Jump to content

Paraíso


_zapping_

Posts Recomendados

É das minhas novelas brasileiras preferidas, junto com Caras e Bocas, Alma Gémea, A Favorita, Avenida Brasil e Cobras e Lagartos.

Adorava o casal Zeca e Maria Rita.?

Do que me lembro mais da novela foi do acidente com a mulher do perfeito, a morte do moço da avioneta e da fuga da Santinha a cavalo no último episódio, a história deles faz lembrar um pouco a Aurora e o Gonçalo do Remédio Santo.

Editado por RRtelenovelas
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, serenabycarol disse:

eu nunca vi a novela, mas já ouvi falar dela e até já vi alguns videos. 

Eu não gosto muito do ator principal. hahaha

Eu adoro o Eriberto, e ele esteve excelente nesta novela! Foi uma novela mais masculina, com personagens masculinas fortes. Há poucas novelas desse género.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 18/12/2018 at 22:30, Maciel disse:

Não sei porque é que a globo Portugal ainda nao repetiu esta. Fez bons resultados quando emitida ca

Começou fraquinha...so para aí nos 2/3 últimos meses é que começou a subir.. Penso que até foi na altura em que começou a ter companhia de Caras e Bocas que se portou melhor... 

Mas sim ainda não percebi pq é que a Globo PT ainda não repetiu Caras e Bocas, Paraíso, Escrito nas Estrelas... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/02/2019 at 03:00, CarlosTeixeira disse:

Começou fraquinha...so para aí nos 2/3 últimos meses é que começou a subir.. Penso que até foi na altura em que começou a ter companhia de Caras e Bocas que se portou melhor... 

Mas sim ainda não percebi pq é que a Globo PT ainda não repetiu Caras e Bocas, Paraíso, Escrito nas Estrelas... 

Caras e Bocas já repetiu, penso eu.

Editado por Pedro M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/02/2019 at 03:00, CarlosTeixeira disse:

Começou fraquinha...so para aí nos 2/3 últimos meses é que começou a subir.. Penso que até foi na altura em que começou a ter companhia de Caras e Bocas que se portou melhor... 

Mas sim ainda não percebi pq é que a Globo PT ainda não repetiu Caras e Bocas, Paraíso, Escrito nas Estrelas... 

Caras e Bocas repetiu há uns anos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Eu estou a assistir "Paraíso", esta é a minha primeira revisita a este remake. É uma novela boa, porém você encontra toda aquele ar de misticismo em toda a novela original do Benedito Ruy Barbosa, digo original sem contar as adaptações dos livros de "Cabocla" e "Sinhá Moça". Aqui você tem a santa e o filho do diabo, e faz um romance dos dois. Para a primeira protagonista Nathalia Dill arrebenta como Maria Rita, a Santinha, e faz um belo par com Eriberto Leão, o Zeca, o filho do diabo. Cássia Kiss é o destaque desta novela, não tem como não destacar Mariana, a mãe  beata de Maria Rita. Mariana não é a vilã, mas ela que impõe ritmo a novela, toda a ação do núcleo central parte das ações de Mariana. Gosto do núcleo da cidade, Aninha é uma personagem muito engraçada, pena que atriz Juliana Boller não teve mais destaque na Globo. Não gosto muito do personagem Geraldo, é um personagem chato, por vezes insuportável. Todo capitulo fica furioso ou cheio de ciúmes por causa de Maria Rosa, não dar importância a ele. 

Um adendo "Paraíso" é uma mistura de "Pantanal" e "Renascer" juntas, apesar que na concepção "Paraíso" é a maia velha do que as outras duas. A similaridade está como Benedito Ruy Barbosa retrata estes três universos juntos. Temos o cramulhão na garrafa tal qual é retratado em "Renascer". Eleutério também viveu em Ilhéus de onde ele compra o diabinho da garrafa, tal qual Zé Inocêncio de "Renascer". E  a história se repete tanto em "Paraíso" quanto em "Renascer", quando um matuto que quer enriquecer pede para criar o diabinho na garrafa, como aconteceu com Tião Galinha de "Renascer" e um matador em "Paraíso". Antero o pai de Maria Rita, também viveu em Ilhéus. Eleutério também cruzou com jequitibá rei tal qual Zé Inocêncio finca a faca na árvore para ser eterno. Temos arquétipos de tramas iguais como Maria Rosa que lembra Guta (Pantanal) e a Sandra (Renascer). O romance de Eleutério com Zefa, a empregada da casa, lembra a do Zé Leôncio e Filó que também era empregada em "Pantanal", ou também Gemerias com a empregada Judite (O Rei do Gado). A novela se passa em Mato Grosso do Sul como em "Pantanal". Dá para ver que Benedito Ruy Barbosa recicla suas histórias, porém as histórias ficam mais ricas a contar em outras novelas. Estes universos paralelos destas novelas se cruzam e possibilitam perceber que estas similaridades passou despercebido pelo público que comprou sem perceber que aquela história já foi contada e este é o máximo do autor deixar pistas e o público perceber por ele mesmo. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...