Jump to content

65: Courage the Cowardly Dog


Recommended Posts

Directamente da mente cómica de John R. Dilworth, célebre animador nova-iorquino, para os ecrãs de toda a gente, mais uma série marcante das nossas infâncias: a saga de quatro temporadas sobre o cão cor-de-rosa que tinha medo de tudo e que procurava o conforto da sua amada Muriel - falo da icónica série Courage the Cowardly Dog.

A série retratava a vida de Courage, um cão assustadiço que foi abandonado pelos pais (ver Rememberance of Courage's Past) e foi adoptado pelo casal Bagge: o agricultor Eustace que frequentemente maltrata o Courage e a simpática emigrante escocesa Muriel. Vivem em Nowhere, uma zona no Kansas inspirada na Área 51. Frequentemente, a área de residência é alvo de aparições de monstros, zombies, demónios, cientistas loucos e muitas outras criaturas ditas "mitológicas". Algumas aparentavam estar em estado de desespero.

Obviamente, por tras da série há uma história. John R. Dilworth fundou a sua produtora, a Stretch Films, in 1991 e concebeu um episódio piloto em 1996. Numa co-produção com a Hanna-Barbera, o piloto retratava a chegada de um galo vindo do espaço e das tentativas do Courage de o matar. Só cheguei a ver na net em 2006 porque quando nasci estes pilotos já não davam porque já tinham escolhido as séries. Não tinha diálogo, a não ser uma breve frase do próprio Courage.

Já a série em si estreou em Novembro de 1999 nos EUA. Aqui a série foi completamente produzida na Stretch Films por decisão do criador por ter rejeitado uma oferta da Hanna-Barbera. A série teve quatro temporadas de treze episódios cada. Quase todos os episódios eram divididos em dois, salvo dois: The Tower of Dr. Zalost e The Mole. The Mole era bastante polémica por causa de temas como o abuso doméstico, desilusão e prostituição. Porém a série em si tinha elementos de medo e afins que provocavam precisamente o medo em telespectadores sobretudo infantis. Ironicamente não tinha medo, por isso será que sou o único?https://www.youtube.com/watch?v=yL2vNck5Mew

A série tinha alguns episódios marcantes. Freaky Fred era sobre o medo que o Courage tinha do Fred, um homem que tinha obsessão por rapar o cabelo de toda a gente que encontrava, e que era uma metáfora para a pedofilia. King Ramses' Curse é um dos mais recordados sobretudo por causa do próprio Rei Ramsés, mas para mim foi mais por causa desta canção.

O computador era a melhor parte. Uma voz maviosa britânica dava soluções ao Courage. Para mim a melhor parte foi quando ele teve um vírus.

O último episódio era dividido em dois bastante icónicos para a série. Rememberance of Courage's Past fala sobre o passado de Courage quando perdeu os pais e Perfect é sobre uma professora que critica a sua falta de perfeição.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

há 8 minutos, OTalAntiquado disse:

A série passou cá dobrada sorrateiramente, na TVI, tipo I am Weasel ou Cow and Chicken?

Não. Pelo que me lembro, não. Mas Time Squad, que teve menos sucesso e temporadas, teve dobragem, ali por volta de 2003.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...