Jump to content

Recommended Posts

Posted

Vi hoje um post onde diziam que a Ana Guiomar ter ido para a TVI foi uma excelente transferência porque se tornou uma atriz de primeira linha, após anos a ser secundária na SIC.

E para vocês que transferências foram boas e/ou más?

Quem devia urgentemente mudar de canal para dar um "salto" na carreira? (Atores, apresentadores, jornalistas, etc.)

Posted

A Ana Guiomar é co-protagonista e foi aposta no entretenimento, mas não sei se podemos dizer que é uma atriz de primeira linha. Vai depender dos próximos projetos.

Eu acho que a Filomena Cautela necessitava de uma mudança de ares e vai acabar por acontecer eventualmente.

• Like 3
Posted (edited)

Principais transferências da tv portuguesa. 

Herman José sai da RTP para a SIC

Esta deve ter sido a primeira grande transferência da tv portuguesa. 

A estreia de Herman na SIC teve 76% de share.

Spoiler

22331466_LWzQz.jpeg

Manuel Luís Goucha sai da RTP para a TVI 

Em Setembro de 2002 Goucha sai da RTP e é contratado pela TVI, protagonizando uma transferência inesperada. Na TVI passou a conduzir o então novo programa das manhãs do canal, o "Olá Portugal".

Fatima Lopes sai da SIC para a TVI 

Em 2010 mais uma transferência inesperada. Fátima Lopes deixa a SIC, onde deu a cara pelos programas das manhãs do canal, e é contratada pela TVI. 

Na altura da saída, Fátima Lopes conduzia o programa das tardes do canal, "Vida Nova".

Spoiler

22331471_PR7zz.jpeg

Júlia Pinheiro sai da TVI para a SIC 

Depois de semanas de especulação, no final de 2010 é confirmada a saída de Júlia Pinheiro da TVI para a SIC. Uma transferência muito falada na imprensa. Júlia na SIC foi apresentar o novo programa das manhãs, "Querida Júlia", e ainda um programa em horário nobre, "Peso Pesado" e ainda assumiu um cargo na direcção do canal.

Spoiler

22318258_Uzri7.jpeg

João Baião sai da RTP para a SIC 

Em Abril de 2014, João Baião deixa a RTP para regressar à SIC. 

O apresentador esteve sete anos na televisão pública onde conduziu diversos programas como Portugal no Coração ou Praça da Alegria. 

No regresso à SIC conduziu programas como Sabadabadão ou Grande Tarde.

Cristina Ferreira sai da TVI para a SIC 

Entrou na TVI em 2002 onde conduziu diversos programas, com destaque para "Você na TV!", o programa das manhãs.

Com os anos ganhou destaque e tornou-se no principal rosto do entretenimento do canal.

A 22 de agosto de 2018, é anunciada a mudança de Cristina Ferreira da TVI para a SIC, informação que acaba por ser confirmada pela Media Capital.

Após 16 anos na estação de Queluz de Baixo, a apresentadora mudou-se para a rival SIC, onde assume o comando do novo programa das manhãs e o cargo de Consultora Executiva da Direção-Geral de Entretenimento.

Spoiler

22331475_etftA.jpeg

Cristina Ferreira sai da SIC para regressar à TVI 

A 17 de julho de 2020, Cristina Ferreira abandonou a SIC para voltar à TVI de onde saiu em agosto de 2018. Regressa à estação de Queluz de Baixo como diretora de entretenimento e ficção e como acionista da Media Capital, a detentora da TVI.

Spoiler

22331477_SzGak.jpeg

Edited by D91
  • Like 5
  • Love 2
Posted
On 21/07/2022 at 23:25, Free Live disse:

Eu acho que a Filomena Cautela necessitava de uma mudança de ares e vai acabar por acontecer eventualmente.

Duvido que ela deixe de apresentar projectos na RTP tão cedo para fazer algo numa SIC ou TVI, a não ser que o streaming esteja em cima da mesa, como aconteceu com o Bruno Nogueira. Nem uma nem outra lhe poderiam dar a liberdade para ter em pleno horário nobre algo como o "Programa Cautelar" e acho que ela tem noção disso e do próprio valor que tem junto de uma fatia do público.

On 22/07/2022 at 00:23, D91 disse:

Principais transferências da tv portuguesa. 

Herman José sai da RTP para a SIC

Esta deve ter sido a primeira grande transferência da tv portuguesa. 

A estreia de Herman na SIC teve 76% de share.

Spoiler - mostrar conteúdo oculto

22331466_LWzQz.jpeg

Manuel Luís Goucha sai da RTP para a TVI 

Em Setembro de 2002 Goucha sai da RTP e é contratado pela TVI, protagonizando uma transferência inesperada. Na TVI passou a conduzir o então novo programa das manhãs do canal, o "Olá Portugal".

Fatima Lopes sai da SIC para a TVI 

Em 2010 mais uma transferência inesperada. Fátima Lopes deixa a SIC, onde deu a cara pelos programas das manhãs do canal, e é contratada pela TVI. 

Na altura da saída, Fátima Lopes conduzia o programa das tardes do canal, "Vida Nova".

22331471_PR7zz.jpeg

Júlia Pinheiro sai da TVI para a SIC 

Depois de semanas de especulação, no final de 2010 é confirmada a saída de Júlia Pinheiro da TVI para a SIC. Uma transferência muito falada na imprensa. Júlia na SIC foi apresentar o novo programa das manhãs, "Querida Júlia", e ainda um programa em horário nobre, "Peso Pesado" e ainda assumiu um cargo na direcção do canal.

7699969_zFeT7.jpeg

João Baião sai da RTP para a SIC 

Em Abril de 2014, João Baião deuxa a RTP para regressar à SIC. 

O apresentador esteve sete anos ba televisão pública onde conduziu diversos programas como Portugal no Coração ou Praça da Alegria. 

No regresso à SIC conduziu programas como Sabadabadão ou Grande Tarde.

Cristina Ferreira sai da TVI para a SIC 

Entrou na TVI em 2002 onde conduziu diversos programas, com destaque para "Você na TV!", o programa das manhãs.

Com os anos ganhou destaque e tornou-se no principal rosto do entretenimento do canal.

A 22 de agosto de 2018, é anunciada a mudança de Cristina Ferreira da TVI para a SIC, informação que acaba por ser confirmada pela Media Capital.

Após 16 anos na estação de Queluz de Baixo, a apresentadora mudou-se para a rival SIC, onde assume o comando do novo programa das manhãs e o cargo de Consultora Executiva da Direção-Geral de Entretenimento.

22331475_etftA.jpeg

Cristina Ferreira sai da SIC para regressar à TVI 

A 17 de julho de 2020, Cristina Ferreira abandonou a SIC para voltar à TVI de onde saiu em agosto de 2018. Regressa à estação de Queluz de Baixo como diretora de entretenimento e ficção e como acionista da Media Capital, a detentora da TVI.

22331477_SzGak.jpeg

De recordar que o João Baião já estava pela RTP bem antes de 2007. Já na altura do Rangel ele já aparecia nalgumas coisas na RTP1. Tanto é que nessa altura o "Big Show SIC" passou pela mão de uns quantos apresentadores até o formato ser eventualmente retirado do ar.

A do Herman é interessante, porque se fazia bons valores, acho que também levou a um certo tombo na imagem pública dele. E para ser sincero, o Herman SIC praticamente só valia a pena pelos sketches escritos pela malta das PF e interpretados por nomes como a Maria Rueff, o Nuno Lopes e o próprio Herman. De resto, o programa estava, em qualidade, uns bons furos abaixo daquilo que se podia ver no Herman 98/99. Ainda me lembro de apanhar várias pessoas a dizer na altura a dizer que não podiam ver o Herman à frente porque passou a fazer "humor javardo e porco". E diga-se de passagem que até nos próprios convidados viam-se coisas que provavelmente e com alguma dificuldades não se iriam ver no Herman 98/99 (bruxos, malta de voodoo e espíritos, gajos que decoram matrículas, Fernandos Rochas da vida, etc.). Uns anos depois do Herman SIC ter terminado e acho que um pouco antes dele ter voltado à RTP lembro-me de ter lido o Herman a dizer que um dos maiores arrependimentos da carreira dele foi ter deixado a RTP (tenho que ir buscar uma fonte para isto). A ser verdade, não fico chocado. Contudo, é talvez um dos momentos de maior disrupção na TV portuguesa: a grande cara da TV pública e garante de audiências da mesma junta-se ao malvado vilão privado de Carnaxide, quase à Anakin Skywalker.

E menção honrosa para a Cristina (2018 para a SIC e não a de 2020 para a TVI) e o Goucha. Saídas relativamente chocantes e que não tiveram logo um efeito assim tão imediato nos primeiros meses, mas a médio-longo prazo alteraram o paradigma nos números das audiências. No caso do Goucha, a saída dele até foi uma dádiva para a Sónia Araújo, que ao pé do Jorge Gabriel teve uma subida estratoférica na carreira e acabou por ser tornar numas das principais caras da RTP. A de Catarina Furtado também merece algum destaque por trouxe para a RTP um nome forte para o entretenimento, algo que me parecia estar em falta. O formato da "Operação Triunfo" assentou-lhe bem e conseguiu na RTP o espaço para trabalhar outros projectos que hoje em dia seriam descartados da grelha das privadas.

No caso da Júlia em 2011 e do Baião em 2014, estiveram praticamente a assinar o fim das suas carreiras televisivas com isso. Meses depois da estreia do Querida Júlia/Queridas Manhãs, a Júlia não se revelou com sendo a pedra basilar para mexer com o daytime, chegando ao ponto de em períodos de férias escolares ter o programa a ser atropelado pela RTP2 e pelo Disney Channel. Teve um rasgo com o Peso Pesado, mas foi durante anos o único ponto de destaque que teve na SIC (com os pontos baixos a serem o "Sabadabadão" e o "Olé"). O João Baião para ter uma mão-cheia de nada. Começou logo com o "Sabadabadão" e acabou a ficar enfiado no "Portugal em Festa" ad eternum até o programa ser cancelado. Teve pelo meio um programa de daytime que falhou em cumprir o objectivo proposto da SIC, o que acabou por a impressão de que afinal ele nem era assim tão preciso naquelas bandas como deu a parecer em 2014. Ambos tiveram as carreiras televisivas ressuscitadas com a entrada do Daniel Oliveira e um daytime da parte da manhã revigorado pela Cristina Ferreira, que ajudou a melhorar os números para o novo programa da Júlia nas tardes, que era relativamente diferente do que entrou inicialmente para fazer. O Baião teve o tubo de ensaio com as manhãs ao fim-de-semana, para aquilo que seria o seu grande relançamento (e ironicamente, enterranço ainda mais aprofundado da TV generalista aos fins-de-semana) com o "Domingão". Demorou um bom número de anos até que as transferências destes dois valessem minimamente a pena.

• Like 8
Posted

@JDaman, o João Baião foi para a RTP - no fundo foi um regresso pois foi lá que começou em televisão, principalmente com o histórico Grande Noite em 92/93 - no final de 2000 pela mão do director do canal Jaime Fernandes. Iria apresentar o Sábado à Noite (música, sorteio do Totoloto, sketches). Esse programa viria a ser cancelado pouco depois da entrada do Rangel, um ano depois. Na era “rangelista” faria o talkshow João Baião nas tardes de sábado durante boa parte do ano de 2002. Foi dispensado pela RTP e a seguir a isso teve um hiato em que esteve fora da TV até ao Portugal no Coração em 2007, exceptuado o episódico A Culpa é do Macaco na SIC em 2003 - que imagino que tenha corrido mal.

• Like 5
  • Thanks 1
Posted
há 26 minutos, Rangel disse:

@JDaman, o João Baião foi para a RTP - no fundo foi um regresso pois foi lá que começou em televisão, principalmente com o histórico Grande Noite em 92/93 - no final de 2000 pela mão do director do canal Jaime Fernandes. Iria apresentar o Sábado à Noite (música, sorteio do Totoloto, sketches). Esse programa viria a ser cancelado pouco depois da entrada do Rangel, um ano depois. Na era “rangelista” faria o talkshow João Baião nas tardes de sábado durante boa parte do ano de 2002. Foi dispensado pela RTP e a seguir a isso teve um hiato em que esteve fora da TV até ao Portugal no Coração em 2007, exceptuado o episódico A Culpa é do Macaco na SIC em 2003 - que imagino que tenha corrido mal.

Antes do Portugal no Coração, o João Baião ainda foi jurado no Dança Comigo. 

• Thanks 1
Posted
há 28 minutos, Rangel disse:

Antes do A Culpa é do Macaco - que lembro-me de nunca ter visto porque rapidamente passou para a meia-noite - fez também o Campeões Nacionais no Verão de 2003, que teve relativo sucesso. Supostamente ele tinha contrato até 2004, mas depois do flop do A Culpa é do Macaco acabou por não fazer mais nada para a SIC.

O regresso à RTP foi como júri no Dança Comigo, em 2006, e depois como apresentador do Portugal Azul (uma espécia de Aqui Portugal para comemorar os 50 anos da RTP).

• Like 3
  • Thanks 1
Posted (edited)
há 35 minutos, Rangel disse:

há 8 minutos, D91 disse:

Antes do Portugal no Coração, o João Baião ainda foi jurado no Dança Comigo. 

há 5 minutos, miguelalex23 disse:

Antes do A Culpa é do Macaco - que lembro-me de nunca ter visto porque rapidamente passou para a meia-noite - fez também o Campeões Nacionais no Verão de 2003, que teve relativo sucesso. Supostamente ele tinha contrato até 2004, mas depois do flop do A Culpa é do Macaco acabou por não fazer mais nada para a SIC.

O regresso à RTP foi como júri no Dança Comigo, em 2006, e depois como apresentador do Portugal Azul (uma espécia de Aqui Portugal para comemorar os 50 anos da RTP).

Obrigado a todos pelas correções. :)

Como é que me pude esquecer do "Campeões Nacionais"? Eu era vidrado nesse programa quando era puto! Shame on me.

Edited by JDaman
  • Like 4
Posted

Já podia era vir aí outra transferência bombástica para mexer com o marasmo que ultimamente reina na televisão portuguesa. :nostalgia:

• Like 1
Posted
há 18 minutos, Rapha-el disse:

Já podia era vir aí outra transferência bombástica para mexer com o marasmo que ultimamente reina na televisão portuguesa. :nostalgia:

Assim um Zé Lopes para a RTP? :manas:

• Like 1
  • LOL 9
Posted (edited)
há 2 horas, Rapha-el disse:

Não sei até que ponto tal vai voltar a acontecer. Nesse aspecto, acho que a última bomba será sempre o regresso praticamente inesperado da Cristina à TVI. A TV também está a ir noutro sentido, onde se "formam" poucas caras para apenas entretenimento (a SIC perdeu muito com o marasmo actual do CC, a sua escola de apresentadores e a TVI apostou tudo na Cristina e nunca mais se deu ao trabalhar de elevar mais alguém no canal) e muitos actores e muitas actrizes acabam por ser pau de toda a obra. O star power actual está a rodar muito mais para os actores e actrizes, o que faz algum sentido dado que estamos numa altura onde a ficção (não falo das novelas) está a ter um período de estado de graça, com bastantes produções e algumas de uma qualidade interessante, embora o formato novela também ajude porque a forma como as direcções vendem a novela cá é logo ter alguma cara laroca estampada na produção desde o primeiro dia.

Edited by JDaman
  • Like 4
Posted

Uma transferência que fosse igualmente bomba face à última (Cristina F) seria sempre uma cara forte da RTP ir para TVI, tipo josé rodrigues dos santos, Tânia ribas de oliveira ou filomena cautela. 

Posted (edited)

transferencia bombastica seria o goucha ir para a sic

acho que so mesmo essa seria igualmente bomba face à ultima que ja se referiu (a da cristina)

de resto nao ha nada muito impactante e que mexesse com o mercado televisivo

acho que o goucha devia mesmo terminar a sua carreira na sic num grande programa de horario nobre, nunca la esteve

Edited by jt9
  • Like 2
Posted

Estamos numa fase em que a televisão portuguesa está a sofrer profundas e irreversíveis mudanças. As outrora "grandes caras" estão, a meu ver, a perder um pouco a sua grandeza. A última grande transferência foi, sem dúvida, a da Cristina para a TVI, que não deveria ter acontecido tão cedo. Estragou-lhe completamente a imagem, ou, pelo menos, a unanimidade que havia em relação a si. A destacar, também, mais ou menos na mesma altura, a saída de duas caras marcantes da TVI para a concorrente: Alexandra Lencastre e Dalila Carmo. É estranhíssimo vê-las na SIC... No entanto, penso que, com o crescimento do streaming, iremos ter cada vez menos actores fixos de cada canal.

Herman José (2000), Fátima Lopes (2010) e Cristina Ferreira (2018) foram as mais marcantes. A transferência do Herman para a SIC acabou por fazer com que a sua carreira sofresse um grande abalo. O HermanSIC, no início, era um programa bastante interessante e engraçado. Com o tempo, foi-se tornando cada vez mais insuportável. A certa altura, tornou-se completamente absurdo e ridículo. Acabar com o programa foi uma das melhores decisões do Penim, olhando, agora, com alguma distância. Na transferência da Fátima, pensei que ela iria realmente mudar a sua forma de trabalhar e experimentar novos e diferentes formatos, mas, com a saída da Júlia (muitíssimo maléfica, visto que passou de senhora das tardes e figura principal da TVI para a "Querida Júlia" flopona que chegou a perder para os desenhos animados da RTP2), passou a fazer mais do mesmo: programas de chorar e chorar por menos. No entanto, penso que, durante o tempo em que esteve na "4", foi uma figura muito respeitada, embora o que lhe foi feito antes de sair (com razão) foi feio e não deveria ter acontecido (estragos de Cristina...). A da Cristina foi uma lufada de ar fresco. Foi com O Programa da Cristina que a SIC se reergueu e a televisão portuguesa sofreu uma grande reviravolta. Foi muito benéfico para a sua carreira.

Nomes como Filomena Cautela, Tânia Ribas de Oliveira ou Catarina Furtado mereciam uma mudança de ares, mas creio que não o queiram fazer, pelo menos nos próximos tempos. 

• Like 5
  • Love 1
  • Thanks 1
Posted

Eu acho que fazia bem à Catarina Furtado ir para uma televisão privada. Para deixar de ter o rótulo de que ganha um ordenado milionário na RTP. 

Posted (edited)
há 5 minutos, D91 disse:

Eu acho que fazia bem à Catarina Furtado ir para uma televisão privada. Para deixar de ter o rótulo de que ganha um ordenado milionário na RTP. 

Bem que podia ir para a TVI que está carente de boas caras. Tem as Marias, a Iva e a Cristina basicamente. A TVI perdeu a Fátima, Leonor Poeiras e a Isabel Silva. Isto falando de rostos femininos. Ela não é excelente, mas cumpre bem. Estão lá nomes bem piores no canal.

Edited by Vieira
  • Like 2
Posted
há 1 hora, D91 disse:

Não acho nada.

Na RTP 1, dão-lhe a oportunidade de apresentar formatos que certamente não teriam lugar numa estação privada, como Príncipes do Nada. Além disso, é uma cara de primeira linha da estação.

• Like 4
  • 5 weeks later...
Posted
On 26/07/2022 at 16:36, jt9 disse:

transferencia bombastica seria o goucha ir para a sic

acho que so mesmo essa seria igualmente bomba face à ultima que ja se referiu (a da cristina)

de resto nao ha nada muito impactante e que mexesse com o mercado televisivo

acho que o goucha devia mesmo terminar a sua carreira na sic num grande programa de horario nobre, nunca la esteve

Quando dizes que nunca esteve é na SIC porque já apresentou imensos programas de HN na TVI.

Uma transferência televisiva que ainda ninguém referiu foi há 29 anos da Marina Mota da RTP para a SIC. Foi ganhar um balúrdio e foi a primeira grande transferência na TV portuguesa porque ela era campeã de audiências na RTP - a sitcom "Marina Marina" (https://brincabrincando.com/marina-marina/#1563996439807-369e93ae-aeac) fazia audiências estrondosas (estava sempre no top 3 semanal de programas mais vistos).

• Like 5
  • 3 weeks later...
Posted (edited)

A única transferência no entretenimento que talvez tivesse algum impacto seria a Júlia Pinheiro regressar à TVI. 

Mas já tanta gente mudou de canal na última década que já se tornou numa coisa banal. E já não tem assim tanta importância. 

Edited by D91
Posted
há 24 minutos, D91 disse:

A única transferência no entretenimento que talvez tivesse algum impacto seria a Júlia Pinheiro regressar à TVI. 

Mas já tanta gente mudou de canal na última década que já se tornou numa coisa banal. E já não tem assim tanta importância. 

Não vai acontecer...

• Like 4
Posted
há 2 horas, AndreRob disse:

Não vai acontecer...

Isso não sabemos, mas penso que a Júlia, com uma carreia mais do que consolidada, está muito confortável na SIC e, provavelmente, nem sequer sente necessidade de voltar a sair para outra estação; fala com orgulho de ser uma das fundadoras sempre que se comemora o aniversário da estação e tem um estatuto privilegiado dentro do grupo Impresa. 

• Like 3
Posted
há 1 minuto, Rapha-el disse:

Isso não sabemos, mas penso que a Júlia, com uma carreia mais do que consolidada, está muito confortável na SIC e, provavelmente, nem sequer sente necessidade de voltar a sair para outra estação; fala com orgulho de ser uma das fundadoras sempre que se comemora o aniversário da estação e tem um estatuto privilegiado dentro do grupo Impresa. 

Sim e ela gosta do formato que faz, por isso também nem tem muito interesse em ir além disso... e como as coisas são hoje em dia já é demasiado arriscado saltar de canal , sobretudo se tens uma carreira consolidada. É da mesma forma que não vejo o Goucha a ir para outro canal, ele ficará na tvi até assim o entender...

• Like 3
  • 10 months later...
Posted

Acho que a Tânia Ribas de Oliveira precisa de mudar de canal dentro de alguns anos. Penso que a longo prazo não será bom para ela ficar eternamente na RTP. 

• Like 1
  • 7 months later...
Posted
On 29/07/2023 at 10:40, D91 disse:

Acho que a Tânia Ribas de Oliveira precisa de mudar de canal dentro de alguns anos. Penso que a longo prazo não será bom para ela ficar eternamente na RTP. 

Não digas isso à Tina!

• LOL 3
  • 5 months later...