Jump to content

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

há 14 horas, Manuel Silva disse:

A proibição como dizes não adiantaria de nada mas a expulsão de membros com origem imigrante dessa religião poderia ser bem uma forma de resolver o problema. Podiam pagar-lhes um subsidio durante 3 ou 4 anos para que estes se orientassem na terra deles. Na França só nos últimos 2/3 anos morreram mais de 200 pessoas por causa dessa religião. Mas como és mais moderado diz-me o que é que tu achas que se devia fazer para acabar com o terrorismo e o fanatismo?

Não Filipe. Essas coisas acontecem porque as pessoas sentem-se em perigo. Se não houvessem tantos atentados terroristas no mundo ocidental nos últimos 3 anos nem ele nem a Marine tinham os votos que tiveram. Há uns tempos postei no tópico da actualidade ou da politica um video em que muçulmanos pediam a "Sharia for the UK". Tendo em conta que os partidos tradicionais defendem essas pessoas eu considero normal que haja quem vote na extrema direita. Há zonas na Europa em que as decorações de Natal foram proibidas para não ofender os árabes e já houveram governantes a dizerem às mulheres para estas se taparem para não serem molestadas. As pessoas tem medo, as mulheres europeias não querem ser obrigadas a tapar-se por causa dos árabes.

Já que estamos a falar de religião, a frase perfeita para responder a isso é "Oh meu Deus..." :rolleyes:

Quando vi esse comentário até pensei que tinha sido escrito no século IXX. Só depois é que me apercebi que nessa altura ainda não existia este fórum...

Eu sei que isto pode parecer tudo muito bonito na teoria, mas a verdade é que a solução passa pela educação cívica e não religiosa.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Manuel Silva disse:

A proibição como dizes não adiantaria de nada mas a expulsão de membros com origem imigrante dessa religião poderia ser bem uma forma de resolver o problema. Podiam pagar-lhes um subsidio durante 3 ou 4 anos para que estes se orientassem na terra deles. Na França só nos últimos 2/3 anos morreram mais de 200 pessoas por causa dessa religião. Mas como és mais moderado diz-me o que é que tu achas que se devia fazer para acabar com o terrorismo e o fanatismo?

 

Mas vais expulsar o quê, para quê? O problema da França, por exemplo, é bastante complexo. Muitas das pessoas que se radicalizam não o fazem porque chegaram ao país há uns anos atrás com o único intuito de se explodirem. Essas pessoas são cidadãos franceses, de nacionalidade francesa, que nasceram em França e que a única coisa que os distinguem dos restantes cidadãos é que os pais vêm, em muitos casos, das antigas colónias francesas em África. Vais expulsar um cidadão francês da sua própria pátria porque pratica uma religião diferente da tua? Lamento informar-te mas isso é contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (artigo 2) e vai contra a própria legislação da França e da União Europeia. Mais uma vez, retirar os direitos das pessoas unicamente devido à religião é tão 1933 que o Hitler estaria orgulhoso de ti se substituísses muçulmanos por judeus. :girlsigh: 

O problema de pessoas com o mesmo pensamento que o teu é que pensam que se nos fecharmos todos numa bolha e não deixarmos entrar ninguém que seja minimamente diferente tudo resulta na perfeição e vai tudo correr lindamente. Isso, infelizmente (ou não), não existe. Tu podes expulsar as pessoas todas que quiseres e mesmo assim vais continuar a ter n problemas e garanto-te que o terrorismo não iria parar, nem na Europa, nem no mundo. E porquê? Porque vives num mundo em que aqueles países que se mostram chocados com o terrorismo também são aqueles o financiam, indiretamente ou diretamente. Vives num mundo pós-11 de setembro em que o extremismo islâmico é uma normalidade que se tornou pior quando as potências ocidentais acharam que era boa ideia invadir o Iraque e tranformar o país num caos e depois mexer uns dedinhos aqui e ali em países como a Líbia e agora a Síria que só resultaram na expansão de grupos como o Estado Islâmico.

E esse mundo, esta realidade, não acaba com Le Pens nem Trumps da política, não acaba com pseudo-muros e ideias que só agradam quem pensa que, para se remover uma infeção num dedo, é preciso amputar uma mão, às vezes até o braço inteiro, e não acaba porque essas pessoas são as primeiras a esquecerem-se que, em muitos casos, as pessoas, que vivem vidas confortáveis na França e noutros países europeus, vão livremente para a Síria porque foram persuadidas a tal. Esta guerra não é só uma guerra física, requer muita persuasão, persuasão essa que é feita via online, através de coisas que toda a gente utiliza tais como o chat do Facebook, Twitter, videochamadas via Skype, WhatsApp, etc... Tens uns quantos exemplos em Portugal de pessoas que foram criados com uma educação católica, alguns até mesmo licenciados, muitos nem sequer são de origem africana, e lá foi para a Síria/Iraque combater com outros membros do EI. E quem fala nesses portugueses, fala noutros tantos espalhados pela Europa, ou achas que o EI é só composto por muçulmanos sunitas de nascença?

E só com estes últimos 3 parágrafos podes ver o quão vazias são esse tipo de ideias, isto tudo porque gente como tu pensa que é tudo fácil e que basta amputar a mão ou o braço para remover a tal infeção num dedo quando na verdade essa infeção pode ser controlada com o tempo e devidamente tratada. Se demora mais tempo? Claro que sim. Se requer táticas diferentes? Obviamente. Mas lá está, esta é uma normalidade que começou com os ataques de 11 de setembro e que desde aí nunca parou, nem vai parar tão cedo. Podes remover quem quer que seja, vais continuar a ter ataques e vais continuar a ter extremistas onde menos esperas, de quem menos esperas.

Quanto às soluções que acho que resultam, uma delas seria uma maior - mais ainda - comunicação entre os serviços secretos europeus de modo a que possam ter acesso a ameaças comuns pela União Europeia, pelo menos. Uma vigilância mais apertada a pessoas com antecedentes minimamente relacionados ao extremismo islâmico, seja por via física (ida a locais usados por grupos extremistas ou a cidades controladas pelos mesmos), seja por via online (sites de propaganda, etc), de modo a impedir que realizem ataques terroristas, e ao mesmo tempo detetar quem os esteja a ajudar, ajudando a descobrir possíveis cúmplices, também é uma forma de lidar com este problema. Sobretudo passa por uma maior vigilância e uma intervenção que seja realizada o mais prontamente possível para evitar ataques. Em muitos casos isso já aconteceu e resultou, resta é ter uma eficácia mais elevada...

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 29 minutos, Maciel disse:

Por acaso essa teoria é "interessante". O papa disse nas últimas jornadas mundiais da juventude (polonia 2016) que não já não estaria presente nas próximas (panamá 2018). Eu sou muito céptico, mas estas coisas fazem me alguma confusão.

Ai rapaz, vira essa boca para lá. :S Eu gosto muito do Papa Francisco. :P

Mas ele disse isso porque provavelmente tenciona deixar o "cargo", aliás desde o inicio que ele pretendia não ficar muito tempo. Na reportagem que passou sobre ele no Jd8 no outro dia disseram que ele antes de ser eleito Papa estava prestes a reformar-se.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Magazine disse:

Mas porquê? Para quem acredita que os programas da SIC não são flops, até te achava mais crédulo :girlsigh:

Porque não são todos flops só alguns. Mas na questão das aparições é quase (para não dizer totalmente) impossível aquilo ter acontecido. E quem supostamente viu aquilo foram crianças. A mais velha tinha 10 anos. E depois dois dos pastorinhos morreram e só uma sobreviveu. E a identidade da Lúcia tem sido posta em dúvida... 

A história das Aparições sempre me pareceu muito estranha. E as revelações dos 3 segredos de Fátima é só o cúmulo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, D007 disse:

Oh meu Deus, batam na madeira meus filhes. :ph34r: Não quero desgraças no meu país!

E ainda por cima depois vinha a CMTV com a frase "A CMTV mostrou primeiro". :ph34r:

  Hide contents

Perdoem-me.

 

Já estou a imaginar a CMTV com 500 enviados especiais, um no hospital, um no Vaticano, um na igreja de Fátima, um na capela, um na cena onde se queimam as velas, outro a entrevistar o piloto que levou o Papa de helicóptero até ao santuário. :ph34r:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, LFTV disse:

Porque não são todos flops só alguns. Mas na questão das aparições é quase (para não dizer totalmente) impossível aquilo ter acontecido. E quem supostamente viu aquilo foram crianças. A mais velha tinha 10 anos. E depois dois dos pastorinhos morreram e só uma sobreviveu. E a identidade da Lúcia tem sido posta em dúvida... 

A história das Aparições sempre me pareceu muito estranha. E as revelações dos 3 segredos de Fátima é só o cúmulo.

Porque é que é impossível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, SIM disse:

Porque é que é impossível?

Porque a história é muito confusa. Primeiro será que Nossa Senhora existe mesmo? depois porque iria aparecer ali e logo a três crianças? qualquer maluca se podia fazer passar por ela e aproveitar-se das crianças. E depois porque é que dois dos pastorinhos morreram em crianças e só uma sobreviveu? Esta história é toda muito estranha.

Editado por LFTV
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, LFTV disse:

Porque a história é muito confusa. Primeiro será que Nossa Senhora existe mesmo? depois porque iria aparecer ali e logo a três crianças? qualquer maluca se podia fazer passar por ela e aproveitar-se das crianças. E depois porque é que dois dos pastorinhos morreram em crianças e só uma sobreviveu. Esta história é toda muito estranha.

Estás no teu direito de achar tudo estranho, mas essa pergunta em particular também não faz sentido. É como perguntar "E depois porque é que a gripe espanhola matou milhões e os outros milhões sobreviveram?"

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, srcbica disse:

Estás no teu direito de achar tudo estranho, mas essa pergunta em particular também não faz sentido. É como perguntar "E depois porque é que a gripe espanhola matou milhões e os outros milhões sobreviveram?"

Não sei, mas acho estranho. Talvez não faça sentido, mas não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, srcbica disse:

Nestas questões, ninguém sabe nada, LFTV. Apenas há pessoas que têm fé e outras que não.

Eu não estou a falar de fé. Estou a falar da história das Aparições, que sempre ouvi falar e que sempre me intrigou pela sua veracidade ou não e o que realmente terá acontecido.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LFTV disse:

Eu não estou a falar de fé. Estou a falar da história das Aparições, que sempre ouvi falar e que sempre me intrigou pela sua veracidade ou não e o que realmente terá acontecido.

mas acreditar ou não em fátima é uma questão de fé. nunca vais ter provas científicas.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LFTV disse:

Eu não estou a falar de fé. Estou a falar da história das Aparições, que sempre ouvi falar e que sempre me intrigou pela sua veracidade ou não e o que realmente terá acontecido.

O que eu quis dizer é que, para crer na história das Aparições, é preciso ter fé. Claro que há gente religiosa que não crê particularmente no Milagre das Aparições, mas o contrário, gente não religiosa a crer no Milagre, eu nunca vi.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LFTV disse:

Pois. Mas eu gostava de saber a história por detrás das aparições. Mas nunca irei saber...

Pode não ajudar, mas penso que o documentário "Povo Que Reza" da RTP e, do outro lado, um livro que foi ao "A Tarde É Sua" sobre uma história de uma mulher que se fez passar por Nossa Senhora (não me lembro do título, a sério, mas acho que sabes de qual estou a falar), pode esclarecer qualquer coisinha.

Mais profundamente, acho que só se te tornares Papa ou alguém muito importante no Vaticano para teres acesso à papelada toda. A isto, eu também gostava muito de ter acesso.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, LFTV disse:

 E a identidade da Lúcia tem sido posta em dúvida...

Há uns tempos li umas teorias na internet que a Lúcia que morreu em 2005 é supostamente uma impostora e que a verdadeira já morreu há muito tempo. Agora se é verdade ou não...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, LFTV disse:

Porque a história é muito confusa. Primeiro será que Nossa Senhora existe mesmo? depois porque iria aparecer ali e logo a três crianças? qualquer maluca se podia fazer passar por ela e aproveitar-se das crianças. E depois porque é que dois dos pastorinhos morreram em crianças e só uma sobreviveu? Esta história é toda muito estranha.

Mas isso nunca poderemos saber. Nunca vimos. Mas a verdade é que existem centenas de pessoas que afirmam ter visto Nossa Senhora. Apareceu a três crianças porque simbolizam a pureza e ingenuidade que os adultos não têm. E como é que uma maluca subiria a uma oliveira? A pneuomónica apareceu às duas crianças, como podia ter surgido aos três. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, LFTV disse:

Porque a história é muito confusa. Primeiro será que Nossa Senhora existe mesmo? depois porque iria aparecer ali e logo a três crianças? qualquer maluca se podia fazer passar por ela e aproveitar-se das crianças. E depois porque é que dois dos pastorinhos morreram em crianças e só uma sobreviveu? Esta história é toda muito estranha.

Nem quero discutir a veracidade das aparições (até porque nunca poderemos saber), mas espero que tenhas noção que nessa altura as condições de higiene e saúde público eram muito más e naturalmente que as doenças proliferavam muito facilmente.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, D007 disse:

Nem quero discutir a veracidade das aparições (até porque nunca poderemos saber), mas espero que tenhas noção que nessa altura as condições de higiene e saúde público eram muito más e naturalmente que as doenças proliferavam muito facilmente.

Eu sei. Mas mesmo assim apeteceu-me questionar se terá sido só coincidência ou não...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...