Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Audiências de quinta-feira [30/03/2023]


Brainwash

Posts Recomendados

Esta gestão de grelha do Daniel Oliveira desde 2020 está um mimo, sim senhor. E o problema é que em vez de pôr um travão nestas ideias malucas, mete ainda mais o pé no acelerador.

E boa surpresa os resultados da RTP1 no daytime. Pena ser com um timing que não vai ajudar a empurrar o HN, mas pode ser que a continuar assim em Setembro em Outubro consiga ajudar a puxar o TJ (que já merece voltar à liderança há muito tempo).

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora qual é a desculpa para os telejornais da TVI não liderarem? Ambos os programas que os antecedem são (praticamente) "reis e senhores" do respetivo horário.

Aquando dos blocos de informação, o canal passa de líder para 3º. E que tal deixarem de produzir lixo e começarem a fazer uma coisa minimamente decente? O público da CMTV não vai sair de lá por nada... Já está fidelizado.

Editado por Miguelão
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Miguelão disse:

Agora qual é a desculpa para os telejornais da TVI não liderarem? Ambos os programas que os antecedem são (praticamente) "reis e senhores" do respetivo horário.

Aquando dos blocos de informação, o canal passa de líder para 3º. E que tal deixarem de produzir lixo e começarem a fazer uma coisa minimamente decente? O público da CMTV não vai sair de lá por nada... Já está fidelizado.

Não vamos agir como se os informativos da TVI perdessem sempre para a RTP1, acontece mais o contrário e muitas vezes até ficam perto da SIC (já não é a primeira vez que o TVI J ganha ao PJ). Há um grande aumento de consumo às 13h e 20h, e, grande parte dele cai para a SIC (que também cai assim que terminam os informativos), estando o lead in estável e com esta preferência que não é afetada pela grelha não há muito que possam fazer a não ser melhorar a qualidade do produto e esperar que aos poucos façam resultados melhores.

Editado por dankilaa
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, dankilaa disse:

Não vamos agir como se os informativos da TVI perdessem sempre para a RTP1, acontece mais o contrário e muitas vezes até ficam perto da SIC (já não é a primeira vez que o TVI J ganha ao PJ). Há um grande aumento de consumo às 13h e 20h, e, grande parte dele cai para a SIC (que também cai assim que terminam os informativos), estando o lead in estável e com esta preferência que não é afetada pela grelha não há muito que possam fazer a não ser melhorar a qualidade do produto e esperar que aos poucos façam resultados melhores.

Bom, podemos entrar na discussão do termo "ficar perto". Nas últimas semanas, tem-se evidenciado um decréscimo dos números feitos pelos blocos de informação do quarto canal; isto é factual.

De momento, é notório que existe um aumento de massas significativo nos telejornais da RTP e SIC face aos números dos programas que os antecedem, contrariamente àquilo que acontece na TVI - tendo em conta, ainda, que esta última investe mais que os seus concorrentes (mais que não seja pela duplicação de pivô's). Querer negar ou não ver isto é querer estar alheado da realidade. 

E, sim, existe "muito que se possa fazer": desde logo - como referiste - melhorar a qualidade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Miguelão disse:

Bom, podemos entrar na discussão do termo "ficar perto". Nas últimas semanas, tem-se evidenciado um decréscimo dos números feitos pelos blocos de informação do quarto canal; isto é factual.

De momento, é notório que existe um aumento de massas significativo nos telejornais da RTP e SIC face aos números dos programas que os antecedem, contrariamente àquilo que acontece na TVI - tendo em conta, ainda, que esta última investe mais que os seus concorrentes (mais que não seja pela duplicação de pivô's). Querer negar ou não ver isto é querer estar alheado da realidade. 

E, sim, existe "muito que se possa fazer": desde logo - como referiste - melhorar a qualidade. 

Querer negar o quê mesmo? A descida factual dos blocos de informação da TVI? Só se for, porque isso não tem ponta por onde se lhe pegue. À excepção dos primeiros JNs, aquando das alterações, o TVI J faz ratings de 4 a 5 e o JN 8 a 9 e continuam estáveis nesses valores. Não vão ficar sempre em segundo mas também não estarão sempre em terceiro. Tudo o resto já eu tinha dito no meu comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Miguelão disse:

Bom, podemos entrar na discussão do termo "ficar perto". Nas últimas semanas, tem-se evidenciado um decréscimo dos números feitos pelos blocos de informação do quarto canal; isto é factual.

De momento, é notório que existe um aumento de massas significativo nos telejornais da RTP e SIC face aos números dos programas que os antecedem, contrariamente àquilo que acontece na TVI - tendo em conta, ainda, que esta última investe mais que os seus concorrentes (mais que não seja pela duplicação de pivô's). Querer negar ou não ver isto é querer estar alheado da realidade. 

E, sim, existe "muito que se possa fazer": desde logo - como referiste - melhorar a qualidade. 

Eu não gosto do Jornal Nacional muito pelo sensacionalismo mas também pelo lixo visual.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, rvben disse:

A TVI conseguiu encurtar +0,1 a distância para a SIC, deve terminar 15,2/15,6.

Vem post da SIC a dizer que aumentou a vantagem face ao mês anterior, ainda que esteja já a perder toda a semana. Vem TVI dizer líder nos dias úteis. :ocupada:

A SIC ainda só deve terminar na liderança este mês devido (acho eu) ao dia em que transmitiu o jogo Sporting que deu prolongamento e penalties, no dia 16 de março. Aliás foi a última semana em que a SIC liderou audiências aos dias úteis (na sexta também liderou mas só por uma décima e já com VOSDAL). 

Entretanto, desde que a primavera começou a SIC só liderou no Sábado passado, na quinta e domingo jogou a seleção e a RTP1 liderou, e o resto dos dias já foi a TVI a ganhar.

Aliás, o daytime da SIC é mais do mesmo, O Casa Feliz é só um Programa da C. com outro nome, o Júlia parece ser o mesmo desde 2018! Bem que deveriam mudar de forma radical... Já sobre as novelas, SO pelo que eu vi parece parado, FsT parece boa mas o problema é que é mais uma novela rural, QP da TVI, apesar de ser uma adaptação, tem uma temática diferente, e sobre a novela que a antecede (FéF), não vale comentar... é como o Preço certo das novelas...

há 59 minutos, SorNunz disse:

Eu não gosto do Jornal Nacional muito pelo sensacionalismo mas também pelo lixo visual.

Deixaram de brincar com os grafismos da CNN mas em vez de melhorar, pioraram, aliás parece ser da CMTV.

Editado por TV1_22
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, dankilaa disse:

Querer negar o quê mesmo? A descida factual dos blocos de informação da TVI? Só se for, porque isso não tem ponta por onde se lhe pegue. À excepção dos primeiros JNs, aquando das alterações, o TVI J faz ratings de 4 a 5 e o JN 8 a 9 e continuam estáveis nesses valores. Não vão ficar sempre em segundo mas também não estarão sempre em terceiro. Tudo o resto já eu tinha dito no meu comentário.

Não ficou clara a tua intenção na primeira parte desta intervenção.

Adiante. Mais do que os valores que fizeste referência continuarem estáveis, é ter em atenção as posições que os telejornais têm assumido desde as últimas alterações - que, diga-se de passagem, contribuíram (e muito!) para a degradação no panorama informativo do canal. Falo de posições em termos de ranking: 1º, 2º, 3º, 4º, e por aí adiante. A oferta da RTP1 tem assumido um claro destaque desde então; a sua evolução/progressão nesse ranking é notória (ultrapassa a TVI e chega, inclusive, à liderança no horário). Conclui-se, assim, que as mudanças feitas sob a égide de José Eduardo Moniz com a cumplicidade de Nuno Santos não surtiram os efeitos pretendidos, muito pelo contrário. 

Mas, se quiseres, posso desviar-me dos números audiométricos em si e focar-me na recetividade que as várias ofertas no campo da informação têm nas massas/na sociedade: Eu sou estudante de Ciências da Comunicação e, nas várias cadeiras que compõem o curso, nunca - repito: NUNCA -, foi feita referência àquilo que a TVI produz neste campo; já a SIC lidera este pódio (a par com o Público), onde se seguem os órgãos de comunicação Expresso e RTP.

Acredito que isto não se passe única e exclusivamente na minha universidade, aliás, as redes sociais também expressam esta opinião/perspetiva. As massas ditas "comerciais", ativas no mercado laboral e com a mínima instrução, têm a lucidez e discernimento suficientes para categorizar a informação da TVI como "lixo". E, de facto, é.

Entristece-me que não se queira ver este problema de um ponto de vista mais profundo/estrutural. O JEM está convencidíssimo de que isto é informação e que funciona, mas está redondamente enganado. Disse.

Editado por Miguelão
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, olhando para as audiências das últimas semanas, de facto, eu gostava de dar-te razão mas realmente não faço ideia  onde é que os resultados dos informativos RTP tiveram um claro destaque comparativamente à TVI. E se quiseres estudar uma correlação diria que mais facilmente o fazia entre a SIC e a RTP, já que os resultados da primeira, mesmo sendo líder, já foram mais altos e os da RTP um pouco mais baixos, sendo que a TVI está estável a fazer os números que já fazia antes das alterações.

De resto, não estamos a avaliar qualitativamente, a percepção que a tua ou outra faculdade têm sobre o produto informativo de cada estação é irrelevante. Mas entrando por esse tema, que já foi falado vezes sem conta aqui no fórum, e para rematar, não fiques triste porque esse trabalho estrutural já foi abordado inúmeras vezes internamente, na última o Moniz decidiu que deveria ser mais a la CMTV. Uma pena mas é o que temos.

 

Editado por dankilaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que nos últimos meses tem havido uma transferência de público da SIC para a RTP1 não só no daytime, mas também na informação (sobretudo à hora de almoço).

  • A PdA fica algumas vezes em 2º e mesmo quando fica em 3º é sempre a pouca distância da SIC e mesmo da própria TVI. O valor do 2às10 é bastante estável.
  • O JdT fica algumas vezes em 1º, mas mais que isso os 3 noticiários estão muito próximos quando até há pouco tempo o PJ era líder destacado.
  • Os Nossos Dias faz bons resultados.
  • A Júlia tem descido muito sem que o Goucha suba, e a Nossa Tarde chega a ter momentos de liderança (e já ficou em média em 2º).

Vamos ver se estas tendências são passageiras ou para se manter, mas mesmo o resultado da média de ontem (RTP1 quase nos 13 e SIC bem abaixo dos 15 quando a TVI faz 16,1 - nada por aí além) podem justificar essa transferència de público.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Norbous disse:

Eu vejo isso por mim. Estou em teletrabalho e normalmente tenho os programas da manhã como som de fundo. A Praça nunca esteve nas minhas preferências, mas nos últimos tempos mal termina a primeira parte do 2as10 mudo automaticamente para a praça porque não suporto tanta história de desgraça (mesmo que seja em plano de fundo) e até tenho ficado surpreendido com a diversidade de conteúdos da Praça, além de não ter (pelo menos ainda não apanhei) histórias tristes e dramáticas.

Os noticiários estão mais "desgraceiros" que nunca, o público (finalmente) começa a fartar-se noutros horários...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, thass_hot disse:

Eu acho que nos últimos meses tem havido uma transferência de público da SIC para a RTP1 não só no daytime, mas também na informação (sobretudo à hora de almoço).

  • A PdA fica algumas vezes em 2º e mesmo quando fica em 3º é sempre a pouca distância da SIC e mesmo da própria TVI. O valor do 2às10 é bastante estável.
  • O JdT fica algumas vezes em 1º, mas mais que isso os 3 noticiários estão muito próximos quando até há pouco tempo o PJ era líder destacado.
  • Os Nossos Dias faz bons resultados.
  • A Júlia tem descido muito sem que o Goucha suba, e a Nossa Tarde chega a ter momentos de liderança (e já ficou em média em 2º).

Vamos ver se estas tendências são passageiras ou para se manter, mas mesmo o resultado da média de ontem (RTP1 quase nos 13 e SIC bem abaixo dos 15 quando a TVI faz 16,1 - nada por aí além) podem justificar essa transferència de público.

os jornais da hora de almoço beneficiam sempre do resultado ao meio dia dos matinais... embora a sic tenha uma tradição nunca muito bem explicada de atrair audiencia extra aos jornais que agora se está a começar a esvaziar. O publico cansa-se de determinados conteudos ao fim de algum tempo e as privadas lidam com isso há demasiado tempo para saberem que precisam renovar conteudos, só custos exlplicam este desinteresse em renovar. A rtp é sempre aquele onde as pessoas que consomem estes horarios de forma regular se apoiam pois sabem que é muito mais coerente e menos agressiva.

Em Abril ou a sic se mexe mesmo ou o caminho começa a ficar nublado... este mês foi ganho porque a margem era confortável, mas esta ultima semana foi medonha para a sic, tivesse havido um jogo e a tvi tinha realmente ganho o mês.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...