Jump to content

Televisão [Tópico Geral]


_zapping_

Posts Recomendados

Foi desinteressante e aborrecida no geral, apesar de alguns momentos bons. Mas por exemplo, os monólogos dos apresentadores do "5" e sobretudo os momentos "Quem Quer Ser Milionário" eram dispensáveis.

Mas esses foram, pelo menos para mim, os momentos mais divertidos da gala. E não foram nada dispensáveis.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CRÓNICA DE TV - Nós, figurantes
por NUNO AZINHEIRA

 

Transformar uma clássica "conferência de imprensa" num "acontecimento" começa a ser um hábito que só não se tornará uma moda se os jornalistas forem capazes de colocar um travão. A TVI deu segunda-feira mais um passo nesse sentido, o de envolver os jornalistas numa operação secreta, ajudando a aumentar o impacto mediático de uma legítima opção estratégica e comercial da estação. Quando os jornalistas reivindicam cada vez mais para si a sua importância e a sua capacidade de serem filtros entre o acontecimento e o consumidor em nome dos critérios editoriais, é justamente nesse momento que aceitam ir a uma conferência de imprensa com hora marcada sem saber ao que vão. E à pergunta normal de qualquer responsável ("mas o que é?", "o que vamos fazer?" "quem vai estar presente?"), quanto mais não seja para, definindo o valor-notícia do "serviço", poder usar um critério razoável na marcação da agenda do dia seguinte, obtém-se o silêncio como resposta. Dito isto, e não é pouco, a estratégia da TVI em chamar os jornalistas ao estúdio do Jornal das 8 para apresentar o novo programa de Ricardo Araújo Pereira, foi excelente. Excelente na substância (ter RAP em prime time a fazer uma rábula diária ao jeito da Mixórdia de Temáticas da Comercial é uma muito boa ideia numa TV comercial) e excelente na forma (convocar os jornalistas sem lhes dizer ao que iam aumentou a expectativa interna e externa em redor da nova aposta). Mas, sejamos claros, e contra mim falo porque, no âmbito das minhas funções, também aceitei enviar uma equipa de reportagem sem saber para quê, os jornalistas não são, não podem ser, atores nem figurantes. A culpa não é da TVI, é nossa.

 

O melhor de Portugal
por NUNO AZINHEIRA

 

Não vale a pena estar sempre a malhar na mesma história. Sim, há anos que bato no Festival da Canção. Precisamente porque, há muitos anos mais, eu era um fã indefetível. Recordo-me das noites míticas de sábado, da expectativa para ouvir as canções. Sim, eu sei, eram outros tempos. Nas últimas 24 horas fartei-me de ouvir e ler as piores coisas sobre a edição deste ano do festival. Para variar. Que era fraco, que já devia ter acabado, que as canções eram uma espécie de prolongamento de Somos Portugal e Portugal em Festa, que era uma "pimbalhice pegada". Aqui chegados, e com toda a franqueza, não sei se a culpa é só da RTP. Para mim, o festival morreu e só voltará a renascer se os bons compositores e cantores deste país o quiserem. Não me interessa aqui saber quem o matou (quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?), interessa-me perguntar se há vontade de o fazer ressuscitar. Se houver, só há um caminho: o festival não pode ser uma espécie de rampa de lançamento de mau gosto, o festival tem de ser o corolário de um percurso. O festival não pode ser uma espécie de seleção de sub-21, tem de ser a seleção A, à qual só vão os melhores. Mas os melhores têm de querer ir. Os melhores têm de ser incitados, convidados, empurrados. Os melhores têm de ter orgulho em representar Portugal lá fora. Já não podem ser as Simones, os Calvários, os Paulos de Carvalho, os Fernandos Tordo, é verdade: os tempos mudaram e a música também. Mas podem ser os Boss AC da vida, os Pacman, os Amores Electro, as Sónias Tavares, as Marisas, os Camanés, os Abrunhosas. Será que eles querem? Não sei. Mas o Festival da Canção, e a música que de lá sair para a Eurovisão, tem de ter o melhor de Portugal. Para o resto, afinal de contas, não faltam por aí outros festivais...

 

Ansiedades criativas
por JOEL NETO

 

1 E, pronto, estão aí os números. Ao longo das últimas semanas, critiquei a ideia de uma Gala dos Prémios Lúmen, elogiei o regresso do Festival RTP da Canção e, por outro lado, torci o nariz aos compositores escolhidos. Por detrás de tudo isso estava, na Gomes da Costa, a ideia de catalisar audiências independentemente da qualidade e da própria lógica, caminho que me parece ser o errado, mas que em todo o caso chega à Direção de Programas como uma exigência da Administração. Vale a pena ter agora em atenção os resultados. A dita Gala dos Prémios Lúmen, em que a estação pública reuniu virtualmente todas as suas estrelas, não conseguiu sequer entrar no top 10 dos programas mais vistos do dia. Já a semifinal do Festival RTP da Canção, que se limitou a repetir a fórmula dos piores momentos da história do certame, ficou-se pelos 740 mil espectadores, menos de metade dos de Masterchef (TVI). Repito: os números não podem ser uma preocupação primária da RTP e a comparação com as privadas não deve ser medida para o que quer que seja. Mas se eles se tornam uma preocupação e ela a principal medida, então o mínimo que se pode esperar é que as apostas produzam algum resultado. Afinal, tratou-se apenas de um apimbalhamento voluntarioso e inútil. A ideia é continuar?
2 O suicídio de uma concorrente de Jjak, reality show da TV sul-coreana, vem engrossar o número de tragédias nos domínios da televisão-realidade. Não se pode dizer que se trate de uma traição à lógica, porque se alguma coisa faz parte da realidade é a morte. Pode perguntar-se se haverá um momento em que diremos "basta!". E também pode responder-se: não.

Editado por Hugo3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

partindo de outros tópicos e posts (de vários users do atv) -

  1. num canal generalista, a que se deve dar prioridade - ficção (novelas ou séries), rshows, concursos de cultura geral, talk shows? :dontknow:
  2. Porque razão, as novelas já nâo têm tanta força (ainda há boas novelas - Belmonte, Amor a Vida, o Beijo do Escorpião) como antigamente?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sol de Inverno também é uma boa novela (a melhor das portuguesas) na minha opinião. Só que actualmente tem mais força na SIC e menos na TVI.


Acho que num canal generalista se deve dar prioridade há ficção (novelas e séries), concursos de cultura geral, talents e reality shows, outros géneros de programas de grande entretenimento, talk shows e documentários...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

partindo de outros tópicos e posts (de vários users do atv) -

  1. num canal generalista, a que se deve dar prioridade - ficção (novelas ou séries), rshows, concursos de cultura geral, talk shows? :dontknow:
  2. Porque razão, as novelas já nâo têm tanta força (ainda há boas novelas - Belmonte, Amor a Vida, o Beijo do Escorpião) como antigamente?

 

 

O problema das novelas da TVI na minha opinião e tal como referi noutro tópico, estão demasiado pesadas.

O Sol de Inverno, por exemplo, embora tenha drama todas semanas (que aí acho excessivo), consegue ser bastante equilibrada, já a programação da TVI atualmente não tens nenhuma novela/série que se considere descontraída.

 

Sol de Inverno também é uma boa novela (a melhor das portuguesas) na minha opinião. Só que actualmente tem mais força na SIC e menos na TVI.

Acho que num canal generalista se deve dar prioridade há ficção (novelas e séries), concursos de cultura geral, talents e reality shows, outros géneros de programas de grande entretenimento, talk shows e documentários...

 

O LVTV disse tudo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

partindo de outros tópicos e posts (de vários users do atv) -

  • num canal generalista, a que se deve dar prioridade - ficção (novelas ou séries), rshows, concursos de cultura geral, talk shows? :dontknow:
  • Porque razão, as novelas já nâo têm tanta força (ainda há boas novelas - Belmonte, Amor a Vida, o Beijo do Escorpião) como antigamente?

Não se deve dar prioridade a nada, simplesmente haver um pouco de tudo. No caso da TVI, simplesmente não há meio-termo entre novelas e reality shows. As novelas são importantes para o canal sim, mas os reality shows, quando vêm, simplesmente arrasam o HN da TVI, deixando-o caótico quando eles acabam. Para mim, o número de novelas diário é um exagero, um RS é uma alternativa, mas por exemplo, no caso do SS, é sempre o mesmo todas as edições, apenas um ou outro detalhe muda, porque os concorrentes, a produção até os trocadilhos e piadas mais que gastas e irritantes da Teresa são o mesmo. Para isso mais valem estar quietos, até porque vale estarem três meses com um reality igual ao que já deu no ano passado, e passaram os restantes 9 meses a penar no HN? Mas não é só isso, há muita coisa que tem de ser mudada, desde a excessiva duração do informativos ao abuso que dão tanto em novelas como em realities. Como disse, tem de haver um meio termo.

E aquilo que disse acima leva a que mais pessoas se afastassem das novelas. Os tempos também são outros, o público, principalmente o mais jovem, na sua generalidade, não me parece que tenha pachorra para ver 300 episódios de uma história que à partida já se sabe que vai enrolar, vai mudar de horário 1000x no caso da TVI, ou a história acaba por ser sempre a mesma - tudo feliz para sempre, vilões presos e que pagam pelo mal que fizeram, fim. Além disso, procuram novos temas (não, não me refiro a, por exemplo, OBDE falar da homossexualidade de forma diferente que as outras novelas), histórias diferentes de raiz (tipo as séries da RTP1, tomando-as como exemplo). Mas há diversos fatores para isso, o público que vê é diferente do público de há 10 anos, e por isso é óbvio que as audiências sigam esse padrão também.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se deve dar prioridade a nada, simplesmente haver um pouco de tudo. No caso da TVI, simplesmente não há meio-termo entre novelas e reality shows. As novelas são importantes para o canal sim, mas os reality shows, quando vêm, simplesmente arrasam o HN da TVI, deixando-o caótico quando eles acabam. Para mim, o número de novelas diário é um exagero, um RS é uma alternativa, mas por exemplo, no caso do SS, é sempre o mesmo todas as edições, apenas um ou outro detalhe muda, porque os concorrentes, a produção até os trocadilhos e piadas mais que gastas e irritantes da Teresa são o mesmo. Para isso mais valem estar quietos, até porque vale estarem três meses com um reality igual ao que já deu no ano passado, e passaram os restantes 9 meses a penar no HN? Mas não é só isso, há muita coisa que tem de ser mudada, desde a excessiva duração do informativos ao abuso que dão tanto em novelas como em realities. Como disse, tem de haver um meio termo.

E aquilo que disse acima leva a que mais pessoas se afastassem das novelas. Os tempos também são outros, o público, principalmente o mais jovem, na sua generalidade, não me parece que tenha pachorra para ver 300 episódios de uma história que à partida já se sabe que vai enrolar, vai mudar de horário 1000x no caso da TVI, ou a história acaba por ser sempre a mesma - tudo feliz para sempre, vilões presos e que pagam pelo mal que fizeram, fim. Além disso, procuram novos temas (não, não me refiro a, por exemplo, OBDE falar da homossexualidade de forma diferente que as outras novelas), histórias diferentes de raiz (tipo as séries da RTP1, tomando-as como exemplo). Mas há diversos fatores para isso, o público que vê é diferente do público de há 10 anos, e por isso é óbvio que as audiências sigam esse padrão também.

As séries da rtp1? Não tem audiências, exceto Beirais... essa que está sempre a enrolar no mesmo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As séries da rtp1? Não tem audiências, exceto Beirais... essa que está sempre a enrolar no mesmo ;)

 

As séries da RTP 1 só não têm mais audiência devido ao estigma do canal ser público e que as "televisões privadas são melhores".

É verdade que "Bem-vindos a Beirais" têm por vezes episódios um pouco fracos como foi o caso de ontem mas no geral a série é bastante agradável de se ver. Pessoalmente prefiro esta série a ver coisa mais dramáticas, tal como ocorre na SIC e em especial na TVI.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As séries da RTP 1 só não têm mais audiência devido ao estigma do canal ser público e que as "televisões privadas são melhores".

É verdade que "Bem-vindos a Beirais" têm por vezes episódios um pouco fracos como foi o caso de ontem mas no geral a série é bastante agradável de se ver. Pessoalmente prefiro esta série a ver coisa mais dramáticas, tal como ocorre na SIC e em especial na TVI.

já eu sou ao contrário, prefiro séries/novelas com acção, suspanse, drama, em suma algo que me deixe agarrada ao ecran. Por isso gosto de novelas como MAC, o BDE, ou séries como o Bairro, e eu e muitas pessoas na faixa etária 15/ 40 anos - jovens e jovens/adultos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já eu sou ao contrário, prefiro séries/novelas com acção, suspanse, drama, em suma algo que me deixe agarrada ao ecran. Por isso gosto de novelas como MAC, o BDE, ou séries como o Bairro, e eu e muitas pessoas na faixa etária 15/ 40 anos - jovens e jovens/adultos :)

 

Isso é relativo. Se a maioria gostasse, O Bairro tinha uma boa audiência e não é o que se vê. Depende do gosto de cada um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que é assim, mas no meu comentário baseei-me no universo do atv e no nº de comentários nos respectivos tópicos

 

E eu estou a basear-me nos meus gostos e nas audiências. Eu estou dentro da faixa dos jovens/adultos e não gosto do conteúdo. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

partindo de outros tópicos e posts (de vários users do atv) -

  1. num canal generalista, a que se deve dar prioridade - ficção (novelas ou séries), rshows, concursos de cultura geral, talk shows? :dontknow:
  2. Porque razão, as novelas já nâo têm tanta força (ainda há boas novelas - Belmonte, Amor a Vida, o Beijo do Escorpião) como antigamente?

 

Eu sou da opiniao do Ruben, nas generalistas deviam haver um pouco de tudo. Eu estou incluida naquele grupo de jovens que nao tem paciencia nenhuma para novelas, nao consigo perceber qual é o interesse em ver a mesma coisa mas com nomes diferentes. Os temas podem mudar, pode haver personagens engracadas etc, mas acaba sempre tudo igual, a fórmula é sempre a mesma e, para além disso, é uma granda dose! Todas os dias durante pelo menos uma hora? É muito. Eu nem vejo as novelas que dao agora, mas é do genero: familia rica, familia pobre, dois principais que vao ficar juntos mas estao sempre a ter problemas, nucleo de comédia, negócios. Qual é a cena? Nao entendo, mas pronto. Por alguma razao os RS da TVI fazem sempre BOOM nas audiencias, é algo diferente! E nao entendo porque é que a TVI tem de parar com o RS, porque é que nao pode ter os dois? Desde que nao seja sempre SS ou BB, pode ir variando! Novelas e um programa diferente, era o que devia ser.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou da opiniao do Ruben, nas generalistas deviam haver um pouco de tudo. Eu estou incluida naquele grupo de jovens que nao tem paciencia nenhuma para novelas, nao consigo perceber qual é o interesse em ver a mesma coisa mas com nomes diferentes. Os temas podem mudar, pode haver personagens engracadas etc, mas acaba sempre tudo igual, a fórmula é sempre a mesma e, para além disso, é uma granda dose! Todas os dias durante pelo menos uma hora? É muito. Eu nem vejo as novelas que dao agora, mas é do genero: familia rica, familia pobre, dois principais que vao ficar juntos mas estao sempre a ter problemas, nucleo de comédia, negócios. Qual é a cena? Nao entendo, mas pronto. Por alguma razao os RS da TVI fazem sempre BOOM nas audiencias, é algo diferente! E nao entendo porque é que a TVI tem de parar com o RS, porque é que nao pode ter os dois? Desde que nao seja sempre SS ou BB, pode ir variando! Novelas e um programa diferente, era o que devia ser.

 

Também concordo contigo. Achas normal amanhã a TVI ir dar A Tarde é Sua desde as 16h até às 20h? Estamos a falar de 4 horas com o mesmo programa.

Falta variedade aos canais nacionais, deveriam de apostar em mais conteúdo.

Em relação aos reality shows os diários e extras têm sempre tempo a mais, falta o equilíbrio na programação.

 

Sou da opinião que a TVI se fizer um reality show brevemente que seja o BB ou então outro formato pois o SS começa a ser repetitivo na minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também concordo contigo. Achas normal amanhã a TVI ir dar A Tarde é Sua desde as 16h até às 20h? Estamos a falar de 4 horas com o mesmo programa.

Falta variedade aos canais nacionais, deveriam de apostar em mais conteúdo.

Em relação aos reality shows os diários e extras têm sempre tempo a mais, falta o equilíbrio na programação.

 

Sou da opinião que a TVI se fizer um reality show brevemente que seja o BB ou então outro formato pois o SS começa a ser repetitivo na minha opinião.

A sério? Por acaso nao sabia! Eu nao vejo TV, cansei completamente da programacao, só vejo quando há RS e programas diferentes (tipo o Vale Tudo). 

 

Mas eu acho que BB é mais do mesmo...Survivor era uma boa aposta!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério? Por acaso nao sabia! Eu nao vejo TV, cansei completamente da programacao, só vejo quando há RS e programas diferentes (tipo o Vale Tudo). 

 

Mas eu acho que BB é mais do mesmo...Survivor era uma boa aposta!

ou o fear factor, ou o the amazing race (mas cá não há €€ nem meios para fazer um formato destes :( )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério? Por acaso nao sabia! Eu nao vejo TV, cansei completamente da programacao, só vejo quando há RS e programas diferentes (tipo o Vale Tudo). 

 

Mas eu acho que BB é mais do mesmo...Survivor era uma boa aposta!

 

Sim a sério.

Eu falei no BB para não ser o SS outra vez. São necessários formatos novos e de preferência com diferentes géneros de pessoas.

 

ou o fear factor, ou o the amazing race (mas cá não há €€ nem meios para fazer um formato destes :( )

 

Ambos os formatos já foram feitos pela TVI.

 

 

(Não é bem o The Amazing Race mas é idêntico.)

 

Só não apostam se não quiserem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há dinheiro? Só o dinheiro que ganham com o 760 dava para fazer muita coisa...

 

Eles cada vez mais com o 760 têm mais lucro. Se tiverem vontade, conseguem encontrar formatos interessantes a nível internacional, existe tanta coisa...

Ou então que criem algum de novo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles cada vez mais com o 760 têm mais lucro. Se tiverem vontade, conseguem encontrar formatos interessantes a nível internacional, existe tanta coisa...

Ou então que criem algum de novo.

Realmente à formatos internacionais baratos e interessantes que poderiam fazer. Adorava que a TVI voltasse a fazer o Survivor.

Quanto ao dinheiro que ganham com o 760 não sei quanto ganham por programa mas deve ser muito, pena enganarem as pessoas com isso, para quem não sabe o prémio destes passatempos é em cartão, não convertível em dinheiro e só pode ser utilizado durante 1 ano a partir dessa altura o prémio deixa de estar disponível, o dinheiro não pode ser levantado e o cartão só pode ser utilizado em determinados locais. Em suma uma vergonha.  

Editado por JCBF
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente à formatos internacionais baratos e interessantes que poderiam fazer. Adorava que a TVI voltasse a fazer o Survivor.

Quanto ao dinheiro que ganham com o 760 não sei quanto ganham por programa mas deve ser muito, pena enganarem as pessoas com isso, para quem não sabe o prémio destes passatempos é em cartão, não convertível em dinheiro e só pode ser utilizado durante 1 ano a partir dessa altura o prémio deixa de estar disponível, o dinheiro não pode ser levantado e o cartão só pode ser utilizado em determinados locais. Em suma uma vergonha.  

 

Só em determinados locais? Tinha a ideia que dava sempre para qualquer pagamento multibanco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...