Jump to content

Posts Recomendados

Postado

330px-Flag_of_Belgium.svg.png

Mais um país que acredita na extinção linear? É mais o caso na Flandres. A Play Media teve que tirar os números dos canais (corresponde à antiga VT4). A VTM fechou o seu canal infantil há alguns anos não só por causa da migração para o linear, como também por achar que lançar canais FAST é mais económico, como foi mostrado noutros países. A Valónia continua mais ou menos onde estava no passado, a RTBF unificou as suas marcas ao impor o seu símbolo em todos os canais e rádios, enquanto que a RTL-TVI (pertencente ao grupo DPG Media e ao Grupo Rossel) lançou um canal de true crime e séries criminais.

• Gosto 1
Postado
há 7 horas, ATVTQsV disse:

330px-Flag_of_Belgium.svg.png

Mais um país que acredita na extinção linear? É mais o caso na Flandres. A Play Media teve que tirar os números dos canais (corresponde à antiga VT4). A VTM fechou o seu canal infantil há alguns anos não só por causa da migração para o linear, como também por achar que lançar canais FAST é mais económico, como foi mostrado noutros países. A Valónia continua mais ou menos onde estava no passado, a RTBF unificou as suas marcas ao impor o seu símbolo em todos os canais e rádios, enquanto que a RTL-TVI (pertencente ao grupo DPG Media e ao Grupo Rossel) lançou um canal de true crime e séries criminais.

Este é um dos três países que fez a produção do Ovídeo e Companhia (junto com o Canadá e a França).

E quem não sabe sobre o desenho animado que estou a falar, eis a tema de abertura:

Postado

330px-Flag_of_Panama.svg.png

A televisão chegou de maneira extraoficial em 1956 com a televisão militar americana na zona do Canal do Panamá em 1956, que era recebível na capital. Em 1960, começaram as primeiras emissões regulares de um canal privado, a RPC. A TVN foi fundada em 1962.

A indústria televisiva é meio limitada, atingiu o seu auge nos anos 2000. Aqui a TVN teve a vantagem e produziu a primeira novela local (em 2001), bem como ficcções para os 100 anos da independência do Panamá (em 2003). No entanto, pelo que tenho entendido, a televisão panamenha tem reduzido a sua capacidade de produzir até as suas próprias ficções.

Durante muito tempo, os preços dos enlatados eram muito altos porque a população era e é baixa, e isso permitia que as televisões comprassem séries e filmes a torto e a direito. No entanto, as plataformas de streaming nos últimos anos complicaram as coisas.

330px-Flag_of_Panama.svg.png

A televisão chegou de maneira extraoficial em 1956 com a televisão militar americana na zona do Canal do Panamá em 1956, que era recebível na capital. Em 1960, começaram as primeiras emissões regulares de um canal privado, a RPC. A TVN foi fundada em 1962.

A indústria televisiva é meio limitada, atingiu o seu auge nos anos 2000. Aqui a TVN teve a vantagem e produziu a primeira novela local (em 2001), bem como ficcções para os 100 anos da independência do Panamá (em 2003). No entanto, pelo que tenho entendido, a televisão panamenha tem reduzido a sua capacidade de produzir até as suas próprias ficções.

Durante muito tempo, os preços dos enlatados eram muito altos porque a população era e é baixa, e isso permitia que as televisões comprassem séries e filmes a torto e a direito. No entanto, as plataformas de streaming nos últimos anos complicaram as coisas.

Postado

330px-Flag_of_Cura%C3%A7ao.svg.png

A televisão chegou a Curaçau em 1960, através da Telecuraçao, pertencente a americanos, depois vendido a empresários locais e aumentou a sua produção local a partir dos anos 2000.

Durante muitos anos (1968 a salvo erro 2004), era propriedade do governo das Antilhas Holandesas.

A principal língua do canal é o papiamento (antes usavam mais o inglês e o holandês). Antigamente a Telecuraçao passava novelas venezuelanas porque uma grande parte das ilhas holandesas do ultramar nas Caraíbas são perto de lá. Também ajudou com os canais da diáspora na Holanda, inda que a primeira tentativa era marcada pela péssima qualidade de imagem, por causa dos padrões de cor da Europa e das Américas, bem como na conversão 24-25 fotogramas.

Postado

330px-Flag_of_Haiti.svg.png

Não conheço a televisão do Haiti à perfeição. A Tele Haiti, fundada em 1959, é o canal mais antigo, mas em 1971 passou a ser uma operadora de cabo. Ou seja: o canal passou a ser uma operadora. As operadoras de televisão paga oferecem uma mistura bizarra de canais americanos, latino-americanos e franceses.

A televisão terrestre voltaria em 1979, com a criação da Televisão Nacional do Haiti. Quando houve o terramoto em 2010, a TNH sobreviveu porque a sua sede tinha uma estrutura resistente a sismos; no entanto a Tele Haiti sofreu perdas e foi vendida em 2012. O sistema por cabo que eles tinham foi trocado por um sistema sem fios.

Existem bastantes televisões privadas no país, assim de cabeça só sei de alguns, a Télé Metropole e a Télé Eclair.

Postado

330px-Flag_of_Bosnia_and_Herzegovina.svg

Tenho ideia de que a televisão chegou à Bósnia e Herzegovina em 1961, tornando-se na quarta república jugoslava em receber algum serviço.

Existe a BHRT, a FTV da Federação e a RTRS da República Srpska. A BHRT (nível nacional) esteve quase por encerrar e esteve um dia praticamente sem programas em Fevereiro, tanto que passaram aquele comunicado que eu na altura traduzi: se não houver alguma pressão acho que do governo, a BHRT poderá fechar.

Existem três grandes televisões privadas, a OBN, a BN e a Hayat (a última delas é a mais antiga). A TDT ainda está na infância e está com mais problemas do que a portuguesa. Existem muitas televisões locais (algumas fecharam), como é nos países da região.

Postado

330px-Flag_of_Sweden.svg.png

A Suécia no ano passado admitiu que a TDT paga já não era rentável. A Boxer saiu de cena (e passou a ser uma marca de fibra) em 2025, depois a TV4 anunciou o fim das emissões terrestres para o dia 12 de Janeiro de 2026. Inicialmente entendi ao contrário, porque achava que a TV4 iria sair da Boxer, mas não, porque na altura ainda não tinha sabido do fim das emissões terrestres da plataforma Boxer. Com isto, a Suécia passou a ter só cinco canais terrestres em quatro posições: SVT 1, SVT 2, SVT Barn/SVT 24 e Kunskapskanalen. Todos da SVT (sendo que o último é da UR).

Quando era criança e não sabia exactamente da gravidade das leis, achava que os canais TV3 e Kanal 5 eram canais que se podiam captar com uma antena comum (sem pagamento), mas não, depois descobri que eram canais com concessão estrangeira. Com o Brexit, a NENT (antiga Viasat) pediu concessões suecas e a Discovery/WBD, concessões alemãs.

Com o monopólio da SVT na rede terrestre, a dita televisão acumula custos de transporte de 192 milhões de coroas suecas por ano. A decisão de esvaziar a rede terrestre não me surpreende, porque tenho a ideia que a Suécia, bem como outros países da região, está a fazer um bom trabalho para retirar os telespectadores do linear numa altura em que domina o streaming. Cerca de 200,000 casas só tem acesso à TV terrestre, principalmente alguns idosos, sendo que a TV4 perdeu uma fatia considerável de idosos que faziam parte do grupo afectado.

Postado
há 17 minutos, ATVTQsV disse:

A Suécia no ano passado admitiu que a TDT paga já não era rentável. A Boxer saiu de cena (e passou a ser uma marca de fibra) em 2025, depois a TV4 anunciou o fim das emissões terrestres para o dia 12 de Janeiro de 2026. Inicialmente entendi ao contrário, porque achava que a TV4 iria sair da Boxer, mas não, porque na altura ainda não tinha sabido do fim das emissões terrestres da plataforma Boxer. Com isto, a Suécia passou a ter só cinco canais terrestres em quatro posições: SVT 1, SVT 2, SVT Barn/SVT 24 e Kunskapskanalen. Todos da SVT (sendo que o último é da UR).

Quando era criança e não sabia exactamente da gravidade das leis, achava que os canais TV3 e Kanal 5 eram canais que se podiam captar com uma antena comum (sem pagamento), mas não, depois descobri que eram canais com concessão estrangeira. Com o Brexit, a NENT (antiga Viasat) pediu concessões suecas e a Discovery/WBD, concessões alemãs.

Com o monopólio da SVT na rede terrestre, a dita televisão acumula custos de transporte de 192 milhões de coroas suecas por ano. A decisão de esvaziar a rede terrestre não me surpreende, porque tenho a ideia que a Suécia, bem como outros países da região, está a fazer um bom trabalho para retirar os telespectadores do linear numa altura em que domina o streaming. Cerca de 200,000 casas só tem acesso à TV terrestre, principalmente alguns idosos, sendo que a TV4 perdeu uma fatia considerável de idosos que faziam parte do grupo afectado.

O país da IKEA e do jogo Minecraft.

Por falar em Minecraft, o filme em live-action baseado no jogo (produzido no ano passado pela Warner Bros.), "Um Filme Minecraft", vai estrear no TVCine Top na Telecine Top no dia 26 às 21h30. 

E eu já tenho o jogo instalado via APK na internet desde ontem no meu tablet. eu já joguei há muito tempo, mas eu tinha saudades de jogar Minecraft. :blush:

Postado
há 3 horas, ATVTQsV disse:

E graças a esses custos a SVT teve de cortar com programas históricos só para financiar o transporte dos canais. Uma história muito idêntica com a da RTP, na questão dos custos da TDT e o insucesso da mesma.

Postado

330px-Flag_of_Turkey.svg.png

O último país da NATO a ter uma televisão nacional (depois de uma experiência da Universidade Técnica de Istambul que começara em 1952), a Turquia teve um desempenho atrasado na evolução televisiva, começando em 1968 com a TRT a partir da capital Ancara. Só em 1971 é que começou a aumentar a rede de emissores e, em 1972, conquistou Istambul.

Em 1982, começou a transição à cor, que acabou em 1984, ainda a funcionar em canal único. Em 1986, a TRT lança o segundo canal, e quase em simultâneo com os primeiros canais privados na viragem da década, o terceiro, o quarto e o quinto (este último servia como canal internacional). As televisões privadas surgiram todas de fila e hoje emitem novelas alargadas tipo Daniel Oliveira (as novelas na própria Turquia dão duas horas, cerca de 40% é intervalos e parte do capítulo anterior).

Postado
há 6 horas, ATVTQsV disse:

330px-Flag_of_Turkey.svg.png

O último país da NATO a ter uma televisão nacional (depois de uma experiência da Universidade Técnica de Istambul que começara em 1952), a Turquia teve um desempenho atrasado na evolução televisiva, começando em 1968 com a TRT a partir da capital Ancara. Só em 1971 é que começou a aumentar a rede de emissores e, em 1972, conquistou Istambul.

Em 1982, começou a transição à cor, que acabou em 1984, ainda a funcionar em canal único. Em 1986, a TRT lança o segundo canal, e quase em simultâneo com os primeiros canais privados na viragem da década, o terceiro, o quarto e o quinto (este último servia como canal internacional). As televisões privadas surgiram todas de fila e hoje emitem novelas alargadas tipo Daniel Oliveira (as novelas na própria Turquia dão duas horas, cerca de 40% é intervalos e parte do capítulo anterior).

wow wow wubbzy em turco:

Postado

330px-Flag_of_the_Czech_Republic.svg.png

A televisão checa começou em 1953 (a eslovaca em 1956). A televisão privada veio depois da dissolução da Checoslováquia, já em 1993, com a que hoje é Prima, e em 1994, o terceiro canal da televisão estatal foi privatizado e passou a emitir a TV Nova.

Recentemente, a TV Barrandov, tentativa vã de lançar um terceiro pólo de televisão privada, teve a sua empresa controladora fechada e ainda assim continua a emitir (o canal enfrentou uma situação financeira horrível desde 2024). A CME é dona da TV Nova, a Prima lançou um canal licenciado da CNN, mas não conseguiu concorrer face ao canal de notícias da CT.

Postado

330px-Flag_of_the_Democratic_Republic_of

Eu tenho um conhecimento superficial da televisão congolesa.

A televisão chegou em 1966, ainda não era o Zaire, e o primeiro canal privado, a Antenne A, veio em 1991.

A Antenne A era um canal criado à imagem do Canal+, porque era codificado, mas a sua programação era mais generalista. O canal ainda existe

No entanto, há muitos canais privados, e, sobretudo, alguns canais regionais das quais a informação escasseia.

• Gosto 1
Postado

330px-Flag_of_Iraq.svg.png

O Iraque é o último dos 48 a qualificar. A televisão chegou lá em 1956, só que a empresa antiga do estado foi extinta com o fim do regime do Saddam Hussein. Desde 2003 que surgiu uma série de canais novos, mas a indústria televisiva do país não chega aos calcanhares dos países do Golfo, como o Kuwait, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. Há vinte anos chegou a ser um dos países árabes com mais canais terrestres e ainda tem muitos canais na sombra no satélite.

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...