Jump to content

Transferências Televisivas


VTL

Posts Recomendados

Vi hoje um post onde diziam que a Ana Guiomar ter ido para a TVI foi uma excelente transferência porque se tornou uma atriz de primeira linha, após anos a ser secundária na SIC.

E para vocês que transferências foram boas e/ou más?

Quem devia urgentemente mudar de canal para dar um "salto" na carreira? (Atores, apresentadores, jornalistas, etc.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Principais transferências da tv portuguesa. 

Herman José sai da RTP para a SIC

Esta deve ter sido a primeira grande transferência da tv portuguesa. 

A estreia de Herman na SIC teve 76% de share.

Spoiler

22331466_LWzQz.jpeg

Manuel Luís Goucha sai da RTP para a TVI 

Em Setembro de 2002 Goucha sai da RTP e é contratado pela TVI, protagonizando uma transferência inesperada. Na TVI passou a conduzir o então novo programa das manhãs do canal, o "Olá Portugal".

Fatima Lopes sai da SIC para a TVI 

Em 2010 mais uma transferência inesperada. Fátima Lopes deixa a SIC, onde deu a cara pelos programas das manhãs do canal, e é contratada pela TVI. 

Na altura da saída, Fátima Lopes conduzia o programa das tardes do canal, "Vida Nova".

Spoiler

22331471_PR7zz.jpeg

Júlia Pinheiro sai da TVI para a SIC 

Depois de semanas de especulação, no final de 2010 é confirmada a saída de Júlia Pinheiro da TVI para a SIC. Uma transferência muito falada na imprensa. Júlia na SIC foi apresentar o novo programa das manhãs, "Querida Júlia", e ainda um programa em horário nobre, "Peso Pesado" e ainda assumiu um cargo na direcção do canal.

Spoiler

22318258_Uzri7.jpeg

João Baião sai da RTP para a SIC 

Em Abril de 2014, João Baião deixa a RTP para regressar à SIC. 

O apresentador esteve sete anos na televisão pública onde conduziu diversos programas como Portugal no Coração ou Praça da Alegria. 

No regresso à SIC conduziu programas como Sabadabadão ou Grande Tarde.

Cristina Ferreira sai da TVI para a SIC 

Entrou na TVI em 2002 onde conduziu diversos programas, com destaque para "Você na TV!", o programa das manhãs.

Com os anos ganhou destaque e tornou-se no principal rosto do entretenimento do canal.

A 22 de agosto de 2018, é anunciada a mudança de Cristina Ferreira da TVI para a SIC, informação que acaba por ser confirmada pela Media Capital.

Após 16 anos na estação de Queluz de Baixo, a apresentadora mudou-se para a rival SIC, onde assume o comando do novo programa das manhãs e o cargo de Consultora Executiva da Direção-Geral de Entretenimento.

Spoiler

22331475_etftA.jpeg

Cristina Ferreira sai da SIC para regressar à TVI 

A 17 de julho de 2020, Cristina Ferreira abandonou a SIC para voltar à TVI de onde saiu em agosto de 2018. Regressa à estação de Queluz de Baixo como diretora de entretenimento e ficção e como acionista da Media Capital, a detentora da TVI.

Spoiler

22331477_SzGak.jpeg

Editado por D91
  • Gosto 5
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/07/2022 at 23:25, Free Live disse:

Eu acho que a Filomena Cautela necessitava de uma mudança de ares e vai acabar por acontecer eventualmente.

Duvido que ela deixe de apresentar projectos na RTP tão cedo para fazer algo numa SIC ou TVI, a não ser que o streaming esteja em cima da mesa, como aconteceu com o Bruno Nogueira. Nem uma nem outra lhe poderiam dar a liberdade para ter em pleno horário nobre algo como o "Programa Cautelar" e acho que ela tem noção disso e do próprio valor que tem junto de uma fatia do público.

On 22/07/2022 at 00:23, D91 disse:

Principais transferências da tv portuguesa. 

Herman José sai da RTP para a SIC

Esta deve ter sido a primeira grande transferência da tv portuguesa. 

A estreia de Herman na SIC teve 76% de share.

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

22331466_LWzQz.jpeg

Manuel Luís Goucha sai da RTP para a TVI 

Em Setembro de 2002 Goucha sai da RTP e é contratado pela TVI, protagonizando uma transferência inesperada. Na TVI passou a conduzir o então novo programa das manhãs do canal, o "Olá Portugal".

Fatima Lopes sai da SIC para a TVI 

Em 2010 mais uma transferência inesperada. Fátima Lopes deixa a SIC, onde deu a cara pelos programas das manhãs do canal, e é contratada pela TVI. 

Na altura da saída, Fátima Lopes conduzia o programa das tardes do canal, "Vida Nova".

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

22331471_PR7zz.jpeg

Júlia Pinheiro sai da TVI para a SIC 

Depois de semanas de especulação, no final de 2010 é confirmada a saída de Júlia Pinheiro da TVI para a SIC. Uma transferência muito falada na imprensa. Júlia na SIC foi apresentar o novo programa das manhãs, "Querida Júlia", e ainda um programa em horário nobre, "Peso Pesado" e ainda assumiu um cargo na direcção do canal.

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

7699969_zFeT7.jpeg

João Baião sai da RTP para a SIC 

Em Abril de 2014, João Baião deuxa a RTP para regressar à SIC. 

O apresentador esteve sete anos ba televisão pública onde conduziu diversos programas como Portugal no Coração ou Praça da Alegria. 

No regresso à SIC conduziu programas como Sabadabadão ou Grande Tarde.

Cristina Ferreira sai da TVI para a SIC 

Entrou na TVI em 2002 onde conduziu diversos programas, com destaque para "Você na TV!", o programa das manhãs.

Com os anos ganhou destaque e tornou-se no principal rosto do entretenimento do canal.

A 22 de agosto de 2018, é anunciada a mudança de Cristina Ferreira da TVI para a SIC, informação que acaba por ser confirmada pela Media Capital.

Após 16 anos na estação de Queluz de Baixo, a apresentadora mudou-se para a rival SIC, onde assume o comando do novo programa das manhãs e o cargo de Consultora Executiva da Direção-Geral de Entretenimento.

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

22331475_etftA.jpeg

Cristina Ferreira sai da SIC para regressar à TVI 

A 17 de julho de 2020, Cristina Ferreira abandonou a SIC para voltar à TVI de onde saiu em agosto de 2018. Regressa à estação de Queluz de Baixo como diretora de entretenimento e ficção e como acionista da Media Capital, a detentora da TVI.

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

22331477_SzGak.jpeg

De recordar que o João Baião já estava pela RTP bem antes de 2007. Já na altura do Rangel ele já aparecia nalgumas coisas na RTP1. Tanto é que nessa altura o "Big Show SIC" passou pela mão de uns quantos apresentadores até o formato ser eventualmente retirado do ar.

A do Herman é interessante, porque se fazia bons valores, acho que também levou a um certo tombo na imagem pública dele. E para ser sincero, o Herman SIC praticamente só valia a pena pelos sketches escritos pela malta das PF e interpretados por nomes como a Maria Rueff, o Nuno Lopes e o próprio Herman. De resto, o programa estava, em qualidade, uns bons furos abaixo daquilo que se podia ver no Herman 98/99. Ainda me lembro de apanhar várias pessoas a dizer na altura a dizer que não podiam ver o Herman à frente porque passou a fazer "humor javardo e porco". E diga-se de passagem que até nos próprios convidados viam-se coisas que provavelmente e com alguma dificuldades não se iriam ver no Herman 98/99 (bruxos, malta de voodoo e espíritos, gajos que decoram matrículas, Fernandos Rochas da vida, etc.). Uns anos depois do Herman SIC ter terminado e acho que um pouco antes dele ter voltado à RTP lembro-me de ter lido o Herman a dizer que um dos maiores arrependimentos da carreira dele foi ter deixado a RTP (tenho que ir buscar uma fonte para isto). A ser verdade, não fico chocado. Contudo, é talvez um dos momentos de maior disrupção na TV portuguesa: a grande cara da TV pública e garante de audiências da mesma junta-se ao malvado vilão privado de Carnaxide, quase à Anakin Skywalker.

E menção honrosa para a Cristina (2018 para a SIC e não a de 2020 para a TVI) e o Goucha. Saídas relativamente chocantes e que não tiveram logo um efeito assim tão imediato nos primeiros meses, mas a médio-longo prazo alteraram o paradigma nos números das audiências. No caso do Goucha, a saída dele até foi uma dádiva para a Sónia Araújo, que ao pé do Jorge Gabriel teve uma subida estratoférica na carreira e acabou por ser tornar numas das principais caras da RTP. A de Catarina Furtado também merece algum destaque por trouxe para a RTP um nome forte para o entretenimento, algo que me parecia estar em falta. O formato da "Operação Triunfo" assentou-lhe bem e conseguiu na RTP o espaço para trabalhar outros projectos que hoje em dia seriam descartados da grelha das privadas.

No caso da Júlia em 2011 e do Baião em 2014, estiveram praticamente a assinar o fim das suas carreiras televisivas com isso. Meses depois da estreia do Querida Júlia/Queridas Manhãs, a Júlia não se revelou com sendo a pedra basilar para mexer com o daytime, chegando ao ponto de em períodos de férias escolares ter o programa a ser atropelado pela RTP2 e pelo Disney Channel. Teve um rasgo com o Peso Pesado, mas foi durante anos o único ponto de destaque que teve na SIC (com os pontos baixos a serem o "Sabadabadão" e o "Olé"). O João Baião para ter uma mão-cheia de nada. Começou logo com o "Sabadabadão" e acabou a ficar enfiado no "Portugal em Festa" ad eternum até o programa ser cancelado. Teve pelo meio um programa de daytime que falhou em cumprir o objectivo proposto da SIC, o que acabou por a impressão de que afinal ele nem era assim tão preciso naquelas bandas como deu a parecer em 2014. Ambos tiveram as carreiras televisivas ressuscitadas com a entrada do Daniel Oliveira e um daytime da parte da manhã revigorado pela Cristina Ferreira, que ajudou a melhorar os números para o novo programa da Júlia nas tardes, que era relativamente diferente do que entrou inicialmente para fazer. O Baião teve o tubo de ensaio com as manhãs ao fim-de-semana, para aquilo que seria o seu grande relançamento (e ironicamente, enterranço ainda mais aprofundado da TV generalista aos fins-de-semana) com o "Domingão". Demorou um bom número de anos até que as transferências destes dois valessem minimamente a pena.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@JDaman, o João Baião foi para a RTP - no fundo foi um regresso pois foi lá que começou em televisão, principalmente com o histórico Grande Noite em 92/93 - no final de 2000 pela mão do director do canal Jaime Fernandes. Iria apresentar o Sábado à Noite (música, sorteio do Totoloto, sketches). Esse programa viria a ser cancelado pouco depois da entrada do Rangel, um ano depois. Na era “rangelista” faria o talkshow João Baião nas tardes de sábado durante boa parte do ano de 2002. Foi dispensado pela RTP e a seguir a isso teve um hiato em que esteve fora da TV até ao Portugal no Coração em 2007, exceptuado o episódico A Culpa é do Macaco na SIC em 2003 - que imagino que tenha corrido mal.

  • Gosto 5
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Rangel disse:

@JDaman, o João Baião foi para a RTP - no fundo foi um regresso pois foi lá que começou em televisão, principalmente com o histórico Grande Noite em 92/93 - no final de 2000 pela mão do director do canal Jaime Fernandes. Iria apresentar o Sábado à Noite (música, sorteio do Totoloto, sketches). Esse programa viria a ser cancelado pouco depois da entrada do Rangel, um ano depois. Na era “rangelista” faria o talkshow João Baião nas tardes de sábado durante boa parte do ano de 2002. Foi dispensado pela RTP e a seguir a isso teve um hiato em que esteve fora da TV até ao Portugal no Coração em 2007, exceptuado o episódico A Culpa é do Macaco na SIC em 2003 - que imagino que tenha corrido mal.

Antes do Portugal no Coração, o João Baião ainda foi jurado no Dança Comigo. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Rangel disse:

@JDaman, o João Baião foi para a RTP - no fundo foi um regresso pois foi lá que começou em televisão, principalmente com o histórico Grande Noite em 92/93 - no final de 2000 pela mão do director do canal Jaime Fernandes. Iria apresentar o Sábado à Noite (música, sorteio do Totoloto, sketches). Esse programa viria a ser cancelado pouco depois da entrada do Rangel, um ano depois. Na era “rangelista” faria o talkshow João Baião nas tardes de sábado durante boa parte do ano de 2002. Foi dispensado pela RTP e a seguir a isso teve um hiato em que esteve fora da TV até ao Portugal no Coração em 2007, exceptuado o episódico A Culpa é do Macaco na SIC em 2003 - que imagino que tenha corrido mal.

Antes do A Culpa é do Macaco - que lembro-me de nunca ter visto porque rapidamente passou para a meia-noite - fez também o Campeões Nacionais no Verão de 2003, que teve relativo sucesso. Supostamente ele tinha contrato até 2004, mas depois do flop do A Culpa é do Macaco acabou por não fazer mais nada para a SIC.

O regresso à RTP foi como júri no Dança Comigo, em 2006, e depois como apresentador do Portugal Azul (uma espécia de Aqui Portugal para comemorar os 50 anos da RTP).

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Rangel disse:

@JDaman, o João Baião foi para a RTP - no fundo foi um regresso pois foi lá que começou em televisão, principalmente com o histórico Grande Noite em 92/93 - no final de 2000 pela mão do director do canal Jaime Fernandes. Iria apresentar o Sábado à Noite (música, sorteio do Totoloto, sketches). Esse programa viria a ser cancelado pouco depois da entrada do Rangel, um ano depois. Na era “rangelista” faria o talkshow João Baião nas tardes de sábado durante boa parte do ano de 2002. Foi dispensado pela RTP e a seguir a isso teve um hiato em que esteve fora da TV até ao Portugal no Coração em 2007, exceptuado o episódico A Culpa é do Macaco na SIC em 2003 - que imagino que tenha corrido mal.

 

há 8 minutos, D91 disse:

Antes do Portugal no Coração, o João Baião ainda foi jurado no Dança Comigo. 

 

há 5 minutos, miguelalex23 disse:

Antes do A Culpa é do Macaco - que lembro-me de nunca ter visto porque rapidamente passou para a meia-noite - fez também o Campeões Nacionais no Verão de 2003, que teve relativo sucesso. Supostamente ele tinha contrato até 2004, mas depois do flop do A Culpa é do Macaco acabou por não fazer mais nada para a SIC.

O regresso à RTP foi como júri no Dança Comigo, em 2006, e depois como apresentador do Portugal Azul (uma espécia de Aqui Portugal para comemorar os 50 anos da RTP).

Obrigado a todos pelas correções. :)

Como é que me pude esquecer do "Campeões Nacionais"? Eu era vidrado nesse programa quando era puto! Shame on me.

Editado por JDaman
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Rapha-el disse:

Já podia era vir aí outra transferência bombástica para mexer com o marasmo que ultimamente reina na televisão portuguesa. :nostalgia:

Não sei até que ponto tal vai voltar a acontecer. Nesse aspecto, acho que a última bomba será sempre o regresso praticamente inesperado da Cristina à TVI. A TV também está a ir noutro sentido, onde se "formam" poucas caras para apenas entretenimento (a SIC perdeu muito com o marasmo actual do CC, a sua escola de apresentadores e a TVI apostou tudo na Cristina e nunca mais se deu ao trabalhar de elevar mais alguém no canal) e muitos actores e muitas actrizes acabam por ser pau de toda a obra. O star power actual está a rodar muito mais para os actores e actrizes, o que faz algum sentido dado que estamos numa altura onde a ficção (não falo das novelas) está a ter um período de estado de graça, com bastantes produções e algumas de uma qualidade interessante, embora o formato novela também ajude porque a forma como as direcções vendem a novela cá é logo ter alguma cara laroca estampada na produção desde o primeiro dia.

Editado por JDaman
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

transferencia bombastica seria o goucha ir para a sic

acho que so mesmo essa seria igualmente bomba face à ultima que ja se referiu (a da cristina)

de resto nao ha nada muito impactante e que mexesse com o mercado televisivo

acho que o goucha devia mesmo terminar a sua carreira na sic num grande programa de horario nobre, nunca la esteve

Editado por jt9
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos numa fase em que a televisão portuguesa está a sofrer profundas e irreversíveis mudanças. As outrora "grandes caras" estão, a meu ver, a perder um pouco a sua grandeza. A última grande transferência foi, sem dúvida, a da Cristina para a TVI, que não deveria ter acontecido tão cedo. Estragou-lhe completamente a imagem, ou, pelo menos, a unanimidade que havia em relação a si. A destacar, também, mais ou menos na mesma altura, a saída de duas caras marcantes da TVI para a concorrente: Alexandra Lencastre e Dalila Carmo. É estranhíssimo vê-las na SIC... No entanto, penso que, com o crescimento do streaming, iremos ter cada vez menos actores fixos de cada canal.

Herman José (2000), Fátima Lopes (2010) e Cristina Ferreira (2018) foram as mais marcantes. A transferência do Herman para a SIC acabou por fazer com que a sua carreira sofresse um grande abalo. O HermanSIC, no início, era um programa bastante interessante e engraçado. Com o tempo, foi-se tornando cada vez mais insuportável. A certa altura, tornou-se completamente absurdo e ridículo. Acabar com o programa foi uma das melhores decisões do Penim, olhando, agora, com alguma distância. Na transferência da Fátima, pensei que ela iria realmente mudar a sua forma de trabalhar e experimentar novos e diferentes formatos, mas, com a saída da Júlia (muitíssimo maléfica, visto que passou de senhora das tardes e figura principal da TVI para a "Querida Júlia" flopona que chegou a perder para os desenhos animados da RTP2), passou a fazer mais do mesmo: programas de chorar e chorar por menos. No entanto, penso que, durante o tempo em que esteve na "4", foi uma figura muito respeitada, embora o que lhe foi feito antes de sair (com razão) foi feio e não deveria ter acontecido (estragos de Cristina...). A da Cristina foi uma lufada de ar fresco. Foi com O Programa da Cristina que a SIC se reergueu e a televisão portuguesa sofreu uma grande reviravolta. Foi muito benéfico para a sua carreira.

Nomes como Filomena Cautela, Tânia Ribas de Oliveira ou Catarina Furtado mereciam uma mudança de ares, mas creio que não o queiram fazer, pelo menos nos próximos tempos. 

  • Gosto 5
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, D91 disse:

Eu acho que fazia bem à Catarina Furtado ir para uma televisão privada. Para deixar de ter o rótulo de que ganha um ordenado milionário na RTP. 

Bem que podia ir para a TVI que está carente de boas caras. Tem as Marias, a Iva e a Cristina basicamente. A TVI perdeu a Fátima, Leonor Poeiras e a Isabel Silva. Isto falando de rostos femininos. Ela não é excelente, mas cumpre bem. Estão lá nomes bem piores no canal.

Editado por Vieira
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Eu acho que fazia bem à Catarina Furtado ir para uma televisão privada. Para deixar de ter o rótulo de que ganha um ordenado milionário na RTP. 

Não acho nada.

Na RTP 1, dão-lhe a oportunidade de apresentar formatos que certamente não teriam lugar numa estação privada, como Príncipes do Nada. Além disso, é uma cara de primeira linha da estação.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
On 26/07/2022 at 16:36, jt9 disse:

transferencia bombastica seria o goucha ir para a sic

acho que so mesmo essa seria igualmente bomba face à ultima que ja se referiu (a da cristina)

de resto nao ha nada muito impactante e que mexesse com o mercado televisivo

acho que o goucha devia mesmo terminar a sua carreira na sic num grande programa de horario nobre, nunca la esteve

Quando dizes que nunca esteve é na SIC porque já apresentou imensos programas de HN na TVI.

Uma transferência televisiva que ainda ninguém referiu foi há 29 anos da Marina Mota da RTP para a SIC. Foi ganhar um balúrdio e foi a primeira grande transferência na TV portuguesa porque ela era campeã de audiências na RTP - a sitcom "Marina Marina" (https://brincabrincando.com/marina-marina/#1563996439807-369e93ae-aeac) fazia audiências estrondosas (estava sempre no top 3 semanal de programas mais vistos).

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A única transferência no entretenimento que talvez tivesse algum impacto seria a Júlia Pinheiro regressar à TVI. 

Mas já tanta gente mudou de canal na última década que já se tornou numa coisa banal. E já não tem assim tanta importância. 

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, AndreRob disse:

Não vai acontecer...

Isso não sabemos, mas penso que a Júlia, com uma carreia mais do que consolidada, está muito confortável na SIC e, provavelmente, nem sequer sente necessidade de voltar a sair para outra estação; fala com orgulho de ser uma das fundadoras sempre que se comemora o aniversário da estação e tem um estatuto privilegiado dentro do grupo Impresa. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Rapha-el disse:

Isso não sabemos, mas penso que a Júlia, com uma carreia mais do que consolidada, está muito confortável na SIC e, provavelmente, nem sequer sente necessidade de voltar a sair para outra estação; fala com orgulho de ser uma das fundadoras sempre que se comemora o aniversário da estação e tem um estatuto privilegiado dentro do grupo Impresa. 

Sim e ela gosta do formato que faz, por isso também nem tem muito interesse em ir além disso... e como as coisas são hoje em dia já é demasiado arriscado saltar de canal , sobretudo se tens uma carreira consolidada. É da mesma forma que não vejo o Goucha a ir para outro canal, ele ficará na tvi até assim o entender...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
  • 7 meses depois...
On 29/07/2023 at 10:40, D91 disse:

Acho que a Tânia Ribas de Oliveira precisa de mudar de canal dentro de alguns anos. Penso que a longo prazo não será bom para ela ficar eternamente na RTP. 

Não digas isso à Tina!

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...