Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 19 horas, Ficcão Total disse:

Têm sido dias maus também para os negacionistas das alterações climáticas.

Pois imagino, mas piores estão as milhares de famílias que não têm luz, água e telecomunicações...

Ou aquelas que não têm telhado ou sequer os seus para abraçar...

Uma verdadeira desgraça! :desastre2:

Posted

Gustavo Carona:

"Desprezam a ciência que é a única verdade que nos une. Seja na medicina, seja nas alterações climáticas permite-se que partidos políticos mintam sobre o que é unânime na comunidade cientifica. Ninguém pode dizer que esta tempestade Kristin é causada, em concreto, pelo aumento da temperatura global, mas sabe-se com 100% de certeza que a cada dia que passa estes fenómenos climáticos extremos são mais frenquentes e mais graves. A discussão política tem que ser à volta da ciência e nunca contra ciência. Trump diz que é uma teoria da conspiração, sem pudor, e promove o petróleo e o carvão que não só causam centenas de milhares de mortes por ano, como está provado que são energias mais caras do que a solar e a eólica. Por isso é que o meu voto vai sempre para quem melhor sabe defender e interpretar a ciência... e os direitos humanos. Não é por mim, é por todos.

Negar as alterações climáticas é um crime contra a humanidade, um crime contra todos nós. 

Sabem que pessoa e que partido mais engloba os movimentos dos negacionistas da medicina e da ciência no geral, não sabem? André Ventura e o Chega."

• Like 4
  • Thanks 2
Posted

A próxima semana também vai ser toda de chuva. Terceira semana seguida. Aposto que vai estar pelo menos um mês seguido a chover :ok:

Posted (edited)
há 9 horas, Vieira disse:

A próxima semana também vai ser toda de chuva. Terceira semana seguida. Aposto que vai estar pelo menos um mês seguido a chover :ok:

pelas cartas de satelite vai manter-se assim esta semana que entra e a seguinte... o fluxo que de jetstream que tem criado estas vagas de chuva mantem-se praticamente inalterado... vai ser um caos com as inundações.

Edited by AndreRob
  • Sad 2
Posted
há 19 horas, Patiño disse:

Como estão as coisas para os vossos lados? 

Chuva e vento dentro do "normal"

há 3 minutos, InesMig disse:

Está sol

Por aqui uma belas "abertas" 

Posted
On 31/01/2026 at 09:45, Vieira disse:

Primeiramente, minha solidariedade à todos que sofrem com as tempestades. É algo triste o que eu vi. Eu não estava sabendo de nada, mas fiz uma pesquisa no Gemini e me espantei com os dados: Lisboa terá mínimas de 14-15 graus em pleno inverno europeu, o que é muito estranho. Sem contar o clima fortemente úmido para uma região mais seca. O anticiclone dos Açores perdeu força e isso é desesperador por que era o muro perfeito para as tempestades tropicais.

"Essa sequência de tempestades que Portugal tem enfrentado agora no início de 2026 é um sinal claro de que algo está a mexer nas engrenagens do clima. O Anticiclone dos Açores está no centro desta mudança, mas não da forma que muita gente pensa. O que estamos a ver é uma "crise de identidade" deste sistema que pode, sim, tornar-se estrutural.

Resumo da situação: O Anticiclone não desapareceu, mas a sua posição e força estão a tornar-se menos previsíveis. Estamos a passar de um clima mediterrânico temperado para um cenário de extremos, onde o "muro" dos Açores falha com mais gravidade, deixando-nos vulneráveis a estas sequências de depressões.

Como as previsões indicam que a instabilidade pode durar até meados de fevereiro, é bom manter a atenção aos avisos da Proteção Civil.

A combinação de um oceano com mais energia e um sistema de pressões instável sugere que: As tempestades não serão necessariamente mais frequentes todos os anos, mas quando vierem, serão mais intensas e destrutivas.

• Sad 3
Posted
há 15 horas, Ficcão Total disse:

De manhã só chove em algumas ilhas dos Açores

Ainda vamos ter recorde de votação até às 12h 🤣

Bingo, tivemos a maior participação dos últimos 20 anos em Presidenciais até esse horário.

Posted
há 9 horas, ilovetv.2008 disse:

Bingo, tivemos a maior participação dos últimos 20 anos em Presidenciais até esse horário.

Para isso também pesou o voto dos antecipados que são descarregados nas urnas antes da abertura das mesas de voto…

• Thanks 1
Posted
há 50 minutos, tuscano disse:

Certo, mas primeiro ainda temos de levar com um pouco da Oriana.

Como a Oriana vai começar em Espanha, pode ser que aqui seja meiga

Se bem que já recebi sms da CML e Procivil por causa da chuvada desta madrugada

Posted

ALERTA CM SOL É VISTO EM VÁRIOS PONTOS DE PORTUGAL... HÁ QUEM DIGA QUE É ALUCINAÇÃO HÁ QUEM JÁ ESTEJA NA PRAIA (no que restou)... 

Há relatos que dizem ser a nossa senhora de Fátima!

Não acreditem em tudo o que vêm! :clink:

• LOL 12
Posted

A reação dos portugueses ao olhar para a janela e perceber que pode finalmente pôr a roupa a secar na varanda :clink:

Aqui na minha zona nos próximos dias só está previsto chover 4ª feira e segundo meteorologistas, não há previsão de mais tempestades nos próximos 15 dias :rezando: 

• Love 1
Posted
há 2 horas, Max30 disse:

A reação dos portugueses ao olhar para a janela e perceber que pode finalmente pôr a roupa a secar na varanda :clink:

Aqui na minha zona nos próximos dias só está previsto chover 4ª feira e segundo meteorologistas, não há previsão de mais tempestades nos próximos 15 dias :rezando: 

Boas notícias para os portugueses, más notícias para os vampiros :pinderica:

Posted
há 6 horas, KitKat disse:

O que é esta coisa meia amarela que aparece no céu? É um tremoço?

Fui pesquisar à internet e acho que se chama "Sol"... Dizem que era uma coisa comum em 2025

• Love 1
  • LOL 5