João_O

Sociedade

798 posts neste tópico

Muitos criticam a mudança de hora, mas esquecem-se que quando há uns anos não se mudou a hora o consumo de ansiolíticos disparou. E se não mudasse, eram 7h no inverno e seria de noite, o que a meu ver não seria bom.

Editado por Televisão 10

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
há 16 minutos, Televisão 10 disse:

Muitos criticam a mudança de hora, mas esquecem-se que quando há uns anos não se mudou a hora o consumo de ansiolíticos disparou. E se não mudasse, eram 7h no inverno e seria de noite, o que a meu ver não seria bom.

Quando é que não se mudou a hora? Não me lembro, em 23 anos de vida isso ter acontecido.

Edit: Fui pesquisar e houve um interregno de 1992 a 1996. Era muito novo, não me lembro.

Editado por Ivo
Ambrósio gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 2 horas, Televisão 10 disse:

Isso não é bem assim, nessa época em que a hora não mudou o país estava com o horário da Europa Central (implementado pelo Cavaco Silva para coincidir com a abertura das bolsas na Alemanha, segundo ele :rolleyes:). Ou seja, no Verão eram 23 horas e ainda era dia, daí o consumo de ansiolíticos ter disparado... A nossa hora devia ser sempre a de Inverno, e Espanha devia ter a nossa hora também (muitos espanhóis até querem). Esta mudança de hora é muito má. Muita gente prefere a de Verão do que a de Inverno, mas não sabem que a de Inverno é que é a natural... Claro que eu gosto do facto de no Verão serem 21h e ainda ser de dia, mas não deve ser assim.

João F. gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Não, a nossa hora devia ser sempre a de Verão isso sim, eu prefiro mil vezes sair de casa noite cerrada ás 08:00h da manhã, do que ser noite ás 18h, mortinho que mude a hora, pois assim o dia parece que não rende, uma pessoa nem pode ir tomar um café depois do trabalho que já é noite e tem de fazer o jantar.

Editado por Duarte com D
srcbica, JoanaSantos e Angel-O gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post

Eu sabia que o horário de inverno é o normal e que a implementação do horário de verão foi para que as pessoas pudessem aproveitar mais os dias solarengos e é por isto que acho que a hora de verão devia estar implementada o ano todo. Também preferia no inverno sair de casa de noite do que sair do trabalho de noite.

Editado por srcbica
Informação errada
Angel-O gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 10 minutos, Duarte com D disse:

Não, a nossa hora devia ser sempre a de Verão isso sim, eu prefiro mil vezes sair de casa noite cerrada ás 08:00h da manhã, do que ser noite ás 18h, mortinho que mude a hora, pois assim o dia parece que não rende, uma pessoa nem pode ir tomar um café depois do trabalho que já é noite e tem de fazer o jantar.

Isso de ser noite às 18h é só no Outono/Inverno... por exemplo agora são quase 18h e ainda é bem de dia!

Na segunda-feira é que vai custar bué levantar cedo. Eu por exemplo acordo às 7h, vai ser como se fossem 6h. Uma pessoa depois habitua-se, mas nos primeiros dias é terrível. Nos últimos anos não custou tanto porque foi durante as férias da Páscoa.

há 5 minutos, srcbica disse:

Eu sabia que o horário de inverno é o normal e que a implementação do horário de verão foi para que as pessoas pudessem aproveitar mais os dias solarengos e é por isto que acho que a hora de verão devia estar implementada o ano todo. Também preferia no inverno sair de casa de noite do que sair do trabalho de noite. 

Eu é ao contrário, prefiro sair da escola à noite, até porque é quando as luzes de Natal estão ligadas (apanha a época natalícia) e sabe bem vir no caminho e vê-las. Mas não gosto nada de sair de casa de manhã e ainda estar escuro, quando está sol acordo com mais energia.

Editado por Ambrósio
João F. gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 2 minutos, Ambrósio disse:

Eu é ao contrário, prefiro sair da escola à noite, até porque é quando as luzes de Natal estão ligadas (apanha a época natalícia) e sabe bem vir no caminho e vê-las. Mas não gosto nada de sair de casa de manhã e ainda estar escuro, quando está sol acordo com mais energia.

Tira essa parte do presidente, que está mal, eu enganei-me.:offtopic:

Ambrósio gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 1 minuto, Duarte com D disse:

Quando tu fores maior vais nos entender Ambrosio.

Não sei, os meus pais são "maiores" e também preferem o de Inverno :mosking: Acho que é mais uma questão de gosto e não de idade, não sei :P Mas pronto, cada um com o seu ponto de vista e isto é um fórum, estamos a debater opiniões :)

João F. gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 1 minuto, Ambrósio disse:

Não sei, os meus pais são "maiores" e também preferem o de Inverno :mosking: Acho que é mais uma questão de gosto e não de idade, não sei :P Mas pronto, cada um com o seu ponto de vista e isto é um fórum, estamos a debater opiniões :)

A serio, os meus pais é como eu o dia não rende nada, no Verão sais do trabalho, vais até ao café, vais ver umas montras, estás com amigos, comes lá para as 20:30, no inverno é tudo à correr, sais do trabalho, tens de ir logo cozinhar, jantar, arrumar a p*ta da cozinha que parece que está sempre suja, chegas ás 21h já não tens energia para nada, só te apetece mesmo estar deitado.

srcbica gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 1 minuto, Ambrósio disse:

Também acho uma questão de gosto (ou então é genético :P ). Na tua idade, também tinha uma quinta-feira em que saía já de noite cerrada da escola, que me fez preferir desde cedo o horário de verão. E na faculdade, acordando às 7h no inverno, acaba por me ser igual, porque com um horário ou outro, acordaria de noite.

Partilhar este post

Link para o post
há 4 horas, Ambrósio disse:

Isso não é bem assim, nessa época em que a hora não mudou o país estava com o horário da Europa Central (implementado pelo Cavaco Silva para coincidir com a abertura das bolsas na Alemanha, segundo ele :rolleyes:). Ou seja, no Verão eram 23 horas e ainda era dia, daí o consumo de ansiolíticos ter disparado... A nossa hora devia ser sempre a de Inverno, e Espanha devia ter a nossa hora também (muitos espanhóis até querem). Esta mudança de hora é muito má. Muita gente prefere a de Verão do que a de Inverno, mas não sabem que a de Inverno é que é a natural... Claro que eu gosto do facto de no Verão serem 21h e ainda ser de dia, mas não deve ser assim.

A hora de Espanha era igual à nossa, o ditador Franco é que a mudou para ficar igual à alemã.

E também prefiro sair de escola à noite, é nostálgico!

Ambrósio gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
Agora mesmo, Televisão 10 disse:

A hora de Espanha era igual à nossa, o ditador Franco é que a mudou para ficar igual à alemã.

E também prefiro sair de escola à noite, é nostálgico!

Pois eu sei, mas ficou assim... Por cá como eu já disse o Cavaco Silva tb o fez, mas ainda bem que durou pouco tempo 

Partilhar este post

Link para o post
há 9 minutos, Ambrósio disse:

Pois eu sei, mas ficou assim... Por cá como eu já disse o Cavaco Silva tb o fez, mas ainda bem que durou pouco tempo 

E depois penso que adiantaram (ou atrasaram) 2 horas, segundo a minha professora de Geografia A.

Ambrósio gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 4 horas, srcbica disse:

Desculpa corrigir-te mas diz-se "soalheiros" ;)

-----------------------

Em relação à mudança de hora, eu também prefiro a de verão, mas se calhar pode ser uma má influência da minha parte visto que é a época do ano que mais gosto.

Editado por Fabien Silvano
Ambrósio e srcbica gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 2 minutos, Fabien Silvano disse:

Desculpa corrigir-te mas diz-se "soalheiros" ;)

-----------------------

Em relação à mudança de hora eu também prefiro a de verão, mas se calhar pode ser uma má influência da minha parte visto que é a época do ano que mais gosto daí ser talvez o fuso horário que mais prezo. 

Não precisas pedir desculpa. Fazem muito bem em corrigir-me, sempre, mas na Gândara ainda há palavras (ou melhor, ainda há pessoas que teimam em falar essas palavras) que faziam parte do dialeto local (dialeto, não língua): o gandarês.

Editado por srcbica
Fabien Silvano e Ambrósio gostam disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 16 minutos, srcbica disse:

Não precisas pedir desculpa. Fazem muito bem em corrigir-me, sempre, mas na Gândara ainda há palavras (ou melhor, ainda há pessoas que teimam em falar essas palavras) que faziam parte do dialeto local (dialeto, não língua): o gandarês.

A minha avó fala muito com esse dialeto local e eu estou sempre a corrigi-la...

Ambrósio gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 56 minutos, srcbica disse:

Oh não corrijas. Escreve no papel, mas é, senão isto perde-se. xD :P

Hoje em dia já não se nota tanto o dialeto... é que muitas vezes ser gandarês é ser porco, mal educado (pelo menos era e é, às vezes, assim que pensam na Figueira).

Ambrósio gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 1 hora, Televisão 10 disse:

Hoje em dia já não se nota tanto o dialeto... é que muitas vezes ser gandarês é ser porco, mal educado (pelo menos era e é, às vezes, assim que pensam na Figueira).

Ainda há quem pense assim na Figueira? Eu conhecia esse pensamento, mas julgava que já tinha passado há muito.

Ambrósio gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post
há 10 horas, srcbica disse:

Oh não corrijas. Escreve no papel, mas é, senão isto perde-se. xD :P

Eu já fiz uma lista com palavras que os meus avós diziam, mas foi há tantos anos... com obras na casa etc. deve-se ter perdido xD 

srcbica gosta disto!

Partilhar este post

Link para o post

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora