Ficção Nacional Posted February 9 Posted February 9 Não consigo perceber como é que isto não vai esbarrar na classificação indicativa do horário… mas vamos ver. Tou curioso para esta novela. Sempre é diferente… Quote
DanielNunes Posted February 14 Posted February 14 há 47 minutos, Lee disse: Gostei do trailer. 1 Quote
AndreRob Posted February 14 Posted February 14 (edited) O choque da fase Batanga que mais parece o Rei Leão meets Wakanda é meio estranho, seja nos sons seja nas imagens... depois a novela passa para um modelo mais clássico de novela de época. Não sei é estranho, não consigo me convencer com as cenas de Batanga parece tudo low cost e artificial. Mas enfim é novela o que importa depois é como exploram estes conceitos meio fantasia\epoca com duas culturas distintas e o conflitos entre os novos habitantes e a vila. É uma novela arriscada até porque é algo que não foi ainda feito recorrendo fortentemente à cultura africana... mas de resto a novela parece depois seguir o caminho normal das novelas das 6, romantica e de conflitos sociais e tudo o que uma novela geralmente oferece. Edited February 14 by AndreRob 2 Quote
DanielNunes Posted February 14 Posted February 14 há 2 horas, AndreRob disse: O choque da fase Batanga que mais parece o Rei Leão meets Wakanda é meio estranho, seja nos sons seja nas imagens... depois a novela passa para um modelo mais clássico de novela de época. Não sei é estranho, não consigo me convencer com as cenas de Batanga parece tudo low cost e artificial. Mas enfim é novela o que importa depois é como exploram estes conceitos meio fantasia\epoca com duas culturas distintas e o conflitos entre os novos habitantes e a vila. É uma novela arriscada até porque é algo que não foi ainda feito recorrendo fortentemente à cultura africana... mas de resto a novela parece depois seguir o caminho normal das novelas das 6, romantica e de conflitos sociais e tudo o que uma novela geralmente oferece. Acho que no contexto não dá para fugir muito do cenário de Batanga. Como sabemos na África tem muitas tribos, e se não usarem as vestimentas e os costumes do povo africano, muitos iriam atacar a Globo por esbranquecer um continente. "Cordel Encantado" teve este mesmo propósito de europeizar os costumes de Seráfia, com vestimentas e objetos usados para personagens oriundos do país fictício. É de se estranhar porque é a primeira novela a retratar um outro continente não europeu. Fica para aqueles que estranham uma fábula muito distante dos costumes europeus-americanos. Quote
AndreRob Posted February 14 Posted February 14 há 18 minutos, DanielNunes disse: Acho que no contexto não dá para fugir muito do cenário de Batanga. Como sabemos na África tem muitas tribos, e se não usarem as vestimentas e os costumes do povo africano, muitos iriam atacar a Globo por esbranquecer um continente. "Cordel Encantado" teve este mesmo propósito de europeizar os costumes de Seráfia, com vestimentas e objetos usados para personagens oriundos do país fictício. É de se estranhar porque é a primeira novela a retratar um outro continente não europeu. Fica para aqueles que estranham uma fábula muito distante dos costumes europeus-americanos. Sim e de facto não temos muitas referencias a historias sobretudo na ficção sobre rainhas e princesas africanas, alias a unica referencia recente é mesmo no mundo de fantasia de Wakanda que presta uma homenagem embora muito fantasiosa de um reino africano evoluido mas ainda com grandes raizes africanas e a novela sendo novela não pode inventar a roda tem de ir onde está a inspiração e as ligações do publico, que neste caso é apenas esses filmes e o rei leão (na versão animal) mas que tambem explora contextos africanos... Mas estamos cá para ver como vai ser, acho que apenas vai ser estranho o inicio porque lá está não temos nenhuma ligação a estes universos africanos na ficção, mas a historia acabará por ser mais brasileira que africana na fase seguinte. 1 Quote
Afonso Posted February 15 Posted February 15 O trailer impecável, putz. Sou capaz de espreitar o primeiro episódio, mas não tenho tempo para ver isto. Quote
AndreRob Posted February 15 Posted February 15 há 1 hora, Afonso disse: O trailer impecável, putz. Sou capaz de espreitar o primeiro episódio, mas não tenho tempo para ver isto. Só vou espreitar as cenas nas redes, depois só devo ver quando estrear na globo pt, espero é que metam no lugar de Sinha Moça senão só lá para junho é que estreia quando acabar Eramos Seis... Quote
Diogo Marreiros Posted February 23 Posted February 23 On 13/02/2026 at 20:16, Gabriel C disse: A TVI meio que patenteou os logotipos metálicos, não é? Eu não consigo olhar para aquele logo e não pensar em Belmonte, A Herdeira etc. 1 Quote
AndreRob Posted February 27 Posted February 27 há 9 horas, Gabriel C disse: 'Que pedaço de mau caminho ' Quote
tiagauto Posted February 28 Posted February 28 Os cenários digitais levam-me para as bíblicas da Record... não gosto (já sei que não iam construí-los, mas dão um ar tão artificial às cenas) Quote
AndreRob Posted February 28 Posted February 28 há 1 hora, tiagauto disse: Os cenários digitais levam-me para as bíblicas da Record... não gosto (já sei que não iam construí-los, mas dão um ar tão artificial às cenas) Dado que serão cenários pontuais com o avançar da novela para a vila... dificilmente iriam construir muitos cenarios para essas cenas e apesar de possivel fazer no brasil cenários de africa torna-se complexo, é preciso mesmo recorrer a chroma... se o fizeram em No rancho fundo aqui era mais que certo. Quote
DanielNunes Posted March 3 Posted March 3 Os personagens de Cordel Encantado farão participação especial em A Nobreza do Amor. De acordo com Carla Bittencourt, o Rei Augusto e a Rainha Maria Cesária, reis de Seráfia estarão nos primeiros capítulos da novela. 2 Quote
AndreRob Posted March 4 Posted March 4 há 17 horas, DanielNunes disse: Os personagens de Cordel Encantado farão participação especial em A Nobreza do Amor. De acordo com Carla Bittencourt, o Rei Augusto e a Rainha Maria Cesária, reis de Seráfia estarão nos primeiros capítulos da novela. Já começa a ser um lugar comum isto de personagens de novelas antigas entrarem... enquanto antes era de forma pontual agora parece que virou moda. Não é sempre coerente com o universo onde estão... Quote
tiagauto Posted March 4 Posted March 4 há 33 minutos, AndreRob disse: Já começa a ser um lugar comum isto de personagens de novelas antigas entrarem... enquanto antes era de forma pontual agora parece que virou moda. Não é sempre coerente com o universo onde estão... Participações pontuais não me causam estranheza e acho bastante piada até, principalmente se forem personagens marcantes. Personagens que transitam de uma novela para outra, só muito bem fundamentado e com percurso coerente (e de forma rara). 1 Quote
AndreRob Posted March 11 Posted March 11 A apresentação do elenco no meio das caixas da produção... quem terá sido esta ideia genial? Quote
AndreRob Posted March 13 Posted March 13 E notar que o grande destaque é o Lázaro Ramos... mas mais bem conseguida que aquele pavor do coração AiCelerado. Quote
DanielNunes Posted March 16 Posted March 16 Gostei da estreia. A novela veio pelo menos neste primeiro capítulo com o selo de qualidade da Globo. Bela fotografia e uma boa direção de Gustavo Fernandez. Quote
Pedro M. Posted March 16 Posted March 16 Estreou com prévia de 17 pontos. É a pior estreia de sempre de uma novela das seis. Quote
Recommended Posts