Jump to content

Saramandaia


DanielNunes

Posts Recomendados

Se for ''Saramandaia'', poderia ser escrita pelo Aguinaldo Silva, já que ele foi um dos colaboradores em ''Roque Santeiro'' junto com o autor Dias Gomes, e ele sabe como ninguém escrever histórias fantásticas, nessa novela teve uma mulher gorda que explodia e o Juca de Oliveira no final da história voava sobre a cidade fictícia de Saramandaia.

Se for ''Baila Comigo'' terá a história de dois gêmeos que eram separados, nessa novela foi Tony Ramos quem fez os gêmeos Quinzinho e João Victor e foi a primeira novela a ter o nome de Helena em suas novelas (na verdade segunda, pois o Manoel Carlos fez uma adaptação para a TV da história de Machado de Assis ''Helena'') quem a interpretava era mãe de Julia Lemmertz, a Lilian Lemmertz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 174
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Novela: Gilberto Braga e Maria Adelaide Amaral disputam Malu Mader

e37fb91e1acefbc7421355dba3f0d762.jpg

A disputa por elenco é tensa na Globo. O nome de Malu Mader é alvo para duas produções: "Sangue Bom", de Maria Adelaide Amaral, e o remake de "Dancin Days", de Gilberto Braga.

Gilberto deseja ter Malu interpretando a vilã Yolanda Pratini (eternizada por Joana Fomm) e faça uma dobradinha com Camila Pitanga, sua escolha para viver Julia Matos, papel que foi de Sonia Braga no original dos anos 70.

"Sangue Bom", no entanto, tem estreia prevista para abril, antes da trama das 23h. E, provavelmente, deve ter prioridade.

Mas será ''Dancin' Days'' ou não?, fica nesse impasse de qual novela irá ir ao ar em 2013, que parece informações desencontradas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Globo descarta remake de "Dancin´Days"; "Saramandaia" é forte candidata

SARAMANDAIA.jpg

Problemas de saúde do autor Gilberto Braga fizeram a Globo descartar a hipótese de "Dancin´Days" ser adaptada em 2013. Com isto, "Saramandaia", de Dias Gomes, é a mais forte candidata ao horário das 23h.

No fim do ano passado, a Globo comprou os direito de parte do acervo de Dias Gomes. Foram sete as obras negociadas com a família, entre elas, ''Saramandaia'' e ''O rei de Ramos, que deu origem á novela ''Bandeira 2''.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá para mim não concordo que a Globo faça já um remake de Dancin'Days, ainda para mais havendo novelas originais com prioridades, tal como esta que vem aí com a assinatura de Maria Adelaide Amaral. Portanto, deviam avançar com o remake de Saramandaia ou então de Tieta/Roque Santeiro (já fizeram?). :D

Também acho que ainda não fizeram o remake de Roque Santeiro com o objectivo de o adaptar cá em Portugal, em co-produção com a SIC. Lembro-me bem de Aguinaldo Silva ter dito que até 2015 este remake poderá surgir. Até lembro-me que, questionado de qual a produção que poderia ser adaptada após Dancin'Days ele disse «próxima novela virará a audiência total da SIC para a liderança, a história que poderemos adaptar será sucesso instantâneo, pois também foi grande sucesso em Portugal na exibição original». Vem aí Roque Santeiro, eu aposto ! :D

Cá para mim não concordo que a Globo faça já um remake de Dancin'Days, ainda para mais havendo novelas originais com prioridades, tal como esta que vem aí com a assinatura de Maria Adelaide Amaral. Portanto, deviam avançar com o remake de Saramandaia ou então de Tieta/Roque Santeiro (já fizeram?). :D

Também acho que ainda não fizeram o remake de Roque Santeiro com o objectivo de o adaptar cá em Portugal, em co-produção com a SIC. Lembro-me bem de Aguinaldo Silva ter dito que até 2015 este remake poderá surgir. Até lembro-me que, questionado de qual a produção que poderia ser adaptada após Dancin'Days ele disse «próxima novela virará a audiência total da SIC para a liderança, a história que poderemos adaptar será sucesso instantâneo, pois também foi grande sucesso em Portugal na exibição original». Vem aí Roque Santeiro, eu aposto ! :D

Ele disse também que gostaria de ter o Paulo Rocha e o João Ricardo nos principais papéis :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fique tranquilo ''Dancin Days'' não irá ser mais a novela das onze da Globo. Achava meio precipitado este remake agora, como já está indo ao ar um remake desta em Portugal. Já o remake de ''Tieta'' e ''Roque Santeiro'', não viria agora e acho que nunca virá, pois marcou muito e não vejo elas como reprodução. E também ''Roque Santeiro'' acabou de ser exibida pelo canal Viva. ''Saramandaia'' até que viria em boa hora, uma novela muito lembrada e com ótimas histórias fantásticas que só Dias Gomes sabia como ninguém fazer fora Aguinaldo Silva que também é um craque nisso.

Dona Redonda

É Ricardo Linhares quem escreverá o remake de “Saramandaia”. O projeto corre no núcleo de Denise Saraceni. Ricardo e Denise já trabalham juntos em “Cheias de charme”: a supervisão do texto da novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira é dele e a parceria vem dando muito certo. A dupla entregou uma pequena sinopse a Manoel Martins na última sexta-feira. O projeto vinha sendo mantido em sigilo.

... E mais

“Saramandaia” é, a princípio, para a faixa das 23h, hoje ocupada por “Gabriela”. A história original, de Dias Gomes, foi exibida na Globo em 1976 com muito sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Me parece que terá sim, ainda não está oficialmente decidido, mas se já tem um autor para fazer o remake, deve ser mesmo ''Saramandaia'' a próxima novela das onze.

Wagner Moura deve protagonizar a minissérie "Saramandaia"

569114a952e1fed469046c3bbc18cd97.jpg

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, a Globo quer Wagner Moura para interpretar João Gibão, o protagonista de "Saramandaia", que ganhará remake em 2013.

O remake da novela, que ficará a cargo de Ricardo Linhares, será produzido para a faixa das 23 horas na emissora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por que um remake de ''Saramandaia''?

A Globo já bateu o martelo: a próxima atração da faixa das onze da noite, a estrear ano que vem, será o remake de Saramandaia, novela que Dias Gomes escreveu em 1976. Outra trama que estava no páreo era um remake de Dancin´ Days, mas a Globo preferiu deixar esta para 2014, para que Gilberto Braga, o autor, pudesse se recuperar por completo de seu problema de saúde (no ano passado, ele sofreu um AVC durante uma cirurgia no coração). A adaptação de Saramandaia ficará a cargo de Ricardo Linhares.

saramandaia1.jpg

“Tranquila, agitada, festiva, absurda… Saramandaia! Realidade fantástica de Dias Gomes!”

(chamada de estreia, em 1976).

A novela original foi ao ar entre maio e dezembro de 1976, no horário das dez da noite da Globo, e tornou-se um clássico de nossa teledramaturgia. Sua maior contribuição foi ter incorporado o realismo fantástico às novelas brasileiras, com alusões ao romance “Cem Anos de Solidão” (1967), de Gabriel García Márquez, e ao filme “Amarcord” (1973), de Fellini.

Saramandaia ficou famosa por sua galeria de personagens bizarros em situações inusitadas: João Gibão (Juca de Oliveira) possuía asas; Zico Rosado (Castro Gonzaga) soltava formigas pelo nariz; Dona Redonda (Wilza Carla) explodiu de tanto comer; Seu Cazuza (Rafael de Carvalho) cuspia o coração toda vez que se emocionava; Marcina (Sônia Braga), quando excitada, ficava em brasa, queimando tudo ao redor; e o Professor Aristóbulo (Ary Fontoura), além de virar lobisomem, há anos que não dormia, tendo em suas andanças noturnas se encontrado com vultos históricos.

Mas o próprio Dias Gomes rejeitava o rótulo de fantástico para seus estranhos personagens. Certa vez, em entrevista ao Jornal do Brasil, declarou:

Não vejo nada de fantástico nisso. Há gente que não dorme há muito mais tempo. Outros nunca acordaram. O meu chamado realismo fantástico não tem nada de sofisticado. O próprio ponto de partida popular elimina essa hipótese, pois me baseei na literatura de cordel nordestina.”

Dias já usara personagens pitorescos anteriormente: tal qual João Gibão de Saramandaia, o Zelão das Asas, vivido por Milton Gonçalves em O Bem Amado (1973), também voava no último capítulo da novela. Mais tarde, em Roque Santeiro (1985-1986), também houve um lobisomem – Professor Astromar, interpretado por Rui Rezende.

O cantor cearense Ednardo gravou a música Pavão Mysteriozo no início dos anos 1970, e desde então permanecia no ostracismo. Mas a música foi escolhida para a abertura de Saramandaia, tornando-se um grande sucesso popular e fazendo Ednardo conhecido do norte ao sul do país. Impossível não associar a música à novela.

Apesar de sua aura mítica, Saramandaia não chegou a ser um “grande sucesso arrebatador”, tal qual outras novelas das 22 horas anteriores, como Gabriela, um ano antes, ou a própria O Bem Amado, de Dias Gomes. Passada a novidade e a curiosidade sobre os personagens e situações surreais, lá pela metade a novela se arrastou até seu término. Talvez por isso nunca tenha sido reprisada. Mas é inegável a sua importância dentro da história da TV brasileira.

Agora vamos aguardar as notícias de escalação de elenco. Já existe uma expectativa: quem viverá Dona Redonda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É, se for ver por esse lado a Globo parou de fazer novelas desse gênero, acho que última novela que apresentou novelas fantásticas foi em 2003 quando foi ao ar ''Agora é que são elas?'' do próprio autor que irá fazer ''Saramandaia''. Engraçado mais este estilo de novela sempre resultou em muito como ''A Indomada'', ''Tieta'' e ''Porto dos Milagres'' e entre outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atores não farão aulas de prosódia para remake de 'Saramandaia'

Nada de sotaque em “Saramandaia”, novela das 23h da Globo para o ano que vem. Ricardo Linhares, autor do remake, vai manter o palavreado pitoresco inventado por Dias Gomes e a história se passará em Pernambuco, como na versão original, de 1976. Mas os atores não farão aulas de prosódia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sônia Braga pode interpretar Dona Redonda em remake de "Saramandaia"

919624867247249561ab4c5294ec6a2e.jpg

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, Sônia Braga estaria cotada para o remake de "Saramandaia", que deve ir ao ar em 2013.

Sônia deu vida a bela Marcina no folhetim original de Dias Gomes, que foi ao ar em 1976. Desta vez, ela poderá ser Dona Redonda, personagem que comia tanto, que acabou explodindo em praça pública.

A cena surreal foi protagonizada na época pela atriz e ex-vedete Wilza Carla.

Caso Sônia aceite o convite, a Globo precisará de efeitos especiais de ponta para transformá-la em uma mulher muito obesa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lilia Cabral voltará à TV no ano que vem, em 'Saramandaia'

Longe da TV desde “Fina estampa”, Lilia Cabral já tem data para voltar às novelas: em “Saramandaia”, no ano que vem. A atriz, que interpretou Pereirão, vinha sendo disputada por diversas produções. Decidiu-se pela história de Ricardo Linhares, que terá direção de Denise Saraceni.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

''Saramandaia'' começa a ser produzida em Novembro

mundonovelas_saramandaia-ultimas-noticias.jpg

O novo remake da Rede Globo começará ser produzido no mês de novembro, a nova versão de “Saramandaia”, contará com 60 capítulos.

Ricardo Linhares entregou a Manoel Martins, na última quinta-feira, a sinopse completa de “Saramandaia”. Ana Maria Moretzsohn, Nelson Nadotti e João Brandão formam a equipe de colaboradores de Ricardo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...