Jump to content

Morde e Assopra [Globo Portugal]


ATVTQsV

Posts Recomendados

Eu tenho estado a "maratonar" alguns episódios nesta tarde de domingo. Esta novela tem mesmo uma energia muito especial! Os personagens são (quase) todos tão bem conseguidos, irradiam carisma por todos os lados. <3 

Que saudades que eu tinha de me deliciar com estes despiques entre a Júlia e o Abner, de chorar desalmadamente com a Dulce, de me rir compulsivamente com personagens como a Minerva, Isaías, sargento Xavier ou a "pão dura" da Salomé... <3

  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Tinha receio que o meu carinho por esta novela fosse mais efeito de uma memória afectiva do que por qualidade da mesma, mas agora que estou a rever posso mesmo confirmar que é mesmo ótima!

Eu não sei se é da realização ou de algum colaborador diferente, mas esta novela tem diálogos tão bons para o nível Walcyr. Há cenas da Júlia ou da Dulce que podiam ser escritas pelo Manoel Carlos ou pela Glória Perez. São mesmo emocionantes. Aliás, a Júlia foi meio ofuscada mas é uma ótima protagonista. Tem o lado cómico, bem pastelão, mas depois tem monólogos bastante bonitos e ainda fica a dar conselhos às outras personagens da novela. Tinha-me esquecido deste lado, nota-se que havia um carinho do autor pela Adriana Esteves e quis dar-lhe cenas dramáticas para se destacar.

  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Free Live said:

Tinha receio que o meu carinho por esta novela fosse mais efeito de uma memória afectiva do que por qualidade da mesma, mas agora que estou a rever posso mesmo confirmar que é mesmo ótima!

Eu não sei se é da realização ou de algum colaborador diferente, mas esta novela tem diálogos tão bons para o nível Walcyr. Há cenas da Júlia ou da Dulce que podiam ser escritas pelo Manoel Carlos ou pela Glória Perez. São mesmo emocionantes. Aliás, a Júlia foi meio ofuscada mas é uma ótima protagonista. Tem o lado cómico, bem pastelão, mas depois tem monólogos bastante bonitos e ainda fica a dar conselhos às outras personagens da novela. Tinha-me esquecido deste lado, nota-se que havia um carinho do autor pela Adriana Esteves e quis dar-lhe cenas dramáticas para se destacar.

Este post podia perfeitamente ter sido escrito por mim, querido Free Live. <3

É difícil transpor por palavras todos os sentimentos que em mim têm ressurgido nesta minha segunda incursão pela novela. É uma história cómica, mas que ao mesmo tempo tem um lado humano notável e super impactante que o nosso tão estimado Walcyr soube trabalhar de forma sublime à medida que ia desenvolvendo a sua obra. É extraordinário notar como o autor se conseguia mobilizar neste mix de "comédia pastelão" e "melodrama" sem nunca perder o foco nos seus personagens e nos destinos que para eles foi traçando ao longo da trama.

Também estou a amar rever a nossa amada 'Morde e Assopra'. <3

  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/10/2020 at 21:15, Free Live disse:

Tinha receio que o meu carinho por esta novela fosse mais efeito de uma memória afectiva do que por qualidade da mesma, mas agora que estou a rever posso mesmo confirmar que é mesmo ótima!

Eu não sei se é da realização ou de algum colaborador diferente, mas esta novela tem diálogos tão bons para o nível Walcyr. Há cenas da Júlia ou da Dulce que podiam ser escritas pelo Manoel Carlos ou pela Glória Perez. São mesmo emocionantes. Aliás, a Júlia foi meio ofuscada mas é uma ótima protagonista. Tem o lado cómico, bem pastelão, mas depois tem monólogos bastante bonitos e ainda fica a dar conselhos às outras personagens da novela. Tinha-me esquecido deste lado, nota-se que havia um carinho do autor pela Adriana Esteves e quis dar-lhe cenas dramáticas para se destacar.

Sim, sem duvida. É a minha novela brasileira preferida.

O autor conseguiu dosear muito bem o drama com a comédia. Algumas cenas são muito fortes. Aliás, apesar da novela ter muita comédia, o autor apostou muito no drama.

Personagens como a Ducle, o Guilherme, a Alice, a Júlia, o Ìcaro, o Abner e a Naomi Humana estão muito bem conseguidas. Aliás, acho que praticamente todas as personagens são bem aproveitadas, o que nem sempre acontece em todas as novelas do Walcyr (em Amor à Vida, por exemplo, havia personagens que mal apareciam).

E os diálogos são mesmo excelentes. Eu arrisco a dizer que deve ser talvez a novela mais bem conseguida do Walcyr.

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 14 minutos, Free Live disse:

Já não me lembrava do velório da Márcia. Cena muito bem feita mesmo.

O Klébber Toledo teve um papel dificílimo, mas eu acho que foi muito bem dirigido e conseguiu cumprir bem. Acho que ele ainda consegue ter cenas mais difíceis que a Dulce.

Concordo!

O Guilherme é uma personagem muito complexa de interpretar e acho que o ator esteve muito bem...

Também estás a seguir a novela?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JMML disse:

Concordo!

O Guilherme é uma personagem muito complexa de interpretar e acho que o ator esteve muito bem...

Também estás a seguir a novela?

Estou sim, penso que a @Maya também. Há anos que a queria rever. Não sei se o @Pedro M. também tem acompanhado.

Sempre tive receio que a minha paixão por esta novela fosse algum efeito nostálgico porque não é tão aclamada como outras do autor, mas afinal ela é mesmo muito boa. Há certos núcleos que são mais novela das 9 do que algumas novelas das 9 do autor. A carga dramática é muito boa e muito bem escrita.

Adoro este instrumental! Sei que foi usado em várias novelas, mas vou sempre associar à Dulce.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Free Live disse:

Estou sim, penso que a @Maya também. Há anos que a queria rever. Não sei se o @Pedro M. também tem acompanhado.

Sempre tive receio que a minha paixão por esta novela fosse algum efeito nostálgico porque não é tão aclamada como outras do autor, mas afinal ela é mesmo muito boa. Há certos núcleos que são mais novela das 9 do que algumas novelas das 9 do autor. A carga dramática é muito boa e muito bem escrita.

Adoro este instrumental! Sei que foi usado em várias novelas, mas vou sempre associar à Dulce.

 

Concordo com tudo!

Sim esta novela é excelente... eu não ia rever, mas olha vi a estreia e não consegui largar mais!

Eu adorei "Caras e Bocas" mas esta é realmente uma novela "mais madura" do autor. É simplesmente irrepreensível. 

  • Gosto 1
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/31/2020 at 2:46 PM, Free Live said:

Estou sim, penso que a @Maya também. Há anos que a queria rever. Não sei se o @Pedro M. também tem acompanhado.

Sempre tive receio que a minha paixão por esta novela fosse algum efeito nostálgico porque não é tão aclamada como outras do autor, mas afinal ela é mesmo muito boa. Há certos núcleos que são mais novela das 9 do que algumas novelas das 9 do autor. A carga dramática é muito boa e muito bem escrita.

Adoro este instrumental! Sei que foi usado em várias novelas, mas vou sempre associar à Dulce.

 

Estou a acompanhar sim Free. Tal como me aconteceu aquando da reposição da minha tão estimada 'O Cravo e a Rosa', esta reprise de 'Morde e Assopra' tem despertado em mim sentimentos e emoções que eu já nem sequer me lembrava de ter sentido na altura em que a novela foi emitida pela SIC. O "amor" e a ternura que eu já sentia por ambas as novelas saíram reforçados com as suas respectivas reprises na Globo Portugal. O mesmo não posso dizer das reposições de 'Alma Gémea' e 'Amor à Vida', infelizmente. 

Mas esta novela tem mesmo qualquer coisa especial que a distingue de todas as outras do autor, talvez seja derivado ao facto de ser muito completa e ter um bocadinho de tudo em doses proporcionalmente inseridas nos demais núcleos, desde o melodrama clássico aquele humor provinciano muito característico nas novelas de época do autor, aqui retratado num universo contemporâneo.

Editado por Maya
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Quanto mais eu vejo a novela, mais me volto a apaixonar. :cryhappy: Meu tesourinho.

Eu gostava do Ícaro com a Júlia quando vi pela primeira vez, mas agora acho que funcionam bem melhor como amigos. De qualquer forma, é comum dois amigos magoados começarem uma relação movida pela carência, por isso acho que faz todo o sentido. As cenas da Naomi com o Abner também são interessantes.

Viva o swing de casais. :cryhappy: Ainda há o prefeito e a primeira-dama com o John e a Virgínia também. Rui Vilhena já tem sucessor.

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/28/2020 at 2:48 PM, Free Live said:

Quanto mais eu vejo a novela, mais me volto a apaixonar. :cryhappy: Meu tesourinho.

Eu gostava do Ícaro com a Júlia quando vi pela primeira vez, mas agora acho que funcionam bem melhor como amigos. De qualquer forma, é comum dois amigos magoados começarem uma relação movida pela carência, por isso acho que faz todo o sentido. As cenas da Naomi com o Abner também são interessantes.

Viva o swing de casais. :cryhappy: Ainda há o prefeito e a primeira-dama com o John e a Virgínia também. Rui Vilhena já tem sucessor.

Faço minhas as tuas palavras Free. Está tudo bem contigo?!

O Abner foi tão querido com a Naomi nesta fase tão delicada da vida dela! Ele e a família dele foram os únicos que acreditaram na inocência da Naomi. Adorei as cenas deles na fazenda nesses episódios em que ela ficou lá escondida. <3

O Ícaro por sua vez desiludiu-me tanto nesta fase! Ele que amava tanto a Naomi! Chegou mesmo a fazer um robô da sua amada numa altura em que ainda estava longe de imaginar que ela estava viva, e é justamente quando ela está a dizer a verdade e a ser 100% sincera com ele que ele não consegue acreditar nela?! Eu sei que ela já aprontou muito no passado e não merece que ele confie totalmente nela, mas estamos a falar de uma acusação de homicídio caramba!

Editado por Maya
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JMML disse:

A novela está a ter cortes?

Eu vejo mas nem dá para eu perceber...

Imensos. Há cenas que são referidas pelos personagens mas nem chegam a ser emitidas. As cenas no Spa, por exemplo, foram completamente picotadas.

Esta é a versão internacional. Eu vi hoje o episódio 90 e muitos que corresponde ao 125 da versão original.

Eu acho que ainda tornou a novela melhor. Havia uns núcleos chatinhos e agora tem um ritmo fantástico.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Free Live disse:

Imensos. Há cenas que são referidas pelos personagens mas nem chegam a ser emitidas. As cenas no Spa, por exemplo, foram completamente picotadas.

Esta é a versão internacional. Eu vi hoje o episódio 90 e muitos que corresponde ao 125 da versão original.

Eu acho que ainda tornou a novela melhor. Havia uns núcleos chatinhos e agora tem um ritmo fantástico.

Esse núcleo do spa é completamente dispensável. Era um tédio e graça 0.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JMML disse:

Esse núcleo do spa é completamente dispensável. Era um tédio e graça 0.

Mas há cenas que foram cortadas sem sentido nenhum...

Assim de cabeça:

http://gshow.globo.com/novelas/morde-e-assopra/Vem-por-ai/noticia/2011/07/tumulto-entre-xavier-maria-joao-e-elaine-termina-em-guerra-de-ketchup.html

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Oh pá... Eliminarem gorduras, tudo bem... Até deixa as histórias mais dinâmicas e ágeis... 

Agora mutilarem totalmente um último episódio, sim, porque não foram cortes, foram mutilações... 

Ignoraram totalmente os dinossauros e por consequência o fim da Virgínia e do John... Era o fio condutor da Júlia, uma parte importantíssima para ela... 

A morte da Dulce se era para não existir, ignoravam a doença e pronto... 

A namorada do Zariguin, igual, se não a pretendiam mostrar, eliminavam a cena em que o Zariguin falou dela... 

Ficou muito estranho e aquela cena final foi engraçada, mas notava-se perfeitamente que não era ali... 

  • Obrigado 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, tiagauto disse:

Oh pá... Eliminarem gorduras, tudo bem... Até deixa as histórias mais dinâmicas e ágeis... 

Agora mutilarem totalmente um último episódio, sim, porque não foram cortes, foram mutilações... 

Ignoraram totalmente os dinossauros e por consequência o fim da Virgínia e do John... Era o fio condutor da Júlia, uma parte importantíssima para ela... 

A morte da Dulce se era para não existir, ignoravam a doença e pronto... 

A namorada do Zariguin, igual, se não a pretendiam mostrar, eliminavam a cena em que o Zariguin falou dela... 

Ficou muito estranho e aquela cena final foi engraçada, mas notava-se perfeitamente que não era ali... 

Verdade. E cortaram a última cena da novela que era a Júlia e o Abner a falarem um com o outro. Cortaram coisas importantes. O último episódio era para ser transmitido sem cortes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

que novela incrível!! <3 esta novela é tão nostálgica para mim. história linda, personagens inesquecíveis, elenco de luxo. 

preferia que a sic tivesse reposto esta em vez de fina estampa :( 

alguém sabe onde encontrar completa e com qualidade razoável sem ser no globoplay?

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...