Jump to content

Televisão [Tópico Geral]


_zapping_

Posts Recomendados

Mas a televisão espanhola não tem muitos programas com números de valor acrescentados. É muito raro, nem tem passatempos nos programas das manhãs e das tardes. Mas cá em Portugal temos em tudo o que seja programa em directo.

Mas o programa de ontem à noite era uma gala daquelas mesmo a sério que eu já há muito tempo que não via.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Artur Ribeiro,António Barreira e João matos (Belmonte e OBDE) mostraram sim que é possível ter novas histórias e contar algumas de maneira diferente! <3

Mas novas histórias é fácil. Falo mais de histórias "não-convencionais", ao estilo Game of Thrones, The Walking Dead, por aí. Não é por acaso que estas séries são das mais vistas a nível mundial e das mais populares entre os jovens. É preciso pensar "outside the box" como dizem os ingleses, e é isso que faz falta na nossa ficção atualmente e é isto que escapa em vários autores, inclusive o Tozé.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belmonte mostrou que é possível pegar numa novela e renovar-lhe a cara, colocando uma pitada de série e tornar muito mais dinâmica incluindo histórias que muitas vezes não são da realidade portuguesa, mas nem por isso deixa ter mérito simplesmente torna a história mais chamativa e mais ''nova''.Para mim se todas as novelas fossem como Belmonte e OBDE estaríamos servidos ''ao mais alto nivel'' ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas novas histórias é fácil. Falo mais de histórias "não-convencionais", ao estilo Game of Thrones, The Walking Dead, por aí. Não é por acaso que estas séries são das mais vistas a nível mundial e das mais populares entre os jovens. É preciso pensar "outside the box" como dizem os ingleses, e é isso que faz falta na nossa ficção atualmente e é isto que escapa em vários autores, inclusive o Tozé.

 

Mesmo, penso a mesma coisa. Para além disso, eu adorava que os Jardins Proibidos também focassem mais nos médicos e em casos... mas dúvido :/ 

Mas era uma coisa diferente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belmonte mostrou que é possível pegar numa novela e renovar-lhe a cara, colocando uma pitada de série e tornar muito mais dinâmica incluindo histórias que muitas vezes não são da realidade portuguesa, mas nem por isso deixa ter mérito simplesmente torna a história mais chamativa e mais ''nova''.Para mim se todas as novelas fossem como Belmonte e OBDE estaríamos servidos ''ao mais alto nivel'' ;)

Das três novelas que estão na TVI atualmente, só as vi no episódio de estreia e agora nestes dois meses, devido a assuntos que não interessam em nada para o tópico. Todas têm pontos fortes, obviamente, mas em OBDE, porque é que a Alice não triunfa? Ou mais, porque é que não pegam no núcleo gay ou no puto que tem aquela doença (digo isto nestes termos porque como disse em cima, pouco vi da novela) e fazerem disso uma série/mini-novela? Ou no caso de Belmonte, porque não fazerem isso com o tráfego de mulheres e abordarem isso ao pormenor em algo aparte, sem todos os outros núcleos, só mesmo o Carlos e todos os que estavam envolvidos nisso? Isso são coisas que numa mini-novela de 60 episódios eram boas para se pegar. Outra coisa que podiam apostar e que até concordo com o Tozé são novelas de época. Já o disse algures por aqui que temos 1000 anos de história, cheia de conspirações, atentados, assassinatos, invasões e tudo mais. A melhor novela que eu já vi foi o remake de Gabriela, uma mini-novela histórica. E mesmo nas séries portuguesas, Equador tem grande mérito, e é um exemplo de produtos onde os autores pensaram "outside the box".

Se tu reparares bem, uma novela portuguesa tem que ter o casalinho que fica feliz no final e o vilão que paga quase sempre pelo mal que fez. Claro que o fim e o percurso de cada um varia, mas se tu retirares todas as particularidades de cada personagem e ficares só com o básico vais ver que é assim em grande parte das nossas novelas (isto para nem falar que agora cada novela tem quase 300 episódios, o que por si só é esgotante). E é por isso que grande parte dos jovens se desconectou. Eu prefiro ver um episódio de Game of Thrones, Orphan Black, por aí, porque sei que nunca teria em Portugal uma novela/mini-novela com famílias a matarem-se umas às outras ou com uma Tatiana Maslany portuguesa a fazer 6 ou 7 clones. E como estas digo tantas outras. É isto que falo e é por isso que as séries estão a dar uma coça de todo o tamanho às novelas entre a nova geração.

Mesmo, penso a mesma coisa. Para além disso, eu adorava que os Jardins Proibidos também focassem mais nos médicos e em casos... mas dúvido :/

Mas era uma coisa diferente

Grey's Anatomy versão Jardins Proibidos. :laugh: Não era mau pensado. :P

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também concordo que devíamos fazer novelas de época. E há tanto por onde pegar. É pena não aproveitarmos mais a nossa história para a nossa ficção. Eu gostava que fizessem uma novela portuguesa sobre a época da escravatura como já fizeram várias vezes no Brasil. Escrava Isaura, Xica da Silva e Sinhá Moça são disso exemplos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho OBDE e Belmonte boas novelas, mas daí a serem "diferentes", não acho. É diferente no enredo, como em qualquer novela, mas não vejo nenhuma inovação especialíssima que as destaquem das demais (as anteriores é que tinham sido duvidosas na qualidade, por isso estas parecem ser tão excelentes).

 

Mas também isso não é o mais importante - por exemplo no Brasil as novelas têm sido muito mais inovadoras do que aqui, e nem sempre dão resultado, por exemplo a novela das 6 Meu Pedacinho do Chão foi diferente de qualquer coisa que fora feito até hoje, e foi um fracasso de audiências. Há inovações que o público rejeita.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas porque é que estão a comparar telenovelas com séries? são produtos diferentes, mas sim seria porreiro que não apostassem quase exclusivamente nas novelas.

 

gostava de uma segunda temporada d' "O Bairro" mas é melhor esperar sentada

Editado por jeli
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho é que os autores em Portugal tem medo de arriscar (talvez porque as novelas são mais vistas por pessoas com mais idade). Eu não acho que tenhamos tido assim nenhuma novela nos últimos anos que tenha sido inovadora...


mas porque é que estão a comparar telenovelas com séries?

 

gostava de uma segunda temporada d' "O Bairro" mas é melhor esperar sentada

Estamos a falar (pelo menos eu) que podem ir buscar temas às séries e introduzirem nas novelas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não me importava. Pelo menos era inovador e não seria mais uma novela sobre casa e descasa.

 

Mas o conceito de uma novela, é isso mesmo. Amores e desamores. Mesmo que os personagens fossem ET's, e se abordasse esse tema. E mesmo series (ao menos as que eu vi até hoje) envolvem paixões, sexo casamentos e o eterno "I love you".  :D

 

A humanidade gosta destas pirusisses. Ja os livros e os teatros mais antigos envolviam drama entre homens e mulheres.  ;)

Isso nem a TVI nem os seus profissionais, podem alterar.  :cool:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o problema não está no conteúdo, mas sim na forma. Ou seja, o problema não está na inovação das novelas (até porque, como já disseram, o género novela é mesmo assim - estórias de amor e do quotidiano social), o problema está em só fazer esse género. Só se fazem novelas e é óbvio que está a cansar cada vez mais. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até Game of Thrones que é Game of Thrones têm historias de amor.

 

A mim enerva-me o abordar o quotidiano, não gosto, tipo aqueles casais que estão a passar mal por conta da crise tipo Ana e Marco.  :lazy:

 

E quando ele diz vejo coisa hoje em dia em novelas de bradar aos céus, e têm razão, tipo a cena da Alice tentar matar a irmã no hospital, eu se fosse diretor geral proibia o tentar matar em novelas, é tão boring, já se sabe que ninguém vai morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto às inovações duvido que em Portugal resultasse, se Game of Thornes fosse português era um flop descomunal, os jovens só querem o que é americano, seja fraco ou bom, há muitas series que a maior parte vê que para mim não passam de modinhas, pois de tão sono que me dão mais vale ver uma boa novela.

E the walking dead português era logo gozada, e motivo de chacota, sinceramente os jovens para mim não vão por gostos, mas por modinhas e "pelo o que é fixe", tenho colegas meus que dizem que as novelas não prestam, nem vêem nem sabem do que se trata, mas vêem series que quando eu comecei a ver, xauzinho e boa noite, já para não falar que os jovens querem é facebook e saídas á noite, por isso acho que os jovens não são exemplo de nada, claro que eu estou a generalizar, nem todos são assim, mas a maioria.

Se preferem o americano é porque há algo que falta com o português, já pensaste dessa forma? E é impossível dizer que GOT ou TWD seriam flops ou gozados quando apenas existem algumas séries feitas em Portugal, que podem ser contadas pelos dedos das mãos. Achei Equador, Ele é Ela, Redenção e até mesmo Destino Imortal produtos de ficção diferentes e que acho que todos eles tiveram sucesso. Mas claro, se até os telefilmes que a TVI anunciou com tanta pompa e circunstância são substituídos pelas mesmas novelas que dão 5 dias por semana, não se pode mesmo dizer se as séries que são um grande sucesso por todo o mundo, seriam ou não flops se fossem portuguesas.

E quanto às modinhas, sim, elas existem, mas às vezes são inventadas pela nossa opinião sobre algo. Eu também achava que zombies eram uma modinha passageira, no entanto TWD é cada vez mais popular e mais vista nos EUA e não só. Talvez eu acho que sejam uma modinha por não gostar tanto da série como gosto de outras (por outras palavras, acho que seja um pouco sobrevalorizada). Ou seja, se formos por aí, há modinhas para tudo, e olha que a modinha de zombies já leva meia década praticamente, o que me leva a questionar se é mesmo modinha ou não.

Quanto ao Facebook e saídas à noite, isso não implica que a TV deixe de ter um papel importante. A imprensa não deixou de ser menos importante com a vinda do rádio, que por sua vez não deixou de ser menos importante com a vinda da TV e consequentemente, pela vinda do PC/Internet. Os jovens de hoje são a geração de adultos de amanhã, portanto sim, os seus gostos têm de ser exemplos para uma empresa que está depende das massas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando Equador o resto é tudo flops.

 

E que mania de comparar com os americanos, nós não nos podemos comparar com eles, eles fazem uma televisão para 300 milhões de habitantes, nós fazemos para 10 milhões, nenhum país faz series como eles fazem, mesmo o Game of Thrones por exemplo é escrito por um inglês, mas feito por americanos, se fosse escrita por um Tuga ir dar no mesmo, nós não teríamos meios para a fazer.

 

E quanto ao inovar, não é com Zombies e não se focarem em casais que as novelas ou series vão ser boas, Avenida Brasil é considerada a novela do século, é uma manta de retalhos mas ágil e bem contada, é assim que a ficção novelas ou series têm de ser, aqui em Portugal tivemos o exemplo de Tempo de Viver, que é uma novela super agil, cheia de misterios que mete a nível de historia muitas series americanas ao bolso (sim podem se rir, mas é a minha opinião).

 

E Destino Imortal foi diferente, mas foi uma borrada, pior coisa não há.

 

Mas concordo contigo, ao fim de semana podiam exibir os tele filmes em vez das novelas do costume, aliás até podiam fazer series semanais e colocar ao Sábado á noite.

 

Agora em também acho que as novelas(todo o mundo as faz, e nós somos dos melhores a fazer-las) precisam de uma revolução, podiam fazer novelas de epoca, novelas mais Dark, e acabar com nucleos cliché e enrola, e acima de tudo não ultrapassar os 200 episódios, depois disso fica massuda.

Editado por João Duarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...