Jump to content

Ficção RTP1


Ambrósio
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

Para além de Na paz dos anjos, que referi no outro dia, Terra Mãe também é muito boa. O remake de Vila Faia também tem muita qualidade. O original do pouco que vi também é bom, sobretudo o elenco, excelente. Um dia ainda tenho que ver A Banqueira do Povo com mais atenção, vi uns episódios quando deu na rtp memória e pareceu-me muito boa. E é muito bem falada. Roseira Brava e Vidas de Sal vi pouco em repetições, mas parecem ser boas e também são muito bem faladas. Tenho que ver mais um dia. Os Lobos não é má, lembro-me de ver um pouco na exibição original (eu era muito novinho, provavelmente foi a primeira ou das primeiras novelas que vi) e voltei a ver numa repetição da RTP Memória. É boazinha, não é excelente, mas é muito nostálgica para mim, porque foi das primeiras novelas que vi. A Lenda da Garça também foi das primeiras e voltei a espreitar recentemente. A novela é algo parada, mas gosto de ver a Carmen Dolores a representar. Lusitana Paixão e Paixões Proibidas também gostei de ver. De resto, tem muita novela com um enredo banal, mas com elencos excelentes. Destaque para Chuva na Areia, tem um dos melhores elencos que já vi (e quase todos os atores já morreram :p). Em termos de história é mais ou menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/04/2021 at 20:10, Televisão 10 disse:

Confesso que só vi as deste século e, dentro dessas, a minha favorita é o remake de Vila Faia. Uma novela excelente, com diálogos de excelência!

Pelas mãos do Rui Vilhena, tinha de sair algo brutal.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Guida disse:

Pelas mãos do Rui Vilhena, tinha de sair algo brutal.

O remake da "Vila Faia" não é da responsabilidade do Rui Vilhena. Foi escrito pelo Alexandre Castro e a Joana Jorge. Ele só fez a supervisão de texto e o próprio disse que colaborou muito pouco na novela.

Editado por Poderoso TV!
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Poderoso TV! disse:

O remake da "Vila Faia" não é da responsabilidade do Rui Vilhena. Foi escrito pelo Alexandre Castro e a Joana Jorge. Ele só fez a supervisão de texto e o próprio disse que colaborou muito pouco na novela.

Mas tem mão dele e isso nota-se bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já era para ter criado este tópico há algum tempo, mas nunca calhou...

Decidi fazer um top 5 das melhores e piores novelas da RTP. Aqui vai:
 

MELHORES

1. Terra Mãe

Um luxo de novela. Só podia ser do Rui Vilhena, claro. Núcleos muito bem definidos, diálogos excepcionais, como já é habitual nas novelas dele, personagens muito bem construídas e um elenco de luxo. Não perdia um episódio. Cola do início ao fim. Penso que esta novela está no mesmo patamar de Ninguém como Tu. Entre as duas, não consigo escolher a minha preferida de sempre. Aplaudo a diversidade desta novela... em tudo. Os actores estrangeiros, o encontro de aspirantes e veteranos, a fuga aos clichés, o genérico... Tudo é perfeito aqui. Merecia reposição.

2. Roseira Brava

Um novelão! Não sei se é unpopular opinion, mas prefiro RB a A Outra, que muitos consideram a melhor do Tozé. As personagens eram bombásticas e o elenco também era muito bom. Chorei muito com a personagem da Patrícia Tavares, que coitadinha, sofria tanto...

3. A Banqueira do Povo

Também prende imenso. Na altura adorei ver. Não sei quem escreveu isto, mas de certeza foi um profissionalão. Uma das melhores personagens de sempre da Eunice Moñoz como Dona Benta. Destaque para a Xanão, que, como sempre, brilhou. Não sei porque a RTP não apostou mais nela em novelas no período em que esteve lá. Acho que nunca fez nada de novelas para a NBP nos anos 90. Foi um desperdício...

4. Os Lobos

A melhor do Nicholson, sem dúvida. Prendeu-me imenso. Um elenco muito bom, na altura um pouco desconhecido. Sinde Filipe arrasou muito... Música do genérico e resto da banda sonora soberba.

5. Desencontros

Nunca se fez nem se fará nada assim em televisão... É uma novela super estranha: só consegues conhecer a história toda no último episódio. Existem alguns momentos um bocado what, mas com o passar do tempo acaba-se por perceber todos os mistérios e segredos. Outra coisa curiosa é o facto de o vilão Angelino começar por ser um co-protagonista e a meio da história torna-se o antagonista. O espectador não conhece as personagens... vai conhecendo... e há momentos em que pensas "ai aquele é todo bonzinho" e afinal não é bem assim. Às vezes torna-se um bocadinho chata, mas faz parte, para o espectador conseguir perceber com mais precisão todos os acontecimentos.

 

PIORES

1. Filhos do Vento

Espera... vocês perceberam alguma coisa disto? Eu não percebi nada. É este que é filho daquele e irmão do vilão, mas depois já não é filho e é adotado e depois aquelas paixões sem nexo, alguns diálogos forçados que tornam o ambiente constrangedor... Que coisinha horrível. Se se perde um minuto de um episódio, já não se consegue perceber nada. Fiquei muito desiludido, pois a antecessora, Vidas de Sal, tinha sido fantástica...

2. Verão Quente

Ai que horroooooooooor! A história come-se bem, mas há ali coisas tão sem nexo, tão forçadas... Nem falo do Nicolau Breyner, que esteve super mal. Acho que foi mesmo a pior personagem dele em televisão. 

3. Primeiro Amor

A história tinha até bastante potencial, mas como foi escrita pelo Arouca... Enfim. A novela era MUITO parada no início, mas nos episódios finais começou a acelerar e tomou um rumo forçadíssimo, como quem diz "vamos lá despachar esta porcaria que só temos direito a 150 episódios". Apesar de tudo, esta novela oferece o meu vilão preferido, Daniel Cruz, que era uma personagem fantástica. A melhor do Filipe Ferrer em televisão. 

4. Ricardina e Marta

A história não é má, de todo. O que é mau são os diálogos e algumas cenas mal feitas. Mas uma vénia para esta novela, a primeira novela portuguesa de época. Acho que não se explora muito esse género, o que é pena.

5. O Sábio

Só vi os primeiros episódios. Do que vi, não gostei. Havia alguns diálogos super maus e algumas cenas sem sentido. Prestação questionável de alguns actores. A última novela da RTP... Acho que a estação pública também deveria apostar em novelas. Serviço público é fazer diferente. Acham que por não passarem novelas vão se tornar diferentes... Isto quando tem uma programação quase idêntica às privadas no day-time.

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Guida disse:

Só vi os primeiros episódios. Do que vi, não gostei. Havia alguns diálogos super maus e algumas cenas sem sentido. Prestação questionável de alguns actores. A última novela da RTP... Acho que a estação pública também deveria apostar em novelas. Serviço público é fazer diferente. Acham que por não passarem novelas vão se tornar diferentes... Isto quando tem uma programação quase idêntica às privadas no day-time.

Sem dúvida. Eu não percebo essa ideia de que a RTP por ser pública não deve apostar em novelas. Pelo menos ali às 14h deviam ter uma novela. Com a fraca concorrência da SIC e TVI no horário podiam ter boas audiências.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Rui Melo disse:

O que acham de Ajuste de Contas? Quase ninguém fala dela aqui no fórum... Outra pouco falada e A Grande Aposta

Do Ajuste de Contas gosto. Já de A Grande Aposta não gostei muito do que vi quando vi na RTP Memória. Acho Roseira Brava e Vidas de Sal melhores.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Rui Melo disse:

O que acham de Ajuste de Contas? Quase ninguém fala dela aqui no fórum... Outra pouco falada e A Grande Aposta

Ajuste de Contas nunca vi. A Grande Aposta é muito boa, um pouco mais fraca que Roseira Brava e Vidas de Sal, mas tem ganchos muito interessantes e a história é boa. Talvez se tivesse tido mais episódios fosse um bocadinho melhor.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

E da Lenda da Garça gostaram?

Eu gostei, apesar de ser um pouco parada.

Revi há pouco tempo e achei demasiado parada. Mas tenho algum carinho pela novela, porque foi das primeiras novelas que vi e gostei muito da prestação da Carmen Dolores.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

E da Lenda da Garça gostaram?

Eu gostei, apesar de ser um pouco parada.

Eu vi essa novela na altura do início ao fim. Lembro-me também de ver por vezes a repetição depois do Jornal da Tarde em 2005. Tinha uma canção que eu gostava muito "Brilho da Lua" cantada pelo Pedro Granger e pela Sara Moniz. Procurei durante algum tempo pela Banda Sonora da Novela, mas um amigo meu (grande fã da novela) disse que não foi editada Banda Sonora dessa novela.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Vieira disse:

Revi há pouco tempo e achei demasiado parada. Mas tenho algum carinho pela novela, porque foi das primeiras novelas que vi e gostei muito da prestação da Carmen Dolores.

Eu também porque é a primeira novela portuguesa que eu me lembro de ver.

há 5 minutos, thass_hot disse:

Eu vi essa novela na altura do início ao fim. Lembro-me também de ver por vezes a repetição depois do Jornal da Tarde em 2005. Tinha uma canção que eu gostava muito "Brilho da Lua" cantada pelo Pedro Granger e pela Sara Moniz. Procurei durante algum tempo pela Banda Sonora da Novela, mas um amigo meu (grande fã da novela) disse que não foi editada Banda Sonora dessa novela.

Eu em 1999/2000 vi algumas vezes mas como a minha mãe via a "Terra Nostra" eu não vi muitas vezes. Vi depois a reposição na RTP1 em 2005. Também vi mais tarde na RTP Memória. Gostei muito do incêndio no último episódio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, D91 disse:

Eu também porque é a primeira novela portuguesa que eu me lembro de ver.

Os Lobos e a Lenda da Garça foram as primeiras novelas que vi (não na totalidade, mas alguma coisa). A primeira também revi há pouco tempo. É boa, apesar de ter algumas coisas mázinhas, como por exemplo os gémeos interpretados pelo Cerdeira, ele era muito canastrão na altura. E tinha outras personagens mais chatinhas. Mas a história principal era boa até e algumas personagens secundárias boas também.

Editado por Vieira
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, D91 disse:

E da Lenda da Garça gostaram?

Eu gostei, apesar de ser um pouco parada.

Elegante é a palavra que melhor encontro para definir a Lenda Da Garça, não só pela Carmen Dolores em si que emanava distinção e bom gosto, mas as profissões dos personagens, o guarda-roupa, os cenários, etc, era tudo muito Classe Alta e Média Alta, um mundo de etiqueta e conforto. Ia além de empresas bem sucedidas, whisky na mão e nomes aristocráticos; cada episódio parecia uma gala e o faltava em acção sobrava em requinte.

  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...