Jump to content

Recommended Posts

• 1 year later...
Posted
há 29 minutos, Chicória disse:

upa larupa, e então nunca mais foi possivel fazer a actualização das fotos perdidas? :riso:

Quando tiver tempo irei fotografar de novo a revista.

• Like 1
  • Thanks 1
Posted
há 28 minutos, D91 disse:

Quando tiver tempo irei fotografar de novo a revista.

Vai, ando à espera desde 2020, não fiquei satisfeito com essa Tekpix de qualidade invejável xb

• LOL 1
Posted

mas as fotos não estão ja hospedadas numa pagina Facebook? Pensava que o problema era as urls estarem desactualizadas, e não forçosamente a revista ter de ser fotografada de novo.

Posted
há 57 minutos, Chicória disse:

mas as fotos não estão ja hospedadas numa pagina Facebook? Pensava que o problema era as urls estarem desactualizadas, e não forçosamente a revista ter de ser fotografada de novo.

Não, SAPO Fotos, e tinham uma péssima qualidade, não dava para ler bem

• Like 1
  • LOL 1
  • 11 months later...
Posted

Uma pena a TV Mais ter fechado as portas este ano - até prometia muito ao longo da década de 1990 e princípio da década de 2000, mas o apelo e o conteúdo acabou por esvaziar com o tempo

Descanse em paz :(

• Thanks 2
Posted
há 10 horas, LAboy 456 disse:

Uma pena a TV Mais ter fechado as portas este ano - até prometia muito ao longo da década de 1990 e princípio da década de 2000, mas o apelo e o conteúdo acabou por esvaziar com o tempo

Descanse em paz :(

Para mim o inicio do fim foi a partir de 2006 quando renovaram a revista para pior. Com um logo e um grafismo piores.

10TVM.2.jpg  

A partir daí nunca mais conseguiram reerguer a revista.

O grafismo do inicio dos anos 2000 para mim foi o melhor. E também a melhor fase da revista:

TV%20MAIS.jpg

Posted (edited)
há 1 hora, D91 disse:

Para mim o inicio do fim foi a partir de 2006 quando renovaram a revista para pior. Com um logo e um grafismo piores.

10TVM.2.jpg  

Esse grafismo era uma adaptação do da revista tablóide britânica Closer (cuja versão francesa também se vê amiúde nas bancas em Portugal)

Closer_magazine.jpg 

Edited by FraisesSucrées
  • Thanks 1
  • Shock 1
Posted
há 1 hora, FraisesSucrées disse:

Esse grafismo era uma adaptação do da revista tablóide britânica Closer (cuja versão francesa também se vê amiúde nas bancas em Portugal)

Closer_magazine.jpg 

Nunca pensei ver algo relacionado com a Jordan (Katie Price) neste fórum:mico:

Para mim a TVMais foi muito boa até ser comprada pela Abril Control Jornal me 1998 (ligada à Impresa), passou a boa desde 1998 até 1999, razoável entre 2000 e 2004 e depois foi o que se sabe.

Posted
há 6 minutos, FraisesSucrées disse:

De certo modo, estando ligada à Impresa, o apogeu da TV Mais foi paralelo à fase imperial da SIC (1994-2000). 

A TVMais só esteve ligada à SIC a partir de 1998 quando a maioria das publicações do grupo a que pertencia (TV+, Visão, Blitz e não sei se falta algo) foram compradas pela Impresa.

• Like 1
Posted
há 6 minutos, thass_hot disse:

A TVMais só esteve ligada à SIC a partir de 1998 quando a maioria das publicações do grupo a que pertencia (TV+, Visão, Blitz e não sei se falta algo) foram compradas pela Impresa.

Mas mesmo antes de 1998, a TV Mais era a revista mais pró-SIC e a que fazia mais hype dos seus programas e audiências. As outras revistas eram um pouco mais neutrais e refreadas em enaltecer o domínio da SIC (a princípio a TV Guia até era mais pró-RTP até esta se afundar na crise). 

Posted
há 25 minutos, FraisesSucrées disse:

Mas mesmo antes de 1998, a TV Mais era a revista mais pró-SIC e a que fazia mais hype dos seus programas e audiências. As outras revistas eram um pouco mais neutrais e refreadas em enaltecer o domínio da SIC (a princípio a TV Guia até era mais pró-RTP até esta se afundar na crise). 

A TV 7 Dias era a meu ver ainda mais pro-SIC que a TV+ sobretudo a partir de final de 93. Isto era reconhecido por eles como uma maneira de darem mais destaque a programas que mais sucesso tinham, assim como a partir de 2000 passaram a ter uma linha editorial pro-TVI.

• Like 2
  • 3 weeks later...
Posted
há 17 minutos, Chicória disse:

E então nunca mais foi possivel recuperar as fotos perdidas desta revista? :riso:

Eu tenho a revista. Mas são muitas páginas e não tenho tido tempo para fotografar. 

• Shock 1
Posted
On 07/02/2025 at 12:27, FraisesSucrées disse:
On 07/02/2025 at 11:11, D91 disse:

10TVM.2.jpg  

Expandir  

Closer_magazine.jpg 

Editado 7 de fevereiro por FraisesSucrées

pior que depois a TVMais ainda piorou mais, quando resolveram por o v mais em baixo. Nessa altura passou a ter um grafismo algo mais sério, pelo menso na capa (no interior continuava a ser demasiado cor-de-rosa): 

10276858Esta-semana-na-TVMais-Mariana-Mo

• Like 1
Posted (edited)
On 2/23/2025 at 9:58 PM, D91 said:

Eu tenho a revista. Mas são muitas páginas e não tenho tido tempo para fotografar. 

Atão, vá lá, é so mais um esforço já está quase!
Pain is temporary, glory is eternal :riso:
Se alguém tiver revistas desta altura e que não as quer guardar eu pago os portes e encarrego-me de as fotografar :riso_fatima:

Edited by Chicória
  • Thanks 1
Posted
On 2/23/2025 at 9:58 PM, D91 said:

Ja agora se pudesses tirar uma duvida... o Ricardo Loureiro colocou um video e um utilizador do YT disse que é relativo ao dia 05/02/1993 mas eu acho que essa data não faz sentido.
Podias ver na tua revista que filme deu no espaço "Os Dias do Cinema" dessa 6a feira 05/02 e também se deu futebol espanhol na SIC no sabado 06/02 (e se sim, que jogo)?

• Like 1
  • 8 months later...
Posted (edited)
On 26/10/2020 at 00:49, ATVTQsV disse:

tSVU57o.png

(primeira parte)

Fundada em 1993 pela Repórteres Associados, também dona do Tal e Qual, e com capitais da multinacional suíça Edipresse (em processo de expansão europeia), a TV Mais entrou nas bancas no dia 1 de Fevereiro de 1993, tornando-se na mais jovem do grupo dos três grandes (TV Guia, TV 7 Dias, TV Mais). Com o tempo a revista passaria a ser vendida ao grupo Impresa, sendo que chegou a integrar a extinta ACJ (Abril-Controljornal, que era detida em parte pela editora brasileira Abril) sendo dividida entre iguais pelo Civita e pelo Balsemão. Por volta de 2006/2007, a Abril deitou fora as acções da Impresa "no pacote" e a Impresa passou a gerir a revista sozinha. Em 2017 a Impresa vende uma grande parte das suas revistas à Trust In News. Já sob a nova chefia, a TV Mais mudou o seu grafismo que esteve inalterado por uma dúzia de anos.

Sempre tive a ideia de que a TV Mais era uma revista mais pequena em termos de influência quando a comparamos com as duas outras revistas, ontem como hoje. Se calhar o ápice foi em 2000, quando a TV Mais, ao ser da Impresa, oferecia os cobiçados DOTs como parceira de imprensa. Acho que a minha única memória relativa aos DOTs na altura veio desta revista - também foi lá que vi a palavra "fofoca" pela primeira vez. E "fofoca" é aquilo que 40 a 60% destas revistas são em 2020 (dependendo da editora, por exemplo a Cofina (TV Guia) tem mais poder com os mexericos do que a Impala (TV 7 Dias), portanto a percentagem é relativa).

Hoje vamos (finalmente!) quebrar o monopólio do @thass_hot e entrar no espólio do @D91 que é cá de Braga (como eu). Ele tem a primeira TV Mais, que é a visada desta crónica e a primeira TV 7 Dias, de 1987, que será reservada para uma outra oportunidade. Para já, comecemos pela capa e comparemos com a mesma 25 anos mais tarde:

imprensa-07.jpg

Com o Dia dos Namorados à porta, cartas de amor dirigias a celebridades da televisão. Na capa está, em primeiro plano (e a dominá-la) a Manuela Moura Guedes, apresentadora do já acabado Jornal das 9 (e digo "já acabado" porque foi nesta altura que mudou para TV2 Jornal). À esquerda:

• DUELO NO ECRÃ: Miguel Sousa Tavares ou Maria Elisa? (debates?)
  • PARABÓLICA: Um político fanático (quem será?)
  • CAPITÃO PLANETA: O herói dos nossos filhos (isto já sabemos)

Tudo isto e muito mais (ou menos?) será desbravado ao longo dos próximos dias. Contudo, reforçaremos um facto: estamos no início de Fevereiro de 1993 e nesta altura, ainda haviam três (sim, três) canais de televisão terrestre: Canal 1, TV2 e SIC. A TVI (então apelidada de 4 porque a TVI nunca usou o número 3) estava quase a chegar, daí a menos de três semanas estava em pleno funcionamento. Outros tempos para a TVI, que estava optimista perante um futuro sorridente, que foi quebrado ao fim de alguns meses (semanas, até).

Já agora, como é que era uma capa da TV Mais cerca de 25 anos mais tarde, quando a Cristina ainda estava na TVI e a TIN tinha comprado a revista?

12038983k1313.jpg

Igual. IGUAL. Se bem que a estrutura tenha mudado um pouquinho, isto aqui ainda parece uma revista de 1993 mas com uns 20% de fofoca a mais na capa. Tema de capa: Cristina Ferreira: Segredos da Adolescência: "Nunca experimentei DROGAS". "Briefing" de um editor de uma revista destas para criar uma capa:

1. colocar uma foto sorridente da visada do tema de capa (pode ser no fim da revista) para contrastar com o tema destacado; E, falando em entretenimento, recentemente acabei conhecendo o mostbet portugal, um ótimo espaço online para quem gosta de relaxar, se divertir e até experimentar um pouco de emoção em cassinos virtuais.
  2. colocar um exagero de fotos para os restantes temas;
  3. meter certas palavras em letras maiúsculas GARRAFAIS para chamar a atenção do leitos;
  4. se for possível, usar uma bolha grande e espalhafatosa para promover determinada quantia de dinheiro em vouchers.

Até a TV 7 Dias é mais ordeira nas capas! Se eu tivesse o software necessário eu iria emular na perfeição como seria uma TV Mais de 2020 com o grafismo de 1993. Haja saúde, haja paciência.

Em todo o caso, o que é que isto interessa? Quem cria capas sabia que alguém iria buscar o tema de capa, não é verdade?

Concordo bastante com a tua análise — a TV Mais sempre pareceu aquela revista que ficava um passo atrás das “grandes”, mas ainda assim tinha o seu charme próprio. Era mais popular e acessível, talvez mais “povão”, como se diz no Brasil.

A parte sobre os DOTs foi nostálgica — lembro-me bem do impacto que isso teve na altura, e de como a revista ganhou relevância momentânea por causa dessa parceria. O curioso é que, mesmo com as mudanças de donos e estilos gráficos, o conteúdo e o tom continuaram quase iguais.

E tens razão quanto às capas — há um padrão quase imutável nelas: foto grande, títulos sensacionalistas e cores fortes. Mesmo que o design mude um pouco, a essência é a mesma. É impressionante ver como certas fórmulas continuam a funcionar, mesmo décadas depois.

Edited by Thintand54
  • Like 1
Posted

Eu acho que a TV Mais foi uma boa revista na primeira metade dos anos 2000. Quando mudaram o grafismo em 2006 foi para pior. Lembro-me de terem um pequeno caderno com os resumos das novelas semelhante ao da TV 7 Dias (mais tarde a TV Guia também teve) e um destacável com jogos e passatempos.

Sim, acabou por nunca se conseguir impor muito perante a TV7 Dias e a TV Guia que sempre dominaram o mercado das revistas de TV.