Jump to content

TVI Ficção


OrcLindo

Posts Recomendados

há 6 minutos, xfinity disse:

Exatamente, estive a fazer uma rápida pesquisa e o Pedro Teixeira não voltou a entrar numa novela do Rui depois de TdV. Será ele? :mosking:

Eu acho que isso é coincidência. A transmissão das novelas que o Vilhena escreveu depois de Tempo de Viver coincidiram sempre com a de outras nas quais o Pedro entrou. Em 2008, ele esteve n'A Outra. Em 2010 esteve em Mar de Paixão e em 2019 esteve n'A Teia e em Amar Depois de Amar.

Editado por Buwayh
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dimitri disse:

o Fidalgo provavelmente também. A Márcia Leal também nunca mais entrou numa novela dele, mas também acho que ficou queimada na tvi depois de ter dado nega a ilha dos amores, assim como o Luís Lourenço, que demorou a voltar à tvi.

 

….

O Fidalgo acho que não, pois ele foi para a SIC no início de 2009, logo deve ter sido um dos motivos de não ter feito mais novelas do Vilhena. 

Ele chegou a ser convidado para "ONO" mas lembro-me de na altura ele dizer que tinha feito muitas novelas seguidas e queria fazer uma pausa. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Dimitri disse:

Precisamente…(?)  o Hugo Tavares não foi afastado por descontentamento do Rui, porque depois voltou a entrar numa produção dele.

Pois é. Não me lembrava que Equador tinha sido adaptado por ele. 

Dos atores que citei, a Débora Monteiro, o Rui Porto Nunes e o Teixeira foram os que tiveram as piores prestações e os que podem ter desagradado mais o Vilhena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje começou a passar no canal uma promo das novas temporadas do Max, dizendo "em exibição na TVI Ficção". A verdade é que não estão, estão a exibir a antiga, no entanto já estão quase a acabar. Pode ser que quando acabem transitem logo para as recentes, isso explicava esta promo. Ou se calhar esta promo é só fogo de vista para marcar trabalho e vai continuar tudo como está.

Editado por Dimitri
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Dimitri disse:

Hoje começou a passar no canal uma promo das novas temporadas do Max, dizendo "em exibição na TVI Ficção". A verdade é que não estão, estão a exibir a antiga, no entanto já estão quase a acabar. Pode ser que quando acabem transitem logo para as recentes, isso explicava esta promo. Ou se calhar esta promo é só fogo de vista para marcas trabalho e vai continuar tudo como está.

Eish seria muita mau não passarem essas novas temporadas agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, xfinity disse:

Sim, ele ja me tinha dito isso há meses, cheguei a dizer aqui no fórum.

Ele está muito empenhado e, segundo ele, trata-se de um projeto inovador. Mas não creio que se trata de uma novela para a TVI. 

Se for tão inovador como o rumo inglório que ele deu à personagem da Margarida Vila-Nova e à da Alexandra Lencastre, que pertenciam ao núcleo principal e são atrizes de primeira linha... :mico:


Sempre achei o Rui pretensioso e acho que isso se nota na escrita dele. Não sei se sinto a falta dele, sinceramente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Buwayh disse:

Se for tão inovador como o rumo inglório que ele deu à personagem da Margarida Vila-Nova e à da Alexandra Lencastre, que pertenciam ao núcleo principal e são atrizes de primeira linha... :mico:


Sempre achei o Rui pretensioso e acho que isso se nota na escrita dele. Não sei se sinto a falta dele, sinceramente. 

Quais são os teus autores Portugueses favoritos? 

Sei que também não gostas muito do Barreira, por causa dos seus habituais vícios. O que concordo também.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Free Live disse:

Já que estão a falar nele, eu estou a ver Boogie Oogie e acho a novela fantástica. Acho até melhor do que qualquer uma que o Vilhena escreveu em Portugal.

É uma pena que ele goste de ir pelo lado mais dark. É perfeito a escrever tramas familiares.

BO é perfeita, pena o insucesso no Brasil. 

Deve estar perto da reta final, não? 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Poderoso TV! disse:

Quais são os teus autores Portugueses favoritos? 

Sei que também não gostas muito do Barreira, por causa dos seus habituais vícios. O que concordo também.

Acho que hoje em dia não gosto de nenhum. :riso: 
Gostei muito do trabalho que a Helena Amaral fez em Amar Depois de Amar. Também não desgostei da parte adaptada de Quer o Destino, apesar de não me ter empolgado muito, mas a parte original foi péssima. Por fim, deixei de acompanhar Quero é Viver por achar a narrativa repetitiva e as personagens irritantes, apesar de achar os diálogos espetaculares. 

Já gostei muito da Mira, mas comecei a perder a paciência para as novelas dela a partir da 3ª temporada de A Única Mulher. Acompanhei A Herdeira até mais de metade, mas começou a ficar demasiado surreal e perdi o interesse. Pensei que a história ia recuperar o fôlego com o reaparecimento da Maria Luísa, mas ficou ainda pior e o desempenho da Jessica não ajudou. :riso: Depois, nunca mais me consegui interessar pelas novelas dela. Dizem que Bem Me Quer até teve qualidade, mas o primeiro mês não me agarrou.

O Vilhena tem boas ideias, mas tende a executá-las mal. Aquilo que ele promete que vai ser um estrondo transforma-se muitas vezes numa desilusão. Houve uma fase em que ele abusava dos diálogos caros, cheios de referências culturais, para dar um ar sofisticado às suas novelas, mas isso soava-me mais a arrogância intelectual do que a talento e eu sentia que essa arrogância refletia-se nas personagens. Em Sedução os diálogos já não eram tão rebuscados, mas as personagens ainda me pareciam frias. Adorei a maior parte da primeira temporada de Na Corda Bamba, mas ele começou a meter os pés pelas mãos e aquilo começou a ficar desinteressante. Além disso, alimentei expetativas sobre da personagem da Margarida Vila-Nova que nunca se concretizaram. 

A Maria João Costa não é uma má autora, mas as novelas dela são um bocado "água com açúcar" e têm muita palha, para além de várias personagens desinteressantes e inúteis. 

Adorei O Mundo ao Contrário, do João Matos, mas depois ele nunca mais escreveu novelas a solo. O Beijo do Escorpião tinha fortes influências do Barreira e não foi a mesma coisa.

O Barreira até se esforça em introduzir elementos interessantes nas novelas dele, principalmente cenas de confronto que acabam em porrada, mas a execução acaba por nunca ser boa o suficiente por causa dos diálogos literais e pouco criativos. 

Que autores restam? A Sandra Santos, que escrevia novelas fast food nos anos 2000? A Patrícia Muller? O Pedro Lopes e a Inês Gomes, que só escrevem novelas com humor brejeiro?

 

Editado por Buwayh
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, xfinity disse:

Sim, ele ja me tinha dito isso há meses, cheguei a dizer aqui no fórum.

Ele está muito empenhado e, segundo ele, trata-se de um projeto inovador. Mas não creio que se trata de uma novela para a TVI. 

Seguramente que vai dar o salto e fazer algo para o streaming , o que não é mal pensado, aí a linguagem já pode ser outra, aliás grande parte do target do público do Vilhena é consumidor de cinema séries e streaming, portanto estará direcionado no sentido certo, e além disso resolve uma catrefada de problemas, como a edição dos episódios em tv aberta que levam sempre com mil e quinhentos flashbacks etc etc. 

Quero é que ele regresse ando a sentir falta dum bom texto dele, e claro quero algo feito com pés e cabeça e que a novela ou serie siga toda uma espinha dorsal no inicio ao fim sem contratempos.

Alias mesmo no streaming ele pode fazer perfeitamente novela, mais curta em episódios de produção, mais ágil, er mais focada em plots principais sem núcleos secundários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pese embora não diretamente relacionado com a questão em torno de atores descartados pelo Rui Vilhena, existirão sempre casos de desadequação ou ausência de identificação com as personagens. Em 2012, numa edição do programa "Inesquecível", transmitido na RTP Memória, Margarida Carpinteiro confessou ter ("há algum tempo") participado numa telenovela cujo papel não havia conseguido compreender, por mais que tentasse, daí ter optado por uma interpretação o mais linear possível. A hipótese que formulei de imediato foi a Ângela de "Olhos nos Olhos". Aliás, uma novela bastante hermética e sombria.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Buwayh disse:

Acho que hoje em dia não gosto de nenhum. :riso: Gostei muito do trabalho que a Helena Amaral fez em Amar Depois de Amar. Também não desgostei da parte adaptada de Quer o Destino, apesar de não me ter empolgado muito, mas a parte original foi péssima. Por fim, deixei de acompanhar Quero é Viver por achar a narrativa repetitiva e as personagens irritantes, apesar de achar os diálogos espetaculares. 

Já gostei muito da Mira, mas comecei a perder a paciência para as novelas dela a partir da 3ª temporada de A Única Mulher. Acompanhei a Herdeira até mais de metade, mas começou a ficar demasiado surreal e perdi o interesse. Pensei que a história ia recuperar o fôlego com o reaparecimento da Maria Luísa, mas ficou ainda pior e o desempenho da Jessica não ajudou. :riso: Depois, nunca mais me consegui interessar pelas novelas dela. Dizem que Bem Me Quer até teve qualidade, mas o primeiro mês não me agarrou.

O Vilhena tem boas ideias, mas tende a executá-las mal. Aquilo que ele promete que vai ser um estrondo transforma-se muitas vezes numa desilusão. Houve uma fase em que ele abusava dos diálogos caros, cheios de referências culturais, para dar um ar sofisticado às suas novelas, mas isso soava-me mais a arrogância intelectual do que a talento e eu sentia que essa arrogância refletia-se nas personagens. Em Sedução os diálogos já não eram tão rebuscados, mas as personagens ainda me pareciam frias. Adorei a maior parte da primeira temporada de Na Corda Bamba, mas ele começou a meter os pés pelas mãos e aquilo começou a ficar desinteressante. Além disso, alimentei expetativas sobre da personagem da Margarida Vila-Nova que nunca se concretizaram. 

A Maria João Costa não é uma má autora, mas as novelas dela são um bocado "água com açúcar" e têm muita palha, para além de várias personagens desinteressantes e inúteis. 

Adorei O Mundo ao Contrário, do João Matos, mas depois ele nunca mais escreveu novelas a solo. O Beijo do Escorpião tinha fortes influências do Barreira e não foi a mesma coisa.

O Barreira até se esforça em elementos interessantes nas novelas dele, principalmente cenas de confronto que acabam em porrada, mas a execução acaba por nunca ser boa o suficiente por causa dos diálogos literais e pouco criativos. 

Que autores restam? A Sandra Santos, que escrevia novelas fast food nos anos 2000? A Patrícia Muller? O Pedro Lopes e a Inês Gomes, que só escrevem novelas com humor brejeiro?

 

Na Corda Bamba meteu alguma  água porque a novela levou com contratempos sem fins, daí a segunda temporada não ser bem sucedida em termos narrativos, e também porque o Moniz insistiu que queria essa sinopse, o Rui aí esteve mal porque devia ter recusado fazer essa sinopse e novela se sabia que toda a espinha dorsal não estavas devidamente maturada. 

Só relembrando que não era para haver um Quem Matou e saída do Pêpe, e só isso fez logo o rumo da novela ir por um plano B, mas enfim passado é passado, só quero que ele regresse.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, gugas disse:

Na Corda Bamba meteu alguma  água porque a novela levou com contratempos sem fins, daí a segunda temporada não ser bem sucedida em termos narrativos, e também porque o Moniz insistiu que queria essa sinopse, o Rui aí esteve mal porque devia ter recusado fazer essa sinopse e novela se sabia que toda a espinha dorsal não estavas devidamente maturada. 

Só relembrando que não era para haver um Quem Matou e saída do Pêpe, e só isso fez logo o rumo da novela ir por um plano B, mas enfim passado é passado, só quero que ele regresse.

Que exigências é que o Moniz fez ao Vilhena?

A saída do Pepe não ajudou muito a novela, mas isso não justifica o facto de a Sara e a Lúcia não terem tido mais confrontos, de ninguém ter conseguido pôr a Lúcia no lugar, de a Beatriz ter sido uma adição inútil, de a Olívia ter tido um percurso com pouco impacto, de a Fernanda quase ter sido remetida a uma figurante, de a relação entre o Leo e o Gabriel não ter sido bem explorada... 

Editado por Buwayh
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Poderoso TV! disse:

Se vais no 30.° e pouco é normal estares a gostar muito. 

Deixas-te chegar aos últimos 3 meses. :mico:

É boa do início ao fim!!

Mas nem toda a gente tem sensibilidade para apreciar uma obra como BO. 

É uma trama que não conversa com o público brasileiro, tem elementos raros na ficção da Globo, mas isso não é um motivo muito plausível para afirmar que é uma novela fraca. É o oposto disso. 

Ela e Tempo de Viver são as melhores novelas dele, na minha sincera opinião. 

Editado por Vitória
  • Gosto 2
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Buwayh disse:

Que exigências é que o Moniz fez ao Vilhena?

A saída do Pepe não ajudou muito a novela, mas isso não justifica o facto de a Sara e a Lúcia não terem tido mais confrontos, de ninguém ter conseguido pôr a Lúcia no lugar, de a Beatriz ter sido uma adição inútil, de a Olívia ter tido um percurso com pouco impacto, de a Fernanda quase ter sido remetida a uma figurante, de a relação entre o Leo e o Gabriel não ter sido bem explorada... 

O Vilhena tinha duas sinopses uma totalmente maturada e bem esquematizada e a sinopse de na Corda Bamba que estava em fase de maturação, na altura o Moniz escolheu a segunda em detrimento da primeira.

Pois mas primeiro o Pipo não iria morrer e iria vingar-se da Lúcia o, Gabriel iria ser morto e iria ser esse o mote para a segunda metade da novela a rivalidade cada vez maior entre Lúcia e a Redenção do Pipo, e sim concordo contigo há personagens que se perderam um bocadinho e isso denota-se ao rever a história. A Mim pessoalmente o que me deixou irritado nesse projeto, foi que o Vilhena podia ter batido o pé ao cliente e ter dito não quero fazer na Corda Bamba porque não tenho a ideia totalmente maturada, e devia ter feito a outra sinopse que estava pronta.

No restante do que falas do Vilhena bom lamento, tenho que descordar mas ele de arrogante não tem nada zero, nem tiques de vedeta, claro é humano, têm falhas, comete erros, as vezes faz as coisas menos bem, as quem nunca falhou. 

Ele é bastante culto inteligente acessível, e o que ele coloca nos diálogos como referências culturais o pérolas entende-se, e aliás há muita gente aqui no fórum que têm a sorte de privar com ele pessoalmente e que sabe de histórias de bastidores acerca dos seus projectos e do seu percurso profissional. 

De Resto aos dias de hoje em pleno 2022, e tendo uma noção de que tipo de target o Vilhena atrai para os seus produtos, seráuma aposta mais que certeira se ele apostar no streaming, e fazer uma boa série ou novela mais curta.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...