Jump to content

Avó Detective


Manu Tenry

Posts Recomendados

Sejam bem-vindos a Beirais à 3ª edição do "Manupédia", a tua enciclopédia humana favorita sobre o mundo das dobragens e animações, ao estilo "Manúelino"! :P

logo%2Bmanupedia.png

Na sessão de hoje vou falar de Avó Detective! Uma série que retrata o dia-a-dia da pacata vila de Moncheron(Mourão na versão portuguesa) e da protagonista Prudência Passinhos. Uma educadora de infância reformada que passa o seu tempo a desvendar mistérios e crimes. Com ajuda do seu gato Óscar, Carlos um guarda florestal e as crianças da vila lideradas por Jójó.

Prudência é uma senhora de idade, muito perspicaz e inteligente. desvenda muitos casos melhor que muitos polícias que se prezem.

Além da ajuda de Carlos, Prudência colabora com Comissário Alfredo para desvendar os crimes que acontecem na região.

Toda a gente de Mourão, adora Prudência menos as Irmãs Béchamel, três irmãs idosas, muito coscuvilheiras, que nutrem uma enorme inveja de Prudência por ser tão ativa e amada pela idade que tem e por ser a melhor em tudo, tanto nas investigações como a confecionar tartes e outras sobremesas e pratos.

Vamos conhecer o elenco por de trás das personagens(versão da RTP2, na do Canal Panda tem algumas alterações):

 Avó Prudência:

  Ocultar conteúdo

prudencia.png

 

Ana Vieira

ana%2Bvieira.jpg

É um fantástica cantora das nossas dobragens, canta a maior parte dos genéricos dos animes e canções pertencentes às bandas sonoras de várias séries animadas. Como actriz de dobragem, já fez o Todd de O Mundo de Todd, Harry do Harry e o Balde de Dinossauros, Sofia e Flora de Doremi ou a Princesa Tiana de a Princesa e o Sapo.

Carlos:

  Ocultar conteúdo

carlos.png

 

Pedro Cardoso

pedro%2Bcardoso.jpg

É a alma do nosso Spongebob, fez várias séries de Digimon ou As Aventuras do Jackie Chan. Foi o director de dobragem desta série e costuma o ser em muitas outras mais do estúdio Pim Pam Pum Audiovisual.

Alfredo:

  Ocultar conteúdo

alfredo.png

 

Michel Simeão

Michel%2BSime%25C3%25A3o.jpg

Actor, cantor e director de dobragem da Pim Pam Pum e Buggin Media. Muitas dobragens fazem parte do seu currículo, tais como Digimon 02 onde dava voz ao Matt, Corneil em Corneil e Bernie, Zick em Alergia Monstra, Natsu de Fairy Tail, ou o Urso de Rua do Zoo 64.

Irmãs Bechamel:

  Ocultar conteúdo

bechamel.png

Clotilde(Bechamel de roupas verdes) - Sónia Jerónimo

Esmeralda (Bechamel gorducha) - Pedro Cardoso

Elvira (Bechamel de roupas bordeux) - Paulo Duarte Ribeiro

Jojó:

  Ocultar conteúdo

jojo.png

Vítor D'Andrade

v%25C3%25ADtor%2Bdandrade.jpg

Sim, é verdade, o nosso Inspector Lúcio em Ouro Verde foi o Jójó em Avó Detective. Fez além disso, Koji de Digimon Frontier, E se os Animais Falassem, Corvo em Cidades dos Patos. Alguns desenhos animados recentes do Zig Zag, ele também entra.

Didi:

  Ocultar conteúdo

didi.png

Nuno Pardal

nuno%2Bpardal.jpg

Penso que até é a voz mais característica que aqui está! Sempre gostei da voz dele, é peculiar e infantil, lembro-me que o "reconheci" foi nas Chiquititas onde fazia o Lucas, a voz dele era familiar de algum lado. Até quando numas cenas em que ele estava a brincar com os miúdos, fez essa voz infantil e reconheci-o logo daqui.

Na Avó Detetive, ele fez muitos vilões e personagens da aldeia. Ele foi Takato em Digimon Tamers ou Swaper em Dora, a Exploradora. É o principal director de dobragem do estúdio Buggin Media.

Marlene:

  Ocultar conteúdo

marlene.png

Ana Vieira

ana%2Bvieira.jpg

Júlio:

  Ocultar conteúdo

julio.png

Paulo Duarte Ribeiro

paulo%2Bduarte%2Bribeiri.png

Foi o Wannabee do programa Lucy, faz habitualmente alguma novelas e séries. Entrou em Santa Bárbara como Guarda Simões e em Massa Fresca como Assaltante.

Fez várias dobragens, em séries como Digimon 02 como Izzy, Narrador em Mina e Mena ou Salieiri em Amadeus (desenho animado sobre Mozart).

Quico:

  Ocultar conteúdo

quico.png

Pedro Cardoso

pedro%2Bcardoso.jpg

Mariazinha

  Ocultar conteúdo

mariazinha.png

Sónia Jerónimo

s%25C3%25B3nia%2Bjeronimo.jpg

Fez além da Mariazinha, quase todas as personagens femininas que iam aparecendo na série. Noutras séries fez a Clover/Cláudia das Espias, Cody em Digimon 02 e fez parte do elenco de dobragem de Betty Atómica.

Zézinho:

  Ocultar conteúdo

zezinho.png

Michel Simeão

Michel%2BSime%25C3%25A3o.jpg

Curiosidades:

Na versão portuguesa, faziam de conta que ação era passada em Portugal (em Alentejo onde se situa realmente Mourão), tendo em referência várias localidades do país, Lisboa, Aljustrel, Tavira, Porto e utilizavam nomes e apelidos portugueses como Paulo Brandão ou Baltazar Monteiro.

- Por falta de vozes femininas alguns homens faziam as personagens femininas, como foi o caso das Manas Béchamel. O Pedro Cardoso até costuma fazer ocasionalmente vozes femininas.

- Todos os actores entraram em várias temporadas de Digimon:

Pedro Cardoso: Digimon 02(Tk, Angemon), Tamers (Impmon), Frontier (Takuya), Data Squad (Agumon, Kurata, Gaomon).

Paulo Duarte Ribeiro: Digimon 02 (Izzy, BlackwarGreymon, Genai, Pai de Matt), Data Squad(Masaru).

Vítor D'Andrade: Digimon Frontier (Koji)

Nuno Pardal: Digimon Tamers(Takato,Gallantemon)

Sónia Jerónimo: Digimon 02 (Cody, Armadilomon Mimi, Palmon, Sora, June).

Michel Simeão: Digimon 02 (Matt, Tai, Agumon, Gabumon, MaloMyotismon) cantou o genérico em Data Squad abertura e encerramento.

Ana Vieira: Cantou os encerramentos de Digimon Tamers e Frontier e ainda cantou a abertura desta última.

Na Dobragem do Canal Panda foram substituídos o Nuno Pardal e o Paulo Duarte Ribeiro (as vozes mais emblemáticas diga-se de passagem) por João Brás (um actor de comédia e de revista) e Nuno Machado (voz adicional de Digimon 02 e Spongebob) ainda foram acrescentadas mais duas vozes femininas, Cristina Basílio(que fez H20 ou Sonic Boom, aqui a Bechamel Clotilde) e Alexandra Diogo (a Sandy de Spongebob e aqui Bechamel Elvira).

Aqui coloco dois episódios um com dobragem da RTP2 e outro do Canal Panda

Opinião Pessoal:

Adorava esta série, a Avó Prudência era tão querida com toda gente e desvendava os mistérios com grande maestria. Adorei o facto de aportuguesarem a série com os nomes das localicades e apelidos, torna-a mais familiar e adorável. E "Mourão" tinha um ar tão agradável para se viver :P 

Bom, e ficamos por aqui por esta semana. Espero que tenham gostado, este artigo foi mais curto mas penso que está agradável na mesma :P 

  • Gosto 2
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
há 1 hora, Vieira disse:

2003, pelo o que pesquisei.

Lembro-me de ver em puto. Era fixe.

Acho que é desse ano sim. Era mesmo fixe.

há 6 horas, joanna disse:

Isto é de que ano?

2003. Mas repetiu várias vezes nos anos que se seguiram. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, canal5 disse:

Já que estamos na era dos revivals, isto é que já merecia um :)

Por acaso a série foi vítima de um "revival" na década em que saiu, acho que alguns anos depois de terem feito os primeiros episódios, desta vez com menos estúdios (acho que para poupar dinheiro), não sei se houve forte procura para lançar a continuação; com o Martim Manhã sucedeu o mesmo, cerca de cinco anos depois de fazerem os primeiros episódios, tiveram a ideia de lançar mais. Foi vítima de um revival, a tentarem colocar relevos 3D numa animação 2D, tomara que a Avó Detective não seja a próxima vítima

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...