Jump to content

Teletexto


Love

Posts Recomendados

On 06/06/2021 at 07:16, ATVTQsV disse:

 

Tudo isto sem contar a experiência do Minitel francês que acabou por ser uma espécie de Proto-Internet a partir de 1982. Alguns sistemas baseados no Minitel foram ainda mais revolucionários em reprodução de gráficos: o Telidon canadiano, por exemplo, conseguia reproduzir gráficos avançados e permitiu a Videoway introduzir o primeiro serviço de Televisão interativa em 1988. Por sua vez, o Captain japonês tinha uma tecnologia de teletexto baseado na tecnologia de digitalização do fax permitia a reprodução de imagens em qualidade mediana. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...
há 2 horas, D91 disse:

Existiam no YouTube promos dos teletextos dos 3 canais, mas até já isso desapareceu...

Eu ainda recordo de ver (na altura mesmo, também havia no YouTube) a promoção à SIC Teletexto com o saudoso locutor José Ramos (acho que era este o nome do locutor da SIC até à sua morte em 2006) a dizer "Veloz e atual" (apesar na altura já haver Internet)

Isto em 2004.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/07/2022 at 12:54, ATVTQsV disse:

Feio foi ver os canais privados a terem teletexto já em 2003, quando os canais já tinham sites bem antes (a SIC em 2001 e a TVI em 1995)

Sim é estranho terem demorado tanto tempo a lançar o teletexto. Acho que o da SIC começou em Janeiro e o da TVI foi por altura do Verão. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 03/07/2022 at 02:05, TV1_22 disse:

 

Volto a citar este post:

On 03/07/2022 at 00:00, D91 disse:

Existiam no YouTube promos dos teletextos dos 3 canais, mas até já isso desapareceu...

Encontrei o anúncio do teletexto da TVI escondido num intervalo de 2003, infelizmente está em má qualidade (ao menos recuperou-se mais uma raridade do Lusitania TV)

Ao minuto 1:58:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Maria Patiño disse:

Eu não acredito que o telexto ainda tem um chat de engate, um para heteros (em que são só homens a pedir encontros com mulheres - será que têm alguma resposta?) e um gay. Isto será verdade? 

Lembro-me de há uns anos ter passado pelos decadentes teletextos da SIC e da TVI e ainda tinham chats de engates, os mais puxados só abriam às 22:30.

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

A RTÉ procederá ao encerramento do seu teletexto antigo, decrépito e putrefacto daqui a uma semana. Milagre na região, pois apesar de ter uma contraparte digital que é praticamente igual na TDT deles e de terem desligado os "emissores" online em 2019 (sendo substituído por um índice de páginas correspondendo as secções do teletexto às do site), é impressionante que um serviço ANALÓGICO da qual ainda era feito com componentes que já não existem tenha sobrevivido ao fim das emissões analógicas, quando nas do Reino Unido acabaram de uma vez por todas em 2012.

https://www.rte.ie/news/ireland/2023/1002/1408582-rte-aertel/

Não sei quando, mas a SIC fechou de vez o teletexto deles, primeiro para "obras" e depois para nunca mais voltar. Há mais de dez a doze anos já era um atraso, tinha até sinopses de séries que já não passavam mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, ATVTQsV disse:

Não sei quando, mas a SIC fechou de vez o teletexto deles, primeiro para "obras" e depois para nunca mais voltar. Há mais de dez a doze anos já era um atraso, tinha até sinopses de séries que já não passavam mais.

Já não existe o teletexto da SIC? E o da RTP e o da TVI?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, TV1_22 disse:

Atualmente o teletexto apenas serve para a legendagem, visto que ainda aparece a referencia à pagina 888 (887 na RTP), mesmo no teletexto desativado da SIC.

Foi o que aconteceu na Nova Zelândia quando fecharam o teletexto deles em 2013. Depois mudaram os servidores de legendas.

Por incrível que pareça nós nunca mais teremos legendas em formato digital, o que espelha bem como a tecnologia em Portugal chega com um forte atraso, e quando chega, já é obsoleto nalgumas paragens.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...