Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

Para explicar melhor as diferenças entre formatos e em especial o 16:9 vs 4:3, aqui ficam dois vídeos:

 

 

Um exemplo mais concreto:

 

As novelas da Globo são filmadas em HD 16:9 mas quando são emitidas na SIC, são transmitidas com menos imagem aos lados ou seja, em 4:3. Vejam a diferença:

 

 

Não é necessário a SIC emitir em HD, bastava emitir em 16:9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta
  • 2 semanas depois...

Neste link ficam alguns exemplo daquilo que é uma imagem anamórfica: http://www.cinedie.com/dvd/anamorfose.htm

 

Expliquem-me uma coisa malta que domina o 16:9 ..

 

O Bairro que estreou hoje na TVI é emitido em 4:3, no entanto as câmaras que gravaram as imagens para a série são as mesmas que gravaram para o filme ..

 

A minha dúvida é: se as imagens são gravadas num formato, porque é que no cinema emitem numa proporção e em TV noutra?

 

Desculpem mas eu não percebo nada disto e tenho curiosidade :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Expliquem-me uma coisa malta que domina o 16:9 ..

 

O Bairro que estreou hoje na TVI é emitido em 4:3, no entanto as câmaras que gravaram as imagens para a série são as mesmas que gravaram para o filme ..

 

A minha dúvida é: se as imagens são gravadas num formato, porque é que no cinema emitem numa proporção e em TV noutra?

 

Desculpem mas eu não percebo nada disto e tenho curiosidade :blush:

 

É o que tem sido falado insistentemente aqui. Só não emitem em 16:9 porque não querem e isso provou-se quando emitiram aquele episódio do Ele é Ela em 16:9.

Se tu fores ver o Canal Hollywood ou a FOX Movies, por exemplo, os filmes nunca têm barras, excepto casos em que o filme originalmente esteja em 21:9.

 

Se tiveres mais alguma dúvida, pergunta. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Se tiveres mais alguma dúvida, pergunta ;)

 

Tenho "NEKzinho" :blush:

 

Eu pensei que não emitissem porque precisassem de câmaras especificas que pensei que fossem mais caras ou isso, mas se têm um produto que já está nesse formato então não percebo mesmo ..

 

Eles têm que pagar alguma coisa para emitir em 16:9? x) É que só isso justificava, a meu ver, terem esse formato disponível e não usarem!

 

E outra coisa .. Se emitirem em 16:9 vão prejudicar algum tipo de espectadores? Porque pelo que percebi numa outra explicação tua, a única diferença seria aparecerem barras em cima e em baixo a quem tem TV's 4:3 ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho "NEKzinho" :blush:

 

Eu pensei que não emitissem porque precisassem de câmaras especificas que pensei que fossem mais caras ou isso, mas se têm um produto que já está nesse formato então não percebo mesmo ..

 

Eles têm que pagar alguma coisa para emitir em 16:9? x) É que só isso justificava, a meu ver, terem esse formato disponível e não usarem!

 

E outra coisa .. Se emitirem em 16:9 vão prejudicar algum tipo de espectadores? Porque pelo que percebi numa outra explicação tua, a única diferença seria aparecerem barras em cima e em baixo a quem tem TV's 4:3 ..

 

1º Disseste tu e muito bem. Uma coisa é não terem câmaras que suportem o 16:9 e que sejam caras (que em princípio todas ou a maioria já suportam), outra coisa é terem o produto em 16:9 e não o transmitirem. Como te disse, eles transmitiram aquele episódio do Ele é Ela a 16:9, logo conseguem emitir nesse formato, além do canal +TVI emitir em 16:9, pelo que sei. Já no caso da SIC chegou a emitir um jogo em 16:9 e em HD à uns anitos.

 

2º Que eu tenha conhecimento não têm que pagar mais para emitirem em 16:9, mas claro, não posso garantir. De qualquer das formas mesmo que tal fosse, com aquilo que ganham em 760, bem que podiam investir nesse formato.

 

3º Não sei se tens alguma TV em 4:3 mas se tiveres, o que ia acontecer, é o mesmo que acontece na RTP 1 e RTP 2 ou seja, a tal história das barras pretas ou a imagem um bocadinho esticada para cima e ligeiramente cortada nas laterais (na realidade vê-se nitidamente bem neste último caso pois é como eu tenho uma TV cá em casa).

 

Portugal é o único país na Europa ainda assim com canais generalistas... até certos canais regionais noutros países já emitem em 16:9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Portugal é o único país na Europa ainda assim com canais generalistas... até certos canais regionais noutros países já emitem em 16:9.

 

Mas diz-me uma coisa, como percebes muito disto .. Que desvantagem, por mais pequena que seja, é que consegues encontrar no 16:9?

 

É que eu não posso acreditar eles tenham a possibilidade de emitir em 16:9, nós só vemos vantagens no 16:9, e eles apesar disso não o façam .. Alguma coisa tem de haver fogo .. Não acredito que só não emitam em 16:9 "porque sim" :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não vejo nenhuma desvantagem no 16:9, pelo contrário, só benefícios.

Sinceramente também não consigo arranjar justificação.

Já eu consigo: Interesses.

As privadas para emitirem em 16:9 HD tem de ter outro canal na TDT para ocupar o espaço disponível e a RTP1 não utilizá-lo. Já o 4:3 SD seria na mesma utilizado, tendo as privadas 2 canais com a mesma programação, só que com mais qualidade de imagem.... 

Ridículo não é?  ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já eu consigo: Interesses.

As privadas para emitirem em 16:9 HD tem de ter outro canal na TDT para ocupar o espaço disponível e a RTP1 não utilizá-lo. Já o 4:3 SD seria na mesma utilizado, tendo as privadas 2 canais com a mesma programação, só que com mais qualidade de imagem....

Ridículo não é? ;)

Sim, essa é mais uma teoria que circula por aí.

Se for isso, espero sinceramente que a Confina consiga colocar um canal na TDT que assim acabam esses jogos parvos. Eles que aproveitem agora que o 5° Canal já está livre dos processos que o bloqueava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2º Que eu tenha conhecimento não têm que pagar mais para emitirem em 16:9, mas claro, não posso garantir. De qualquer das formas mesmo que tal fosse, com aquilo que ganham em 760, bem que podiam investir nesse formato.

 

16:9 em SD não tem custos porque a resolução da imagem continua a ser a mesma (720x576). A única coisa que altera é a sinalização do formato e o formato de imagem em si. Nalguns casos há quem faça flag manual, noutros são os ficheiros no sistema de continuidade a incluir já a sinalização.

 

Fiquem Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já eu consigo: Interesses.

As privadas para emitirem em 16:9 HD tem de ter outro canal na TDT para ocupar o espaço disponível e a RTP1 não utilizá-lo. Já o 4:3 SD seria na mesma utilizado, tendo as privadas 2 canais com a mesma programação, só que com mais qualidade de imagem.... 

Ridículo não é?  ;)

 

Tinha que haver uma explicação .. Interesses .. Sempre os interesses .. E nunca os dos espectadores, isso é que é mau :@

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei. Mas eles não querem ;)

 

Se estivéssemos na década de 80 e fosse para fazer a transição de preto e branco para cores já estou a imaginar:

 

"Não colocamos a cores enquanto não disponibilizarem outra frequência pois queremos ter tanto a cores como a preto e branco." :dry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei ontem que a SIC Radical e a Sic Mulher estavam a emitir em 16:9 .. Emitem sempre, ou "calhou" ver um programa que era emitido nessa formato?

Já há uns meses que passaram a emitir em 16:9. Só existem alguns conteúdos em 4:3. :)

Até os Friends estão em 16:9. :D

A SIC K também já emite alguns programas m 16:9 e a SIC Mulher pelo que li começou logo a emitir nesse formato..

Só falta mesmo a SIC generalista e a SIC Notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há uns meses que passaram a emitir em 16:9. Só existem alguns conteúdos em 4:3. :)

Até os Friends estão em 16:9. :D

A SIC K também já emite alguns programas m 16:9 e a SIC Mulher pelo que li começou logo a emitir nesse formato..

Só falta mesmo a SIC generalista e a SIC Notícias.

 

Até parece irónico as duas "principais" serem as únicas atrasadas...  :haha:  :haha:  :rofl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há uns meses que passaram a emitir em 16:9. Só existem alguns conteúdos em 4:3. :) Até os Friends estão em 16:9. :D ...

 

Não sabia :P

 

"Só falta mesmo a SIC generalista e a SIC Notícias." Até parece irónico as duas "principais" serem as únicas atrasadas...  :haha:  :haha:  :rofl:

 

É como se vires a tv aberta .. RTP1 e 2 emitem algumas coisas em 16:9 .. As 2 principais (SIC e TVI) são as atrasadas xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...