Jump to content

Temas Tabus em Ficção


rlazarini64

Posts Recomendados

Há vários temas que ainda pouco são abordados nas novelas tugas:

  • Transexualidade (foram poucas as novelas portuguesas que abordaram este assunto)
  • Nanismo (nunca foi abordado nas novelas portuguesas, que me lembre)

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, D91 disse:

Há vários temas que ainda pouco são abordados nas novelas tugas:

  • Transexualidade (foram poucas as novelas portuguesas que abordaram este assunto)
  • Nanismo (nunca foi abordado nas novelas portuguesas, que me lembre)

 

A transexualidade ja foi usada, mas geralmente de forma muito pouco elaborada ... em olhos nos olhos com a personagem da São José Correia mas mais como um artificio para um segredo do que propriamente explorar o tema da mudança de sexo. O tema seria interessante era ser abordado na sua forma mais genuina que seria a transição.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, AndreRob disse:

A transexualidade ja foi usada, mas geralmente de forma muito pouco elaborada ... em olhos nos olhos com a personagem da São José Correia mas mais como um artificio para um segredo do que propriamente explorar o tema da mudança de sexo. O tema seria interessante era ser abordado na sua forma mais genuina que seria a transição.

 

Sim dessa forma seria interessante, como a Globo fez em A Força do Querer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que as novelas têm cada vez menos temáticas sensiveis... com a perda de competitividade destes produtos eles optam pelos assuntos mais básicos de todos. Basta ver Vai na Fé que passou metade da novela com a questão da paternidade, porque isso vende aquela classica duvida da mulher que teve não sei quantos namorados e depois não assume quem é o verdadeiro pai.

Enquanto um tema mais fraturante e que podia ser mais explorado está a ser classicamente menosprezado que é o assédio de quem está em posição de poder.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, AndreRob disse:

Eu acho que as novelas têm cada vez menos temáticas sensiveis... com a perda de competitividade destes produtos eles optam pelos assuntos mais básicos de todos. Basta ver Vai na Fé que passou metade da novela com a questão da paternidade, porque isso vende aquela classica duvida da mulher que teve não sei quantos namorados e depois não assume quem é o verdadeiro pai.

Enquanto um tema mais fraturante e que podia ser mais explorado está a ser classicamente menosprezado que é o assédio de quem está em posição de poder.

Verdade, quase nenhuns são temas sensíveis, mais do mesmo. O assédio é um assunto bastante sério.  

Existem temas que se devia voltar a falar gravidez na adolescência, drogas, se forem ver temos a geração com acesso a mais informação, contudo, é que não sabe aproveitar a vida. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, rlazarini64 disse:

Verdade, quase nenhuns são temas sensíveis, mais do mesmo. O assédio é um assunto bastante sério.  

Existem temas que se devia voltar a falar gravidez na adolescência, drogas, se forem ver temos a geração com acesso a mais informação, contudo, é que não sabe aproveitar a vida. 

um dos assuntos atuais que pouco ou nada é explorado neste tipo de ficção é o efeito perverso das redes sociais nos jovens, a falta de identificação, o isolamento social e a criação de falsas ideias de beleza e de estar...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 1 minuto, AndreRob disse:

um dos assuntos atuais que pouco ou nada é explorado neste tipo de ficção é o efeito perverso das redes sociais nos jovens, a falta de identificação, o isolamento social e a criação de falsas ideias de beleza e de estar...

Um tema que podia ser abordado é mesmo este, o vício das redes sociais. Eu conheço pessoas entre os 15-25 que passam 12/14 horas por dia no Instagram/twitter/tiktok e até quando andam em casa, estão sempre com o telemóvel, até na casa de banho, ou a jantar/almoçar, ou até mesmo acordar a meio da noite para ficar meia hora/uma hora no telemóvel. Acho que é um vício terrível e que afeta muito psicologicamente as pessoas, e cria problemas familiares e de dependência.  

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Patiño disse:

 

Um tema que podia ser abordado é mesmo este, o vício das redes sociais. Eu conheço pessoas entre os 15-25 que passam 12/14 horas por dia no Instagram/twitter/tiktok e até quando andam em casa, estão sempre com o telemóvel, até na casa de banho, ou a jantar/almoçar, ou até mesmo acordar a meio da noite para ficar meia hora/uma hora no telemóvel. Acho que é um vício terrível e que afeta muito psicologicamente as pessoas, e cria problemas familiares e de dependência.  

Sim a dependência dos aparelhos eletrónicos, é a doença do século XXI

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei me de outras temas não sei o que vocês acham: 

- virgindade tardia (pessoas com mais de 30 anos que são virgens, que nunca namoraram, que apostaram tudo na vida profissional)

- pessoas do mundo da moda que tomam substâncias ilícitas, cedem a caprichos e a desejos sexuais de grandes empresários da área da moda) 

- pessoas que fazem se tudo para ser famosas no YouTube/tik-tok para ganhar dinheiro fácil, expondo a sua vida e dos seus filhos menores. 

- jovens universitárias que vendem o corpo, para conseguir pagar propinas. 

- adoção por um casal homossexual/ adoção por um homem que vive sozinho. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, rlazarini64 disse:

Um tema muito polémico, que esteve em voga durante a pandemia é ABDL. Por exemplo, outro assunto interessante é quando um jovem conta aos pais que é homossexual. 

Não sabia o que era isso. Tive que ir pesquisar :maquinadaverdade:.  esse fetiche deve ser muito raro e é estranhíssimo :confusa_julia:.

Quanto ao outro assunto que referes, devia ser mais abordado e explorado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, bacalhaucomnatas disse:

a luta contra o capitalismo, uma novela sobre os meandros políticos, que não instigasse o conformismo e fosse alienante :mosking:

(estou a gozar :abismado4:)

por acaso não era nada mau o tema. Alias eu gostava de uma novela que fosse bem atual e pegasse em casos atuais e fosse alimentando a trama com uma forte componente critica social.

Uma novela centrada num governo ficiticio mas que depois replicava assuntos atuais e as suas consequencias.

Faz-me lembrar a polémica sobre a série teorias da conspiração levemente inspirada em alguns casos de corrupção que diziam que alguem na rtp não queria que fosse ao ar porque era muito inspirada em pessoas reais... foi ao ar e ninguém quis saber.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/05/2023 at 03:05, rlazarini64 disse:

Lembrei me de outras temas não sei o que vocês acham: 

- virgindade tardia (pessoas com mais de 30 anos que são virgens, que nunca namoraram, que apostaram tudo na vida profissional)

Acho que esta é uma realidade cada vez mais comum e que é completamente ignorada (continuamos sempre com a mesma narrativa de se perder a virgindade na adolescência ou, no máximo, na universidade). Outra questão que poderia ser abordada, dentro desta temática, era a da assexualidade. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 minutes ago, rlazarini64 said:

O aborto hoje em dia é visto por muitos jovens como um método contraceptivo, ou seja, banalizou-se o aborto. Sou a favor do aborto, mas nunca como um método contraceptivo. 

Essa é perceção não é justificada pelos dados tendo em conta que nos últimos dez anos o número de abortos (legais) tem descido todos os anos. No primeiro ano (2008), o número de abortos foi de 18 607 e em 2021 apenas 12 159, tendo o pico sido em 2011 com 20 480.

https://www.pordata.pt/portugal/abortos+interrupcoes+voluntarias+da+gravidez+nos+estabelecimentos+de+saude-1511

Editado por zent
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer que seja o número é sempre elevado, porque é um processo muitas vezes difícil para a mulher e não é completamente isento de riscos ou consequências.

Contudo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, Portugal teve, em 2020, 176 abortos por cada 1000 partos, ou seja um número inferior à média da UE (210) e da Europa (211), e a diferença é ainda maior para a UE a 15 (231) [antes do alargamento a leste]. Isto num país que tem das mais baixas taxas de fecundidade da Europa, o que faz com que a média seja pior.

Por isso não considero um valor elevado tendo em conta a experiência de outros países, o grupo dos países Nórdicos por exemplo, países tipicamente com bons cuidados de saúde e planeamento familiar mas também tipicamente menos conservadores em relação ao aborto, têm uma média de 256 abortos/1000 partos.

https://gateway.euro.who.int/en/indicators/hfa_586-7010-abortions-per-1000-live-births/visualizations/#id=19681&tab=table

Editado por zent
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/05/2023 at 03:05, rlazarini64 disse:

Lembrei me de outras temas não sei o que vocês acham: 

- virgindade tardia (pessoas com mais de 30 anos que são virgens, que nunca namoraram, que apostaram tudo na vida profissional)

- pessoas do mundo da moda que tomam substâncias ilícitas, cedem a caprichos e a desejos sexuais de grandes empresários da área da moda) 

- pessoas que fazem se tudo para ser famosas no YouTube/tik-tok para ganhar dinheiro fácil, expondo a sua vida e dos seus filhos menores. 

- jovens universitárias que vendem o corpo, para conseguir pagar propinas. 

- adoção por um casal homossexual/ adoção por um homem que vive sozinho. 

Este foi explorado em Sol de Inverno.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...