Jump to content

Recommended Posts

Posted

eurovision-2027-bulgaria_w.jpg

Diretor da MRT anuncia regresso da Macedónia do Norte ao Festival Eurovisão em 2027

 

Depois da retirada do concurso de 2023 devido aos efeitos da crise energética e económica no país, a emissora da Macedónia do Norte tem discutido, nos últimos anos, um eventual regresso ao evento, com a participação de 2026 a ter sido chumbada pelo Conselho de Programação da MRT.

Contudo, esta manhã, na Sessão Pública do Conselho de Programas da MRT, que contou com a presença de representantes das associações profissionais, organizações de mídia e instituições relevantes, Zoran Ristoksi anunciou que se reuniu com representantes da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) e que pode afirmar com certeza que a Macedónia do Norte estará representada no Festival Eurovisão 2027.

Zoran Ristoski destacou ainda que a MRT conta com o apoio da EBU/UER na promoção dos valores culturais da Macedónia do Norte e que espera que a emissora estatal receba um pacote mais favorável para regressar ao Festival Eurovisão, acrescentando ainda que o tempo "da seleção não transparente" acabou , realçando o processo público para o Festival Eurovisão Júnior 2026.

 

Fonte: ESC Portugal

  • Like 4
Posted

Queria muito o regresso da Turquia, era um país com excelente propostas! A Dara revelou também que gostaria desse regresso em uma entrevista.

  • Like 1
Posted

Ora bem, vamos lá delinear uma estratégia para 2027: há já algum tempo que eu era defensora de uma proposta mais pimba (música ligeira), mas com esta vitória da Bulgária e com o sucesso de Chipre (porque tendo em conta a performance da semifinal, a passagem à final pode ser considerada um sucesso), esta estratégia poderá parecer agora demasiado óbvia. A forma mais fácil que eu encontro para evitar possíveis comparações é escolher um cantor (homem) em vez de uma cantora. A minha aposta seria um Kássio, um Alexandre Faria ou uns Opsom. 

Porquê estas propostas?

- Kássio: Nunca ninguém me vai convencer de que a "A Noite Vai Ser Top" não teria sido uma canção espectacular para deixar o público maluco na arena. Um homem em palco a dizer repetidamente a palavra "top" ia deixar os gays eurofãs malucos! Foi uma oportunidade perdida! Agora a sério (embora também estivesse a falar a sério antes :mosking:): acho que as composições do Jorge do Carmo e da Nikita costumam ser bastante "eficazes" numa primeira audição. Têm uma boa introdução, uma palavra catchy no refrão e uma conclusão digna de ser considerada como tal.

 

 

- Alexandre Faria: Aqui o catch é mesmo o instrumental. A letra não é assim tão memorável (não tem propriamente nenhuma palavra que fique tanto na cabeça) mas o instrumental é mesmo daqueles que dava para fazer um espectáculo com um jogo de luzes de quem está numa festa popular onde há uma pista com carrinhos de choque! Acho que era daquelas propostas que mesmo com pouco investimento poderia dar muito retorno. 

 

 

- Opsom: Aqui o catch é sobretudo a vibe. Acho que os instrumentais são mais "básicos" do que os do Alexandre Faria (embora isso não tenha de ser necessariamente mau), mas a vibe "amadora" de dois amigos que se juntaram para alegrar uma festa vende bem as canções. Também vejo aqui uma possibilidade de mini coreografia memorável estilo "Macarena".

 

 

E vocês? O que sugerem?

  • Like 1
  • Sad 1
  • Disagree 2
Posted
1 hour ago, Phoenix said:

Ora bem, vamos lá delinear uma estratégia para 2027: há já algum tempo que eu era defensora de uma proposta mais pimba (música ligeira), mas com esta vitória da Bulgária e com o sucesso de Chipre (porque tendo em conta a performance da semifinal, a passagem à final pode ser considerada um sucesso), esta estratégia poderá parecer agora demasiado óbvia. A forma mais fácil que eu encontro para evitar possíveis comparações é escolher um cantor (homem) em vez de uma cantora. A minha aposta seria um Kássio, um Alexandre Faria ou uns Opsom. 

Porquê estas propostas?

- Kássio: Nunca ninguém me vai convencer de que a "A Noite Vai Ser Top" não teria sido uma canção espectacular para deixar o público maluco na arena. Um homem em palco a dizer repetidamente a palavra "top" ia deixar os gays eurofãs malucos! Foi uma oportunidade perdida! Agora a sério (embora também estivesse a falar a sério antes :mosking:): acho que as composições do Jorge do Carmo e da Nikita costumam ser bastante "eficazes" numa primeira audição. Têm uma boa introdução, uma palavra catchy no refrão e uma conclusão digna de ser considerada como tal.

 

 

- Alexandre Faria: Aqui o catch é mesmo o instrumental. A letra não é assim tão memorável (não tem propriamente nenhuma palavra que fique tanto na cabeça) mas o instrumental é mesmo daqueles que dava para fazer um espectáculo com um jogo de luzes de quem está numa festa popular onde há uma pista com carrinhos de choque! Acho que era daquelas propostas que mesmo com pouco investimento poderia dar muito retorno. 

 

 

- Opsom: Aqui o catch é sobretudo a vibe. Acho que os instrumentais são mais "básicos" do que os do Alexandre Faria (embora isso não tenha de ser necessariamente mau), mas a vibe "amadora" de dois amigos que se juntaram para alegrar uma festa vende bem as canções. Também vejo aqui uma possibilidade de mini coreografia memorável estilo "Macarena".

 

 

E vocês? O que sugerem?

Se o Toy não fosse uma pessoa tão politizada (embora com a sua debilidade ideológica, como apoiar o Marques Mendes, é certo), eu acharia uma ótima hipótese. O sucesso que a Itália fez prova que há espaço para propostas desse género. O Toy é algo que na linha romântica-pimba entregaria um excelente espetáculo. 

No entanto, uma proposta mais ligada ao pimba-dançável teria de ser uma com uma mulher, ao género da Suzy em 2014.

  • Like 5
Posted

Se fosse um desejo meu, seria a Ana Moura nesta nova roupagem, mas como não irá certamente acontecer...

Sobretudo acho que precisamos de enviar algo com qualidade, mas fora da linha que temos levado ao longo destes anos. Este registo resultou, mas já não é novidade. Acredito que quando a música portuguesa é escolhida, ficamos com a sensação de mais do mesmo todos os anos.

Não sou muito fã de pimba, mas a ir, que não fosse algo demasiado básico e popularucho.

  • Like 6
Posted
há 11 horas, Fernando disse:

Se o Toy não fosse uma pessoa tão politizada (embora com a sua debilidade ideológica, como apoiar o Marques Mendes, é certo), eu acharia uma ótima hipótese. O sucesso que a Itália fez prova que há espaço para propostas desse género. O Toy é algo que na linha romântica-pimba entregaria um excelente espetáculo. 

No entanto, uma proposta mais ligada ao pimba-dançável teria de ser uma com uma mulher, ao género da Suzy em 2014.

Também pensei no Toy, mas não o sugeri precisamente por causa disso. :cryhappy:

Se quisermos hair flips, sim, convém que seja uma mulher. No entanto, acho que um homem também pode entregar um bom "pimba-dançável". Não pode é ficar ali tipo árvore enquanto o corpo de baile faz o trabalho todo. Por exemplo, o Xavier mexe-se bem: 

  • Like 2
Posted
há 11 horas, Fernando disse:

Se o Toy não fosse uma pessoa tão politizada (embora com a sua debilidade ideológica, como apoiar o Marques Mendes, é certo), eu acharia uma ótima hipótese. O sucesso que a Itália fez prova que há espaço para propostas desse género. O Toy é algo que na linha romântica-pimba entregaria um excelente espetáculo. 

No entanto, uma proposta mais ligada ao pimba-dançável teria de ser uma com uma mulher, ao género da Suzy em 2014.

Uau aué aué
Uau aué aué

Eu quero ser tua, oh oh oh oh
Eu quero ser tua, oh oh oh oh
Eu quero ser tua como o sol do seu brilhar
Eu quero ser tua como um rio é do seu mar

:abismado4:

  • LOL 1
Posted

Temos o Pedro Mafama que fez o hit do "Preço Certo. Ele tanto escreve fados leves como Andorinha como músicas mais populares. Seria um nome interessante.

O Toy como compositor é ótimo! Veja-se as músicas que fez para novela Amor Amor que eram super orelhudas e contagiantes.

há 10 minutos, High5 disse:

A Ana malhoa resultava muito bem 

Há anos que peço Ana Malhoa na Eurovisão!! Ela há uns anos tinha esse objetivo mas nunca foi convidada.

Seria um arraso! A Ampulheta ou a Turbinada por exemplo, faria tanto ou mais sucesso que o Quero Ser Tua!

A Ana Duarte se fizesse uma música do género da Loba, era também bem vinda. Desde que a vi atuar na final no BB Verão, imaginei super na Eurovisão. É tão boa ou melhor que a maioria das cantoras que Chipre manda!

  • Like 5
Posted
há 12 horas, Fernando disse:

Se o Toy não fosse uma pessoa tão politizada (embora com a sua debilidade ideológica, como apoiar o Marques Mendes, é certo), eu acharia uma ótima hipótese. O sucesso que a Itália fez prova que há espaço para propostas desse género. O Toy é algo que na linha romântica-pimba entregaria um excelente espetáculo. 

Para os próprios italianos a música era pimba dançável (o artista é de Nápoles por isso infelizmente foi arrasado no Norte, chamado de parolo e tudo e mais alguma coisa), mas visto de fora é simplesmente algo ligado a disco/funk.

Sobre o Toy recentemente ele deu uma entrevista muito interessante à Antena 1 e acabou-a com esta canção de 1998, nunca pensei que ele pudesse ir por este registo (basta olhar para esta bela capa, é um paradoxo esta canção estar dentro de um disco assim :mico:) Algo assim seria interessante, não se perdia nada em arriscar.

 

  • Like 1
Posted
há 34 minutos, High5 disse:

A Ana malhoa resultava muito bem 

Com uma canção mais moderna... e uma actuação muito bem pensada e planeada (só o suficiente para que apelasse ao juri e/ou ao televoto)... talvez

  • Like 3
Posted

A Ana Moura já foi sondada para o festival. 

Com ela, só mesmo por seleção interna. 

A questão aqui passa pela RTP e a sua forretice. 

 

  • Like 5
Posted
1 hour ago, canal5 said:

Para os próprios italianos a música era pimba dançável (o artista é de Nápoles por isso infelizmente foi arrasado no Norte, chamado de parolo e tudo e mais alguma coisa), mas visto de fora é simplesmente algo ligado a disco/funk.

Sobre o Toy recentemente ele deu uma entrevista muito interessante à Antena 1 e acabou-a com esta canção de 1998, nunca pensei que ele pudesse ir por este registo (basta olhar para esta bela capa, é um paradoxo esta canção estar dentro de um disco assim :mico:) Algo assim seria interessante, não se perdia nada em arriscar.

 

A canção que dá título a essa álbum também é engraçada :rofl: Mas o Toy tem imensas canções sobre dramas românticos (diria que 80% do seu repertório é isso)

  • Like 1
Posted

Acho que o que falta essencialmente a Portugal é uma produtora que se interessasse o suficiente para participar na Eurovisão, coisa que não temos. Países como Chipre, Grécia ou agora a Bulgária arriscam em temas mais "pimba" porque têm por detrás toda uma equipa de produção que eleva a música a ser muito mais que um simples "pimba". Palco, promoções, vídeos oficiais e por aí fora. Eles apostam ativamente no artista que estão a levar com orgulho e com esperança que levam algo digno de se ser apreciado. Duvido mesmo que houvesse alguma equipa disposta a financiar nem que fosse 50% no que estão a produzir... principalmente agora que anda a névoa do boicote a pairar sob a RTP.

Tivemos o Emanuel a investir um bocado na Sabrina e na Suzy e ficámos a um lugar de nos qualificarmos. Acho que mais perto disso não iremos estar.

Posted
há 23 horas, Bloody disse:

Acho que o que falta essencialmente a Portugal é uma produtora que se interessasse o suficiente para participar na Eurovisão, coisa que não temos. Países como Chipre, Grécia ou agora a Bulgária arriscam em temas mais "pimba" porque têm por detrás toda uma equipa de produção que eleva a música a ser muito mais que um simples "pimba". Palco, promoções, vídeos oficiais e por aí fora. Eles apostam ativamente no artista que estão a levar com orgulho e com esperança que levam algo digno de se ser apreciado. Duvido mesmo que houvesse alguma equipa disposta a financiar nem que fosse 50% no que estão a produzir... principalmente agora que anda a névoa do boicote a pairar sob a RTP.

Tivemos o Emanuel a investir um bocado na Sabrina e na Suzy e ficámos a um lugar de nos qualificarmos. Acho que mais perto disso não iremos estar.

A RTP é que não quer...

Posted

EBU/UER alerta Governo de Israel sobre alteração das leis de financiamento da KAN

 

A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) alertou o Governo de Israel para as consequências da interferência política na radiodifusão pública, numa altura em que a proposta legislativa que irá colocar o orçamento da KAN subordinado ao Governo está prestes a ser aplicada.

Segundo avançou a KAN Corporation, o diretor-geral da EBU/UER, Noel Curran, manifestou "profunda preocupação" relativamente à medida, defendendo que "um sistema de notícias que depende do governo para decidir o orçamento não pode reportar de forma independente sobre o próprio governo que determina esse orçamento".

Na carta, Curran sublinha que a proteção da radiodifusão pública contra interferências políticas "reflete normas internacionais vinculativas", assentes no direito fundamental à liberdade de expressão e de informação. O responsável acrescenta ainda que o financiamento não deve ser utilizado "para exercer influência sistémica ou ameaçar a autonomia institucional dos meios de comunicação públicos".

A EBU/UER considera também que um eventual enfraquecimento da autonomia financeira da KAN poderá afetar "a confiança do público local", bem como "a perceção internacional da independência e credibilidade da emissora". Segundo Curran, esta situação poderá ter impacto "na imagem democrática de Israel, no panorama mediático e na perceção internacional do ambiente democrático dos media no país".

A organização europeia destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Kan "em circunstâncias excecionalmente desafiadoras" nos últimos anos, defendendo a importância de preservar "as garantias institucionais e financeiras que sustentam um organismo de radiodifusão pública independente e credível".

A carta da EBU/UER está a ser encarada em Israel como um aviso pouco habitual, tendo em conta que a filiação na organização exige a manutenção da independência editorial e institucional das emissoras públicas. Embora o documento não mencione diretamente sanções, a EBU/UER já suspendeu anteriormente membros acusados de interferência política nas respetivas emissoras públicas — uma situação que, no limite, poderá colocar em causa a participação de Israel no Festival Eurovisão.

 

Fonte: ESC Portugal

Posted
há 17 horas, Sour disse:

EBU/UER alerta Governo de Israel sobre alteração das leis de financiamento da KAN

 

A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) alertou o Governo de Israel para as consequências da interferência política na radiodifusão pública, numa altura em que a proposta legislativa que irá colocar o orçamento da KAN subordinado ao Governo está prestes a ser aplicada.

Segundo avançou a KAN Corporation, o diretor-geral da EBU/UER, Noel Curran, manifestou "profunda preocupação" relativamente à medida, defendendo que "um sistema de notícias que depende do governo para decidir o orçamento não pode reportar de forma independente sobre o próprio governo que determina esse orçamento".

Na carta, Curran sublinha que a proteção da radiodifusão pública contra interferências políticas "reflete normas internacionais vinculativas", assentes no direito fundamental à liberdade de expressão e de informação. O responsável acrescenta ainda que o financiamento não deve ser utilizado "para exercer influência sistémica ou ameaçar a autonomia institucional dos meios de comunicação públicos".

A EBU/UER considera também que um eventual enfraquecimento da autonomia financeira da KAN poderá afetar "a confiança do público local", bem como "a perceção internacional da independência e credibilidade da emissora". Segundo Curran, esta situação poderá ter impacto "na imagem democrática de Israel, no panorama mediático e na perceção internacional do ambiente democrático dos media no país".

A organização europeia destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Kan "em circunstâncias excecionalmente desafiadoras" nos últimos anos, defendendo a importância de preservar "as garantias institucionais e financeiras que sustentam um organismo de radiodifusão pública independente e credível".

A carta da EBU/UER está a ser encarada em Israel como um aviso pouco habitual, tendo em conta que a filiação na organização exige a manutenção da independência editorial e institucional das emissoras públicas. Embora o documento não mencione diretamente sanções, a EBU/UER já suspendeu anteriormente membros acusados de interferência política nas respetivas emissoras públicas — uma situação que, no limite, poderá colocar em causa a participação de Israel no Festival Eurovisão.

 

Fonte: ESC Portugal

Mais arroz... depois nunca fazem nada. Só aos que de alguma forma pouca relevancia financeira têm para a EBU... hipocrisia da taberna.

  • Sad 2
Posted

Não sei até que ponto é que a EBU terá aqui a sua desculpa...

A situação de Israel está a mudar e a EBU não aguenta mais uma edição sem Espanha e os Países Baixos.

  • Like 1
  • 2 weeks later...
Posted

BNT inicia processo de candidatura para a escolha da cidade anfitriã do Festival Eurovisão 2027

A emissora búlgara BNT reuniu, esta tarde, com os Presidentes de Câmara das cidades de Burgas, Plovdiv, Sófia e Varna para dar início ao processo de candidaturas para a seleção da cidade anfitriã do Festival Eurovisão 2027. 

Milena Milotinova, diretora-geral da BNT, afirmou, depois da reunião onde foram apresentados os requisitos e especificações técnicas que serão avaliadas nas candidaturas, que espera que o selecionado seja anunciado até ao final do julho.

Segundo revelado em anos anteriores, o caderno de exigências da EBU/UER para a validação das candidaturas do Festival Eurovisão 2027 exigem uma sala de espetáculos com capacidade para, pelo menos, 10 mil espectadores e infraestrutura adequada, bem como a possibilidade de ser alugada durante oito semanas, boas ligações internacionais, alojamento suficiente na região e capacidades notórias de organização, segurança e implementação sustentável.

Ainda que a corrida pela organização do Festival Eurovisão 2027 seja, inicialmente, disputada por quatro cidades, é expectável que as candidaturas de Plovdiv e Varna sejam rapidamente afastadas devido à falta de um espaço adequado para o evento, restando a favorita Sófia e a cidade costeira de Burgas.

 

Fonte: ESC Portugal

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...