Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

5 minutos atrás, Daniel_TV disse:

Talvez por ser a língua mais falada, convém manter-se estável. Em relação à língua portuguesa, eu só acho que as mudanças têm ajudado a melhorar e facilitar a escrita, que assim se aproxima da oralidade. A língua portuguesa vem do complicado latim, o inglês é uma língua pratica, como eram os vikings que a criaram e por isso é natural que o português precise de mais alterações para se ir adaptando. 

 

Não tanto por aí, até porque sempre houve oposição tanto no Reino Unido como nos EUA durante o séc. XIX e XX (fazendo regredir várias tentativas de mudanças nos dois países) e que acabaram por ser responsáveis pelo facto da língua inglesa manter-se praticamente igual há séculos. O maior problema deste acordo nem é a queda dos "p" e dos "c" nas palavras, isso até já se fez antes com os "s" (sciência/ciência, etc), é mesmo esses exemplos do fim de acentos no pretérito perfeito, bem como em algumas palavras que confundem a língua não só para os nativos como para quem aprende a língua, já para nem falar nas formas sintáticas que também sofreram imensas alterações, daí achar que este AO trouxe mais confusão que mudança...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutos atrás, Ruben Fonseca disse:

Não tanto por aí, até porque sempre houve oposição tanto no Reino Unido como nos EUA durante o séc. XIX e XX (fazendo regredir várias tentativas de mudanças nos dois países) e que acabaram por ser responsáveis pelo facto da língua inglesa manter-se praticamente igual há séculos. O maior problema deste acordo nem é a queda dos "p" e dos "c" nas palavras, isso até já se fez antes com os "s" (sciência/ciência, etc), é mesmo esses exemplos do fim de acentos no pretérito perfeito, bem como em algumas palavras que confundem a língua não só para os nativos como para quem aprende a língua, já para nem falar nas formas sintáticas que também sofreram imensas alterações, daí achar que este AO trouxe mais confusão que mudança...

Sim, concordo, como já disse, que em alguns pontos, houve um excesso, mas eu, que uso a nova ortografia todos os dias, não sinto, sinceramente, que tenha trazido assim tanta confusão... Foi uma mudança que, como todos, causou alguma estranheza, mas com o uso acaba por cair no hábito. No entanto, e repito, penso que deveria haver uma reforma no próprio acordo que já é de 98, alterando essas pequenas coisas que não fazem sentido, como aquelas que citei em cima. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 horas atrás, ManuelM disse:

Já agora, podiam fazer alguma coisa de jeito e fazer com que os do Secundário não contassem :rolleyes: (*cough* Biologia *cough* FQ *cough*)

Concordo :D 

 

Eu apanhei o exame do 6ºAno na primeira vez que passou a contar para a nota mas foi muito fácil. Os do 9º ano também.

Em relação ao exame do 4ºAno tenho 2 primos que já o fizeram e era sempre fácil... e nem são muito bons alunos.

Prova no 2ºAno acho surreal embora o meu irmão tenha feito Intermédio no 2ºAno e foi ainda mais difícil que os exames do 4º nessa altura. 

 

No Secundário é para continuar tudo igual? 

Infelizmente eu apanhei a reforma do programa de Matemática e Português do 10ºAno feita pelo Nuno Crato e não vamos conseguir acabar os programas. Aumentaram o número de matéria e são poucas horas para TANTA matéria! Damos tudo tão rápido que nem dá tempo de praticar...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou e sempre fui contra o novo AO. Continuo e continuarei a escrever "pára" e "pêra" e "Janeiro"...

E irrita-me um professor meu que diz: 

"Na aula passada falamos" pronuncia como se fosse no presente. Na pronúncia penso que se diz (e se não é devia ser) "falámos"!

 

E para mais irritou-me imenso na primária no 2º ano a professora ralhava connosco por escrevermos "ótimo" porque estava mal e andou-nos imenso tempo a ensinar essas coisas e no ano a seguir diz-nos que muda tudo...

Mesmo nos testes de Português escrevo com o antigo pq não descontam. Agora no exame tive de me esforçar para escrever com o novo :S.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembro-me no 5º ano, a stora exigir que decorássemos as funções sintaticas todas e de um dia para o outro, ela diz "meninos já não precisam mais disto. Foi tudo mudado no acordo". A malta ficou WOW?. Ainda há pouco tempo numa aula do 9º, a professoa fez uma pergunta qualquer das funções sintáticas e um colega respondeu " É o complemento circunstancial de lugar". A professora riu-se e disse "Se o governo não tivesse mexido no que esta quieto, não tinham confundido estes alunos e outros que cresceram a aprender conceitos que hoje em dia não existem"

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 horas atrás, Ambrosio Silva disse:

Eu sou e sempre fui contra o novo AO. Continuo e continuarei a escrever "pára" e "pêra" e "Janeiro"...

E irrita-me um professor meu que diz: 

"Na aula passada falamos" pronuncia como se fosse no presente. Na pronúncia penso que se diz (e se não é devia ser) "falámos"!

 

E para mais irritou-me imenso na primária no 2º ano a professora ralhava connosco por escrevermos "ótimo" porque estava mal e andou-nos imenso tempo a ensinar essas coisas e no ano a seguir diz-nos que muda tudo...

Mesmo nos testes de Português escrevo com o antigo pq não descontam. Agora no exame tive de me esforçar para escrever com o novo :S.

Por haver pessoas que pronunciam "falámos" como "falamos" é que o acento passou a ser facultativo. 

Não percebo é porque é que tentas escrever com o antigo. Mais vale aceitar que mudou e escrever conforme as novas regras. Só se adia o inadiável, mas pronto.

8 horas atrás, André Sousa disse:

Lembro-me no 5º ano, a stora exigir que decorássemos as funções sintaticas todas e de um dia para o outro, ela diz "meninos já não precisam mais disto. Foi tudo mudado no acordo". A malta ficou WOW?. Ainda há pouco tempo numa aula do 9º, a professoa fez uma pergunta qualquer das funções sintáticas e um colega respondeu " É o complemento circunstancial de lugar". A professora riu-se e disse "Se o governo não tivesse mexido no que esta quieto, não tinham confundido estes alunos e outros que cresceram a aprender conceitos que hoje em dia não existem"

Isso não tem que ver com o acordo ortográfico, mas sim com a nova gramática, o novo dicionário terminológico. São coisas independentes. Mesmo sem acordo, provavelmente essas mudanças teriam acontecido à mesma (até porque o AO é de 98 e o novo dicionário é de 2008). E mais uma vez, a nova gramática veio universalizar as coisas e corrigir pormenores que não faziam sentido, conceitos contraditórios. Pelo menos, foi assim que os meus professores me explicaram. Talvez tenha tido professores dedicados que me explicaram o porquê das coisas. Vejo que por esse país fora nem todos tiveram essa sorte. Mas nada que me surpreenda. Temos um país de velhos do Restelo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 horas atrás, Rafael A. disse:

Credo parecem sete cães a um osso contra o Marcelo :O A Maria de Belém, agora na RTP, está a bater forte. Ela até está a falar da hiperatividade do Marcelo e das horas de sono que o Marcelo dorme. Que ridículo. Eu até estava a levar em consideração não votar no Marcelo, mas com estes ataques ridículos todos, só reforçam a minha ideia em votar nele!

Eu não gosto nada do Marcelo, e pareceu-me sempre que o tempo dele na TVI foi uma pré-campanha subliminar...E aquela cena da marmita foi no mínimo rídicula...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso da nova Gramática é uma estupidez... Aliás, eu acho que a disciplina de Português é uma estupidez, não devia contar para nota. Não serve para nada mesmo, se perguntarmos a alguém alguma coisa sobre a Gramática, já mudou tudo umas mil vezes! E depois obrigar-nos a fazer composicoes, ler livros, etc. :80: Há muita gente que gosta, mas quem gosta lê livros/escreve, quem não gosta não lê/escreve. Até ao 9º é importante, mas no Secundário não. Mas pronto, é a minha opinião.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, ManuelM disse:

Isso da nova Gramática é uma estupidez... Aliás, eu acho que a disciplina de Português é uma estupidez, não devia contar para nota. Não serve para nada mesmo, se perguntarmos a alguém alguma coisa sobre a Gramática, já mudou tudo umas mil vezes! E depois obrigar-nos a fazer composicoes, ler livros, etc. :80: Há muita gente que gosta, mas quem gosta lê livros/escreve, quem não gosta não lê/escreve. Até ao 9º é importante, mas no Secundário não. Mas pronto, é a minha opinião.

Gramática é tão inútil como integrais para quem quer seguir biologia. :|

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

55 minutos atrás, ManuelM disse:

Isso da nova Gramática é uma estupidez... Aliás, eu acho que a disciplina de Português é uma estupidez, não devia contar para nota. Não serve para nada mesmo, se perguntarmos a alguém alguma coisa sobre a Gramática, já mudou tudo umas mil vezes! E depois obrigar-nos a fazer composicoes, ler livros, etc. :80: Há muita gente que gosta, mas quem gosta lê livros/escreve, quem não gosta não lê/escreve. Até ao 9º é importante, mas no Secundário não. Mas pronto, é a minha opinião.

Estupidez é o teu comentário. Sem português não se vai a lado nenhum é essencial. Por alguma razão Humanidades não contempla as ciencias, não são precisas para nada para este curso. E por alguma razão o curso de ciências contempla o Português e o Inglês. E se o Português fosse eliminado do secundário, seria uma das piores medidas de sempre e seria catastrofico

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutos atrás, André Sousa disse:

Estupidez é o teu comentário. Sem português não se vai a lado nenhum é essencial. Por alguma razão Humanidades não contempla as ciencias, não são precisas para nada para este curso. E por alguma razão o curso de ciências contempla o Português e o Inglês. E se o Português fosse eliminado do secundário, seria uma das piores medidas de sempre e seria catastrofico

 

catastrófico porquê? O Português é inútil, lês obras à pressão sem conseguir apreciar a beleza de um Fernando pessoa, por exemplo, porque ganhas raiva daquilo ao teres uma merda de exame que só te quer lixar a vida e é feito de uma forma anti-pedagógica, como todos do ministério... Depois a gramática é verdadeiramente inútil, que, quer saber o que é uma oração? Tu quando falas está a pensar se disseste uma oração subordinada ou oração coordenada ou onde se encaixa o verbo ou o complemento oblíquo ou sei lá o quê mais que eles inventam num ano, para depois retirarem no outro. É tudo lobbies para grandes empresas lançarem gramáticas todos os anos com o novo dicionário terminológico.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hora atrás, ManuelM disse:

Isso da nova Gramática é uma estupidez... Aliás, eu acho que a disciplina de Português é uma estupidez, não devia contar para nota. Não serve para nada mesmo, se perguntarmos a alguém alguma coisa sobre a Gramática, já mudou tudo umas mil vezes! E depois obrigar-nos a fazer composicoes, ler livros, etc. :80: Há muita gente que gosta, mas quem gosta lê livros/escreve, quem não gosta não lê/escreve. Até ao 9º é importante, mas no Secundário não. Mas pronto, é a minha opinião.

Concordo. Para que é que precisamos de saber a lírica trovadoresca e Fernão Lopes? :rolleyes:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutos atrás, Daniel_TV disse:

Depois destes últimos comentários acerca da "inutilidade" do Português, retiro-me da conversa.... :shok: :negative: :punish:

Quais os argumentos para a importância do português num curso de ciências do secundário? Até ao básico, percebe-se, depois não. 

Eu por exemplo, ganhei raiva ao Memorial, e depois voltei a ler o livro com mais calma e adorei. O mesmo com "Os Maias" O programa está mal feito, é horrível. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutos atrás, João F. disse:

Quais os argumentos para a importância do português num curso de ciências do secundário? Até ao básico, percebe-se, depois não. 

Eu por exemplo, ganhei raiva ao Memorial, e depois voltei a ler o livro com mais calma e adorei. O mesmo com "Os Maias" O programa está mal feito, é horrível. 

Não sei, talvez porque é a tua língua e a língua é a identidade de um país e de um povo. Talvez porque é cultura e fica bem ter uma conversa agradável com alguém de vez em quando. Talvez porque promove a prática de leitura e o gosto pela cultura portuguesa em pessoas minimamente inteligentes e com algum sentido cívico. Não sei, talvez porque é importante que se valorize Portugal, já que tudo o resto só serve para deitar a baixo os nossos costumes, tradições e arte. O que falta é dar-se mais tempo ao Português para ver se os alunos aprendam a gostar ou, pelo menos, sejam obrigados a terem alguns conhecimentos básicos de literatura. E isto em especial nos cursos de ciências, para ver se deixamos de ter médicos ignorantes que não têm conhecimento algum, porque não têm a disciplina de História e acham que o Português não serve para nada, e que, ainda assim, se acham o centro do mundo. 

Editado por Daniel_TV
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutos atrás, Daniel_TV disse:

Não sei, talvez porque é a tua língua e a língua é a identidade de um país e de um povo. Talvez porque é cultura e fica bem ter uma conversa agradável com alguém de vez em quando. Talvez porque promove a prática de leitura e o gosto pela cultura portuguesa em pessoas minimamente inteligentes e com algum sentido cívico. Não sei, talvez porque é importante que se valorize Portugal, já que tudo o resto só serve para deitar a baixo os nossos costumes, tradições e arte. O que falta é dar-se mais tempo ao Português para ver se os alunos aprendam a gostar ou, pelo menos, sejam obrigados a terem alguns conhecimentos básicos de literatura. E isto em especial nos cursos de ciências, para ver se deixamos de ter médicos ignorantes que não têm conhecimento algum, porque não têm a disciplina de História e acham que o Português não serve para nada, e que, ainda assim, se acham o centro do mundo. 

O Português falha nisso tudo. Só serve mesmo para atafulhar matéria e debitar nos exames. O programa tem montes de falhas e nunca vai promover uma leitura saudável, visto que são demasiadas obras e não dá para apreciar nenhuma como devia de ser.  Para mim, como é atualmente, não tem qualquer utilidade. 

E uma curiosidade? És de humanidades ou de ciências? xD 

Editado por Faded
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 horas atrás, ManuelM disse:

Isso da nova Gramática é uma estupidez... Aliás, eu acho que a disciplina de Português é uma estupidez, não devia contar para nota. Não serve para nada mesmo, se perguntarmos a alguém alguma coisa sobre a Gramática, já mudou tudo umas mil vezes! E depois obrigar-nos a fazer composicoes, ler livros, etc. :80: Há muita gente que gosta, mas quem gosta lê livros/escreve, quem não gosta não lê/escreve. Até ao 9º é importante, mas no Secundário não. Mas pronto, é a minha opinião.

 

Porque uma pessoa parte um braço a escrever 300 palavras num papel ou a ler umas 250 páginas de um livro. :rolleyes: Português é sempre importante, não confundas o programa ou o facto deste ser dado rápido (e, se formos por aí, a partir do 10º ano é sempre tudo rápido, isso aplica-se a todas as disciplinas e não é por isso que as achamos todas inúteis) com a utilidade deste. É parte intríseca da nossa cultura e ler parte ou a totalidade de algumas obras expande o teu conhecimento, o que nunca fez mal a ninguém. E mesmo a gramática também é importante (e contra mim falo que é sempre a parte menos apetecível para mim a nível de aprendizagem de uma língua), ou não existisse ainda imensa gente a escrever palavras tão belas como disses-te, fizes-te, etc etc. :giveheart::banghead: 

15 horas atrás, ManuelM disse:

Já agora, podiam fazer alguma coisa de jeito e fazer com que os do Secundário não contassem :rolleyes: (*cough* Biologia *cough* FQ *cough*)

 

Até porque também faz todo o sentido ires para o ensino superior num curso relacionado com, por exemplo, Biologia com 7 no exame da disciplina.

Prova de aferição no 2º ano, oi? Chegámos ao cúmulo :rofl: Só falta também fazerem exame no jardim de infância, tipo saber colorir dentro das linhas :mosking:

 

Lógica da esquerda portuguesa:

- Exames no 4º ano causam pressão enorme nos alunos, que são ainda demasiado novos para isso.
- Vamos colocar provas de aferição no 2º ano, pois estas certamente não vão causar pressão nos alunos que são ainda mais novos que os de 4º.

Amemos a esquerda portuguesa. :mosking: 

Editado por Ruben Fonseca
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutos atrás, João F. disse:

O Português falha nisso tudo. Só serve mesmo para atafulhar matéria e debitar nos exames. O programa tem montes de falhas e nunca vai promover uma leitura saudável, visto que são demasiadas obras e não dá para apreciar nenhuma como devia de ser.  Para mim, como é atualmente, não tem qualquer utilidade. 

E uma curiosidade? És de humanidades ou de ciências? xD 

O programa atual iniciou-se este ano no 10º ano e está muito bom e interessante. Começa por onde tem de começar, ou seja, pelo início da língua. Inicia-se pela poesia trovadoresca, da Idade Média, e irá acabar na literatura do século XX, no 12º ano. Quando lecionado por professores competentes, que tenham gosto pelo que fazem e pelo que ensinam, este programa permite que os alunos saem do secundário com uma carga cultural gigante. Tenho pena de não ter apanhado este novo programa. Mas lá está, são necessários professores que tenham paixão, porque se os alunos têm alguém que está ali sem qualquer sentido de missão, é natural que não desenvolvam o gosto pelas matérias lecionadas. Mas isso é um problema do sistema.  

Sou da área das humanidades, por gosto e não por obrigação e, por isso, tenho prazer em defender estes temas. :P

Editado por Daniel_TV
  • Gosto 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 horas atrás, ManuelM disse:

Isso da nova Gramática é uma estupidez... Aliás, eu acho que a disciplina de Português é uma estupidez, não devia contar para nota. Não serve para nada mesmo, se perguntarmos a alguém alguma coisa sobre a Gramática, já mudou tudo umas mil vezes! E depois obrigar-nos a fazer composicoes, ler livros, etc. :80: Há muita gente que gosta, mas quem gosta lê livros/escreve, quem não gosta não lê/escreve. Até ao 9º é importante, mas no Secundário não. Mas pronto, é a minha opinião.

Que comentário tão sem noção! O Português é uma disciplina essencial e até deveria ter 3 blocos semanais no Secundário! Relativamente ao negrito, não pode ser assim, ler e escrever não é algo opcional, então eu agora frequentava Matemática e dizia" quem gosta de resolver problemas, resolva, eu não gosto, não resolvo." Andava em História e dizia "Quem gosta de saber as datas dos acontecimentos que as estude, eu não gosto, por isso, não as estudo." As coisas não funcionam assim, aliás, eu acho que os alunos lem muito pouco e escrevem também muito pouco, deveriam existir mais obras de leitura obrigatória na disciplina de Português....nomeadamente, o Princepezinho (que foi retirada) entre outras como A Metamorfose de Franz Kafka e claro, a Literatura Portuguesa. Eu acho que uma pessoa que não saiba, goste de ler é uma pessoal que não sabe o quão bom é lermos e a sabedoria que isso nos trás! A disciplina de Português é muito importante, felizmente é obrigatória e está em todas as áreas....e dizes que no secundário não é importante? desvalorizas assim Fernando Pessoa, Cesário Verde, Almeida Garret, Camões, Frei Luís de Sousa e tantos outros génios? E a Gramática não é nenhuma estupidez, temos de saber escrever gramaticalmente bem e identificar os constituintes das frases e da nossa língua......

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, Daniel_TV disse:

O programa atual iniciou-se este ano no 10º ano e está muito bom e interessante. Começa por onde tem de começar, ou seja, pelo início da língua. Inicia-se pela poesia trovadoresca, da Idade Média, e irá acabar na literatura do século XX, no 12º ano. Quando lecionado por professores competentes, que tenham gosto pelo que fazem e pelo que ensinam, este programa permite que os alunos saem do secundário com uma carga cultural gigante. Tenho pena de não ter apanhado este novo programa. Mas lá está, são precisos professores que tenham paixão, porque se os alunos tenham alguém que está ali sem qualquer sentido de missão, é natural que não desenvolvem o gosto pelas matérias lecionadas. Mas isso é um problema do sistema. 

Sou da área das humanidades, por gosto e não por obrigação e, por isso, tenho prazer em defender estes temas. :P

Bem me parecia. xD

E tens bons argumentos. Mas o sistema está viciado, infelizmente. Eu pelo menos só comecei a apreciar Fernando Pessoa depois de deixar o secundário. (Mais a poesia citadina de Álvaro de Campos). 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...