Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Mulheres Apaixonadas [Globo Portugal]


Afonso

Posts Recomendados

há 6 horas, Elizabeth disse:

A Heloisa está cada vez mais louca, agora fala com o Sérgio como se não tivesse acontecido nada, fala em comprar uma nova casa, e ontem teve uma conversa com o psiquiatra que disse á Helena que a Heloisa sofre do transtorno obssessivo compulsivo.

Lá foi a Silvia que eu não gosto nada dela, com aquele taxista nojento aquele homem só de olhar para a cara dele dá nojo, é casado com a Rosinha e anda metido com a empregada da Silvia.

O Teo já Irrita com a Fernanda porque é que não admite logo que teve um caso com ela, e pronto ficava tudo resolvido, e contava a verdade sobre o filho.

E A Irritantezinha da Dóris está com a vida que quer, luxo, trata mal os avós e o Pai não lhe faz nada.

A Santana já chegou a um ponto que eu já não tenho pena dela, bebe porque quer e lhe apetece, agora anda a por a bebida nos frascos de perfume.

A Novela está cada vez melhor .

Acho que não é bem ai sobre a Santana, um alcoólatra é uma pessoa doente. Ela não bebe porque quer, os extintos cerebrais dela pede para ela fazer isso. É uma doença mental que não tem cura. Ela por ela mesmo tem que procurar ajuda. O autor quer mostrar até que ponto uma pessoa alcoólatra chega por conta de um vício que destrói tanto a pessoa, as pessoas a sua volta e até o seu caráter. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A novela tem estado ao rubro nestes últimos episódios! Tantas cenas emocionantes e repletas de acontecimentos muito marcantes em vários núcleos! 

Claro que "Heloísa e Sérgio" e "Raquel e Marcos" têm sido os dois "pares" (sim porque o termo "casal" não pode ser levianamente aplicado em nenhum dos contextos) que mais tensão têm gerado ultimamente. 
Então não é que aquela "doida varrida" da Heloísa, depois de quase ter morto o Sérgio com aquela facada ("só" o atingiu com a faca no antebraço porque ele o meteu instintivamente à frente da barriga) ainda foi provocar mais uma desgraça com aquele acidente de carro desencadeado por aquele que foi talvez o maior surto psicótico que ela teve até agora?! Ela quase morreu neste acidente... e ia arrastando a coitada da Leila, uma verdadeira amiga para todas as ocasiões, com ela! Sem dúvida alguma a personagem feminina mais desconcertante desta novela.
O Marcos por sua vez deve ser seguramente um dos personagens mais sinistros e assustadores de que hà registo em novelas! Ele praticamente raptou o pobre do Fred, e ainda teve o desplante de o atormentar com aquela conversa bizarra do "aluno que se apaixonou pela Raquel e que por causa disso acabou por se dar mal no fim". Foi tão angustiante ver o Fred naquela situação! 

O Cláudio é que me tem vindo a desiludir muito de há uns tempos para cá. Está certo que ele e a nossa querida e maravilhosa Edwiges estão separados, mas não consigo conceber a ideia dele poder sequer equacionar a hipótese de a preterir à Gracinha! Confesso que tem sido complicado gerir este misto de sentimentos de raiva e tristeza profundas que comecei a sentir por ele a partir do momento em que ele tem "relações" com a Gracinha. Passou do "princípe encantado / homem ideal" para qualquer mulher ao "sapinho inseguro e desajeitado" que não merece o amor da sua amada princesa! 

A conversa, muito madura por sinal mas super delicada ao mesmo tempo, que a Fernanda teve com a Salete no pós festa de aniversário de uma amiga dela foi tão comovente! Estou mesmo a ver que o Manoel Carlos me vai por a chorar litros e litros com este núcleo. Vai ser duro, e muito doloroso, acompanhar o desenvolvimento desta trama! 

  • Gosto 1
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Maya disse:

O Cláudio é que me tem vindo a desiludir muito de há uns tempos para cá. Está certo que ele e a nossa querida e maravilhosa Edwiges estão separados, mas não consigo conceber a ideia dele poder sequer equacionar a hipótese de a preterir à Gracinha! Confesso que tem sido complicado gerir este misto de sentimentos de raiva e tristeza profundas que comecei a sentir por ele a partir do momento em que ele tem "relações" com a Gracinha. Passou do "princípe encantado / homem ideal" para qualquer mulher ao "sapinho inseguro e desajeitado" que não merece o amor da sua amada princesa! 

Eu não gostei muito do percurso da personagem Cláudio, e muito menos do percurso da Edwiges. Tu estás a ver pela primeira vez, certo? 

Não vou dar spoiler, mas ele é o tipo de homem que usa e descarta, depois arrepende-se e volta novamente à carne. No meio disto tudo, a Edwiges torna-se uma mera peça de xadrez no jogo "Cláudio". É um vaivém constante. E, na verdade, a Edwiges acaba por ser a resolução dos problemas do casal alheio e, por incrível que pareça, resolve-os da forma mais simples, e admissível, possível. 

Editado por Afonso
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/09/2022 at 01:39, Afonso disse:

Eu não gostei muito do percurso da personagem Cláudio, e muito menos do percurso da Edwiges. Tu estás a ver pela primeira vez, certo? 

Não vou dar spoiler, mas ele é o tipo de homem que usa e descarta, depois arrepende-se e volta novamente à carne. No meio disto tudo, a Edwiges torna-se uma mera peça de xadrez no jogo "Cláudio". É um vaivém constante. E, na verdade, a Edwiges acaba por ser a resolução dos problemas do casal alheio e, por incrível que pareça, resolve-os da forma mais simples, e admissível, possível. 

Cheguei a ver muita coisa na altura da exibição original, mas tirando o desfecho da Fernanda e o percurso de algumas personagens não sei e/ou não me recordo de muitos dos desenvolvimentos da novela. 

Ele, pelo menos nesta fase da novela, parece mais ser aquele tipo de rapaz muito ansioso e super inseguro ao mesmo tempo. Ele sempre foi muito querido e respeitador com a escolha da Edwiges de se querer manter virgem até ao casamento (um verdadeiro cavalheiro como poucos homens ou são nos dias de hoje, diga-se de passagem). Por outro lado incomoda-me muito vê-lo de braços cruzados e incapaz de lutar pelo amor da Edwiges. Pior ainda é vê-lo deixar-se enredar pelas "Gracinhas da vida" logo na primeira oportunidade! Uma pessoa começa a perder todo o poder de argumentação e quaisquer razões que possam existir (por mais ínfimas que sejam) para o conseguir defender.

Editado por Maya
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Episódio de ontem a Heloisa revelou á Helena que laqueou as trompas logo depois do casamento para não ter que dividir o Sérgio com ninguem nem com um filho/a, e o estúpido do Marcos já começou a bater na Raquel com a Raquete, ele disse para ela não gritar enquanto apanhava, e a parva ainda tapou a boca para não gritar.

  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vinha comentar sobre isso mesmo querida @Elizabeth

Fiquei chocada e para lá de horrorizada com esta revelação da Heloísa! Ainda se ela tivesse feito o que fez por motivos de força maior, como um problema de saúde ou algo do género, seria perfeitamente compreensível... agora laquear as trompas só porque não quer dividir o marido com ninguém, inclusive com um filho?! Esta mulher é completamente desequilibrada! Doente mental! 
E no final a Helena ainda foi reconfortar a irmã com um dos abraços mais emotivos da novela até agora. Eu própria não sei se seria capaz de tal gesto, que denota a nobreza e grandeza de carácter que tão bem caracterizam a Helena.  

Se queres que te diga até já me faltam as palavras para me referir à "pessoa" do Marcos. Escroque, miserável, cobarde... the list goes on and on...
A compaixão que outrora cheguei a sentir pela Raquel transformou-se em pena. Tenho mesmo muita pena que ela também tenha contribuido para que as coisas chegassem a este ponto. Agora até o pobre do Fred está a ser sistematicamente perseguido e aterrorizado por aquela criatura! Enfim. 

A cena da separação do Diogo e da Marina foi um dos momentos altos da novela nesta última semana. Amei a postura da Marina em toda aquela sequência: muito segura (isto enquanto conversava com o Diogo, porque quando ele saiu de casa ela desabou completamente, como expectável), super direta, mas acima de tudo com uma classe e dignidade absolutamente inspiradoras. Uma verdadeira lição de vida para todas as "Heloísas" deste mundo! Mil vénias para a fantástica Paloma Duarte! 

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Elizabeth disse:

No Episódio de ontem a Heloisa revelou á Helena que laqueou as trompas logo depois do casamento para não ter que dividir o Sérgio com ninguem nem com um filho/a, e o estúpido do Marcos já começou a bater na Raquel com a Raquete, ele disse para ela não gritar enquanto apanhava, e a parva ainda tapou a boca para não gritar.

 

Não é parva. O misto de pânico, amor tóxico, medo de se expor, de perder a admiração dos pares, MUITA VERGONHA, de mostrar vulnerabilidade, de perder o emprego e ,e,, e, e, e... fazem com que ela petrifique e não aja, nem na hora que apanha, nem depois.

Ainda hoje há muito preconceito em relação À violência doméstica. Imagina no Brasil do início dos anos 2000. Uma mulher formada, com um bom emprego, bonita, atlética e sociável não se enquadra num quadro de violência doméstica (passo a redundância). Haveria muitos olhares atravessados, muitas opiniões de que seria um exagero. Socialmente, o Marcos é um gentleman (vá, nem sempre, foi constrangedora a cena no aniversário).

Acredita que nem sempre é fácil reagir de forma racional.   Vivi de perto uma situação idêntica com uma amiga e demorou mais de 3 anos de muitas sovas, sequestros, ameaças, perseguições e humilhações para ela virar a página. E não era falta de apoio e conselhos. Era mesmo medo, aliado a esperança de mudança e amor tóxico. 

  • Gosto 4
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O que eu chorei com o regresso da Santana à escola malta! A surpresa que os alunos lhe fizeram em plena sala de aula. que culminou com um dos mais belos e emotivos discursos de sempre proferido pela própria Santana, foi uma das cenas mais bonitas e tocantes da novela até agora. Uma verdadeira aula de civismo e de compaixão, que afinal de contas também podem (e devem) ser sempre reforçados em qualquer disciplina ou atividade extracurricular. 
Que a grande Vera Holtz já não precisa de provar nada a ninguém no que a talento e mestria dizem respeito disso já toda a gente sabe, mas mesmo assim ainda consigo ser surpreendida por esta gigantesca atriz pelo tão simplesmente arrebatadora que ela está na pele desta maravilhosa Santana! Vê-la em cena é (quase) sempre muito impactante, e dá-nos aquela sensação inexplicável de que o autor escreveu esta personagem especialmente para a atriz! 

A Heloísa e o Sérgio continuam a proporcionar-nos momentos de grande tensão. Ela continua a rastejar aos pés dele como se ele se tratasse do único homem à face da terra, e ele por sua vez aceitou voltar para ela porque no fundo já só consegue sentir pena desta sua outrora tão amada companheira de vida. É mesmo muito triste e constrangedor ver uma mulher a humilhar-se daquela maneira! Este retorno do Sérgio a casa não vai acabar nada bem para nenhum dos dois, está-se mesmo a ver...

O casal "Edcláudio" é que não ata nem desata! Sinceramente já começo a ficar farta de os ver aos dois de costas voltadas um para o outro. 

Acho a maior das graças à Estela com o Padre! :haha: Não me lembro se ela o conseguiu "fisgar" mas confesso que estou genuinamente curiosa com o desenrolar deste núcleo. 

Editado por Maya
  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Episódio de Ontem cena emocionante da Salete com a Mãe, depois de ela ter visto o anjo, mais uma vez o Marcos, que eu nem sei o que lhe devo chamar foi levar a Raquel á escola e já estava de novo a ameaçar o Fred.

Cena Emocionante da Santana a ser apanhada pela colega a beber e finalmente se deu conta que é alcoolica.

A Heloisa já irrita depois do que fez a querer que o Sérgio e ela voltem a ter  um casamento normal.

  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Que turbilhão de emoções fortes e de acontecimentos bombásticos que estas "Mulheres Apaixonadas" nos têm proporcionado! O tempo "voa" e esta novela vai-me conquistando cada vez mais! Resta saber se vou ter coração para aguentar tanta emoção até ao fim... 

Tem sido tão emocionante e angustiante acompanhar o percurso da Salete desde que ela começou a sonhar com aquele Anjo! Eu fico completamente esmagada e sem chão sempre que me deparo com o desespero da menina! :crying:A Bruna Marquezine esteve simplesmente arrasadora na pele desta encantadora, mas muito sofrida, Salete. Muito provavelmente a melhor performance infantil de sempre na teledramaturgia! 

A Edwiges e o Cláudio também me têm feito chorar baba e ranho por conta dos acontecimentos despoletados pelo anúncio da gravidez daquela sonsa da Gracinha! Não me lembro de alguma vez ter sofrido tanto por um casal como tenho sofrido com estes dois! 
A Marta por sua vez tem se revelado cada vez mais uma víbora da pior espécie! As conversas que ela teve com a Gracinha, e posteriormente com a mãe dela, foram do mais horrível e desumano que eu já vi em toda a minha vida! Deve ter sido a primeira vez que as duas conseguiram despertar empatia em mim.

Já a Paulinha não para de destilar veneno e ódio por onde quer que passe. O que ela fez à Clara e à Rafaela perante a escola inteira foi repugnante! A cena da pancadaria entre ela e a Clara em plena piscina foi para lá de épica! 
E a forma como a Paulinha maltratou e humilhou o próprio pai depois de tudo aquilo ter acontecido?! Que vontade louca de esbofetear aquela criatura!

Editado por Maya
  • Gosto 1
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tenho andado tão atarefada nestes últimos tempos que nem sequer tenho conseguido vir aqui ao tópico comentar os últimos acontecimentos de 'Mulheres Apaixonadas' com a pompa e circunstância que esta novela merece. Na verdade também tenho andado um pouco atrasada em relação aos episódios, que tentei colocar em dia neste último fim de semana sem sucesso, mas também não é para menos: é tanta a emoção e são tantos os acontecimentos bombásticos que esta novela nos proporciona, isto sem falar nos sentimentos contraditórios que a história e os seus personagens em mim despertam. Acabo muitas vezes por chegar ao final de cada episódio sem fôlego, tamanha a envolvência com que estas 'Mulheres Apaixonadas' me continuam a apaixonar de dia para dia.

Tem sido muito angustiante acompanhar o desenvolvimento da trama do casal Edwiges e Cláudio. Ele insiste com ela que ela é a mulher da vida dele e que a gravidez da Gracinha não passou de um "acidente de percurso que não os pode impedir de ficarem juntos e felizes". Ela por sua vez está determinada (e com razão) em não querer voltar a pôr-lhe a vista em cima. Chorei litros com a cena em que ele lhe conta que a Gracinha está grávida, e o pior é que nem eu mesma consigo deixar de ter pena dele mesmo com todas as trapalhadas em que ele se tem metido! Para vos ser franca, até da Gracinha eu já começo a sentir pena! Não só pela cena linda, embora negativamente politizada (a oposição do Manoel Carlos ao aborto ficou bastante clara naquele momento, algo que me deixou totalmente perplexa e triste), em que a Edwiges lhe implora para ela não abortar, mas sobretudo pela forma desumana e altamente discriminatória com que ela e os pais têm sido tratados pela parva da Marta. Ninguém merece ser rebaixado e humilhado daquela maneira!

O trajeto da Fernanda também tem sido maravilhoso de acompanhar desde há uns tempos para cá. Aquela cena dela com o Lucas no hotel foi das mais comoventes da novela até agora. A amizade deste último com a Salete tem proporcionado à novela momentos de puro encanto e ternura! Incrível como a empatia que ambos sentiram um pelo outro desde o primeiro encontro foi logo instantânea!  
E que cenão foi aquele em que a Salete leu ao Téo a carta que escreveu para o pai dela? É extraordinário como o Manoel Carlos nos consegue emocionar com um momento tão simples, mas ao mesmo tempo tão belo e cheio de significado como este! 

Aquele espetáculo que a Santana deu em plena piscina na escola foi mais um momento absolutamente deprimente e degradante. Naturalmente aquela víbora da Paulinha tinha que ser a grande impulsionadora para que tudo isto tivesse acontecido. 

A Helena por sua vez está-se a revelar uma das protagonistas mais intrigantes e irritantes de que há registo. O desrespeito e a falta de consideração alarmantes pela Luciana, que parece estar genuinamente apaixonada pelo César, são de deixar qualquer um com os nervos em franja! Eu não consigo torcer para que a Helena fique com César, da mesma forma como também não consigo desejar que este último fique com a Luciana. Elas merecem infinitamente mais e melhor! 

  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 4 horas, Guida disse:

Vi hoje o episódio da 

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

morte da Fernanda

É, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes da história (que está ao rubro!). A Bruna Marquezine esteve excelente. Era tão nova e já tão talentosa!...

A Bruna Marquezine esteve ótima nessa novela, a cena em que ela

Spoiler

pressente a morte da mãe 

foi uma onda de representação!

Spoiler

Ela agora vai ficar com a avó Inês, uma gananciosa de primeira. Porém, na reta final, a Salete terá um desfecho feliz. :giveheart:

Editado por Afonso
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Esta semana, tenho visto todos os episódios e estou a adorar. <3 A ida dos avós para o "asilo" foi extremamente emocionante para mim... não consegui conter as lágrimas! Manoel Carlos é realmente um génio!

On 24/12/2022 at 00:32, tiagauto disse:

A cena do confronto entre a Helena e o Téo, exibida hoje, durou 20 minutos.... sem interrupção... o tempo de uma sitcom americana... e mesmo assim passou a voar. Atores magistrais e diálogo magistral. Imaginem novelas hoje com um diálogo ininterrupto de 20 minutos

Nem me tinha apercebido do tempo que a cena durou, de facto. O diálogo é excelente por si só, mas as interpretações dos atores deram-lhe uma "vida" especial.

  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

E terminei hoje Mulheres Apaixonadas...

Não tenho palavras para descrever o quanto mexeu comigo... Mais do que uma mera obra de ficção, esta telenovela é uma ode à vida, uma verdadeira aula de "mundo real" - como são quase todas as obras do Manoel Carlos, que é, para mim, o melhor autor de telenovelas de todos os tempos. Manoel Carlos conhece o mundo como ninguém e transcreve-o integralmente para a sua ficção, mantendo a verosimilhança com a sensibilidade, as emoções, as histórias e as angústias que coordenam toda esta efémera passagem pelo mundo terrestre. Sinto que cresci muito enquanto pessoa com este "drama apaixonado".

Não é uma 'historinha' cheia de ação e dramas artificiais - é, em antítese, simplesmente, a realidade que nos rodeia. Há quem se queixe e quem não goste deste tipo de telenovelas, que exigem que paremos e apreciemos cada episódio, cada cena, cada palavra de cada fala de cada personagem, que nunca vem em vão. Cada lágrima, cada gesto, cada expressão, cada movimento, cada silêncio... Uma novela que me fez chorar (!!!!!), que me fez sentir aquelas histórias como se eu própria as vivesse: a mulher obcecada, a mulher fugitiva à violência, os avós renegados, os pais desesperados, os filhos desamparados, os padres castrados apaixonados, os médicos, os doentes, os alunos, os professores... Isto é o real mais verdadeiramente real.

O que estou a escrever pode parecer lamechas e exagerado, mas é aquilo que sinto. Vou ter saudades da psicose da Helô, da voz, da postura e da sensatez da Helena, das emoções da Salete, do padre, da Dóris em fúria, dos casais fofinhos, da Lorena (:giveheart:)... vou ter saudades daquelas paisagens de cortar a respiração, da banda sonora maravilhosa e aconchegante, dos ganchos à hora certa, da espera pelo próximo episódio...

Estes momentos finais foram fantásticos. Esperava apenas uma redenção mais explícita da Dóris, mas, de resto, terminou tudo como esperava - arrepiei-me na última cena!

Vou ter muitas saudades desta companhia ao serão. Obrigada, muito obrigada, Manoel Carlos e elenco! Foi uma experiência extraordinária acompanhar este vosso trabalho. <3

 

  • Adoro 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Quase me faltam as palavras para descrever o quanto amei seguir esta novela <3

A reta final é sem dúvida uma das mais marcantes e emocionantes de todas as novelas que eu já vi, e não foram poucas acreditem.

As mortes da Fernanda e do Fred, a triste sina da Salete, a "fuga" dos avós da Dóris para o retiro dos artistas, a tareia que esta última levou do pai no final, a cena da despedida do Diogo e da Luciana no aeroporto... O que não faltaram nesta novela foram cenas absolutamente magistrais com interpretações igualmente singulares! 

Obrigada Maneco :adoro:

 

 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...