Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

ET-II-01-2.png?crop=top&fit=crop&h=286&i

Disponível na RTP Arquivos o programa "ET - Entretenimento Total", programa apresentado por Júlio Isidro aos domingos à tarde em 1991/1992.

Destaque para as emissões entre 12 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 1992 onde se disputaram as cinco eliminatórias do Festival da Canção de 1992, onde foram apresentadas quinze canções (três em cada semana), das quais cinco se apuraram para a final, onde competiram com mais outras cinco canções expressamente encomendadas a cinco compositores convidados pela RTP.

A eventual vencedora, "Amor de Água Fresca" da Dina, participou na segunda eliminatória a 19/1/1992:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/e-t-entretenimento-total-parte-i-16/

Pelo caminho, na quarta eliminatória (2/2/1992), ficou a canção "Romântico E Sonhador" de Tony Carreira:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/e-t-entretenimento-total-parte-ii-20/

De referia ainda a emissão de 13 Outubro de 1991, onde foi para o ar a bizarra actuação dos Pós-GNR, que foi alvo da rubrica "Retroescavadora" da RTP Memória
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/e-t-entretenimento-total-parte-ii-4/
https://www.rtp.pt/rtpmemoria/retroescavadora/entretenimento-total_438

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Últimos minutos de mais uma emissão do "Culinária" (apresentado nesse dia por Manuel Luis Goucha (na altura em que ele apresentava programas de gastronomia) + intervalos antes, durante e após mais um episódio da telenovela "Top Model" - isto no dia 1 de Fevereiro de 1991:

Destaque no segundo video para um curto "enche-chouriço" com imagens da Ilha do Pico nos Açores

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, LAboy 456 disse:

Ninguem se lembra dessa canção vencedora de 95. coitado do tó cruz foi  fazer uma canção sobre racismo do bem e ficou esquecido nas ondas do tempo.  :mico:

sim esta é bem pior que a dos da vinci... um negro a cantar a maravilhosa invasão portuguesa das colonias... mas sem o mesmo hype.

Editado por AndreRob
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, AndreRob disse:

Ninguem se lembra dessa canção vencedora de 95. coitado do tó cruz foi  fazer uma canção sobre racismo do bem e ficou esquecido nas ondas do tempo.  :mico:

sim esta é bem pior que a dos da vinci... um negro a cantar a maravilhosa invasão portuguesa das colonias... mas sem o mesmo hype.

 

há 3 horas, AndreRob disse:

a letra :

E o teu avô andou por lá
A minha avó pôs cá o pé
Nosso amor é todo mar
Tens perfume de luar
Tenho gosto de café

Amada de branca pele
És nata no meu chá mate
Tem mais paladar que o mel I
Casar baunilha com chocolate

:mico:

E no ano seguinte tiveste a Lúcia Moniz a reforçar a mensagem com "O Meu Coração Não Tem Cor". Amamos representações coerentes. :cryhappy:

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tive um sonho bizarro envolvendo os canais do LP98. Sonhei que no Grafismos Portugueses ele postou um excerto do vídeo do hino nacional que a RTP usava em 1957, só que era um pequeno excerto de 12 ou 13 segundos onde no início via-se a interface dos vídeos do site da RTP. Agora a melhor parte: não aparecia a bandeira nacional, estava em 16:9 (nativo para 1957) e (adorei esta), uma banda estava a tocar o hino em cima de um prédio parecido ao actual da RTP, quando na verdade a RTP era no Lumiar (e dificilmente a RTP de 1957 teria um edifício de tamanha envergadura)

Depois no último segundo apareceram umas quantas antenas de televisão (sabem aquela cena do início de emissão de 1966 prévia à aparição da logo da RTP com uma dúzia de antenas? Pois era o mesmo mas viam-se prédios, eram imagens aéreas e eram mais que as mães), e já não fazia sentido, se ao acabar o hino apareceria o malfadado diapositivo de fim de emissão da RTP por uns segundos

Já o canal Máquina do Tempo postou algo relacionado a este separador (fui eu que o encontrei em 2018, no finado canal NostalgiaTVR. Era da emissão inaugural da TVR Internacional e apareciam imagens mofadas de separadores europeus do fim dos anos 80 falando no contexto da entrada da Roménia no satélite europeu. Tinha até o início de emissão da TVE com a bola a rodar no "piso de baixo" da mira técnica)

E agora perguntam o que é que era no sonho? Primeiro antes de mais nada postou uns quantos vídeos com álbuns de música nada a ver. Depois postou um progarma de entrevistas da RTP de 1986 (cujo nome não estava definido) e aparecia este separador, depois por cima dizia algo tipo "PRODUÇÃO EXECUTIVA" e por baixo "1986". Acho que nem tinha som.

Voltando à realidade, começo a especular que este separador era do início de emissão como o Vasco Ferreira disse no post, até porque o mais provável era as RTPs das regiões autónomas não terem pachorra de continuarem a usar o separador de 1966 para abrir as emissões já a cores (mesmo que a RTP 1 pusesse um filtro bolorento e colocasse a música do costume em vez do Jimi Hendrix).

Também, deduzo que este início não tenha chegado às mãos das regiões autónomas:

Ah, e aquele com a logo da RTP a crescer e a dar voltas que estava no site antigo da TVARK? Ainda não sei qual era o seu uso, teria sido para encerrar o período da manhã do Porto antes do fim da Telescola na RTP 1?

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cancao.jpg?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

Mais uma edição do Festival da Canção disponibilizada pela RTP Arquivos, desta vez o de 1992

Parte 1: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/xxix-festival-rtp-da-cancao-1992-parte-i/
Parte 2: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/xxix-festival-rtp-da-cancao-1992-parte-ii/
Parte 3: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/xxix-festival-rtp-da-cancao-1992-parte-iii/

Cinco canções, incluindo a vencedora "Amor de Água Fresca", foram escolhidas de um grupo de 15 canções apresentadas no programa E.T. - Entretenimento Total e as outras cinco resultaram de cinco compositores convidados pela RTP.  

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, FraisesSucrées disse:

Peguei, trinquei e meti-te na cesta, ris e dás-me a volta à cabeça. Vem cá tenho sede, quero o teu amor d'água fresca. :dance:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A banda sonora da telenovela "Vila Faia" - isto é, a da 1ª versão (1982):

De referir que 5 das 16 faíxas da mesma foram oficialmente remasterizadas e lançadas para as plataformas digitais não há muito tempo atrás (pois tinham sido lançadas também em single na altura) - as restantes, porém, ainda nunca tiveram essa sorte

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário Soares entrevista Federico Mayor Zaragoza, o então director-geral da UNESCO (12 Março 1999)
 

Excerto do "1, 2, 3" nos anos 80 na era Bota Botilde


Um excerto de "As Lições do Tonecas" com participação de Rui Luís como o pai do Tonecas

Excerto da telenovela "Filhos do Vento" e intervalo publicitário (Junho de 1997) com destaque para a promo da estreia da temporada desse ano dos Jogos Sem Fronteiras
 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eita nois. Aquele separador da Firmàdois (sim, com à), já não via desde 2004 quando esperava pelo almoço na casa da avó e isto passava antes do Jornal da Tarde. Como até à data ninguém tinha postado um excerto do Tonecas até ao fim, achava qie era lost media mesmo

E 2023 é o ano das lost medias encontradas, até em Portugal

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...