Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Por causa da gala de ontem da SIC, só me vinha uma questão à cabeça: o que é estar o 16:9 sinalizado? E como se vê isso?



É quando há uma indicação no sinal que diz que a emissão esta em 16:9. Chama-se flag, é tipo uma bandeira a avisar. Quando não está sinalizado e está em 16:9, se não esticares manualmente, vês dentro do 4:3, o 16:9 encolhido!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


É quando há uma indicação no sinal que diz que a emissão esta em 16:9. Chama-se flag, é tipo uma bandeira a avisar. Quando não está sinalizado e está em 16:9, se não esticares manualmente, vês dentro do 4:3, o 16:9 encolhido!

Mas como se vê isso? Vê-se uma bandeira?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como se vê isso? Vê-se uma bandeira?!

Tu sabes que o canal usou flag 16:9 quando tens a tua tv programada para ajustar a imagem automáticamente e ela preenche todo o ecrã. Ou seja, na gala quem tinha os televisores assim ao mudar para a SIC ao invés de ver barras verticais, como habitualmente, viu a imagem em todo o ecrã. 
Se o canal emitisse a mesma gala sem a flag teríamos assistido à mesma a barras, como se fosse 4:3 ficando a imagem  encolhida- o chamado anamórfico :)
(não sei se deu para perceber :P )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, estava ver o alta definição (16:9 dentro do 4:3) e transmitiram imagens de um programa da sic em 1998 "Geração Fantástica", e a imagem estava em 16:9, inserido no 4:3. Mas mesmo assim a imagem existe em 16:9. A minha dúvida é que como é que existem estas imagens em 16:9 sendo que estamos a falar de há 17 anos atrás?

Este é o video em questão:

http://sic.sapo.pt/Programas/altadefinicao/videos/2015-06-13-Catarina-Furtado-em-Alta-Definicao

É logo nos primeiros segundos do progama.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu sabes que o canal usou flag 16:9 quando tens a tua tv programada para ajustar a imagem automáticamente e ela preenche todo o ecrã. Ou seja, na gala quem tinha os televisores assim ao mudar para a SIC ao invés de ver barras verticais, como habitualmente, viu a imagem em todo o ecrã. Se o canal emitisse a mesma gala sem a flag teríamos assistido à mesma a barras, como se fosse 4:3 ficando a imagem  encolhida- o chamado anamórfico :)
(não sei se deu para perceber :P )

Não percebi. Mas eu habitualmente tenho de ter barras verticais na SIC?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, estava ver o alta definição (16:9 dentro do 4:3) e transmitiram imagens de um programa da sic em 1998 "Geração Fantástica", e a imagem estava em 16:9, inserido no 4:3. Mas mesmo assim a imagem existe em 16:9. A minha dúvida é que como é que existem estas imagens em 16:9 sendo que estamos a falar de há 17 anos atrás?

Este é o video em questão:

http://sic.sapo.pt/Programas/altadefinicao/videos/2015-06-13-Catarina-Furtado-em-Alta-Definicao

É logo nos primeiros segundos do progama.

Fizeram zoom às imagens desse programa para 16:9. É o mesmo que a RTP faz com as imagens de arquivo.

 

Não percebi. Mas eu habitualmente tenho de ter barras verticais na SIC?

Se tens uma TV com ecrã panorâmico sim, pois a SIC emite com sinal 4:3. Exemplo: http://www.cinedie.com/images/casablancawb.jpg

Se queres preencher o ecrã tens de distorcer a imagem. Exemplo: http://www.cinedie.com/images/caasaablaanca.jpg 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi. Mas eu habitualmente tenho de ter barras verticais na SIC?

Sim. Como já disseram, se tens um televisor 16:9, na SIC e TVI verás barras pretas na lateral da imagem, isto se respeitares o formato de imagem que o canal emite (4:3).
A maioria dos portugueses, como deve ser o teu caso, têm a tv configurada para esticar o 4:3 de modo a preencher todo o ecrã. Isto vai levar a uma deformação da imagem, pois o 4:3 possui menos 33% de imagem que o 16:9. Neste caso de "esticanço" a imagem não é real, as pessoas ficarão mais "gordas", uma bola ficará oval, etc etc... :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora não comecem novamente com a velha história da Conchinchina, a SIC fez o que queríamos, e antes ainda da TVI. A mudança da TVI deve estar para breve :lol:

Aliás se a TVI for vendida a um pequeno grupo de investimento mongol podem trazer os técnicos de lá, pois eles chegam a ter o know-how certo. (riso malévolo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...