Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

O choque da fase Batanga que mais parece o Rei Leão meets Wakanda é meio estranho, seja nos sons seja nas imagens... depois a novela passa para um modelo mais clássico de novela de época.

Não sei é estranho, não consigo me convencer com as cenas de Batanga parece tudo low cost e artificial.

Mas enfim é novela o que importa depois é como exploram estes conceitos meio fantasia\epoca com duas culturas distintas e o conflitos entre os novos habitantes e a vila.

É uma novela arriscada até porque é algo que não foi ainda feito recorrendo fortentemente à cultura africana... mas de resto a novela parece depois seguir o caminho normal das novelas das 6, romantica e de conflitos sociais e tudo o que uma novela geralmente oferece.

Edited by AndreRob
  • Like 2
Posted
há 2 horas, AndreRob disse:

O choque da fase Batanga que mais parece o Rei Leão meets Wakanda é meio estranho, seja nos sons seja nas imagens... depois a novela passa para um modelo mais clássico de novela de época.

Não sei é estranho, não consigo me convencer com as cenas de Batanga parece tudo low cost e artificial.

Mas enfim é novela o que importa depois é como exploram estes conceitos meio fantasia\epoca com duas culturas distintas e o conflitos entre os novos habitantes e a vila.

É uma novela arriscada até porque é algo que não foi ainda feito recorrendo fortentemente à cultura africana... mas de resto a novela parece depois seguir o caminho normal das novelas das 6, romantica e de conflitos sociais e tudo o que uma novela geralmente oferece.

Acho que no contexto não dá para fugir muito do cenário de Batanga. Como sabemos na África tem muitas tribos, e se não usarem as vestimentas e os costumes do povo africano, muitos iriam atacar a Globo por esbranquecer um continente. "Cordel Encantado" teve este mesmo propósito de europeizar os costumes de Seráfia, com vestimentas e objetos usados para personagens oriundos do país fictício. É de se estranhar porque é a primeira novela a retratar um outro continente não europeu. Fica para aqueles que estranham uma fábula muito distante dos costumes europeus-americanos. 

Posted
há 18 minutos, DanielNunes disse:

Acho que no contexto não dá para fugir muito do cenário de Batanga. Como sabemos na África tem muitas tribos, e se não usarem as vestimentas e os costumes do povo africano, muitos iriam atacar a Globo por esbranquecer um continente. "Cordel Encantado" teve este mesmo propósito de europeizar os costumes de Seráfia, com vestimentas e objetos usados para personagens oriundos do país fictício. É de se estranhar porque é a primeira novela a retratar um outro continente não europeu. Fica para aqueles que estranham uma fábula muito distante dos costumes europeus-americanos. 

Sim e de facto não temos muitas referencias a historias sobretudo na ficção sobre rainhas e princesas africanas, alias a unica referencia recente é mesmo no mundo de fantasia de Wakanda que presta uma homenagem embora muito fantasiosa de um reino africano evoluido mas ainda com grandes raizes africanas e a novela sendo novela não pode inventar a roda tem de ir onde está a inspiração e as ligações do publico, que neste caso é apenas esses filmes e o rei leão (na versão animal) mas que tambem explora contextos africanos... 

Mas estamos cá para ver como vai ser, acho que apenas vai ser estranho o inicio porque lá está não temos nenhuma ligação a estes universos africanos na ficção, mas a historia acabará por ser mais brasileira que africana na fase seguinte.

• Like 1
Posted
há 1 hora, Afonso disse:

O trailer impecável, putz. 

Sou capaz de espreitar o primeiro episódio, mas não tenho tempo para ver isto. 

Só vou espreitar as cenas nas redes, depois só devo ver quando estrear na globo pt, espero é que metam no lugar de Sinha Moça senão só lá para junho é que estreia quando acabar Eramos Seis...:facepalm:

• 2 weeks later...
Posted
há 1 hora, tiagauto disse:

Os cenários digitais levam-me para as bíblicas da Record... não gosto (já sei que não iam construí-los, mas dão um ar tão artificial às cenas)

Dado que serão cenários pontuais com o avançar da novela para a vila... dificilmente iriam construir muitos cenarios para essas cenas e apesar de possivel fazer no brasil cenários de africa torna-se complexo, é preciso mesmo recorrer a chroma... se o fizeram em No rancho fundo aqui era mais que certo.

Posted

Os personagens de Cordel Encantado farão participação especial em A Nobreza do Amor. De acordo com Carla Bittencourt, o Rei Augusto e a Rainha Maria Cesária, reis de Seráfia estarão nos primeiros capítulos da novela. 

• Like 2
Posted
há 17 horas, DanielNunes disse:

Os personagens de Cordel Encantado farão participação especial em A Nobreza do Amor. De acordo com Carla Bittencourt, o Rei Augusto e a Rainha Maria Cesária, reis de Seráfia estarão nos primeiros capítulos da novela. 

Já começa a ser um lugar comum isto de personagens de novelas antigas entrarem... enquanto antes era de forma pontual agora parece que virou moda. Não é sempre coerente com o universo onde estão...

Posted
há 33 minutos, AndreRob disse:

Já começa a ser um lugar comum isto de personagens de novelas antigas entrarem... enquanto antes era de forma pontual agora parece que virou moda. Não é sempre coerente com o universo onde estão...

Participações pontuais não me causam estranheza e acho bastante piada até,  principalmente se forem personagens marcantes. Personagens que transitam de uma novela para outra, só muito bem fundamentado e com percurso coerente (e de forma rara).

• Like 1
Posted

Gostei da estreia. A novela veio pelo menos neste primeiro capítulo com o selo de qualidade da Globo. Bela fotografia e uma boa direção de Gustavo Fernandez.