Jump to content
Message added by Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Recommended Posts

Posted
há 4 minutos, Rickal disse:

Tenho muita curiosidade em ver Terra Mãe, mas as minhas favoritas são Vidas de Sal e A Banqueira do Povo.

Eu vi alguns episódios, achei muito parecida com Ninguém como Tu/ Sedução, Glória Matos era uma vilã  poderosa e rica e Manuela Maria a típica mulher do povo, boa gente, tinha também a personagem da Lúcia Moniz muito parecida com a Benedita Pereira e Margarida Vila Nova, que queria unir a família.

• Like 3
  • Love 2
Posted
há 1 minuto, RRtelenovelas disse:

Eu vi alguns episódios, achei muito parecida com Ninguém como Tu/ Sedução, Glória Matos era uma vilã  poderosa e rica e Manuela Maria a típica mulher do povo, boa gente, tinha também a personagem da Lúcia Moniz muito parecida com a Benedita Pereira e Margarida Vila Nova, que queria unir a família.

Uau, isso só aumentou o meu interesse por essa novela :adoro:

Posted (edited)

Casting para a série\filme Memórias do Cárcere

https://www.coffeepaste.com/classificado/figuracao-para-serie-de-sergio-graciano/

Não abri tópico porque não sei se é apenas mini série\filme mas vai ter três meses de gravação. Maria João Bastos será a protagonista.

As gravações irão decorrer nas seguintes datas e locais:

📍 Porto – 31 de março a 4 de abril + 30 de abril a 10 de maio
📍 Ponte de Lima – 5 a 29 de abril
📍 Alvarães / Viana do Castelo – 12 de maio a 15 de junho

Inspirada na obra de Camilo Castelo Branco.

Edited by AndreRob
  • Like 6
  • Love 1
Posted (edited)
19 hours ago, Rickal said:

Tenho muita curiosidade em ver Terra Mãe, mas as minhas favoritas são Vidas de Sal e A Banqueira do Povo.

Estou a ver Terra Mãe e vale muito a pena. Faz lembrar muito uma novela das 7 da Globo, super dinâmica e cheia de momentos de humor. Para primeira novela do Vilhena, é excelente. Os cenários também são muito bons, é engraçado que nos anos 2000 conseguimos ter piores cenários nas nossas novelas do que nos anos 90.

Edited by Fernando
  • Like 2
  • Love 1
  • Thanks 2
Posted
há 36 minutos, Fernando disse:

Estou a ver Terra Mãe e vale muito a pena. Faz lembrar muito uma novela das 7 da Globo, super dinâmica e cheia de momentos de humor. Para primeira novela do Vilhena, é excelente. Os cenários também são muito bons, é engraçado que nos anos 2000 conseguimos ter piores cenários nas nossas novelas do que nos anos 90.

E tem aquele mistério  classico que o vilhena introduz nas novelas que anda em volta da joia roubada da expo.

• Like 5
Posted
há 3 horas, AndreRob disse:

Casting para a série\filme Memórias do Cárcere

https://www.coffeepaste.com/classificado/figuracao-para-serie-de-sergio-graciano/

Não abri tópico porque não sei se é apenas mini série\filme mas vai ter três meses de gravação. Maria João Bastos será a protagonista.

As gravações irão decorrer nas seguintes datas e locais:

📍 Porto – 31 de março a 4 de abril + 30 de abril a 10 de maio
📍 Ponte de Lima – 5 a 29 de abril
📍 Alvarães / Viana do Castelo – 12 de maio a 15 de junho

Inspirada na obra de Camilo Castelo Branco.

A Maria João será a Ana Plácido e o Albano será Camilo Castelo Branco. 

• Love 5
Posted

Já foram conhecidos os nomeados aos prémios Sophia, prémios de cinema nacionais. Que também tem uma categoria de televisão.

Os nomeados deste ano são quatro séries emitidas pela RTP.

Melhor Série/Telefilme
O Americano, de Ivo M. Ferreira
Irreversível, de Bruno Gascon
Matilha, de João Maia
Sempre, de Manuel Pureza

Os vencedores são conhecidos a 27 de Abril.

Vi as três primeiras que são bons produtos televisivos. Mas também não vi os biopics das privadas.

• Like 5
Posted
há 10 minutos, flausina disse:

Já foram conhecidos os nomeados aos prémios Sophia, prémios de cinema nacionais. Que também tem uma categoria de televisão.

Os nomeados deste ano são quatro séries emitidas pela RTP.

Melhor Série/Telefilme
O Americano, de Ivo M. Ferreira
Irreversível, de Bruno Gascon
Matilha, de João Maia
Sempre, de Manuel Pureza

Os vencedores são conhecidos a 27 de Abril.

Vi as três primeiras que são bons produtos televisivos. Mas também não vi os biopics das privadas.

Tvi ignorada nos prémios sophia hehe

Acho que vai ganhar Sempre, não tirando mérito às outras mas está num nível superior.

• Like 2
Posted
há 6 minutos, Rui Melo disse:

As novelas não disponíveis no RTP Arquivos 

• Paixões Proibidas (direitos restritos)
  • Água de Mar
  • O Sábio

Estão na rtp play as duas... excepto Paixões claro.

• Like 3
Posted
há 20 minutos, AndreRob disse:

Estão na rtp play as duas... excepto Paixões claro.

Água de Mar tenho ideia que esta com uma qualidade péssima. Mesmo O Sábio tem aquelas marca d agua todas gigantes. Mas esta última ainda e muito recente para ser adicionada ao RTP Arquivos, agora Água de Mar acho que ja tem idade para ir para lá 

Posted
há 1 minuto, Rui Melo disse:

Água de Mar tenho ideia que esta com uma qualidade péssima. Mesmo O Sábio tem aquelas marca d agua todas gigantes. Mas esta última ainda e muito recente para ser adicionada ao RTP Arquivos, agora Água de Mar acho que ja tem idade para ir para lá 

Sim acho que ambas ainda são 'gravadas da exibição' sobretudo agua de mar... n colocaram a versão limpa.

Posted
há 2 minutos, Peter the Lamb disse:

Paixões Proibidas está completa no YouTube! :adoro:

Se ninguém a tira de lá a rtp bem que podia recuperar essa novela para si... sempre dava para variar um bocado as novelas da rtp memoria.

• Love 1
  • Thanks 2
Posted (edited)

Como tópico de Sul está bloqueado, vou deixar aqui a opinião da série:

Gostei série, embora não seja das minhas preferidas:

O Adriano Luz teve bem na personagem, assim como a Jani Zhao especialmente numa cena do ultimo episódio, Margarida Vila Nova sempre ótima como uma mulher comum que procura trabalho para se sustentar, o Afonso Pimentel também bem num papel diferente( bandido), Ivo Canelas também muito bem como pastor porco, assim como o Adriano Carvalho como chefe da polícia.

Das personagens mais secundárias também estiveram bem a Margarida Marinho( uma referência sempre, só o olhar dela), Beatriz Batarda, Miguel Guilherme e José Raposo.

Foi bom também rever os saudosos Maria João Abreu, Orlando Costa e Cândido Ferreira.

Destaco também para a participação do Miguel Nunes, Paula Só, Miguel Raposo, Custódia Gallego e Maria João Pinho, embora em poucas cenas.

Quanto a escrita, gostei de terem explorado a realidade da Grande Lisboa na sua vertente mais desfavorecida, da trama principal  o mistério foi bem elaborado, embora as revelações tenha sido muito precipitadas no último episódio, deixando quase parecer que ainda havia mais alguma coisa para contar.

Os cenários achei realistas mas nada muito elaborado.

Na iluminação/ fotografia achei meia dark, dando o tom policial a série, embora tenha achado melhor conseguida na Causa Própria.

Na realização esteve bem, houve vários planos afastados, cenas de perseguição, festas/ eventos, acho que foi bem concebida.

Edited by RRtelenovelas
  • Like 4
Posted (edited)

TOP 10 Series RTP

1. Conta-me Como Foi
  2. Por do Sol
  3. Desliga a Televisão 
  4. 1986
  5. Dentro
  6. Cidade Despida
  7. Um Lugar para Viver
  8. Perdidamente Florbela
  9. Mulheres de Abril
  10. A Ferreirinha

Menções Honrosas - Liberdade 21, Maternidade, Causa Própria, Vento Norte, Espia, Vidago Palace, Voo Direto

Gostava de ver e ainda nao tive oportunidade:

• Os Filhos do Rock
  • Terapia
  • Ministério do Tempo
  • Depois do Adeus
  • Emilia

Achei overrated

• Odisseia
  • Até que a Vida nos Separe
  • Os Boys
Edited by Rui Melo
  • Like 3
Posted
On 27/03/2025 at 19:19, Rui Melo disse:

TOP 10 Series RTP

1. Conta-me Como Foi
  2. Por do Sol
  3. Desliga a Televisão 
  4. 1986
  5. Dentro
  6. Cidade Despida
  7. Um Lugar para Viver
  8. Perdidamente Florbela
  9. Mulheres de Abril
  10. A Ferreirinha

Menções Honrosas - Liberdade 21, Maternidade, Causa Própria, Vento Norte, Espia, Vidago Palace, Voo Direto

Gostava de ver e ainda nao tive oportunidade:

• Os Filhos do Rock
  • Terapia
  • Ministério do Tempo
  • Depois do Adeus
  • Emilia

Achei overrated

• Odisseia
  • Até que a Vida nos Separe
  • Os Boys

Terapia adorava rever, mas não sei onde, série muito boa.

Tenho visto muitas series da rtp, ainda me faltam algumas para acabar(2016-2025), mas se tivesse que escolher um top 5 das que vi: Causa Própria, Vento Norte, A Espiã ( a acabar), Terapia e Ministério do Tempo.

Dentro(curiosidade), Excursões Air Lino, Cavalos de Corrida e Motel Valkirias( também gostei).

• Like 7
Posted
On 17/03/2025 at 22:17, miguelalex23 disse:

A RTP Play podia perfeitamente ter uma secção de novelas, com qualidade de imagem decente nos casos em que ainda não está. Perdidas no meio do RTP Arquivos ninguém as vai ver.

Ora aí está uma grande ideia...mas deve dar muito trabalho.

Vá lá que algumas vão passando na RTP Memória.

• Thanks 2
Posted
há 2 minutos, Ficcão Total disse:

Ora aí está uma grande ideia...mas deve dar muito trabalho.

Vá lá que algumas vão passando na RTP Memória.

As novelas rodam todas na RTP memoria com frequência.

Mas sim. No RTP Arquivos tens muitos episódios divididos as metades, torna se cansativo. O RTP Play ja conseguia condensar as novelas com episódios completos. Mas acho que so o iriam fazer nas novelas pos-Vila Faia08

Posted

As cenas na Serra das Estrela em Terra Mãe são fantásticas. Parece um filme de ação :haha: 

Eu acho piada é que na novela os personagens estavam a viver a época natalícia, mas a novela estava a ser emitida em princípios de Junho :haha:

• Love 2
Posted
há 16 horas, Fernando disse:

As cenas na Serra das Estrela em Terra Mãe são fantásticas. Parece um filme de ação :haha: 

Eu acho piada é que na novela os personagens estavam a viver a época natalícia, mas a novela estava a ser emitida em princípios de Junho :haha:

Na altura, não se fazia como hoje: a RTP gravava a novela toda antes de ser emitida. Hás de reparar que a história segue o tempo de gravação. Começa em setembro, no fim do Verão, depois o Natal, a passagem de ano, e termina por volta de março/abril. Foi o período em que a novela foi gravada :mosking:

• Like 7
Posted
há 1 hora, Guida disse:

Na altura, não se fazia como hoje: a RTP gravava a novela toda antes de ser emitida. Hás de reparar que a história segue o tempo de gravação. Começa em setembro, no fim do Verão, depois o Natal, a passagem de ano, e termina por volta de março/abril. Foi o período em que a novela foi gravada :mosking:

Mas a novela usa a expo 98 como foco da sua ação, a joia penso que é roubada da exposição e depois adicionaram cenas da abertura do evento com alguns personagens... ou seja a historia na teoria passa-se como se fosse no presente , daquele tempo.