Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

Também me lembro de qualquer coisa de informática no 4º ano, mas era em grupos e foi só durante pouco tempo, era só para ter uma noções básicas. Mas eu nem toquei no computador, os meus colegas não largavam o osso e já deviam ter alguma experiência naquilo :rolleyes: eu também não percebia nada daquilo :P só tive internet e um computador a sério no 6º ano.

Também me lembro de uma senhora ir à nossa sala de vez em quando falar de religião, era tipo Educação Moral E Religiosa, mas não era algo regular, não era nenhuma disciplina. Também tinha natação, aliás para quem quisesse, que não era o meu caso. A minha escola ficava mesmo ao lado de uma piscina (municipal)

Basicamente tinha três disciplinas fixas, mais uma (Inglês) que se tornou mais ou menos regular no 4º ano. O resto foi para adquirir competências durante pouco tempo em determinada altura, não sendo regular. Por exemplo, as aulas de "Educação Física" (espécie de), se bem me lembro era uma vez por semana e penso que foi só no 3º ano ou assim. E nem estava no horário. Era para não estar sempre sentado :P

Editado por Ivo
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de referir que agora na escola onde andei não têm Expressão Plástica (que eu detestava) e têm Educação Moral Religiosa e Católica.

há 2 horas, Francisca disse:

És só um ano mais novo que eu e já tiveste Informática na primária, eu na escola só tive no 8º ano! Ou então depende da oferta escolar, porque eu sei que quando andava lá havia escolas noutras zonas com Natação e a minha não tinha.

Eu tive uma professora de Filosofia que dava aulas a miúdos da primária (se calhar até neste regime de AECs), basicamente ela só os punha a fazer desenhos :P  Deve andar muito à base do auto-conhecimento, do pensar no outro, no que é a filosofia... Acho que não os vão por a comparar Kant e Stuart-Mill.

Eu na primária também não tive informática (só existiam dois computadores, um em cada sala).

Quanto a Filosofia, a minha professora disse que estão a pensar em acabar com a disciplina e passar a lecionar apenas Ética, como acontece nos países nórdicos...

Editado por Televisão 10
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Ivo disse:

Também me lembro de qualquer coisa de informática no 4º ano, mas era em grupos e foi só durante pouco tempo, era só para ter uma noções básicas. Mas eu nem toquei no computador, os meus colegas não largavam o osso e já deviam ter alguma experiência naquilo :rolleyes: eu também não percebia nada daquilo :P só tive internet e um computador a sério no 6º ano.

Também me lembro de uma senhora ir à nossa sala de vez em quando falar de religião, era tipo Educação Moral E Religiosa, mas não era algo regular, não era nenhuma disciplina. Também tinha natação, aliás para quem quisesse, que não era o meu caso. A minha escola ficava mesmo ao lado de uma piscina (municipal)

Basicamente tinha três disciplinas fixas, mais uma (Inglês) que se tornou mais ou menos regular no 4º ano. O resto foi para adquirir competências durante pouco tempo em determinada altura, não sendo regular. Por exemplo, as aulas de "Educação Física" (espécie de), se bem me lembro era uma vez por semana e penso que foi só no 3º ano ou assim. E nem estava no horário. Era para não estar sempre sentado :P

Same. Mas eu tive computador desde os meus 3-4 anos. Não queria saber de mexer no pc, na escola. Eu moro numa aldeia e fui dos primeiros a ter pc. a altura, lembro-me que os meus pais deram 1000 contos (seriam agora 5000 euros, se não estou em erro) por um pc, impressora e scanner. Eles tinham uma loja, e aquilo deu imenso dinheiro até 2006-2007. (Quem me dera que ainda desse nos dias de hoje :haha: ). E assim, fui dos primeiros miúdos a ter contacto com um pc, e era bastante gozado por isso, eles tinham inveja de mim e eu, que nunca fui de me chatear muito com nada, deixava-os ficar a explorarem o pc, porque só tinham mesmo opurtunidade de ter contacto com um, na escola. Realmente, como as coisas eram naquele tempo e são agora. :haha::haha::haha:

 

E só tinha Estudo do Meio, Matemática e Língua Portuguesa e alguma vezes, de forma facultativa, Música, mas odiava aquilo e passava a vida a fugir dessas aulas e a ir para casa. :ph34r::haha:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Francisca disse:

És só um ano mais novo que eu e já tiveste Informática na primária, eu na escola só tive no 8º ano! Ou então depende da oferta escolar, porque eu sei que quando andava lá havia escolas noutras zonas com Natação e a minha não tinha.

Era oferta da escola. Mas eu detestava, só íamos praticamente ao word e ao paint...  no fim lá usamos o power point e excel mas pouco. No início usavamos computadores da escola mas era a pares e metade da turma (a outra metade estava na biblioteca a ler livros e depois trocava). No final do 4ano eramos todos na nossa sala mesmo cada um com o seu Magalhães xD e no verão nos intervalos iamos as vezes para a sala dos computadores jogar jogos (nesse verao, 2010, estava muito calor e o sol estava muito forte e então nao iamos para a rua.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ambrósio disse:

Era oferta da escola. Mas eu detestava, só íamos praticamente ao word e ao paint...  no fim lá usamos o power point e excel mas pouco. No início usavamos computadores da escola mas era a pares e metade da turma (a outra metade estava na biblioteca a ler livros e depois trocava). No final do 4ano eramos todos na nossa sala mesmo cada um com o seu Magalhães xD e no verão nos intervalos iamos as vezes para a sala dos computadores jogar jogos (nesse verao, 2010, estava muito calor e o sol estava muito forte e então nao iamos para a rua.

A mim também era isso e pouco mais. Não gostava nada daquilo, só suportava minimamente porque no meu grupo estava uma menina/rapariga de quem eu gostava :blush:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Ivo disse:

A mim também era isso e pouco mais. Não gostava nada daquilo, só suportava minimamente porque no meu grupo estava uma menina/rapariga de quem eu gostava :blush:

Pois xD

Era assim, nós chegávamos e a professora: "Bom dia, vamos abrir o Word..." "Olá a todos, hoje vamos ao Paint". Lembro-me que fazíamos textos sobre as férias, sobre o Natal, Páscoa... histórias sobre a família, amigos, etc. e depois fazíamos um desenho no Paint a ilustrar :mosking: Lembro-me também que quando chegámos ao Power-Point fiz um sobre o sistema solar cheio daqueles efeitos especiais do programa e estava todo orgulhoso porque sabia mexer naquilo tudo xD 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Visky disse:

As AECs que eu tive no 1ºCiclo foram Educação Física, Inglês, Música, Expressão Plástica e Expressão Dramática. 

Como é que me fui esquecer da Expressão Dramática! Também tive, mas acho que era dividida a metade com EF, uma delas metade do ano letivo, a outra na outra metade!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adorava Estudo do Meio :P Ainda noutro dia encontrei um livro do 3ºAno com os exercícios todos bonitinhos e bem feitos :mosking: Também adorava matemática! Nestas duas disciplinas tinha a melhor nota da turma sempre (quem me dera que fosse assim agora também, mas é mais complicado!), a Português já não era tão bom mas mesmo assim tinha resultados satisfatórios xD Que saudades da primária, não era preciso estudar (pelo menos eu não estudava, fixava tudo das aulas, algo impossível no secundário xD). Chegava a casa e fazia os TPC (quando não vinham já feitos) e não fazia mais nada, ia lanchar, ver televisão, "brincar" etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ambrósio disse:

Eu adorava Estudo do Meio :P Ainda noutro dia encontrei um livro do 3ºAno com os exercícios todos bonitinhos e bem feitos :mosking: Também adorava matemática! Nestas duas disciplinas tinha a melhor nota da turma sempre (quem me dera que fosse assim agora também, mas é mais complicado!), a Português já não era tão bom mas mesmo assim tinha resultados satisfatórios xD Que saudades da primária, não era preciso estudar (pelo menos eu não estudava, fixava tudo das aulas, algo impossível no secundário xD). Chegava a casa e fazia os TPC (quando não vinham já feitos) e não fazia mais nada, ia lanchar, ver televisão, "brincar" etc...

Bons tempos. Eu tinha Satisfaz Muito Bem a tudo... Agora avaliam os alunos de 0 a 100%.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Bons tempos. Eu tinha Satisfaz Muito Bem a tudo... Agora avaliam os alunos de 0 a 100%.

Lembro-me que na primária pelo menos na minha escola era: Não Satisfaz, Satisfaz, Bom, Muito Bom e Excelente. Eu tinha sempre Muito Bom e Excelente. A Português às vezes tinha "Bom+". Não sabia que agora era de 0 a 100%.

há 1 minuto, Ivo disse:

Eu também gostava muito de Estudo do Meio, tinha quase sempre excelente nos testes, quando era preciso decorar alguma coisa estudava um pouco e tinha excelentes notas

Eu assim que aprendia na aula já fixava logo, chegava aos testes sem ter feito nada em casa e era logo "Excelente", que saudades :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Ambrósio disse:

Lembro-me que na primária pelo menos na minha escola era: Não Satisfaz, Satisfaz, Bom, Muito Bom e Excelente. Eu tinha sempre Muito Bom e Excelente. A Português às vezes tinha "Bom+". Não sabia que agora era de 0 a 100%.

0 a 100% na escola onde andei e nas restantes escolas primárias do agrupamento. Não sei se noutras escolas primárias funciona de forma diferente...

Na minha escola era Não Satisfaz, Satisfaz, Satisfaz Bem e Satisfaz Muito Bem.

Lembro-me que no 2° ciclo também era assim, mas a meio do 6° ano mudaram as menções a meio do ano para Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Ambrósio disse:

Lembro-me que na primária pelo menos na minha escola era: Não Satisfaz, Satisfaz, Bom, Muito Bom e Excelente. Eu tinha sempre Muito Bom e Excelente. A Português às vezes tinha "Bom+". Não sabia que agora era de 0 a 100%.

Eu assim que aprendia na aula já fixava logo, chegava aos testes sem ter feito nada em casa e era logo "Excelente", que saudades :P

As minhas notas eram quase sempre iguais, Estudo do Meio andava no Bom e Excelente (principalmente Excelente), Português andava entre o Satisfaz e o Bom e Matemática tinha sempre Satisfaz.

Editado por Ivo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Bons tempos. Eu tinha Satisfaz Muito Bem a tudo... Agora avaliam os alunos de 0 a 100%.

Saudades desses Satisfaz Muito Bem :( 

Eu nunca tive percentagens. Nem no 3º ciclo. Lembro-me que outras escolas cá da cidade tinham a percentagem e na minha era proibido dizer aos alunos para "não os magoar nem pressionar" (ou seja, tinhas Satisfaz que sabias que era entre 50-69 mas o professor, teoricamente, não te podia dizer onde é que a tua nota se inseria nesse espectro). Era estúpido, os meus amigos perguntavam-me que nota tinha tirado e nem sabiam bem o que era um Satisfaz Bem, só queriam é números :P Quando fui para o 10º mudaram e passaram a dizer as percentagens, que é na minha opinião o mais correto. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Francisca disse:

Saudades desses Satisfaz Muito Bem :( 

Eu nunca tive percentagens. Nem no 3º ciclo. Lembro-me que outras escolas cá da cidade tinham a percentagem e na minha era proibido dizer aos alunos para "não os magoar nem pressionar" (ou seja, tinhas Satisfaz que sabias que era entre 50-69 mas o professor, teoricamente, não te podia dizer onde é que a tua nota se inseria nesse espectro). Era estúpido, os meus amigos perguntavam-me que nota tinha tirado e nem sabiam bem o que era um Satisfaz Bem, só queriam é números :P Quando fui para o 10º mudaram e passaram a dizer as percentagens, que é na minha opinião o mais correto. 

No ensino básico também não diziam as percentagens na minha escola , uma estupidez, eu até sabia de quanto a quanto ia a nota mas não tinha grande sentido, por exemplo o bom menos ia de 70 até 75% ou o que era, a sério que custava dizer qual o número exato que tinhamos tido, eu às vezes lá apanhava os registos dos professores abertos e acabava por saber mas era uma estupidez, não custava nada dizer o número exato, não é por me dizerem que tive 70% ou 73% que ficarei pressionado.

Editado por Factos Televisos
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Francisca disse:

Saudades desses Satisfaz Muito Bem :( 

Eu nunca tive percentagens. Nem no 3º ciclo. Lembro-me que outras escolas cá da cidade tinham a percentagem e na minha era proibido dizer aos alunos para "não os magoar nem pressionar" (ou seja, tinhas Satisfaz que sabias que era entre 50-69 mas o professor, teoricamente, não te podia dizer onde é que a tua nota se inseria nesse espectro). Era estúpido, os meus amigos perguntavam-me que nota tinha tirado e nem sabiam bem o que era um Satisfaz Bem, só queriam é números :P Quando fui para o 10º mudaram e passaram a dizer as percentagens, que é na minha opinião o mais correto. 

Eu não tinha no 7ºAno percentagens tb... era horrível nós queríamos saber e não nos diziam... no 8ºAno em algumas disciplinas (História e Português) começaram a dizer e no 9ºAno já todas diziam!

há 2 minutos, Factos Televisos disse:

No ensino básico também não diziam as percentagens na minha escola , uma estupidez, eu até sabia de quanto a quanto ia a nota mas não tinha grande sentido, por exemplo o bom menos ia de 70 até 75% ou o que era, a sério que custava dizer qual o número exato que tinhamos tido, eu às vezes lá apanhava os registos dos professores abertos e acabava por saber mas era uma estupidez, não custava nada dizer o número exato, não é por me dizerem que tive 70% ou 73% que ficarei pressionado.

O pior era quando tínhamos Satisfaz que era entre 55% e 69%. O máximo que punham era um "menos" ou "mais"... mas não chegava na minha opinião.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Ambrósio disse:

Eu não tinha no 7ºAno percentagens tb... era horrível nós queríamos saber e não nos diziam... no 8ºAno em algumas disciplinas (História e Português) começaram a dizer e no 9ºAno já todas diziam!

O pior era quando tínhamos Satisfaz que era entre 55% e 69%. O máximo que punham era um "menos" ou "mais"... mas não chegava na minha opinião.

Tinhas razão, nunca percebi o secretismo que faziam disso, é que foi do quinto ao nono no meu caso, porque raio não colocavam lá em vez de nos deixarem na dúvida, aliás isto provocava uma enorme revolta em nós.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, Francisca disse:

Saudades desses Satisfaz Muito Bem :( 

Eu nunca tive percentagens. Nem no 3º ciclo. Lembro-me que outras escolas cá da cidade tinham a percentagem e na minha era proibido dizer aos alunos para "não os magoar nem pressionar" (ou seja, tinhas Satisfaz que sabias que era entre 50-69 mas o professor, teoricamente, não te podia dizer onde é que a tua nota se inseria nesse espectro). Era estúpido, os meus amigos perguntavam-me que nota tinha tirado e nem sabiam bem o que era um Satisfaz Bem, só queriam é números :P Quando fui para o 10º mudaram e passaram a dizer as percentagens, que é na minha opinião o mais correto. 

Na escola onde andei no 5° e 6° anos não tínhamos as percentagens (nem no exame as davam). Já quando entrei no 7° ano, para uma escola secundária com 3° CEB, passaram a dar as percentagens, o que eu não gostava, pois incentivava a competição de notas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando andei no 1º, 2º e 3º ano tinha Português, Matemática e Estudo do Meio, uma vez por semana Educação Física e Inglês, 2 vezes por semana. Lembro-me que quando fui para o 4º ano, comecei a ter como AECS Inglês (2x semana), Música (2x semana), Educação Física (2x semana), Dança (3x semana) e ainda propuseram aos melhores alunos de Português a criação de um jornal que durou pouco mais que 1 período escolar.

Entretanto em relação às avaliações e etc...durante todo o 1º e 2º ciclo era classificado em TUDO, com Suficiente, Pouco Suficiente, Bom, Muito Bom...no 3º ciclo é que tive (e tenho :P) percentagens ;) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...