Jump to content

Grafismo e Promoção TVI


_zapping_

Posts Recomendados

  • Respostas 11,4k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Já não vinha aqui faz algum tempo, mas tinha de apenas dizer que é extremamente triste, para qualquer profissional na área do design, amador ou não, ver um canal como a TVI a recorrer à inteligência artificial desta maneira, com pouco brio visual. Saber que é o suficiente para levantar ‘feedback’ positivo é assustador, e realmente um tiro enorme para os anos de trabalho e estudo necessários para um profissional que trate o design com o respeito, dedicação e genuíno amor. 

Entre detalhes não arranjados, geral incoerência nas imagens, e clara não manipulação adicional dos *outputs* da IA, são criações frias, que notoriamente não tiveram o toque humano que torna a magia que é o design tão...mágica (passo a redundância).

Sei que há quem vá achar que é exagero, que é lamechisse, que o que importa é ser bonito, e está tudo ok, compreendo e respeito na totalidade. É uma pena é que o design rápido se tenha transformado nisto, num "satisfaz", nomeadamente em canais de grande envergadura como a TVI, que tem todos os recursos monetários para construir algo bonito, com cabeça tronco e membros.

  • Gosto 12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ele mentiu? Esse e os outros separadores estão uma vergonha… 

As imagens estão super mal construídas. Designer ou não, aquilo não tem qualquer brio. Parece que foi a primeira coisa que apareceu quando eles pegaram na ferramenta AI e disseram “merge TVI logo with a summer background”

Como é que se aprova isto?

  • Gosto 5
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Olhos Abertos disse:

Mas ele mentiu? Esse e os outros separadores estão uma vergonha… 

As imagens estão super mal construídas. Designer ou não, aquilo não tem qualquer brio. Parece que foi a primeira coisa que apareceu quando eles pegaram na ferramenta AI e disseram “merge TVI logo with a summer background”

Como é que se aprova isto?

Não concordo nada. São diferentes do dito habitual na TVI, não vejo assim tanto erro de construção.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Filipe disse:

Não posso concordar. A TVI tem uma equipa de designers gráficos e estes podem recorrer a qualquer ferramenta para realizar o seu trabalho.

Concordo contigo, não passa de uma implicancia.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Sour disse:

Essa pessoa (não sei o genero que se identifica) é tão irritante, meu deus... reclama de tudo aí no twitter

Amig mas é precisamente para isso que serve o twitter

há 1 minuto, goncalododesign disse:

Nao é propriamente o fórum certo mas não sabia onde escrever,alguém viu as notícias sobre um novo canal generalista da Média capital ?

Isso é neste tópico 

 

  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gente até parece que a TVI sempre foi um poço de bom gosto no que a grafismos/design diz respeito. Desde a sua génese deve-se contar pelos dedos das mãos os poucos projetos de design efetivamente bons. 
Se agora dispõem de uma ferramenta que em poucos minutos faz o que uma pessoa provavelmente levaria dias a fazer é mais do que óbvio que o vão fazer. O pessoal mais chateado com isso provavelmente é pessoal da área do design, mas com os recentes avanços da AI generativa é bom que comecem a procurar outras valências porque está mais que claro que é uma área que vai ser bastante afetada.

E, já agora, esses separadores até estão bastante aceitáveis levando em conta as aberrações que o canal já apresentou feito por “designers”.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/06/2024 at 00:58, goncalododesign disse:

 

 

Tão incrivelmente horrível, que até apaguei as imagens da citação para não ferir mais os olhos. Preferia que o Terruta voltasse com os grafismos comprados, se é para isto...

há 21 horas, RodrigoMarquês. disse:

Eu também . 😅 Mas consigo perceber a indignação dos designers… O que eles não devem saber é que se o Terruta punha a mão só ia estragar . :ph34r:

Como se não tivesse sido ideia do próprio Terruta em usar, tendo em conta os comportamentos que já se viram no passado...

há 20 horas, Filipe disse:

Não posso concordar. A TVI tem uma equipa de designers gráficos e estes podem recorrer a qualquer ferramenta para realizar o seu trabalho.

Tem? A sério? É que não parece... E isto não é usar uma ferramenta, é literalmente copiar trabalho de casa.

há 20 horas, Sour disse:

Concordo contigo, não passa de uma implicancia.

 

há 19 horas, Norbous disse:

Gente até parece que a TVI sempre foi um poço de bom gosto no que a grafismos/design diz respeito. Desde a sua génese deve-se contar pelos dedos das mãos os poucos projetos de design efetivamente bons. 
Se agora dispõem de uma ferramenta que em poucos minutos faz o que uma pessoa provavelmente levaria dias a fazer é mais do que óbvio que o vão fazer. O pessoal mais chateado com isso provavelmente é pessoal da área do design, mas com os recentes avanços da AI generativa é bom que comecem a procurar outras valências porque está mais que claro que é uma área que vai ser bastante afetada.

E, já agora, esses separadores até estão bastante aceitáveis levando em conta as aberrações que o canal já apresentou feito por “designers”.

Nunca foi, mas não é por isso que se deva recorrer a isto. Aliás, desde 2000 que a TVI tem um histórico de ser um canal sem qualquer tipo de identidade gráfica que identifique a missão os conteúdos do canal. Mesmo em rebrand de 2000 (feito lá fora!) é completamente vazio de conteúdo.

Sabes porque é que a IA generativa ganhou o balanço que ganhou? Porque é literalmente fácil copiar e reproduzir texto e imagem e mostrar um resultado final disso a quem financia estes projectos, porque muita gente que trabalha em investigação de IA odeia ver a tecnologia a ser usada desta forma. Design (ou arte no geral) não é apenas um, corte e costura. Há bastante conteúdo para além do simples trabalho plástico. A valência do designer é saber fazer esse trabalho e aplicar conteúdo e significado no mesmo. O que é que queres que um designer gráfico faça mais? Assar chouriças enquanto cria identidades para marcas?

Eu não sou contra o uso de IA. Aliás, de futuro e nos usos adequados, pode ser excelente, mesmo em TV. Contudo, da maneira como está a ser usada actualmente é apenas e só um encher o cu a pançudos multimilionários e vocês aplaudem todos felizes como se isso vos fosse beneficiar. A falta de noção é bem forte para esses lados!

  • Gosto 5
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, JDaman disse:

Nunca foi, mas não é por isso que se deva recorrer a isto. Aliás, desde 2000 que a TVI tem um histórico de ser um canal sem qualquer tipo de identidade gráfica que identifique a missão os conteúdos do canal. Mesmo em rebrand de 2000 (feito lá fora!) é completamente vazio de conteúdo.

 

Até acho que a TVI antes desse rebrand de 2000 tinha uns grafismos bem giros, e até o logo tinha uma identidade (aquele do berlinde). Esse rebrand de inicio estava bem feito, depois evoluiu foi muito mal a partir de certa altura. A SIC nesse aspeto sempre teve uma identidade mais vincada.

Editado por D91
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma posição bastante clara acerca da AI - aliás, há uns tempos, um forista andava a usar a AI para tecer críticas sociais e transmitir conhecimento, ignorando que o CHATGPT está cheio de erros, citando até livros que nem existem :clown: -, no entanto, não deixa de ser curioso que haja tanta indignação com o uso da AI por ser preguiçoso, mas ache-se normal que os nossos canais copiem identidades gráficas de outros países. Isso é também literalmente copiar o trabalho de casa :haha: Entre o mau uso da AI e inspirações muito semelhantes (para não chamar plágio), para mim, não há grande diferença.

Editado por Fernando
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Fernando disse:

Eu tenho uma posição bastante clara acerca da AI - aliás, há uns tempos, um forista andava a usar a AI para tecer críticas sociais e transmitir conhecimento, ignorando que o CHATGPT está cheio de erros, citando até livros que nem existem :clown: -, no entanto, não deixa de ser curioso que haja tanta indignação com o uso da AI por ser preguiçoso, mas ache-se normal que os nossos canais copiem identidades gráficas de outros países. Isso é também literalmente copiar o trabalho de casa :haha: Entre o mau uso da AI e inspirações muito semelhantes (para não chamar plágio), para mim, não há grande diferença.

 

 

 

 

 

 

Olha aqui está um grande exemplo daquilo que estás a dizer! :sarcastic:

  • Obrigado 1
  • Haha 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...