Jump to content

106: Carrefour


ATVTQsV

Posts Recomendados

há 11 horas, Televisão 10 disse:

Eu tenho uns pequenos folhetos de receitas que antes o Pingo Doce tinha. Nesses folhetos, têm os preços de alguns produtos em escudos.

Eu tenho isso também. Uns folhetos com 3 folhas em formato A5 com os 5 ingredientes da semana. Essa publicidade também vinha nas revistas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, thass_hot disse:

Eu tenho isso também. Uns folhetos com 3 folhas em formato A5 com os 5 ingredientes da semana. Essa publicidade também vinha nas revistas.

Hipers não, mas cheguei a ter catálogos de Natal da Toys'r'us aqui por casa. Um deles era de 2002, pouco tempo depois da Toys'r'us ter aberto em Aveiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, JDaman disse:

Hipers não, mas cheguei a ter catálogos de Natal da Toys'r'us aqui por casa. Um deles era de 2002, pouco tempo depois da Toys'r'us ter aberto em Aveiro.

Catálogos de brinquedos até se consegue arranjar, pelo menos em sites espanhóis. Mas folhetos de coisas correntes para ver o preço do arroz, batatas e do Skip já é mais difícil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, DonaldoC1997 disse:

Pelo que me lembro, a Biedronka é da Jerónimo Martins/Pingo Doce.

É e sempre foi. Li algures que a Biedronka esteve quase por chegar em Portugal, com a compra das lojas da quase falida Plus (calculava-se a chegada de uma versão traduzida como Joaninha), mas nunca resultou e acabaram por usar o Pingo Doce na mesma.

No entanto, em 2008 o Pingo Doce passou a meter algumas bebidas alcoólicas polacas (um deles era um vodca), que segundo a imprensa era para aproveitar "sinergias da Biedronka".

O Público noticiou em Dezembro de 2007 que as lojas Plus viriam a ser as Joaninha (Biedronka), na altura não estava ciente daquilo.

"A Jerónimo Martins (JM) está em conversações para comprar as 75 lojas da insígnia Plus que os alemães da Tengelmann detêm em Portugal, segundo fontes ligadas ao processo e que solicitaram o anonimato.

A negociação está a decorrer entre a empresa portuguesa e a sede do grupo Tengelmann, na Alemanha, e, a concretizar-se o negócio, poderá conduzir à introdução da insígnia "Biedronka" (em português, "Joaninha") no território nacional. Propriedade da JM, a "Joaninha" é líder das lojas de desconto alimentar na Polónia, com forte incidência de marcas próprias. E desde há vários anos que o grupo liderado por Luís Palha da Silva deseja implantá-las em Portugal, mas foi considerando que seria difícil conseguir abrir um número de lojas suficiente para rentabilizar a operação. Com a aquisição das 75 unidades da Plus, que tem ainda várias licenças para novas aberturas, este problema ficaria resolvido.

Uma outra hipótese, adiantada por operadores do mercado, seria a conversão em lojas Pingo Doce, mas isso poderia levantar problemas ao nível da concorrência, uma vez que esta insígnia da JM já é líder de supermercados no território nacional, com 205 unidades. Apesar de contactado pelo PÚBLICO, o grupo alemão não respondeu às questões colocadas, e a JM limitou-se a dizer que não fazia comentários.

Esta operação surge enquadrada na estratégia de desinvestimento que o grupo Tengelmann está a fazer na Plus. Já vendeu as 250 lojas que detinha em Espanha ao Dia/MiniPreço (Grupo Carrefour), por 200 milhões de euros, prepara-se para alienar as suas unidades em países como a República Checa, Roménia e Polónia, e fundiu a empresa, na Alemanha, com o grupo Edeka. Na nova sociedade, a Plus fica com apenas com 30 por cento do capital.

A JM não é, no entanto, o único grupo interessado em ficar com o negócio da Plus, até porque esta é uma forma de crescer rapidamente num mercado considerado bastante maduro. "Julgo que não há nenhuma empresa do sector que não tenha olhado para este dossier", afirmou ao PÚBLICO o gestor de uma das empresas de retalho. Segundo dados recolhidos junto do sector, o Dia/Minipreço afastou-se após uma manifestação de interesse, e os alemães do Lidl também analisaram o negócio. Por parte da Tengelmann, o facto de a operação portuguesa não ter dado o retorno esperado nos últimos anos facilita a intenção de venda.

Quanto à JM, soube-se no final da semana passada que quer reforçar a aposta no Pingo Doce, onde tem tido bons resultados desde 2004, ano em que reposicionou a insígnia e enveredou pelas marcas próprias. De acordo com analistas citados pelo Jornal de Negócios, no último dia do investidor a empresa assumiu que está a preparar a transferência de alguns Feira Nova mais pequenos para Pingo Doce. A experiência será iniciada com uma unidade, que poderá incluir também um restaurante, tal como já se verifica no Pingo Doce que o grupo detém perto das Picoas, em Lisboa."

O que está em negrito foi mesmo à frente, em Junho de 2008 as lojas Plus tinham sido substituídas por lojas Pingo Doce, já com a nova marca. Provavelmente irei contar a do Pingo Doce um dia, e talvez a de dezenas de supermercados regionais que desapareceram. A história dos supermercados de Braga está mal contada na internet e há supermercados com zero registos da sua existência, nem sequer uma mísera foto.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Actualizo este post a dizer (já com atraso) que houve um caso bastante polémico num Carrefour em Porto Alegre, muita gente já boicotou o Carrefour brasileiro desde Novembro.

Hoje passaram-se 13 anos desde a saída do Carrefour de Portugal, hoje descobri que um sinal em direcção ao Minho Center tem lá escondido o logo do Carrefour. Talvez um dia fotografe esta preciosidade.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
há 2 horas, Diogo O. disse:

Uma coisa que sempre me espantou foi como manteram o Continente (ex-Carrefour) de Telheiras com o do Colombo tão próximo. 

Tenho lá ido ultimamente, e aquilo está sempre com muita gente (ao contrário do que eu pensava :haha:). Assim, como o Pingo Doce (ex-Feira Nova) ao lado. 

Em Coimbra, também já havia um Continente quando o Carrefour saiu de Portugal. Mantiveram-se os dois abertos (se bem que talvez não sejam tão próximos como no exemplo que referiste) e têm uma boa clientela.

Isso também aconteceu em algumas zonas em que havia Plus e Pingo Doce próximos um do outro, acho eu. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/01/2023 at 09:36, Diogo O. disse:

Uma coisa que sempre me espantou foi como manteram o Continente (ex-Carrefour) de Telheiras com o do Colombo tão próximo. 

Tenho lá ido ultimamente, e aquilo está sempre com muita gente (ao contrário do que eu pensava :haha:). Assim, como o Pingo Doce (ex-Feira Nova) ao lado. 

Nunca fui ao Carrefour/Continente de Telheiras. O único Carrefour que eu visitei foi o do Montijo.

Se calhar é para fugirem à confusão do Colombo :rofl: . (também tem um Toys"R"us na galeria comercial do Continente de Telheiras)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 minutes ago, TV1_22 said:

Nunca fui ao Carrefour/Continente de Telheiras. O único Carrefour que eu visitei foi o do Montijo.

Se calhar é para fugirem à confusão do Colombo /cdn-cgi/mirage/b6b8a0f91e6586fda48b3cabb4adde91b75c58147d81fa19abce1b1ac642bd51/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/rofl.gif . (também tem um Toys"R"us na galeria comercial do Continente de Telheiras)

O supermercado também é enorme. Do mesmo tamanho ou maior que o do Colombo. E abriu esta semana um restaurante a imitar o da concorrência (Pingo Doce) ao lado: "Comida Continente". 

Pessoalmente, achei mais fraco e mais caro (não dá para ver a comida a ser feita, coisa que gosto no PD). 

Ah, e está junto com o supermercado. O que é péssimo :rolleyes: 

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Diogo O. disse:

O supermercado também é enorme. Do mesmo tamanho ou maior que o do Colombo. E abriu esta semana um restaurante a imitar o da concorrência (Pingo Doce) ao lado: "Comida Continente". 

Pessoalmente, achei mais fraco e mais caro (não dá para ver a comida a ser feita, coisa que gosto no PD). 

Ah, e está junto com o supermercado. O que é péssimo /cdn-cgi/mirage/a4f22caaa1fbd3e9e940c4bd710db6c5869f18adda0b6c948f36da06a463302a/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/default_rolleyes.gif 

Acho que é Cozinha Continente.

https://feed.continente.pt/receitas/restaurantes-cozinha-continente

Por acaso, nunca almocei em nenhum restaurante de um supermercado, mas, em termos de cafetaria, acho que o Pingo Doce tem mais variedade no Café e Bolos do que o Bagga no Continente, pelo menos na minha cidade.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...