Jump to content
Message added by Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Recommended Posts

Posted

Estive a ver a série “ O Mundo não acaba assim”:

Achei a premissa interessante tendo em consideração as circunstâncias, tanto da parte de dar trabalho aos atores naquela altura, como fazer uma reflexão como cada pessoa vivia a pandemia.

Dos sketch que vi gostei muito da contracena da Manuela Couto e do João Lagarto, assim como do núcleo da Paula Lobo Antunes, Jorge Corrula e João Catarré, a Mariana Monteiro e a Teresa Tavares também estiveram bem nos seus momentos.

ps: Refúgio do Medo, Homens de Honra e Faro já pode ir para arquivo @miguelalex23

• Like 5
Posted

Quero tanto ver o Depois do Adeus… Impressionante como a serie nao so na esta disponivel na RTP Play / Arquivos, como a propria RTP Memoria penso que ja nao transmite ha uns largos anos.

• Thanks 2
Posted

https://www.coffeepaste.com/classificado/casting-call-or-serie-rtp/

A Darya Films está à procura de pessoas para integrar o elenco da série “Tempestades em Copos de Água”.

Procuramos homens e mulheres, de todas as etnias, entre os 25 e os 70 anos, com ou sem experiência em representação, para várias personagens e participações ao longo da série.

Existem personagens com presença recorrente em mais do que um episódio, bem como participações mais pontuais, algumas com falas.

As filmagens estão previstas para o verão, entre Agosto e Setembro.

(é da mesma produtora do filme Sonhar com Leões)

• Like 5
Posted
On 30/04/2026 at 21:08, Rui Melo disse:

Quero tanto ver o Depois do Adeus… Impressionante como a serie nao so na esta disponivel na RTP Play / Arquivos, como a propria RTP Memoria penso que ja nao transmite ha uns largos anos.

A equipa de arquivo confirmou me que a RTP nao e detentora dos direitos da serie… a serie é da SP, por isso nunca vai ser disponibilizada e exibições na RTP Memória também me parece difícil a não ser claro que comprem os direitos

Tenho pena. Ate para as tardes da RTP1 e uma serie que cobria muito bem

• Like 4
Posted
há 22 minutos, Rui Melo disse:

A equipa de arquivo confirmou me que a RTP nao e detentora dos direitos da serie… a serie é da SP, por isso nunca vai ser disponibilizada e exibições na RTP Memória também me parece difícil a não ser claro que comprem os direitos

Tenho pena. Ate para as tardes da RTP1 e uma serie que cobria muito bem

Não é que a rtp não tenha mais coisas da sp, podia perfeitamente pelo menos acordar a disponibilização online como faz com tantos outros produtos da sp. Parece-me haver uma certa má vontade com a série por razões pouco claras.

Tens coisas como pai à força a repetir constantemente não faz sentido esta série estar vedada quando a rtp continua a co produzir com a sp vários projetos.

• Like 4
  • Thanks 1
Posted
On 11/05/2026 at 14:02, GP - MT disse:

... e ao longo da semana serão publicados mais dois capítulos completos 😉

Muito obrigado

Queria tanto capítulos de outras novelas como Ramona.

• Like 2
Posted
On 11/05/2026 at 18:02, GP - MT disse:

... e ao longo da semana serão publicados mais dois capítulos completos 😉

:adoro: Muito obrigado! Sempre tive curiosidade em relação às novelas latinas transmitidas em Portugal! 

Adorava ver algo das novelas latinas que foram dobradas para português de Portugal, como a "Azul", "A Força de Mulher" e "Alondra", mas, à exceção de um pequeno excerto da segunda (que está publicada no teu canal e que muito agradeço!), parece serem autênticas lost media. 

• Like 2
  • Love 1
Posted

Acho que está na altura da RTP1 voltar a apostar em novelas portuguesas, e o horário das 18h seria o ideal. Podiam apostar em novelas com um máximo de 150 episódios e podiam ir buscar atores que tem estado afastados das novelas e/ou da representação.

• Disagree 5
Posted (edited)
há 1 hora, D91 disse:

Acho que está na altura da RTP1 voltar a apostar em novelas portuguesas, e o horário das 18h seria o ideal. Podiam apostar em novelas com um máximo de 150 episódios e podiam ir buscar atores que tem estado afastados das novelas e/ou da representação.

Prefiro mil vezes que a RTP aposte em micro novelas para as redes sociais + RTP Play

Edited by User3468
  • Like 1
  • Shock 1
  • Disagree 1
Posted
há 2 horas, D91 disse:

Eu acho que podiam tentar um modelo de novelas curtas (80\100 no máximo)... talvez historias mais especificas com assuntos relevantes socialmente. 

O problema é que estes produtos são caros, só se fosse com parceria de streamings.

Mas não me parece que haja espaço para tal. 

Posted
há 1 hora, AndreRob disse:

Eu acho que podiam tentar um modelo de novelas curtas (80\100 no máximo)... talvez historias mais especificas com assuntos relevantes socialmente. 

O problema é que estes produtos são caros, só se fosse com parceria de streamings.

Mas não me parece que haja espaço para tal. 

A RTP tem dinheiro para fazer novelas, e acho que só não o fazem porque não querem competir com a SIC e TVI.

Posted
agora mesmo, D91 disse:

A RTP tem dinheiro para fazer novelas, e acho que só não o fazem porque não querem competir com a SIC e TVI.

Acho que não tem... porque as novelas não tem apoios financeiros e dependem muito da publiciade... são projetos relativamente caros. As séries acontecem grande parte porque há apoios financeiros publicos e outros.... algo que as novelas não conseguem ter. 

Claro que podem fazer algo tipo os nossos dias novelas low cost sem exteriores... mas não sei se isso faria sentido agora.

Se não é para fazer algo com qualidade e valor narrativo evidente não vale a pena gastar dinheiro.

• Like 5
Posted
há 15 minutos, AndreRob disse:

Acho que não tem... porque as novelas não tem apoios financeiros e dependem muito da publiciade... são projetos relativamente caros. As séries acontecem grande parte porque há apoios financeiros publicos e outros.... algo que as novelas não conseguem ter. 

Claro que podem fazer algo tipo os nossos dias novelas low cost sem exteriores... mas não sei se isso faria sentido agora.

Se não é para fazer algo com qualidade e valor narrativo evidente não vale a pena gastar dinheiro.

Também podem fazer novelas mais baratas como o Sábio e Os Nossos Dias. Não vejo desculpas para não fazerem.

Posted

Eu acho preferível o investimento em séries do que novelas. Ainda por cima iriam sempre para a SP que faz aquelas coisas mega industrializadas, a Coral parece nunca ser tida e achava para ficção. Além disso, as privadas já produzem novelas. 

Eu seria aberto a séries de longa duração, por exemplo, até sobre História (é pena que Conta-me Como Foi não ter mais temporadas, era a série certa para esse filão). Seria algo mais interessante do que novelas.

• Like 7
Posted

Eu gostava que fizessem uma série sobre a nossa Família Real. Podia chamar-se "Os Bragança" e seria o nosso "The Crown".

Podia começar com a rivalidade entre D. Miguel e D. Pedro IV e ia até D. Manuel II.

• Guerra entre liberais e absolutistas.
  • Exílio de D. Miguel
  • Nascimento de D. Maria II no Brasil, vinda para Portugal para se tornar rainha.
  • Primeiro casamento de D. Maria II e morte do primeiro marido.
  • Casamento de D. Maria II com D. Fernando e nascimento dos filhos.
  • Morte de D. Maria II
  • Ascensão de D. Pedro V
  • Casamento de D. Pedro V com D. Estefânia.
  • Doença de D. Estefânia e morte.
  • A doença que assolou a família real e que matou D. Pedro V e dois dos seus irmãos mais novos, e os rumores de que teriam sido envenenados.
  • Aclamação de D. Luís I e a procura de uma noiva.
  • Morte do antigo Rei D. Miguel I no estrangeiro em 1866. 
  • Casamento de D. Luís I com D. Maria Pia.
  • Nascimento de D. Carlos e do Infante D. Afonso.
  • Casamento do rei consorte D. Fernando II com a Condessa de Edla.
  • Casamentos das filhas da Rainha D. Maria II com príncipes estrangeiros.
  • Casamento de D. Carlos e D. Amélia.
  • Morte do Infante D. Augusto e do Rei D. Luís.
  • Nascimento do Príncipe Real Luís Filipe e do futuro Rei D. Manuel II.
  • Reinado de D. Carlos.
  • Regicídio de 1908.
  • Aclamação e reinado de D. Manuel II.
  • Implantação da República.
  • A vida da família real no exílio.
  • Like 1
  • Love 3
Posted (edited)
1 hour ago, D91 said:

Eu gostava que fizessem uma série sobre a nossa Família Real. Podia chamar-se "Os Bragança" e seria o nosso "The Crown".

Podia começar com a rivalidade entre D. Miguel e D. Pedro IV e ia até D. Manuel II.

• Guerra entre liberais e absolutistas.
  • Exílio de D. Miguel
  • Nascimento de D. Maria II no Brasil, vinda para Portugal para se tornar rainha.
  • Primeiro casamento de D. Maria II e morte do primeiro marido.
  • Casamento de D. Maria II com D. Fernando e nascimento dos filhos.
  • Morte de D. Maria II
  • Ascensão de D. Pedro V
  • Casamento de D. Pedro V com D. Estefânia.
  • Doença de D. Estefânia e morte.
  • A doença que assolou a família real e que matou D. Pedro V e dois dos seus irmãos mais novos, e os rumores de que teriam sido envenenados.
  • Aclamação de D. Luís I e a procura de uma noiva.
  • Morte do antigo Rei D. Miguel I no estrangeiro em 1866. 
  • Casamento de D. Luís I com D. Maria Pia.
  • Nascimento de D. Carlos e do Infante D. Afonso.
  • Casamento do rei consorte D. Fernando II com a Condessa de Edla.
  • Casamentos das filhas da Rainha D. Maria II com príncipes estrangeiros.
  • Casamento de D. Carlos e D. Amélia.
  • Morte do Infante D. Augusto e do Rei D. Luís.
  • Nascimento do Príncipe Real Luís Filipe e do futuro Rei D. Manuel II.
  • Reinado de D. Carlos.
  • Regicídio de 1908.
  • Aclamação e reinado de D. Manuel II.
  • Implantação da República.
  • A vida da família real no exílio.

Como é óbvio, e tal como aconteceu com The Crown, teria de ser escolhido um período de tempo muito mais curto - um ou dosi reinados, no máximo. Isto assumindo que seria tudo integrado na mesma série. 

Edited by Fernando
Posted
agora mesmo, Fernando disse:

Como é óbvio, e tal como aconteceu com The Crown, teria de ser escolhido um período de tempo muito mais curto - um ou dosi reinados, no máximo. Isto assumindo que seria tudo integrado na mesma série. 

Seria por temporadas. Claro que dava para falar dos 5 reinados. Até porque o do Rei D. Pedro V e do Rei D. Manuel II foram curtos.

• Thanks 1
Posted (edited)
6 minutes ago, D91 said:

Seria por temporadas. Claro que dava para falar dos 5 reinados. Até porque o do Rei D. Pedro V e do Rei D. Manuel II foram curtos.

Eu sei que isto é um sugestão, mas tu não tens a noção da envergadura de produzir uma série sobre 100 anos - quer em termos de orçamento, quer em termos de argumento  :rofl: Só a guerra civil, para ficar minimamente bem contada para o público, dava para quase uma temporada inteira. Aliás, tu citas The Crown, mas The Crown centra-se apenas num reinado porque foi longo, mas também por uma questão de viabilidade. É certo que o reinado foi longo, mas eles podiam ter começado atrás, e não o fizeram porque as coisas só ficam bem contadas se houver tempo para tal. Na mesma série colocares, um século é complicado. É que há a vida dos monarcas, mas há também um país a alterar-se com a Monarquia Constitucional, e que dá capítulos mais interessantes do que a vida da maioria dos monarcas, diga-se. Só o governo do Costa Cabral dá para uma temporada inteira. O período da Regeneração também, sobretudo nos últimos anos. Mesmo o final da Monarquia é um período complexo e que continuou para a Primeira República, nomeadamente com a instabilidade política.

Edited by Fernando
  • Like 5
Posted
há 5 minutos, Fernando disse:

Eu sei que isto é um sugestão, mas tu não tens a noção da envergadura de produzir uma série sobre 100 anos - quer em termos de orçamento, quer em termos de argumento  :rofl: Só a guerra civil, para ficar minimamente bem contada para o público, dava para quase uma temporada inteira. Aliás, tu citas The Crown, mas The Crown centra-se apenas num reinado porque foi longo, mas também por uma questão de viabilidade. É certo que o reinado foi longo, mas eles podiam ter começado atrás, e não o fizeram porque as coisas só ficam bem contadas se houver tempo para tal. Na mesma série colocares, um século é complicado. É que há a vida dos monarcas, mas há também um país a alterar-se com a Monarquia Constitucional, e que dá capítulos mais interessantes do que a vida da maioria dos monarcas, diga-se. Só o governo do Costa Cabral dá para uma temporada inteira. O período da Regeneração também, sobretudo nos últimos anos. Mesmo o final da Monarquia é um período complexo e que continuou para a Primeira República, nomeadamente com a instabilidade política.

Aqui seria mais a vida da Família Real do que dos governos. Seria mais a vida da Família Real nos últimos 5 reinados. Acho a vida da Rainha D. Maria II muito interessante. Nasceu no Brasil, foi Rainha de Portugal e casou duas vezes (e ainda a quiseram casar com o tio D. Miguel). Impressionante como nunca se fez nada sobre ela.

Claro que seria resumido. Dez episódios para cada reinado no máximo. 

Não seria abordada a Primeira República porque a série continuaria a acompanharia a vida da Família Real.

Mas se fosse muita coisa, podiam fazer só a partir do casamento de D. Carlos e D. Amélia para frente.

• Love 2
Posted (edited)
6 minutes ago, D91 said:

Aqui seria mais a vida da Família Real do que dos governos. Seria mais a vida da Família Real nos últimos 5 reinados. Acho a vida da Rainha D. Maria II muito interessante. Nasceu no Brasil, foi Rainha de Portugal e casou duas vezes (e ainda a quiseram casar com o tio D. Miguel). Impressionante como nunca se fez nada sobre ela.

Claro que seria resumido. Dez episódios para cada reinado no máximo. 

Não seria abordada a Primeira República porque a série continuaria a acompanharia a vida da Família Real.

Mas se fosse muita coisa, podiam fazer só a partir do casamento de D. Carlos e D. Amélia para frente.

Como é que tu queres abordar a família real sem falar dos governos? É o mesmo que dizeres que os monarcas nada faziam e que as suas vidas podem ser reduzidas a um folhetim, o que para o monárquico é, no mínimo, irónico. As famílias reais não vivem isoladas dos restantes problemas. Aliás, falas da D. Maria II e centras-te apenas um aspetos puramente pessoais, quando ela quase vivenciou uma nova guerra civil, nos tempos do governo de Costa Cabral. Tu retiras imensa magnitude política dos monarcas, para quem se diz tão monárquico é muito curioso, desculpa :rofl: 

Dez episódios para um reinado? Ia sair uma linda coisa :curtainpeek: Citas o caso de The Crown, e há temporadas de The Crown que se centram em meia dúzia de anos porque há uma complexidade e uma exigência de contar bem as coisas (embora haja sempre ficção pelo meio, mas há um grande trabalho por detrás). The Crown é um bom exemplo de junção do lado político ao lado pessoal, as duas coisas são desassociáveis. 

Edited by Fernando
Posted
há 7 minutos, Fernando disse:

Como é que tu queres abordar a família real sem falar dos governos? É o mesmo que dizeres que os monarcas nada faziam e que as suas vidas podem ser reduzidas a um folhetim, o que para o monárquico é, no mínimo, irónico. As famílias reais não vivem isoladas dos restantes problemas. Aliás, falas da D. Maria II e centras-te apenas um aspetos puramente pessoais, quando ela quase vivenciou uma nova guerra civil, nos tempos do governo de Costa Cabral. Tu retiras imensa magnitude política dos monarcas, para quem se diz tão monárquico é muito curioso, desculpa :rofl: 

Dez episódios para um reinado? Ia sair uma linda coisa :curtainpeek: Citas o caso de The Crown, e há temporadas de The Crown que se centram em meia dúzia de anos porque há uma complexidade e uma exigência de contar bem as coisas (embora haja sempre ficção pelo meio, mas há um grande trabalho por detrás). The Crown é um bom exemplo de junção do lado político ao lado pessoal, as duas coisas são desassociáveis. 

Então podiam fazer uma temporada maior sobre cada reinado. Ou centravam-se em D. Carlos e D. Amélia para frente.

Não sei se viste as séries O Dia do Regicidio e República.

Se sim. De qual Rainha D. Amélia gostaste mais?

Suzana Borges em O Dia do Regicidio

Ana Nave em República 

• Like 2
  • LOL 1