Jump to content

TVI Ficção


OrcLindo

Posts Recomendados

há 3 minutos, Vitória disse:

É boa do início ao fim!!

Mas nem toda a gente tem sensibilidade para apreciar uma obra como BO. 

É uma trama que não conversa com o público brasileiro, tem elementos raros na ficção da Globo, mas isso não é um motivo muito plausível para afirmar que é uma novela fraca. É o oposto disso. 

Ela e Tempo de Viver são as melhores novelas dele, na minha sincera opinião. 

Os últimos meses de "BO" foram muito chatos. A trama parecia que estava esvaziada e rodava só na história do segredo da Carlota e no tal "corvo". 

Muitos atores ficaram a fazer figuração de luxo. 

Mas não culpo só o Rui Vilhena nesse caso, pois a novela foi esticada 3 vezes e nesse caso até é algo compreensível a novela ter ficado meia enfraquecida na sua parte final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, gugas disse:

O Vilhena tinha duas sinopses uma totalmente maturada e bem esquematizada e a sinopse de na Corda Bamba que estava em fase de maturação, na altura o Moniz escolheu a segunda em detrimento da primeira.

Pois mas primeiro o Pipo não iria morrer e iria vingar-se da Lúcia o, Gabriel iria ser morto e iria ser esse o mote para a segunda metade da novela a rivalidade cada vez maior entre Lúcia e a Redenção do Pipo, e sim concordo contigo há personagens que se perderam um bocadinho e isso denota-se ao rever a história. A Mim pessoalmente o que me deixou irritado nesse projeto, foi que o Vilhena podia ter batido o pé ao cliente e ter dito não quero fazer na Corda Bamba porque não tenho a ideia totalmente maturada, e devia ter feito a outra sinopse que estava pronta.

No restante do que falas do Vilhena bom lamento, tenho que descordar mas ele de arrogante não tem nada zero, nem tiques de vedeta, claro é humano, têm falhas, comete erros, as vezes faz as coisas menos bem, as quem nunca falhou. 

Ele é bastante culto inteligente acessível, e o que ele coloca nos diálogos como referências culturais o pérolas entende-se, e aliás há muita gente aqui no fórum que têm a sorte de privar com ele pessoalmente e que sabe de histórias de bastidores acerca dos seus projectos e do seu percurso profissional. 

De Resto aos dias de hoje em pleno 2022, e tendo uma noção de que tipo de target o Vilhena atrai para os seus produtos, seráuma aposta mais que certeira se ele apostar no streaming, e fazer uma boa série ou novela mais curta.

 

Ele é capaz de se safar melhor com uma série. Aliás, eu acho que a novela é um produto que se tem vindo a esgotar, principalmente por causa da quantidade de episódios que as estações encomendam. É dificílimo manter uma história coesa e interessante do início ao fim com 250 ou 300 episódios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Poderoso TV! disse:

Os últimos meses de "BO" foram muito chatos. A trama parecia que estava esvaziada e rodava só na história do segredo da Carlota e no tal "corvo". 

Muitos atores ficaram a fazer figuração de luxo. 

Mas não culpo só o Rui Vilhena nesse caso, pois a novela foi esticada 3 vezes e nesse caso até é algo compreensível a novela ter ficado meia enfraquecida na sua parte final.

Mesmo assim gostei. Essa fase mais "chata" era igualmente empolgante. A novela raramente tinha momentos secantes. 

há 2 minutos, Buwayh disse:

Ele é capaz de se safar melhor com uma série. Aliás, eu acho que a novela é um produto que se tem vindo a esgotar, principalmente por causa da quantidade de episódios que as estações encomendam. É dificílimo manter uma história coesa e interessante do início ao fim com 250 ou 300 episódios.

O Vilhena nunca fez uma novela "grande". 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Buwayh disse:

Ele é capaz de se safar melhor com uma série. Aliás, eu acho que a novela é um produto que se tem vindo a esgotar, principalmente por causa da quantidade de episódios que as estações encomendam. É dificílimo manter uma história coesa e interessante do início ao fim com 250 ou 300 episódios.

Eu acho que o Rui safa-se bem nas duas coisas, ou seja em série sem dúvida e em novela por acaso temos a sorte das dele não serem longas têm quase todas cerca de 180 185 episódios de produção. Mas acho que se ele apostar no streaming pode bem fazer uma novela a bombar do inicio ao fim com 80 100 capítulos. 

Tns aqui um pouco da entrevista que ele deu ao André Vilar no fim de Na Corda Bamba, onde ele explica algumas coisas. minutos 15 a 20 ele fala das voltas que teve de aplicar em NCB e que não queria fazer. 
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Buwayh disse:

Ele é capaz de se safar melhor com uma série. Aliás, eu acho que a novela é um produto que se tem vindo a esgotar, principalmente por causa da quantidade de episódios que as estações encomendam. É dificílimo manter uma história coesa e interessante do início ao fim com 250 ou 300 episódios.

O Rui Vilhena nem se pode queixar muito do número de episódios. As novelas dele nunca ultrapassavam os 200 episódios de produção. E também acho que ele sempre teve liberdade do Moniz. 

Em pior situação estavam o António Barreira e principalmente a Maria João Mira que tinham que escrever carradas de episódios, desfigurando as sua tramas e sempre com o Moniz a interferir. 

"AÚM" e "AH" eram muito mexidas por ele. Aliás eu acho que muito a Mira aguentou em "AÚM".

Editado por Poderoso TV!
  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vitória disse:

Mesmo assim gostei. Essa fase mais "chata" era igualmente empolgante. A novela raramente tinha momentos secantes. 

O Vilhena nunca fez uma novela "grande". 

Mas ele cria plots secundários inúteis com personagens sem carisma só para encher. Em séries não há essa necessidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Vitória disse:

Mesmo assim gostei. Essa fase mais "chata" era igualmente empolgante. A novela raramente tinha momentos secantes. 

O Vilhena nunca fez uma novela "grande". 

Acho que desde "Tempo de Viver" que as novelas dele não têm funcionado a 100%. 

Apesar de eu ter gostado imenso de "Olhos nos Olhos". 

Concordei com o @Buwayh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, Buwayh disse:

Acho que hoje em dia não gosto de nenhum. :riso: 
Gostei muito do trabalho que a Helena Amaral fez em Amar Depois de Amar. Também não desgostei da parte adaptada de Quer o Destino, apesar de não me ter empolgado muito, mas a parte original foi péssima. Por fim, deixei de acompanhar Quero é Viver por achar a narrativa repetitiva e as personagens irritantes, apesar de achar os diálogos espetaculares. 

Já gostei muito da Mira, mas comecei a perder a paciência para as novelas dela a partir da 3ª temporada de A Única Mulher. Acompanhei A Herdeira até mais de metade, mas começou a ficar demasiado surreal e perdi o interesse. Pensei que a história ia recuperar o fôlego com o reaparecimento da Maria Luísa, mas ficou ainda pior e o desempenho da Jessica não ajudou. :riso: Depois, nunca mais me consegui interessar pelas novelas dela. Dizem que Bem Me Quer até teve qualidade, mas o primeiro mês não me agarrou.

O Vilhena tem boas ideias, mas tende a executá-las mal. Aquilo que ele promete que vai ser um estrondo transforma-se muitas vezes numa desilusão. Houve uma fase em que ele abusava dos diálogos caros, cheios de referências culturais, para dar um ar sofisticado às suas novelas, mas isso soava-me mais a arrogância intelectual do que a talento e eu sentia que essa arrogância refletia-se nas personagens. Em Sedução os diálogos já não eram tão rebuscados, mas as personagens ainda me pareciam frias. Adorei a maior parte da primeira temporada de Na Corda Bamba, mas ele começou a meter os pés pelas mãos e aquilo começou a ficar desinteressante. Além disso, alimentei expetativas sobre da personagem da Margarida Vila-Nova que nunca se concretizaram. 

A Maria João Costa não é uma má autora, mas as novelas dela são um bocado "água com açúcar" e têm muita palha, para além de várias personagens desinteressantes e inúteis. 

Adorei O Mundo ao Contrário, do João Matos, mas depois ele nunca mais escreveu novelas a solo. O Beijo do Escorpião tinha fortes influências do Barreira e não foi a mesma coisa.

O Barreira até se esforça em introduzir elementos interessantes nas novelas dele, principalmente cenas de confronto que acabam em porrada, mas a execução acaba por nunca ser boa o suficiente por causa dos diálogos literais e pouco criativos. 

Que autores restam? A Sandra Santos, que escrevia novelas fast food nos anos 2000? A Patrícia Muller? O Pedro Lopes e a Inês Gomes, que só escrevem novelas com humor brejeiro?

 

Não conheço muito do trabalho da Helena Amaral para poder comentar. Dela só vi O Jogo lol. E vá "Fúria de Viver" mas dessa lembro-me pouco.

Da Maria João Mira gostei quando estava no seu auge (Sonhos Traídos, Fala-me de Amor, Ilha dos Amores e Flor do Mar). Até gostei de "Doida Por Ti" e mais ou menos de "Anjo Meu" de resto não gostei de mais nenhuma. Não desgostei do que vi de "Bem Me Quer" mas também não adorei.

Do Rui Vilhena gostei de todas. Não vi a novela que ele escreveu para Globo. Não vi muito de "Na Corda Bomba" mas do que vi não achei má. 

Da Maria João Costa não gosto muito. Não achei que "Ouro Verde" fosse má. Mas não gostei muito de "Valor da Vida".

Do João Matos gostei de "Mundo Meu". E também gostei do que vi de "Mundo ao Contrário".

Do António Barreira só gostei mesmo de "Fascínios". Meu Amor e Remédio Santo também eram boas. Mas a partir de "Destinos Cruzados" perdeu-se completamente.

Da Sandra Santos acho que até é boa nos núcleos cómicos e em novelas mais leves.

A Patrícia Muller é melhor em séries.

Do Pedro Lopes gosto imenso e não acho nada que escreva humor brejeiro.

Da Inês Gomes também gosto.

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Buwayh disse:

Mas ele cria plots secundários inúteis com personagens sem carisma só para encher. Em séries não há essa necessidade.

Eu acho que o problema do Rui Vilhena, é estar sempre muito concentrado e dar tudo nas suas vilãs e nos seus diálogos, principalmente frases de efeite e falhar na execução das tramas paralelas. Desde "ONO" que sinto isso. 

E as retas finais girarem muito em torno de um mistério. Foi interessante em "NCT", mas começou a cansar. Em "Sedução" o mistério do Gato de Pedra chegou a um ponto de ser super cansativo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Dimitri disse:

A Sandra Santos tem a melhor novela, Deixa-me Amar :adoro: que adaptou muito bem à realidade portuguesa. A melhor novela da Mira é Fala-me de Amor (IdA nao vi) também Mistura Fina é muito boa.

A coordenadora por a adaptação de "Deixa-me Amar" era a Inês Gomes. A Sandra Santos era colaboradora. 

"Adaptada de uma história sul-americana, ‘Deixa-me Amar’ que agora estreia e substitui ‘Doce Fugitiva’, sendo a equipa de autores coordenada por Inês Gomes."

https://www.cmjornal.pt/tv-media/amp/o-dia-a-dia-dos-fazedores-de-telenovelas

Já "Mistura Fina" foi maioritariamente desenvolvida pela Patrícia Müller.

A Maria João Mira naquela altura era a responsável pela Casa da Criação e contribuía para a formação das sinopses e construção da equipa de autores. 

há 7 minutos, Free Live disse:

@Poderoso TV! não sei do que se trata esse "Corvo" (e prefiro não levar spoiler), mas quando revi Tempo de Viver também achei que a trama do Tubarão se tornou arrastada na reta final. Já se tornava frustrante tanto mistério. Mesmo com o António senti um pouco isso.

Desculpa não me lembrei que ainda estás no início. :(

No episódio em que estás já se fala do segredo da vilã Carlota?

Editado por Poderoso TV!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Poderoso TV! disse:

A coordenadora por a adaptação de "Deixa-me Amar" era a Inês Gomes. A Sandra Santos era colaboradora. 

"Adaptada de uma história sul-americana, ‘Deixa-me Amar’ que agora estreia e substitui ‘Doce Fugitiva’, sendo a equipa de autores coordenada por Inês Gomes."

https://www.cmjornal.pt/tv-media/amp/o-dia-a-dia-dos-fazedores-de-telenovelas

Desculpa não me lembrei que ainda estás no início. :(

No episódio em que estás já se fala do segredo da vilã Carlota?

Sim, falam disso desde a 2ª semana da novela. :clap:

Eu lembro-me de ouvir falar desse segredo na época, acho até que sei o que é, mas não vou arriscar dizer ou querer saber porque posso estar enganado. Mas se for aquilo que acho que é, acho o segredo mais ou menos mas com contornos criativos e interessantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Free Live disse:

@Poderoso TV! não sei do que se trata esse "Corvo" (e prefiro não levar spoiler), mas quando revi Tempo de Viver também achei que a trama do Tubarão se tornou arrastada na reta final. Já se tornava frustrante tanto mistério. Mesmo com o António senti um pouco isso.

O plot do Corvo é o único enrede previsível da novela, acredita. Mas ainda é cedo, falta um pouquinho para lá chegares. 

Aproveita, é uma das melhores novelas do Vilhena. 

Editado por xfinity
  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Free Live disse:

Sim, falam disso desde a 2ª semana da novela. :clap:

Eu lembro-me de ouvir falar desse segredo na época, acho até que sei o que é, mas não vou arriscar dizer ou querer saber porque posso estar enganado. Mas se for aquilo que acho que é, acho o segredo mais ou menos mas com contornos criativos e interessantes.

O que mais me enerva não é o suspense do segredo em si, é a novela girar na reta final em torno dele. Torna-se cansativo para quem assiste. 

Por exemplo em "NCT" também a reta final tornou-se um pouquinho cansativa por causa do "Quem Matou o António?". Apesar de na época gostar pois era algo inovador na nossa ficção. Mas quando vi a repetição e por causa do mesmo artifício usado por eles em novelas seguintes, achei algo cansativo. 

Depende também da nossa evolução enquanto espectadores.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, xfinity disse:

O plot do Corvo é o único enrede previsível na novela, acredita. Mas ainda é cedo, falta um pouquinho para lá chegares. 

Aproveita, é uma das melhores novelas do Vilhena. 

Estou a gostar, por enquanto. É engraçado ver alguns "tiques" do Vilhena, para além dos bordões.

> O homem com mulher e duas amantes;

> O homem que discute com a funcionária, mas entre 4 paredes são amantes;

> A família pobre onde a esposa se sente invisível na sua relação com o marido;

> A mulher rica que humilha a empregada;

> Toda a gente trabalha na mesma empresa, toda a gente vive no mesmo prédio.

 

Por enquanto os núcleos secundários parecem melhores do que os núcleos de todas as outras novelas. Não há nenhuma personagem de que não goste.

agora mesmo, Poderoso TV! disse:

O que mais me enerva não é o suspense do segredo em si, é a novela girar na reta final em torno dele. Torna-se cansativo para quem assiste. 

Por exemplo em "NCT" também a reta final tornou-se um pouquinho cansativa por causa do "Quem Matou o António?". Apesar de na época gostar pois era algo inovador na nossa ficção. Mas quando vi a repetição e por causa do mesmo artifício usado por eles em novelas seguintes, achei algo cansativo. 

Depende também da nossa evolução enquanto espectadores.

Até agora gira um pouco, com a Vitória sempre a querer desmascarar a Carlota. Não é muito subtil, mas ao mesmo tempo acho bem "novelão", tem a sua graça.

Já espero que só se fale disso na reta final, pelo menos não vou apanhado de surpresa.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, xfinity disse:

O plot do Corvo é o único enrede previsível da novela, acredita. Mas ainda é cedo, falta um pouquinho para lá chegares. 

Aproveita, é uma das melhores novelas do Vilhena. 

Como já disse, não culpo só o Rui Vilhena por a reta final algo cansativa de "BO" a novela foi esticada três vezes, é natural que a história foi perdendo o fôlego. Como ele próprio disse numa entrevista foi difícil manter a trama com interesse até ao fim. 

Mas atenção, eu adoro o Rui como autor. Mas sei ver os dois lados da moeda.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Poderoso TV! disse:

Como já disse, não culpo só o Rui Vilhena por a reta final algo cansativa de "BO" a novela foi esticada três vezes, é natural que a história foi perdendo o fôlego. Como ele próprio disse numa entrevista foi difícil manter a trama com interesse até ao fim. 

Mas atenção, eu adoro o Rui como autor. Mas sei ver os dois lados da moeda.

Mas se a novela foi um flop, porque foi tão esticada? Estou curioso com o rumo da audiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Free Live disse:

Mas se a novela foi um flop, porque foi tão esticada? Estou curioso com o rumo da audiência.

A novela estreou no pior ano de audiências da Globo e ao início foi tendo audiências animadoras e a Globo não quis estrear a novela sucessora na altura do Carnaval decidiu esticar a novela. 

Ironicamente a audiência da novela começou a cair nos últimos meses da novela, quando ela começou a girar imenso em torno do segredo da Carlota e no tal "corvo". Muitos críticos de novelas disseram que a novela só girava em círculos. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Poderoso TV! disse:

A novela estreou no pior ano de audiências da Globo e ao início foi tendo audiências animadoras e a Globo não quis estrear a novela sucessora na altura do Carnaval decidiu esticar a novela. 

Ironicamente a audiência da novela começou a cair nos últimos meses da novela, quando ela começou a girar imenso em torno do segredo da Carlota e no tal "corvo". Muitos críticos de novelas disseram que a novela só girava em círculos. 

Pois, não me lembrava de uma novela das 6 com tantos capítulos. Fui pesquisar e antes dessa foi O Profeta em 2006, depois só Êta Mundo Bom.

É uma pena, porque pelo menos por enquanto está super redondinha.

Editado por Free Live
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Free Live disse:

Pois, não me lembrava de uma novela das 6 com tantos capítulos. Fui pesquisar e antes só O Profeta, depois só Êta Mundo Bom.

É uma pena, porque pelo menos por enquanto está super redondinha.

Mesmo com os seus probleminhas, é melhor que a maior parte das novelas Portuguesas dos últimos anos. 

Concordas @xfinity?

agora mesmo, Dimitri disse:

ela está creditada como autora principal

Sim, porque naquela altura a Maria João Mira era a coordenadora da Casa da Criação e era natural o nome dela aparecer assim. 

Mas numa entrevista que a Patrícia deu, ela falou sobre a MF.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...