Jump to content

103: Canais da Igreja Maná


Recommended Posts

Toda a gente sabe quem é a Igreja Universal do Reino de Deus. Alguns sabem o que é a Igreja Internacional da Graça de Deus. Obviamente acreditamos que a IIGD - por incrível que pareça fundado por um primo do Edir Macedo que se tornou dissidente da IURD - é minúscula face à grandiosa seita do coração com a pomba no interior.

No entanto, custa-me a acreditar que existem seitas destas 100% portuguesas. A única seita portuguesa que tem alguma notoriedade no panorama português é a Igreja Maná, fundada em 1984 pelo "apóstolo" Jorge Tadeu.

A Igreja Maná foi sempre considerada como uma seita, sendo que nunca chegou a ter marcado um encontro na Luz das Nações (Alturas eu seeeeeei que há de haveeeeeeeer...) nos fins de tarde da RTP 2. Ao contrário da IURD, que chegou a ter tempo de emissão na sombra da SIC, antes de abrir ou depois de fechar a emissão, a Igreja Maná só chegaria a ter o seu próprio canal de televisão em 2003. Nascia então a Manásat.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

A Manásat sempre teve pouca notoriedade no panorama televisivo português. Para começar, a emissão do canal nem sequer era emitida nos operadores convencionais - TV Cabo, Cabovisão, operadoras locais cujo nome terminava em -tel - e sim por satélite. E não. Não era só um canal. Eram dois: Manásat 1 para o público em geral e Manásat 2 para os pastores (com parte da sua programação codificada  para o público, sendo que as reuniões dos pastores eram codificadas). A emissão era feita em satélite para a Europa e África, inteiramente em português, sendo que o segundo canal passava alguns programas em inglês e espanhol. Passado algum tempo passou a ser emitido para as Américas. Uma grande parte dos programas são feitos cá. Tipo, na Igreja Maná.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

O logo usado pelo canal nos seus primeiros anos parece uma versão descartada de um símbolo que a SIC um dia sonhava em adoptar - mas ficou assim, ó, porque a Igreja Maná nem sequer tem um quinto do orçamento de uma SIC, e nem sequer as contribuições dos fiéis ajudam a seita do pastor com sotaque americanizado a avançar com os planos de se tornar num dos principais grupos de media de Portugal. Os canais da Manásat tornaram-se nos primeiros de índole religiosa a serem feitos completamente dentro da fronteira portuguesa, pois a Canção Nova em Fátima não passa de uma "afiliada" estrangeira.

Quais os objectivos do canal (dos canais?)?

"Direccionado para a Familia.
É o canal da Vida,
Para a construção de valores positivos e morais, nas:

  1. Crianças.
  2. Jovens.
  3. Adultos.

No mundo de hoje, crianças e jovens estão expostos a todo o tipo de informações imorais.
Este canal é uma alternativa para colaborar na educação dos seus filhos com respeito á sua formação cívia e humana."

Eu juro que não escrevi isto, quem escreveu esta aberração nem sequer passou da quarta classe, isto porque até a Igreja Maná aceitou tamanhas aberrações ortográficas como esta:

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Bilhete da Igreja Maná para "voçe" ir ao céu. Infelizmente, o preço cobrado para lá chegar por esta igreja/empresa é demasiado caro. (Acredita que há um livro escrito pelo "apóstolo" fundador da Maná, intitulado "Acerca de Finanças", cujo primeiro capítulo se chama "O Dinheiro É Muito Espiritual"?)

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Por incrível que pareça, a Manásat também vendeu kits de parabólicas só para apanhar os canais. Por apenas 150€ (e zero mensalidades), já tinhas acesso garantido para o céu!

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Em 2005, a Manásat mudou o seu símbolo pela primeira vez, passando a ser uma oval. Os separadores que tinha até Dezembro de 2014 (pelo menos é a ideia que tenho) é que eram um bigu alucinatório.

Manásat - o seu canal de eleição. Imagine se tivesse cobertura terrestre e 60% da audiência nacional! O sucesso que seria! Já agora, porque é que este separador parece ter vindo da Contra Informação?

"Alternactiva" não é falha, é marketing da Igreja Maná. É uma amálgama de "alternativa" e "activa", embora o acordo ortográfico arruinou tudo.

Alguma droga foi usada para criar este separador. Ah peraí estamos na Igreja Maná, não vamos falar sobre droga não.

Chega.

A Manásat diversificou ainda mais os seus negócios. Abriu uma televisão em Moçambique e melhor ainda, pôs-se a criar telefilmes! Não só para emitirem na Manásat mas também para venderem em míseros DVDs. A Manásat tornou-se naquilo que a SIC sempre quis ser e abriu a sua Sicfilmes - a Produções Manásat.

Ao fim de algum tempo decidiram mudar para PM-SAT (Produções Maná-SAT), só para tentar esconder.

Dificilmente a IURD faria obras-primas de "qualidade", dignas de um filme do Gana mas com uma produção de qualidade vezes mil, mas pelo menos a IIGD faria.

No entanto, em 2005, a Igreja Maná tentou comprar a Media Capital e, por consequência, a TVI. O canal líder de audiência estava em risco de se tornar num clone da Manásat.

https://arquivo.pt/wayback/20051216092628/http://dn.sapo.pt/2005/09/06/media/tadeu_quer_desculpas_paes_amaral.html

https://arquivo.pt/wayback/20050905135457/http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=578213&div_id=291

Tal compra nunca foi concretizada, apesar das ambições de Jorge Tadeu.

Em 2010, acabaria com a Manásat 2, passando a ser denominada de Kurios TV, e concentrando as suas emissões para África.

A Manásat 1 viria a mudar para TV Maná 1 em 2013. Só em 2016 (até que enfim! /sqn) é que chegaria às operadoras, inicialmente como Kurios TV, mas depois mudaram para Kuriakos TV, supostamente por causa das actividades da seita que levam Kuriakos no nome.

A Igreja Maná tem criado novos canais para a internet, tendo criado canais temáticos como Kuriakos Music, Cine Kuriakos e Kuriakos Kids. No entanto, a Kuriakos TV continua despercebida, como se um portal para outra dimensão se tratasse.

  • Like 1
  • Shock 1
Link to comment
Share on other sites

há 11 minutos, pedrovinsky disse:

Muito interessante. Parabéns. No Brasil há a 'Nossa TV' da Igreja da Graça (R.R. Soares), que tem os canais próprios da igreja e mais alguns de outras operadoras. Com "conteúdos para a família", risos.

Já ouvi falar dela, costuma aparecer em todo o santo Show da Fé, até chega a ser uma operadora low cost, mesmo com canais  "para toda a família" que não estejam 100% protegidos.

Dificilmente haveria uma operadora destas da Igreja Maná. Já estaria a imaginar os primeiros canais, primeiro a TV Maná 1, depois a Kuriakos TV, a Kuriakos Music, o Cine Kuriakos, a Kuriakos Kids, todo o santo canal para pastores da Maná, e provavelmente, uma falta de canais tipo CM TV e a gama temática da SIC.

Link to comment
Share on other sites

On 09/03/2020 at 19:04, ATVTQsV disse:

Dificilmente a IURD faria obras-primas de "qualidade", dignas de um filme do Gana mas com uma produção de qualidade vezes mil, mas pelo menos a IIGD faria.

A IURD fez várias minisséries e telenovelas com a mesma "qualidade artística"
 

 

há 10 horas, pedrovinsky disse:

Muito interessante. Parabéns. No Brasil há a 'Nossa TV' da Igreja da Graça (R.R. Soares), que tem os canais próprios da igreja e mais alguns de outras operadoras. Com "conteúdos para a família", risos.

 

há 10 horas, ATVTQsV disse:

Já ouvi falar dela, costuma aparecer em todo o santo Show da Fé, até chega a ser uma operadora low cost, mesmo com canais  "para toda a família" que não estejam 100% protegidos.

Dificilmente haveria uma operadora destas da Igreja Maná. Já estaria a imaginar os primeiros canais, primeiro a TV Maná 1, depois a Kuriakos TV, a Kuriakos Music, o Cine Kuriakos, a Kuriakos Kids, todo o santo canal para pastores da Maná, e provavelmente, uma falta de canais tipo CM TV e a gama temática da SIC.

A Nossa TV merece um capítulo à parte na história da Televisão brasileira de "Como não se fazer TV por assinatura". Tive a oportunidade de ver o sistema em funcionamento em dois templos da IIGD por volta de 2008. A qualidade de imagem dos canais próprios da Igreja era muito inferior a qualquer coisa que eu tenha visto na vida. E, em pleno ano de 2020, eles ainda estão na era SD 4:3. O "RIT Notícias" depende quase exclusivamente das imagens baixadas na Internet ou de agências de notícias. 

Quanto ao preço do serviço, não é tão "lowcost" como se pensa, principalmente se compararmos com os serviços "pré-pago" da Claro, Oi e Sky. O pacote "Graça" tem 20 canais, dos quais 6 são públicos, 2 são voltados ao assinante, 1 é "jornalístico" e o resto são canais religiosos. Tudo por "apenas" 49 reais mensais. Para efeito de comparação, o pacote "pré-pago" mais barato da OiTV sai por 55 reais mensais e você tem acesso à 62 canais, dos quais 27 são efetivamente pagos e 35 são generalistas/religiosos/rurais/públicos.

Link to comment
Share on other sites

há 20 horas, PierreDumont disse:

A Nossa TV merece um capítulo à parte na história da Televisão brasileira de "Como não se fazer TV por assinatura". Tive a oportunidade de ver o sistema em funcionamento em dois templos da IIGD por volta de 2008. A qualidade de imagem dos canais próprios da Igreja era muito inferior a qualquer coisa que eu tenha visto na vida. E, em pleno ano de 2020, eles ainda estão na era SD 4:3. O "RIT Notícias" depende quase exclusivamente das imagens baixadas na Internet ou de agências de notícias. 

Quanto ao preço do serviço, não é tão "lowcost" como se pensa, principalmente se compararmos com os serviços "pré-pago" da Claro, Oi e Sky. O pacote "Graça" tem 20 canais, dos quais 6 são públicos, 2 são voltados ao assinante, 1 é "jornalístico" e o resto são canais religiosos. Tudo por "apenas" 49 reais mensais. Para efeito de comparação, o pacote "pré-pago" mais barato da OiTV sai por 55 reais mensais e você tem acesso à 62 canais, dos quais 27 são efetivamente pagos e 35 são generalistas/religiosos/rurais/públicos.

Não tem nem a RIT que seria o canal principal deles... que vergonha

Fora os canais avulsos tipo Fashion TV, WooHoo, NHK (que em outras operadoras é comprado a parte por um preço caro)

Se tivesse a SIC Internacional no lugar seria um bom preço! :clown:

Link to comment
Share on other sites

há 8 minutos, pedrovinsky disse:

Não tem nem a RIT que seria o canal principal deles... que vergonha

Tem mas é o Canal Um Europa, a programação é quase idêntica, até respeitam a norma brasileira do "conteúdo livre". Acho que é uma escapatória do líder para não incluir o canal principal que tem de seguir a norma do "horário eleitoral gratuito".

A Igreja Maná tem poucos seguidores no Brasil, a Boas Novas que é da Assembleia de Deus chega a passar reuniões da Maná portuguesa, com o sotaque americanizado do Jorge Tadeu e tudo :D

  • LOL 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...