Jump to content

Desporto RTP1


Visitante

Posts Recomendados

Mundial

coluna do P2 de quinta, 24 de Junho

Os sete a zero de Portugal à Coreia do Norte tiveram um daqueles resultados de audiência tão arrasadores que quase parecem impossíveis: não foram tanto os 20,6 pontos de rating obtidos (já outros jogos fizeram números dessa ordem, mesmo que só de longe a longe), foram mesmo os 76,4 pontos de share – 3 em cada 4 televisores ligados em Portugal à hora de almoço de segunda-feira estavam sintonizados na RTP-1 a ver o jogo.

O que se deve não apenas à importância e interesse da ocasião como também às especificidades do horário em que foi exibido – muito do público sintonizado não costuma ver televisão àquela hora e isso inflacionou desproporcionadamente os valores. Exibido às sete da tarde, por exemplo, tenho dúvidas que o Portugal-Coreia do Norte tivesse feito quase 80 pontos de share e rondaria mais os 50 – que, em qualquer caso, seria extraordinário.

De qualquer maneira, é nítido que a RTP tem sido a grande beneficiária do Mundial em termos de audiências dos jogos, até porque a exibição das partidas do grupo em que Portugal está envolvido lhe tem dado a vantagem sobre uma SIC cujos jogos mais vistos (o Itália-Paraguai e o Inglaterra-Argélia) ficaram aquém da barreira do milhão de espectadores.

coluna do P2 de sexta, 25 de Junho

Começa, no entanto, a ser legítimo perguntar se, fora do grupo de Portugal, tem valido a pena preencher tanto tempo de antena com o Mundial de Futebol, visto que só agora, com as primeiras eliminações e os oitavos de final a aproximarem-se, os jogos vão começar a ganhar interesse.

Basta olhar para os resultados dos últimos dias de directos: excluindo o Portugal-Coreia do Norte, o jogo mais visto (Gana-Alemanha) ficou-se por 8,8 de rating e 31,7 de share, que é um número honroso (sobretudo para a RTP-1) mas insuficiente para bater as novelas da TVI.

Aliás, ao longo de toda esta primeira fase, a ficção serial de Queluz tem mantido uma regularidade de audiências invejável – e para quem, como eu, achava que a TVI ia perder público por causa do futebol, tem sido uma surpresa perceber que, salvo as excepções dos jogos do grupo de Portugal, as suas novelas têm sido quase sempre os programas mais vistos do dia, com valores dentro do habitual para os últimos meses.

Por outro lado, a primeira fase do Mundial pouco ou nada tem ajudado a SIC, culminando nos números inacreditáveis de quarta-feira – 17,9 de share total no dia, com o Austrália-Sérvia da hora do jantar a “destruir” completamente o horário nobre do canal...

coluna do P2 de sábado, 26 de Junho

Quase podíamos usar aquela velha frase da “montanha ter parido um rato” relativamente ao Mundial – não acredito, evidentemente, que os responsáveis das televisões achassem que iam ter audiências extraordinárias constantemente, e a imprevisibilidade dos resultados faz com que assegurar a transmissão de um evento destes seja uma espécie de “roleta russa”.

Não sei, por isso, se os programadores da RTP e da SIC estão muito ou pouco surpreendidos com os resultados que os jogos têm obtido – mas sei que a primeira fase termina num ponto em que é inevitável o cansaço de uma audiência que tem sido bombardeada com futebol de manhã, à tarde e à noitinha. Ainda por cima, têm-se contado pelos dedos os jogos verdadeiramente emocionantes e algumas das equipas que estavam a ser observadas com mais atenção têm sido eliminadas sem apelo nem agravo.

Contra esse cansaço, nem a elegância, fluidez e espectacularidade das transmissões (com as câmaras suspensas sobre o campo, as extraordinárias câmaras lentas e a multiplicidade de ângulos e pontos de vista) conseguem lutar. E a perturbação que os jogos vieram trazer aos horários nobres e aos números de audiência levantam a questão: será que valeu a pena fazer tanto folclore à volta do futebol?

coluna do Cidades de domingo, 27 de Junho

Quem se deve estar muito a rir nesta altura do campeonato é a TVI. O impacto do futebol no seu horário nobre tem sido inferior às expectativas, e nos últimos dias a transmissão simultânea de dois jogos às 19h15 na RTP e na SIC tem concentrado os espectadores que querem ver as notícias do dia à hora do jantar em Queluz. Os cinco programas mais vistos de quarta e quinta-feira últimas (por motivos de fecho antecipado esta coluna está a ser escrita sexta-feira) pertenceram a Queluz, e o Jornal Nacional foi o noticiário mais visto dos três dias – mesmo que os números não batam recordes, esta ausência de concorrência é o momento ideal para a TVI demonstrar aos espectadores que não a acompanham habitualmente que a sua informação já não é bem a mesma dos tempos de Manuela Moura Guedes.

E é uma oportunidade que a concorrência lhe deu de bandeja, sem sequer haver necessidade de fazer contra-programação – Queluz limitou-se a manter no ar a sua monodieta habitual de novelas e deixou a RTP e a SIC degladiarem-se pelas audiências do futebol. No entanto, não é agora que vamos perceber se o futebol terá algum efeito nas futuras audiências dos canais: se há hábitos de visão que estão a ser quebrados pela omnipresença do futebol e um hábito que se perde leva muito tempo a ser reconstruido, a proximidade do Verão também não vai permitir uma resposta conclusiva...

Boa análise.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 cartões amarelos para Portugal?! :unsure: Por favor!!!

O árbitro estava com a tesão do mijo a dar cartões amarelos... Valha-me Deus!

E pronto, ficou 0-0, e o Brasil está longe de ter uma equipa melhor do que a nossa!

Concordo em parte com o que o Vítor diz. O àrbitro andava com vontade de ser novo Valentin Ivanov cm tanto amarelo (e muito deles exagerados). Não concordo com o que dizes do Brasil, eles têm uma excelente equipa, e são sérios candidatos ao título. Nós por exemplo temos bons jogadores, mas por vezes cada um puxa por seu lado e a equipa anda meio perdida, como no jogo contra Cabo Verde. Mas temos ainda o jogo com a Coreia do Norte, em que a equipa esteve muito bem e que jogaram verdadeiramemte como equipa e deixou de parte os individualismos e demasiado brilhantismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, David, tens razão. O nosso maior problema é que não somos uma verdadeira equipa. Temos bons jogoadores, mas isso não nos chega. Agora, apesar desse grande falha, não acho que o Brasil tenha melhores jogadores e acho que isso já se viu.

O que nós precisamos, sempre, é uma equipa como aquela que vimos contra a Coreia. Isso, sim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Mundial já acabou para a SIC... todos os jogos que tinha direito já foram exibidos.

Aqui ficam os resultados audiométricos dos jogos da RTP1 e SIC (ordenados por rating) para compararem:

RTP1:

PORTUGAL x Coreia do Norte - 20.6 76.4

PORTUGAL x Brasil - 19.5 80.2

Brasil x Coreia do Norte - 15.1 45.1

Brasil x Costa do Marfim - 13.3 42.1

Costa do Marfim x PORTUGAL - 13.1 68.2

Inglaterra x EUA - 11.7 41.9

França x México - 11.4 36.7

Africa do Sul x Uruguai - 10.9 25.6

Alemanha x Austrália - 10.1 33.5

Gana x Alemanha - 8.8 31.7

Argélia x Eslovénia - 7.7 31.7

Camarões x Holanda - 7.2 24.5

África do Sul x México - 7.1 48.9

Paraguai x Nova Zelândia - 4.1 28.9

EUA x Argélia - 4.0 27.9

México x Uruguai - 3.0 23.7

SIC:

(Oitavos de Final) Argentina x México - 13.1 43.1

Itália x Paraguai - 10.4 33.2

Inglaterra x Argélia - 10.2 34.3

Eslováquia x Paraguai - 9.3 37.3

Nigéria x Coreia do Sul - 8.1 27.6

Suíça x Honduras - 7.7 26.6

Holanda x Japão - 6.3 29.9

Dinamarca x Japão - 6.3 21.6

(Oitavos de Final) Uruguai x Coreia do Sul - 5.7 35.4

Gana x Austrália - 5.5 32.4

Argentina x Coreia do Sul 5.2 26.6

Austrália x Sérvia - 4.0 14.6

Nova Zelândia x Eslováquia 3.5 18.5

Honduras x Chile - 3.1 17.7

Eslovénia x EUA - 3.0 25.4

Japão x Camarões 3.0 25.3

França x África do Sul - 2.9 22.6

Chile x Suíça - 2.9 20.6

Share: >50% | 40-50% | 30-40% | 20-30% | <20%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela infografia, João. O mundial na SIC foi praticamente um desastre, safam-se os jogos que conseguiram mais de 30% de share, mas há jogos como o Sérvia vs Austrália que foram um fracasso audiométrico. Na RTP também há jogos que não ficaram muito bem, como o México vs Uruguai. Obviamente que a RTP tinha e tem jogos mais interessantes que os da SIC, mas também é verdade que a SIC devia saber, que a partir do momento em que a RTP é quem tem os direitos de transmissão e que os vendeu à SPORTTV, era óbvio que ia ficar com os restos que ninguém queria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a SIC devia saber, que a partir do momento em que a RTP é quem tem os direitos de transmissão e que os vendeu à SPORTTV, era óbvio que ia ficar com os restos que ninguém queria...

Obviamente que a SIC sabia isso, mas a partir do momento em que a RTP partilhou o Mundial, e estando, nesta altura, todas as atenções viradas para esta competição, obviamente que a SIC quis ficar com os restantes jogos do que correr o risco de a TVI os adquirir.

Também é óbvio que alguns jogos, na SIC, foram um desastre, mas isso aconteceu porque a RTP1 é a TV oficial do Mundial e porque os jogos, pouco interessante, deram a horas miseráveis!

Resultados maus, na SIC, quando a mim, são os que ficaram a baixo dos 25%. Mas, se esse valor, for no horário das 12:00, quando a SIC com o "Companhia das Manhãs" fazia 20%, então já foi bom!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Brasil foi eliminado pela Holanda :puppyeyes: :puppyeyes: :puppyeyes:

RTP1 ‘arrecada’ cerca de 11 milhões de euros com o Mundial

A RTP1 terá arrecadado cerca de 11 de milhões de euros em publicidade com a transmissão dos jogos do Mundial até à fase de grupos e a SIC terá obtido 5,8 milhões de euros. Os dados referem-se ao estudo realizado pela agência de meios Initiative/Mediabrands, com base nos dados Mediamonitor referentes a preços de tabela. A Sagres, sponsor da selecção, foi a marca que mais investiu neste período, mais de 1,2 milhões de euros, o que representa 7,2% do total investido nos intervalos dos jogos na fase de grupos. Hyundai (com 1,1 milhões de euros), Nike (com pouco mais de 1 milhão), Zon (993 mil euros), Sony (739 mil euros), Continente (734 mil euros), McDonald’s (688 mil euros), BES (584 mil euros), Meo (468 mil euros) e Trident (429 mil euros) são as marcas que no período realizaram uma maior aposta no meio televisão. No top dez estão assim por três marcas patrocinadoras do evento (Hyundai, Sony e McDonald’s) e uma da selecção (Sagres e BES).

Os jogos de Portugal foram seguidos na RTP1 em média por perto de 1.7 milhões, representando mais 1 milhão de seguidores face aos restantes jogos da fase de grupos. A disputa que opôs a selecção nacional à Coreia do Norte foi o jogo mais visto em casa (1,9 milhões), mas o que obteve mais share (81%) foi o de Portugal-Brasil. Na RTP1 em dias de jogo da selecção a estação pública aumentou em 2,5 pp o seu share de audiências face a Maio, tendo a SportTV1 (que transmite todos os jogos do Mundial) duplicou o seu share. A SIC é o canal que mais perde em relação a Maio (-2,1 pp share).

No total das exibições da selecção nacional no campeonato Mundial de Futebol a decorrer na África do Sul, foi o jogo que ditou o afastamento de Portugal da competição que obteve o maior número de espectadores. Portugal – Espanha, a contar para os oitavos de final, 29,1% de audiência, tendo uma média de 2,7 milhões de telespectadores acompanhado o jogo transmitido pela RTP1, de acordo com os dados divulgados pela Carat, com base nos dados de Audimetria da Marktest.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era de esperar que a RTP arrecadasse mais que a SIC. Ainda para mais, tendo em conta o interesse dos jogos emitidos pela SIC era menor que os da RTP.

Fiquei surpreendido com a eliminação do Brasil. Mas tbm há que ter em atenção que a Holanda tem uma grande equipa, com nomes como Van Der Vaart, Van Persie, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Audiências do Mundial inferiores às de 2006

Cada jogo do Mundial de Futebol 2010, que decorreu na África do Sul, foi visto por uma média de 875 mil telespectadores portugueses, audiência aquém das de 2006, informam dados revelados pela agência de meios Initiative.

No campeonato mundial de 2006 foi registada uma audiência média de 2,2 milhões de espectadores por jogo.

Nessa altura, a televisão em sinal aberto transmitiu menos 36 partidas do que este ano, tendo a selecção portuguesa atingido as meias finais da competição, elementos que explicam o decréscimo da audiência média registada no Mundial decorrido na África do Sul.

A audiência média dos jogos de Portugal no Mundial deste ano foi de 1,9 milhões de telespectadores, enquanto que a total ascende aos 3,3 milhões.

Em comparação com o Mundial de 2006, informa a Initiative, assinala-se a diminuição de perto de um milhão de telespectadores na audiência média.

Entre os jogos sem a participação da equipa portuguesa, a final entre Holanda e Espanha e a meia-final que opôs Alemanha e Espanha foram os jogos com maior audiência média.

No que refere às audiências mensais, a Initiative refere que "apesar de a RTP1 ter transmitido os jogos" da selecção portuguesa "e outras 28 partidas do mundial, tal não foi suficiente para ultrapassar a TVI", líder no mês de Maio, no período do campeonato".

"Ainda assim, o canal estatal viu diminuir a diferença para com a TVI (26,3 por cento na RTP e 26,8 por cento a TVI)", sublinha a agência de meios.

Já no que concerne ao perfil do espectador, a Initiative diz que em eventos desportivos como o Mundial de futebol "o perfil da audiência é cada vez mais transversal a todas as idades, classes e sexos".

O público feminino, segundo os dados hoje divulgados, "teve um maior peso na audiência dos jogos com a participação" de Portugal quando comparado com os restantes jogos do mundial ou "mesmo com os tradicionais jogos de futebol da primeira liga".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 2006 os jogos eram às 3h, 6h e 19h30 creio eu. E não ao meio-dia como foi este ano na África do Sul. Eu tenho quase a certeza que no próximo mundial os horários vão ser piores, quase de certeza que vamos ver jogos às 2 da manhã e aí to pra ver como é no dia seguinte para trabalhar...huh.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Quinta, 10 de Novembro

18:00 FUTEBOL: SELEÇÃO DE ANGOLA vs SPORTING C.P. - RTP ÁFRICA (Directo)

00:45 FUTEBOL: SELEÇÃO DE ANGOLA vs SPORTING C.P. - RTP1 (Diferido)

21:00 FUTEBOL: SELEÇÃO NACIONAL (SUB 21) - CAMPEONATO EUROPA 2013

PORTUGAL vs MOLDÁVIA

Sexta, 11 de novembro

19:00 FUTEBOL: SELEÇÃO NACIONAL(AA) EURO 2012 - RTP1 (Directo)

BÓSNIA vs PORTUGAL

Segunda, 14 de Novembro

18:00 FUTEBOL: SELEÇÃO NACIONAL (SUB 21) - CAMPEONATO EUROPA 2013 - RTP1 (Directo)

ALBÂNIA vs PORTUGAL

Jogo de qualificação disputado em Durres

Terça, 15 de Novembro

21:00 FUTEBOL: SELEÇÃO NACIONAL(AA) EURO 2012 - RTP1 (Directo)

PORTUGAL vs BÓSNIA

Jogo da 2.ª mão dos "playoff" de apuramento para o Euro 2012.

A Seleção dos Balcãs defronta no Estádio da Luz a Seleção das Quinas, no jogo decisivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...