Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Acho que ainda não...só se for em testes.

Os filmes gravados em 21:9 são emitidos com barras nas TVs...e se o canal emitir em 4:3 e der um filme 21:9 as barras são ainda maiores.

Pelo menos já existem algumas TVs neste formato e com um leitor de "bolo rei" faz-se a esta. :P

Aqui fica mais alguma informação sobre o formato: https://en.m.wikipedia.org/wiki/21:9_aspect_ratio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejam o letterbox que fizeram ao filme do Harry Potter que está a dar agora. A barra superior tem menos altura do que a inferior. Eu no lugar deles tinha igualado a altura em ambas.

Eu vi o filme, e por acaso reparei nisso das barras, e sim a de cima era muito mais pequena, aliás reparei nisso pois o filme era muito escuro, e parecia que só tinha barra em baixo.

 

Ainda não percebi o que é o letterbox, podes me explicar, por favor?

 

E já agora outra pergunta, não seria possível transmitir em 16:9 e 21:9 num canal ao mesmo tempo? Tipo nos filmes davam em 21:9 e o resto em 16:9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi o filme, e por acaso reparei nisso das barras, e sim a de cima era muito mais pequena, aliás reparei nisso pois o filme era muito escuro, e parecia que só tinha barra em baixo.

Ainda não percebi o que é o letterbox, podes me explicar, por favor?

E já agora outra pergunta, não seria possível transmitir em 16:9 e 21:9 num canal ao mesmo tempo? Tipo nos filmes davam em 21:9 e o resto em 16:9.

O letterbox serve para encaixares uma imagem de dimensões superiores numa imagem mais pequena, daí ficar com barras. Vou dar o exemplo da conversão da imagem de 21:9 para 16:9:

- Tens o rectângulo original

- E tens um rectângulo mais pequeno

O problema: Como colocar o rectângulo original dentro do rectângulo mais pequeno sem perderes imagem? Basta encolhe-lo, diminuindo o seu tamanho uniformemente mas ao fazê-lo ficas com espaços mortos em cima e em baixo (barras pretas) no rectângulo pequeno. É a isto que se chama o letterbox.

Espero ter conseguido explicar :P mas se tiveres alguma dúvida, pergunta. :)

Em relação a emitir conteúdos em 21:9 nativo e 16:9 nativo noutros programas, sim é possível, tal como tens os canais RTP neste momento tanto em 4:3 como em 16:9. O problema é que pouca gente iria realmente ver em 21:9 pois pouca gente tem TVs nesse formato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a emitir conteúdos em 21:9 nativo e 16:9 nativo noutros programas, sim é possível, tal como tens os canais RTP neste momento tanto em 4:3 como em 16:9. O problema é que pouca gente iria realmente ver em 21:9 pois pouca gente tem TVs nesse formato.

Tenho um televisor de 2014. Tem 3D e tudo. Deve transmitir em 21:9, não? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que a SIC e a TVI não podiam saltar do 4:3 para o 21:9 logo sem passar pelo 16:9, é que até o 16:9 está a começar a ficar velho.

 

E quanto dinehiro mais ou menos é que eles tinham que gastar?

 

Não vai acontecer tão cedo, nem daqui a 20 ou 30 anos. Aquilo que normalmente é considerado como 21:9 nem sequer é um standard para produções televisivas ou até mesmo para a produção para equipamento usado em televisão.

 

A regra é, e vai continuar a ser:

-16:9 - Standard televisivo

-formatos ultra-wide (aquilo que muitos designam 21:9) - formatos de cinema.

 

E esta regra existe para que as produções televisivas não sejam uma bandalheira de todo o tamanho onde cada um faz o que lhe apetece. No cinema há essa liberdade porque uma sala pode ser configurada de várias formas. Na TV é tudo mais standardizado pelo que tal coisa não é possível. Aliás, custa-me a crer a necessidade desta thread estar sequer aberta quando este nem é um formato de TV nem o vai ser tão cedo. Só por causa de uns filmes e de uns anúncios que aparecem com letterbox?

 

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vai acontecer tão cedo, nem daqui a 20 ou 30 anos. Aquilo que normalmente é considerado como 21:9 nem sequer é um standard para produções televisivas ou até mesmo para a produção para equipamento usado em televisão.

A regra é, e vai continuar a ser:

-16:9 - Standard televisivo

-formatos ultra-wide (aquilo que muitos designam 21:9) - formatos de cinema.

E esta regra existe para que as produções televisivas não sejam uma bandalheira de todo o tamanho onde cada um faz o que lhe apetece. No cinema há essa liberdade porque uma sala pode ser configurada de várias formas. Na TV é tudo mais standardizado pelo que tal coisa não é possível. Aliás, custa-me a crer a necessidade desta thread estar sequer aberta quando este nem é um formato de TV nem o vai ser tão cedo. Só por causa de uns filmes e de uns anúncios que aparecem com letterbox?

Fiquem Bem.

Não são só uns filmes e uns anúncios. Há cada vez mais filmes na TV em letterbox e Videoclips também. As coisas mudam. Antigamente Plutão era considerado planeta e agora já não, tal como o 21:9 que não é considerado um standard (pelo menos na opinião de muitos) no futuro será banal. O aparecimento de canais a 21:9 está mais próximo do que aquilo que pensas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são só uns filmes e uns anúncios. Há cada vez mais filmes na TV em letterbox e Videoclips também. As coisas mudam. Antigamente Plutão era considerado planeta e agora já não, tal como o 21:9 que não é considerado um standard (pelo menos na opinião de muitos) no futuro será banal. O aparecimento de canais a 21:9 está mais próximo do que aquilo que pensas.

 

Melendi, os filmes estão em formato ultra-wide porque são produzidos assim para cinema. Cinema ≠ Televisão. ;) Não é porque apanhas os filmes em ultra-wide também na TV que essa mudança irá existir. Quanto a videoclipes, é apenas um efeito cliché, tal como as transições em fade num PowerPoint feito por um miúdo no secundário. Levar a sério o letterbox em videoclipes como um sinal de mudança é um pouco parvo, se queres que te diga (sem ofensa).

O 21:9 só vai ser standard quando a indústria assim o decidir. Até lá, esta parece estar mais preocupada em vender o 4K e transitar para TVs OLED do que em vender TVs com formatos ultra-wide. Aliás, essa aposta da Philips foi um falhanço brutal comercialmente, apesar da TV ter tido uma boa recepção por parte da crítica especializada e foi uma das más decisões da Philips que a levaram a "vender" o negócio de televisores a uma empresa chinesa.

 

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melendi, os filmes estão em formato ultra-wide porque são produzidos assim para cinema. Cinema ≠ Televisão. ;) Não é porque apanhas os filmes em ultra-wide também na TV que essa mudança irá existir. Quanto a videoclipes, é apenas um efeito cliché, tal como as transições em fade num PowerPoint feito por um miúdo no secundário. Levar a sério o letterbox em videoclipes como um sinal de mudança é um pouco parvo, se queres que te diga (sem ofensa).

Nos Videoclips em alguns casos notasse que não passa de um efeito mas arriscaria a dizer que na sua maioria já não o são e que foram de facto filmados em 21:9. Analisa bem as imagens e vês que tenho razão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O FX continua a emitir em letterbox esticado. Alguém me pode dizer se nos outros operadores também está assim?

 

ás vezes pode ser somente um erro técnico que leva tempo a ser resolvido na origem. Mas na cabovisão está normal ou seja com as barras (visto a minha tv ser 4:3)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ás vezes pode ser somente um erro técnico que leva tempo a ser resolvido na origem. Mas na cabovisão está normal ou seja com as barras (visto a minha tv ser 4:3)

No teu caso não está com dupla barra (barra mais larga)?

Aqui continua a emitir como se fosse um 4:3 esticado para 16:9 (estou a ver em LCD).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuam a ser emissões em 16:9. A única coisa que têm é o grafismo adaptado para estar na área que o espectador iria prestar mais atenção.

 

Mais uma vez volto a frisar que formatos ultra-wide não irão chegar tão cedo à televisão (se é que vão chegar sequer). Tirem o cavalinho da chuva.

 

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Reparem bem na confusão que existe sobre o 16:9:

https://facebook.com/photo.php?fbid=10152750725339835&set=a.10150477266374835.388992.690869834&type=1

O 16:9 não são barras pretas, pelo contrário... evitam-nas.

Não li tudo porque era muito texto ahahah mas aquele Paulo acha que 16:9 é ver com barras pretas? Mega lol --' sem comentário. Os gajos da TVI não percebem mesmo nada daquilo.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...