, começa-se de facto a pensar que Filosofia é útil até para quem está em Ciências, pois faz-te pensar em outras perspetivas que não pensarias se não tivesses aprendido (o que se volta a verificar com as dicotomias em Psicologia) e isso contribui para o teu conhecimento geral, que é util independentemente do curso em que andas.

Português é um tanto ou quanto a mesma coisa... Por exemplo, Português não te ensina a intepretares só os poemas de Fernando Pessoa, ensina-te também no quão eles são tão realistas porque representam a realidade de alguém tão bem e faz-te pensar várias vezes "ele até tem razão, a vida por vezes é, de facto, da maneira como ele escreve". E é por isto, e por outras coisas claro até porque não existe só Fernando Pessoa, que Português é igualmente importante a Matemática ou o FQ. Numas tens de pensar em fórmulas ou passos que te levam à solução pretendida, noutras pensas de outra forma, algo mais psicológico e igualmente importante porque isso contribui para a formação de cada um.

Editado por Ruben Fonseca
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1 hora atrás, ManuelM disse:

Eu nunca disse para retirar a disciplina, só disse para não contar para a nota (no curso de Ciencias)...

Não percebo é porque é que um aluno de Ciências precisa que Português lhe baixe a média... Eu acho muito bem ler nas aulas, mas agora obrigar a ler em casa só faz com que desgoste mais de ler. Sei que as obras são importantes e para isso devia dá-las nas aulas e não ser obrigado a lê-lo em casa... Mas já agora, quem não gosta de ler não sabe o que é bom? Cada pessoa tem os seus gostos, nem toda a gente gosta de ler e não significa que seja bom ou mau. Há uma lista grande de coisas que preferia fazer do que ler um livro. Sobre a gramática, é assim tão importante? A gramática que a minha irmã deu já é diferente da minha... Preciso de decorar aquilo tudo, para amanhã mudar totalmente..? Mas pronto, isto é a minha opinião. 

Concordo plenamente!! Ou então termos Português B ou algo do género

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38 minutos atrás, PedroLM25 disse:

Concordo plenamente!! Ou então termos Português B ou algo do género

PORTUGUÊS É A TUA LÍNGUA MATERNA! E terem Português B seria injusto pois teriam a vida mais facilitada e Português é uma disciplina de componente geral! 

51 minutos atrás, ManuelM disse:

10º

Pois, eu estou no 11º e não dei essa matéria, mas é bastante interessante.....

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2 minutos atrás, Anastacia disse:

PORTUGUÊS É A TUA LÍNGUA MATERNA! E terem Português B seria injusto pois teriam a vida mais facilitada e Português é uma disciplina de componente geral! 

Pois, eu estou no 11º e não dei essa matéria, mas é bastante interessante.....

Isso do injusto é relativo. Então também é injusto haver Matématica A e Matématica B e assim...

Sobre a matéria, é interessante mas há poemas que são um pouco difíceis de perceber...

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1 hora atrás, ManuelM disse:

3 blocos? Dava em doido, acho que há disciplinas mais importantes do que Português. Concordo com isso dos erros, não consigo vê-los à frente, mas não é no Secundário que vão aprender digo eu. Quem quer saber, no Secundário já sabe muito bem escrever, só não sabe quem nunca fez esforço.

Preferia dar só nas aulas, porque só aumenta o meu desgosto pela leitura, porque sou obrigado. E quando uma pessoa é obrigada a fazer o que quer que seja, nunca gosta...

O que estás a sentir atualmente, eu também senti quando andei no secundário. Eram obras interessantes, sim, senhor, mas o factor "obrigação" tirava qualquer prazer que podia obter daquilo.

Eu também concordo com isso dos erros e não só. Para além de erros ortográficos, o que se vê mais por aí é o uso indevido de vírgulas a separar sujeitos de predicados. Uma vergonha, as pessoas hoje em dia não sabem a diferença entre uma pausa em que devia estar uma vírgula e uma em que deviam estar reticências.

41 minutos atrás, PedroLM25 disse:

Concordo plenamente!! Ou então termos Português B ou algo do género

No meu tempo também já se discutia com os professores que os alunos de Ciências podiam perfeitamente ter Português B, já que os de Humanidades tinham Matemática B e a gente tinha Matemática A. Mas o engraçado é que, apesar disso, na generalidade, eram os alunos de Ciências que tinham melhores notas, mas isso é outro assunto.

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32 minutos atrás, Anastacia disse:

PORTUGUÊS É A TUA LÍNGUA MATERNA! E terem Português B seria injusto pois teriam a vida mais facilitada e Português é uma disciplina de componente geral! 

Mesmo sendo a minha língua materna, não vejo a razão de ser obrigado a aprender obras saturantes que não me vão servir de nada para o resto da minha vida a não ser cultura geral

Também se pode dizer o mesmo em relação a Matemática A e as outras variantes da mesma.

29 minutos atrás, srcbica disse:

O que estás a sentir atualmente, eu também senti quando andei no secundário. Eram obras interessantes, sim, senhor, mas o factor "obrigação" tirava qualquer prazer que podia obter daquilo.

Eu também concordo com isso dos erros e não só. Para além de erros ortográficos, o que se vê mais por aí é o uso indevido de vírgulas a separar sujeitos de predicados. Uma vergonha, as pessoas hoje em dia não sabem a diferença entre uma pausa em que devia estar uma vírgula e uma em que deviam estar reticências.

No meu tempo também já se discutia com os professores que os alunos de Ciências podiam perfeitamente ter Português B, já que os de Humanidades tinham Matemática B e a gente tinha Matemática A. Mas o engraçado é que, apesar disso, na generalidade, eram os alunos de Ciências que tinham melhores notas, mas isso é outro assunto.

É o que se verifica na minha escola, nunca houve uma turma de Humanidades a ter média superior a uma de Ciências no exame.

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15 minutos atrás, srcbica disse:

No meu tempo também já se discutia com os professores que os alunos de Ciências podiam perfeitamente ter Português B, já que os de Humanidades tinham Matemática B e a gente tinha Matemática A. Mas o engraçado é que, apesar disso, na generalidade, eram os alunos de Ciências que tinham melhores notas, mas isso é outro assunto.

Eu nem Matematica tenho, por isso. Eu concordo com a @Anastacia Portugues devia ter tres blocos de 90 e um de 45( atualmente, eu tenho um bloco de 45(ordem da escola) e 2 de 90 e acho muito pouco). @ManuelMQuanto a lirica trovadoresca, não senti dificuldade porque tive uma professora fantástica e dedicada que se preocupou e muito a nos inserir dentro do tema das cantigas e a nos familiarizarmos com as mesmas. O Fernão Lopes estou agora a começar( estamos atrasados devido a dedicação enorme que a professora imprime em cada aula e em cada cantiga). O meu medo é  quando for os Lusiadas, nao gostei nada no 9º e desceu-me de 80 e tal para 70 e pouco, também um pouco por culpa da professora. Com esta professora, espero milagres. 

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3 minutos atrás, PedroLM25 disse:

Mesmo sendo a minha língua materna, não vejo a razão de ser obrigado a aprender obras saturantes que não me vão servir de nada para o resto da minha vida a não ser cultura geral

Também se pode dizer o mesmo em relação a Matemática A e as outras variantes da mesma.

É o que se verifica na minha escola, nunca houve uma turma de Humanidades a ter média superior a uma de Ciências no exame.

Que gente ignorante!

Matemática A iguala com História A e Desenho A (e não com Matemática B ou MACS)

Por a vossa lógica ridícula os de Científicos teriam 3 disciplinas especificas (Mat A, BG, FQ) as disciplinas gerais (Lingua Estrangeira, EdF, Filosofia e um Portugues facilitado) 

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50 minutos atrás, Anastacia disse:

Que gente ignorante!

Matemática A iguala com História A e Desenho A (e não com Matemática B ou MACS)

Por a vossa lógica ridícula os de Científicos teriam 3 disciplinas especificas (Mat A, BG, FQ) as disciplinas gerais (Lingua Estrangeira, EdF, Filosofia e um Portugues facilitado) 

Não quero ser chato, mas não sei se "Por a vossa" fica correcto. Seria preferível "Pela vossa".

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12 minutos atrás, André Sousa disse:

Não quero ser chato, mas não sei se "Por a vossa" fica correcto. Seria preferível "Pela vossa".

:offtopic:Deixa lá, a Anastacia devia estar nervosa quando escreveu aquilo, porque ou queria escrever "os Científicos" ou "os de Ciências" e esqueceu-se de um "e" antes de "as disciplinas gerais". Isso nem é muito grave. "Pela" (no meu tempo:P) era a contracção da preposição simples "por" com o determinante artigo definido "a".

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2 horas atrás, Anastacia disse:

PORTUGUÊS É A TUA LÍNGUA MATERNA! E terem Português B seria injusto pois teriam a vida mais facilitada e Português é uma disciplina de componente geral! 

Pois, eu estou no 11º e não dei essa matéria, mas é bastante interessante.....

Antigamente havia Português A e B. Não me perguntem é quais eram as diferenças. 

Mentalizem-se de uma coisa toda a gente aprende (ou não) inutilidades na escola.

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No tempo dos meus pais eles no 12º já não tinham Português (andavam em ciências).

Não vale a pena acabar com a disciplina mas ao menos podiam criar um Português B como disseram. 

Teria mais artigos de divulgação científica, crónicas, tipo as unidades 1 do 3º Ciclo mas muito mais aprofundadas. Eu lembro-me que eram as minhas unidades favoritas porque tinham textos interessantes e estávamos lá só umas semanas e depois o resto do ano era tudo mais aborrecido.

Quanto à carga horária, eu já nem paro em casa com tantas horas de aulas, ainda queriam colocar mais? Ainda bem que não estão no Ministério :P 

Eu tenho 2 aulas de 50 e uma de 100 minutos e já acho muito. Uma das de 50 é quarta à tarde e ninguém está a ouvir nada, e metade das vezes a professora falta nessa aula e vamos para casa mais cedo. Esta semana faltou na sexta-feira e lá se foi o nosso bloco de 100. Tivemos a ver um filme em vez disso. 

Acho é que vamos muito atrasados no programa, ainda só começamos esta semana a unidade de Fernão Lopes. 

 

19 horas atrás, Daniel_TV disse:

O programa atual iniciou-se este ano no 10º ano e está muito bom e interessante. Começa por onde tem de começar, ou seja, pelo início da língua. Inicia-se pela poesia trovadoresca, da Idade Média, e irá acabar na literatura do século XX, no 12º ano. Quando lecionado por professores competentes, que tenham gosto pelo que fazem e pelo que ensinam, este programa permite que os alunos saem do secundário com uma carga cultural gigante. Tenho pena de não ter apanhado este novo programa. Mas lá está, são necessários professores que tenham paixão, porque se os alunos têm alguém que está ali sem qualquer sentido de missão, é natural que não desenvolvam o gosto pelas matérias lecionadas. Mas isso é um problema do sistema.  

Eu acho exatamente o contrário :P 

Se fosse possível até te deixava estudar isto por mim :P 

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Vocês não percebem que assim os alunos que não fossem de Ciências seriam prejudicados....pois, os alunos de Humanidades teriam 3 disciplinas específicas diferentes das de Ciências e um Português A mais difícil e complexo que o de Ciências, o que faria com que o curso de Humanidades ficasse mais dificultado, isso só faria sentido se outra disciplina geral fosse nível A para as Ciências e B para as Humanidades, para equilibrar. 

E eu estou a escrever à pressa, podem procurar à vontade os erros (parece que até gostam de Português) 

 

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2 horas atrás, Anastacia disse:

Vocês não percebem que assim os alunos que não fossem de Ciências seriam prejudicados....pois, os alunos de Humanidades teriam 3 disciplinas específicas diferentes das de Ciências e um Português A mais difícil e complexo que o de Ciências, o que faria com que o curso de Humanidades ficasse mais dificultado, isso só faria sentido se outra disciplina geral fosse nível A para as Ciências e B para as Humanidades, para equilibrar. 

E eu estou a escrever à pressa, podem procurar à vontade os erros (parece que até gostam de Português) 

 

Pois, estás cheia de razão nesse aspeto. Eu devia ter frisado que na minha escola entre todo o curso de Humanidades contavam-se pelos dedos de uma mão aqueles que iam para lá com gosto, porque depois do liceu, ou iam para Línguas ou Direito ou outro curso qualquer no qual seja necessário entrar estando em Humanidades. O resto ia para lá para "fugir" da Matemática, mas depois também não aguentam a dificuldade que é ter História A e Geografia A e, por não aguentarem, a gente (os de Ciências) via-os sempre no relax, enquanto estávamos a dar no duro com uma professora de Matemática que fazia testes para 3 horas, mas que tinham de ser feitos em 1h30min. Foi uma coisa que sempre me revoltou: as dificuldades pareciam que só existiam em Ciências e para a gente um Português B poderia dar-nos alguma ajuda.

E eu concordei contigo em relação à matéria dos erros. Eu, do género masculino, era o único que ainda se dava ao trabalho de fazer os TPC's de Português para, no dia seguinte, no intervalo entre Educação Física e Português, os colegas copiarem às pressas aquilo para terem o TPC feito. E eles não ficaram nem mais nem menos prejudicados por isso, porque na hora de escolher o curso, não foram para um que tivesse uma cadeira de Línguas... A menos que se considere a opcional de Inglês que existe no curso de Medicina.:P E acho que no Porto também há uma opcional de Poesia.:dontknow:

Bom, falando de outras políticas e politiquices...

Preferia que o Presidente do PS tivesse dado apoio à Maria de Belém. Não é que eu desgoste do Sampaio da Nóvoa. Pura e simplesmente, só tive conhecimento da existência do senhor nesta campanha. A Maria de Belém sempre foi, a meu ver, uma figura muito mais relacionada com o PS e eu pensava que ela ia ficar em segundo com ou sem apoio explícito do PS, mas o PS deve achar que o Sampaio tem mais hipóteses de disputar uma 2ª volta, não sei...:dontknow:

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I'm done with this shit... 

Política:

Há algum tempo, houve aqui uma discussão acerca do papel do Presidente da República. Bem, a Visão fez um bom apanhado dos poderes deste cargo e explicou o porquê de o nosso país ter um regime semipresidencialista. De facto, "o regime português aparece entre os "sistemas parlamentares com corretivo presidencial", uma classificação que o subtrai à de um sistema com um presidente "meramente cerimonial" (caso da Áustria) mas que o mantém aquém dos "sistemas parlamentares com dominância presidencial" (França)", ou seja, no nosso regime, o Presidente assume um papel realmente importante, embora não tanto como em outros regimes. Artigo para ler em http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/2016-01-10-Para-que-serve-o-Presidente.

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12 minutos atrás, srcbica disse:

Pois, estás cheia de razão nesse aspeto. Eu devia ter frisado que na minha escola entre todo o curso de Humanidades contavam-se pelos dedos de uma mão aqueles que iam para lá com gosto, porque depois do liceu, ou iam para Línguas ou Direito ou outro curso qualquer no qual seja necessário entrar estando em Humanidades. O resto ia para lá para "fugir" da Matemática, mas depois também não aguentam a dificuldade que é ter História A e Geografia A e, por não aguentarem, a gente (os de Ciências) via-os sempre no relax, enquanto estávamos a dar no duro com uma professora de Matemática que fazia testes para 3 horas, mas que tinham de ser feitos em 1h30min. Foi uma coisa que sempre me revoltou: as dificuldades pareciam que só existiam em Ciências e para a gente um Português B poderia dar-nos alguma ajuda.

E eu concordei contigo em relação à matéria dos erros. Eu, do género masculino, era o único que ainda se dava ao trabalho de fazer os TPC's de Português para, no dia seguinte, no intervalo entre Educação Física e Português, os colegas copiarem às pressas aquilo para terem o TPC feito. E eles não ficaram nem mais nem menos prejudicados por isso, porque na hora de escolher o curso, não foram para um que tivesse uma cadeira de Línguas... A menos que se considere a opcional de Inglês que existe no curso de Medicina.:P E acho que no Porto também há uma opcional de Poesia.:dontknow:

Bom, falando de outras políticas e politiquices...

Preferia que o Presidente do PS tivesse dado apoio à Maria de Belém. Não é que eu desgoste do Sampaio da Nóvoa. Pura e simplesmente, só tive conhecimento da existência do senhor nesta campanha. A Maria de Belém sempre foi, a meu ver, uma figura muito mais relacionada com o PS e eu pensava que ela ia ficar em segundo com ou sem apoio explícito do PS, mas o PS deve achar que o Sampaio tem mais hipóteses de disputar uma 2ª volta, não sei...:dontknow:

Também acho que sim, porque acaba por ser um candidato mais abrangente. Tanto cativa pessoas da esquerda como algumas da direita. Tem um discurso muito popularucho e com certas afirmações duvido que tenha algum conhecimento do que é a função do PR mas está a conquistar votos e dificultará a vida a Marcelo numa eventual segunda volta. Já que alguém pega no assunto, aproveito para dizer que os debates têm sido uma vergonha. Os candidatos enterram-se todos graças também às adequadíssimas perguntas dos moderadores...

Editado por mary9
ojioj
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5 horas atrás, Ambrosio Silva disse:

No tempo dos meus pais eles no 12º já não tinham Português (andavam em ciências).

Não vale a pena acabar com a disciplina mas ao menos podiam criar um Português B como disseram. 

Teria mais artigos de divulgação científica, crónicas, tipo as unidades 1 do 3º Ciclo mas muito mais aprofundadas. Eu lembro-me que eram as minhas unidades favoritas porque tinham textos interessantes e estávamos lá só umas semanas e depois o resto do ano era tudo mais aborrecido.

Quanto à carga horária, eu já nem paro em casa com tantas horas de aulas, ainda queriam colocar mais? Ainda bem que não estão no Ministério :P 

Eu tenho 2 aulas de 50 e uma de 100 minutos e já acho muito. Uma das de 50 é quarta à tarde e ninguém está a ouvir nada, e metade das vezes a professora falta nessa aula e vamos para casa mais cedo. Esta semana faltou na sexta-feira e lá se foi o nosso bloco de 100. Tivemos a ver um filme em vez disso. 

Acho é que vamos muito atrasados no programa, ainda só começamos esta semana a unidade de Fernão Lopes. 

 

Eu acho exatamente o contrário :P 

Se fosse possível até te deixava estudar isto por mim :P 

Voces vao muito atrasados! Eu ja estou a começar a Ines de Castro ou lá o que é.. Dei o Fernão Lopes no 1º periodo...

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9 horas atrás, Forbidden disse:

O nosso sistema precisa de uma grande reforma, essa e que é essa. Na Finlândia até já acabaram com as disciplinas e envolveram muito mais os alunos na aprendizagem, e aqui continua tudo na mesma e quando se fala em alguma mudança caem-nos logo em cima!

Eu também gosto (do que conheço) do sistema de educação nórdico, mas, como assim, acabaram com as disciplinas?

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