Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe quem vence o Festival Eurovisão da Canção 2024 ×

Audiências de 5ª feira - 01-03-2012


hugo86

Posts Recomendados

Mas já pensaram que pode ter sido apenas os valores de ontem excepcionais?

As novelas até manteram, e RF pode-se explicar que nos últimos tempos já vinha a fazer 29% e 27% shares.

De resto nada de anormal me parece. E houve muitos programas que manteram, como o Gosto Disto, preço certo etc.

Entretanto a Mediamonitor pôs os resultados. Deve ter sido só pra apimentar as coisas, safada X'D

Excepcionais? Luís se forem dois ou três pontinhos a mais/ou a menos tudo bem. Pode chamar-se de excepcional, agora a RTP1 descer aos 13% (pior resultado de sempre, se não estou em erro) é muiiiiiito mau!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ti bate certo porque estás a comparar valores da mesma amostra, da mesma empresa que mediu ontem e que mede de maneira diferente da actual empresa! Simples!

E a mim também bate certo (se bem que a SIC podia ter subido aos 23%)! Desculpa lá, mas os valores dados pela GfK não fazem sentido algum!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque os TOPs d' A Minha TV são os da GFK, a actual empresa que mede para o mercado publicitário/TVs e aquele TOP é o da Marktest, que media as audiências até ontem. ;)

Siiim, mas apenas disse aquilo, pke o Rodolfo disse aquilo como se o resto do top da marktest fosse como o da GFK.... Ai a serio... Fico me por aqui de comentarios neste topico...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não podemos ser céticos a esse ponto!

Sabe-se lá se os resultados da Marktest estavam errados e desajustados? Só espero é que a amostra seja representativa da população portuguesa, o que a anterior poderia já não estar por estar implementada há muito tempo.

Não podemos avaliar pelo que gostaríamos que acontecesse. Eu também não gostava de ver a RTP nesta posição... É uma questão de esperar para que este sistema de análise se adapte. Dificuldades todos temos ao início. Agora não vamos fazer dramas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu não entendo é porque tanta coisa pela RTP. Sim, ela é pública, não deve se preocupar com isso mesmo! Mas por outro lado, sim percebo. Que confusão! O resultado deve ter sido esporádico

Eu admirava-me era quando a RTP1 fazia mais de 20%, quando os únicos produtos a fazerem bom resultado era o "Jornal da Tarde", "O Preço Certo" e o "Telejornal", como aconteceu muitas vezes. O problema da RTP é que se calhar não vai conseguir controlar a GfK como conseguia controlar a Marktest...

Sabe-se lá se os resultados da Marktest estavam errados e desajustados? Só espero é que a amostra seja representativa da população portuguesa, o que a anterior poderia já não estar por estar implementada há muito tempo.

A fragilidade da Marktest notou-se quando, no verão passado, bastou fazer um ajuste na amostra e o Cabo saltou logo para a liderança! Alguma coisa estava mal, não?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente dos resultados da Marktest os resultados oficiais são os da GFK/CAEM e é com esses que os canais têm que contar. Para mim o que se tem passado hoje é algo ridículo e esta jogada da Marktest é para descredebilizar ainda mais a GFK/CAEM.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não sei bem o que dizer sobre este assunto. Pelo que li o resultado da RTP1 justifica-se, em parte, porque a percentagem de medidores de audiência da GFK na faixa etária mais velha é inferior aquela que era utilizada pela Marktest. Logo, se são os mais velhos que vêm a RTP1, deve haver uma queda na audiência. Isto significa o quê? Que no anterior sistema a RTP era beneficiada? E no presente, estarão a SIC e TVI a ser beneficiadas por os medidores estarem um pouco mais concentrados nas faixas etárias mais jovens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de tanta agitação so tenho uma coisa a dizer: resta-nos esperar por amanha para ver novos resultados da gfk. Depois comparemos as audiências dos dois dias.

Sistema diferente, resultados diferentes. A única coisa que, de facto, se pode acreditar plenamente é que estando implantado um sistema que não muda de dia para dia se podem analisar subidas e descidas, isto é, variações!

Não interessa valores do passado. Passemos a vê-los de agora em diante. E veremos se as audiencias de cada programa sobem ou descem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A % em cada faixa etária não tem que ser igual, mas sim representativa da pirâmide etária portuguesa. Como somos uma população envelhecida, com pirâmide etária invertida, a % de idosos tem que ser superior à de jovens, por exemplo. Contudo, como justificou diretor da GfK há pouco no Telejornal, os idosos são dos mais difíceis de convencer a participar como amostra e portanto, acredito que com o tempo esta representatividade seja alcançada e os valores reajustados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente n percebo mts dos comentários aqui feitos. Como já foi dito n são 1000 lares q fazem representar o país. As audiências em Portugal podem mt bem ser alteradas consoante os interesses.

Quem devia ajudar numa maior coerência na recolha de informação, devia ser os operadores de TV, eles com as boxes têm acesso ao histórico do q o cliente viu. É certo q n dava para saber géneros, idd e por aí fora... Mas havia uma informação mais correcta do q realmente foi visto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim, estes valores são confusos porque estávamos presentes a dados diferentes, com amostras diferentes. Eu continuo a achar a amostra das duas empresas muito fraca!

Surpresas: RTP1, que resultado mais estranho! "Rosa Fogo" e "Insensato Coração" a surpreender.

Neste momento, estou mesmo muito confuso com estes resultados.

O que temos de fazer é esquecer completamente a Marktest e começar hoje a analisar com esta empresa e as suas realidades. Ao longo dos dias vamos fazer comparações com outros dias, com dados da mesma empresa e a partir daí, analisar a verdadeira realidade!

Se a RTP1 fez 13%, no fim-de-semana deverá cair aos 7%!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoas que vêem 25 horas de TV por dia no mesmo televisor. Um Benfica-Sporting de Braga que rendeu 0% de share durante 20 minutos à SportTV. E lares sem televisão paga que registam audiências em canais como a SIC Mulher e a RTP África.

Todas estas situações estão descritas num relatório feito pela consultora Ernst&Young a pedido da RTP, para analisar o sistema de medição de audiências da GfK, que começou ontem a funcionar em pleno – substituindo a Marktest.

«Estas conclusões geram desconforto e desconfiança», comentou ao SOL fonte oficial da RTP, que não quer, no entanto, fazer mais comentários ou explicar que consequências poderá ter esta análise. «Não queremos fazer cenários».

Dados a que o SOL teve acesso revelam a fonte da preocupação dos responsáveis da televisão do Estado. Na quarta-feira – dia em que a RTP1 emitiu o jogo da Selecção contra a Polónia – os resultados medidos pela GfK ficam muito longe dos que obteve a medição da Marktest.

Enquanto a Marktest registou 27,2% de share global do dia para a RTP1 – deixando o canal na liderança –, segundo as contas da GfK, a estação pública ficou-se pelos 21,1%. Ou seja, usando o painel da GfK, a RTP1 passa para o segundo lugar do dia, apesar de ter em horário nobre um produto tão apetecível como o futebol.

Fonte ligada ao processo avança uma explicação possível para o facto de as medições que a GfK tem feito desde o início do ano darem na maior das vezes resultados muito mais fracos à RTP1 e TVI do que os da Marktest. «Segundo o Censos, os maiores de 65 anos deviam representar 15 a 20% do painel. Mas a GfK tem um painel com menos de metade desse valor para essa faixa etária». Como a SIC consegue resultados melhores com públicos mais jovens, as audiências têm sido melhores nesta medição do que eram até 1 de Março.

Apesar das disparidades, José Fragoso, director de conteúdos da TVI, não está preocupado. «Não há motivos para duvidar da fiabilidade do sistema da GfK», garante, explicando que «todos os problemas têm sido identificados, explicados e corrigidos». De resto, Fragoso considera normal que um painel ainda muito recente precise de ajustes.

Desde o início de Janeiro que a GfK está a afinar o sistema de medição de audiências. Mas dúvidas sobre os resultados obtidos levaram a sucessivos adiamentos da substituição da Marktest por esta empresa – que ganhou o concurso público lançado pela CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios).

Audiências: RTP “desconfortável” com sistema da GFK, TVI “satisfeita”

“A RTP está desconfortável com este sistema de medição de audiências e não tem nenhuma evidência de que as coisas tenham melhorado ao longo da fase de testes”. As declarações pertencem a fonte oficial da estação pública que acrescenta que “os resultados de hoje só reflectem as anomalias que já vinham a acontecer”. Questionada sobre o que pondera a RTP1 fazer quanto ao desconforto manifestado a mesma fonte responde: “Vamos assistir à evolução do painel e se continuarmos a ver que as coisas não estão bem tomaremos uma atitude”. “Temos dúvidas quanto à fiabilidade do sistema de audiências e infelizmente temos feito muitas perguntas para às quais não obtivemos resposta”, sendo que “a nossa única exigência prende-se com um sistema fiável do ponto de vista técnico e científico”, remata a fonte interna. Recorde-se que a RTP1 na quinta-feira passada registava 20,8% de quota de espectadores e, segundo a nova medição da GFK, ficou-se ontem por uma média de share de 13,9%.

De acordo com várias opiniões ouvidas pelo M&P a discrepância pode ser entendida à luz de uma diferente representatividade da população mais velha, um target particularmente forte na RTP1. Questionado sobre esta questão, Fernando Cruz, director executivo da CAEM diz que os valores de referência remetem para os censos de 2011 e que “correspondem o mais possível à realidade”. E afiança: “Se há menos pessoas mais velhas do que aquelas que existem na população, no painel o peso destas pessoas vale mais”, ainda que “possa variar ligeiramente. É impossível ter um espelho integral”.

Em contrapartida, a TVI que havia pedido um adiamento do arranque do sistema, diz estar tranquila em relação ao mesmo. “Não temos nenhuma razão para desconfiar do sistema da GFK”, assegura José Fragoso, director da estação de Queluz. “Acredito no painel, a sua prestação tem vindo a melhorar e os resultados estão em linha com a nossa expectativa”, frisa. “Há afinações normais que têm que ser feitas, mas podem sê-lo em andamento”, conclui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discussões à parte, pois vamos ver como será já amanhã.

TVI bem a vencer a SIC por 2,2! Até ganhou à CABO por 0,1! Foi por isso líder absoluta!

Os totais diários devem incluir os intervalos, daó os valores serem mais baixos do que o expectável!

Doce Tentação em 1º esteve bem! Jornal das 8 em 2º esteve excelente! Remédio Santo em 3º também bem!

Gosto Disto em 4º, Jornal da Noite em 5º e Rosa Fogo em 6º!

Os 3 programas de prime-time das privadas ficam respectivamente na liderança na TVI e vice-liderança na SIC!

Você na TV excelente a liderar destacado contra a concorrência deveras fraca!

Jornal da Uma a liderar destacado o horário! A continuar assim, a informação da TVI será líder em 2012!

Ilha dos Amores numa vice-liderança confortável! Dá Cá Mais 5 e Morangos repetição mal, o habitual!

Às 19h tudo mais equilibrado, mesmo assim espera-se mais dos Morangos com o bom tempo a aproximar-se!

Anjo Meu muito fraca e Insensato Coração próximo, a novela da TVI tende a subir por se estar a aproximar do fim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

×
×
  • Criar Novo...