Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Ficção SIC


Marta93
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

há 48 minutos, D91 disse:

Qual foi a melhor novela juvenil da SIC? 

Floribella 

Chiquititas 

Rebelde Way 

Lua Vermelha 

Acho que as quatro foram impactantes, pelo menos para mim, talvez daí menos a Lua Vermelha, embora reconhecesse a qualidade, na altura ainda era muito novo.

Mas sem dúvida que a Floribella foi a melhor em toda a escala, na altura foi um fenómeno, lembro-me bem que revolucionou a ficção na SIC, a maneira como todos os miúdos/adolescentes falavam da série, o impacto que teve no canal, a Luciana Abreu fez o papelão da vida dela. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/02/2024 at 16:16, Patiño disse:

Acho que as quatro foram impactantes, pelo menos para mim, talvez daí menos a Lua Vermelha, embora reconhecesse a qualidade, na altura ainda era muito novo.

Mas sem dúvida que a Floribella foi a melhor em toda a escala, na altura foi um fenómeno, lembro-me bem que revolucionou a ficção na SIC, a maneira como todos os miúdos/adolescentes falavam da série, o impacto que teve no canal, a Luciana Abreu fez o papelão da vida dela. 

A Floribella revolucionou mesmo a ficção da SIC, foi a partir daí que as pessoas passaram a olhar para as novelas portuguesas da SIC. Foi uma excelente ideia da Teresa Guilherme a adaptação desta novela.

Chiquititas veio com uma má estratégia, a novela podia ter ido para as 19h. Estrear isto em hn com uma Ilha dos Amores do outro lado claro que não ia resultar. Mas até teve sucesso nas manhãs de fim de semana e na reposição anos depois.

Rebelde Way é a minha favorita, pena não ter ido para as 19h e ter ido logo para as 18h quando saiu do hn. Lembro-me que teve muita promoção na altura e falou-se muito da novela na net antes da estreia, havia blogs de fãs e tudo. 

Lua Vermelha veio sem um horário definido, começou por dar ao fim de semana em hn, depois ainda deu diariamente e mais tarde aos fins de semana à tarde. Se a tivessem colocado de segunda a sexta às 19h podia ter resultado.

Mas as quatro tem muita qualidade e foram bem feitas.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Max30 disse:

Saudades, ícone injustiçado :adoro:

O miúdo que morre no final do primeiro episódio era super canastrão, nem nunca mais apareceu em novelas (e ainda bem)

Quando a SIC fazia promos de qualidade das suas novelas.

Editado por Lee
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Free Live said:

Eu achava os núcleos secundários muito chatos e tinha um ar meio low-cost, por isso nunca me prendi à novela. Mas aqui no fórum adoravam.

E tinha um bocado ar low-cost :cryhappy: Aquela cena do estádio no primeiro episódio deve ter sido feita com 50 cêntimos e os cenários eram casotas de cão de tão pequenos que eram. Mas a história, exceto um ou outro núcleo, compensava. Eu cheguei a ver uns 40 episódios e via-se muito bem, tive pena de nunca ter acabado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O principal problema das novelas da SIC é a forma como são produzidas. Aa cenas mal feitas e sem uma sequência lógica, falta de emoção, tudo a cru. Depois colocando flashbacks só para prolongar as novelas e os cenários muitas vezes fracos. A falta de cenas de exteriores é outro problema, mas se tudo o resto estivesse bom podíamos esquecer este pormenor. 

Claro que os núcleos cómicos e paroladas tornam tudo ainda pior. Assim não dá para levar as novelas do canal a sério. 

Antes gostava de ver as novelas da SIC, interessava-me pelas tramas, tinha curiosidade para ver o que ia acontecer. Há muito que já não sinto isso.

Com o Daniel, a ficção da SIC só piorou. Apenas Golpe de Sorte foi bem produzida.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

O principal problema das novelas da SIC é a forma como são produzidas. Aa cenas mal feitas e sem uma sequência lógica, falta de emoção, tudo a cru. Depois colocando flashbacks só para prolongar as novelas e os cenários muitas vezes fracos. A falta de cenas de exteriores é outro problema, mas se tudo o resto estivesse bom podíamos esquecer este pormenor. 

Claro que os núcleos cómicos e paroladas tornam tudo ainda pior. Assim não dá para levar as novelas do canal a sério. 

Antes gostava de ver as novelas da SIC, interessava-me pelas tramas, tinha curiosidade para ver o que ia acontecer. Há muito que já não sinto isso.

Com o Daniel, a ficção da SIC só piorou. Apenas Golpe de Sorte foi bem produzida.

Terra Brava e Nazaré na minha opinião foram as melhores era Daniel  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Afonso2014 disse:

Terra Brava e Nazaré na minha opinião foram as melhores era Daniel  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   

Sim Terra Brava também foi boa. "Sangue Oculto" tinha uma história interessante também mas foi maltratada.

Já as piores para mim foram:

Lua de Mel - nunca devia ter sido produzida.

Por Ti - A novela não tinha sequer uma personalidade própria. A história não era má mas foi mal aproveitada. Só se safava a Renata. Tentativa de ser uma Terra Brava 2.0 mas correu mal.

Papel Principal - Maior flop da era Daniel Oliveira e nem é preciso dizer porquê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, D91 disse:

Sim Terra Brava também foi boa. "Sangue Oculto" tinha uma história interessante também mas foi maltratada.

Já as piores para mim foram:

Lua de Mel - nunca devia ter sido produzida.

Por Ti - A novela não tinha sequer uma personalidade própria. A história não era má mas foi mal aproveitada. Só se safava a Renata. Tentativa de ser uma Terra Brava 2.0 mas correu mal.

Papel Principal - Maior flop da era Daniel Oliveira e nem é preciso dizer porquê.

Comecei a ver... mas lá esta a gestão feita e as fracas audiências empurraram a novela para mais tarde....a Rita Blanco levou aquela novela ás costas :brinde: 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Personagens LGBT na Ficção SIC:

  • O Espírito da Lei [Luís Filipe Costa e Tobias Monteiro] 2001
  • Resistirei [Jorge Corrula, Rui Neto e Edmundo Rosa] 2007
  • O Jogo [Carlos Vieira e Rui Pedro Cardoso] 2003
  • Floribella [André Maia] 2006
  • Capitão Roby [André Maia] 2001
  • Podia Acabar o Mundo [Ana Guiomar e Diana Chaves] [Gonçalo Dinis] 2008
  • Lua Vermelha [Inês Aires Pereira e Rita Jardim] 2010
  • Aqui Não Há Quem Viva [Diogo Morgado e Luís Gaspar] [Sofia Aparício e Mafalda Vilhena] 2006
  • Mar Salgado [Sofia Cerveira e Sofia Sá da Bandeira] 2014
  • Alma e Coração [Renato Godinho, Vitor Silva Costa, Vitor de Almeida] 2018
  • Dancin Days [Vitor Norte e Paulo Pinto] 2012
  • Amor Maior [Tiago Aldeia e Tiago Teotonio Pereira] 2017
  • Sol de Inverno [Ângelo Rodrigues e Rui Neto] 2014
  • Coração D'ouro [Joaquim Horta e Rodrigo Trindade] 2015
  • Paixão [Cláudia Vieira e Patrícia Tavares] 2018
  • A Generala [Soraia Chaves, Margarida Marinho, Vitória Guerra, Carolina Carvalho] [João Jesus, Pedro Laginha] 2020
  • Vidas Opostas [João Mota] 2018
  • Nazaré II [Miguel Costa] 2020
  • O Clube [Gonçalo Botelho, Diogo Mesquita] 2021
  • A Lista [Luís Garcia, Nuno Nolasco, Luís Ganito, Afonso Viriato] [Carolina Loureiro, Laura Dutra, Bruna Quintas] 2021/2022
  • Lua de Mel [Paulo Pascoal] 2022
  • Sangue Oculto [Tiago Aldeia e Sérgio Praia] 2022
  • Flor sem Tempo [Diogo Valsassina, Jorge Corrula] [Frederico Amaral] 2023
  • Os Eleitos [Pedro Granger, Rui Santos] 2024

EDIT: O Clube tem as personagens femininas em falta, se alguém puder mencionar todas as mulheres bi/lésbicas da série para eu adicionar agradecia.

Editado por Dimitri
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/02/2024 at 15:26, D91 disse:

Qual foi a melhor novela juvenil da SIC? 

Floribella 

Chiquititas 

Rebelde Way 

Lua Vermelha 

Novelas Juvenis da SIC Nº de Episódios Portugueses vs Nº de Episódios da versão original:


Floribella 1 - Portugal: 280 | Argentina: 175
Floribella 2 - Portugal: 178 | Argentina: 186
Chiquititas - Portugal: 217 | Argentina: 170
Rebelde Way - Portugal: 251 | Argentina: 139


 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui este artigo da TV 7 Dias sobre Alma Pirata, que infelizmente a SIC não chegou a fazer.

22608845_HzTLu.jpeg

Três amigos, seguindo a tradição dos seus falecidos pais, fundam pela segunda vez a liga das espadas. Procuram, ansiosamente, a valiosissima esmeralda 'alma'. Os seus restantes objectivos, são, limpar a memória de seus pais, continuar com a actividade justicera da liga e sabendo que seus pais foram assasinados pretendem castigar os assasinos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alma_pirata

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, D91 disse:

Deixo aqui este artigo da TV 7 Dias sobre Alma Pirata, que infelizmente a SIC não chegou a fazer.

22608845_HzTLu.jpeg

Três amigos, seguindo a tradição dos seus falecidos pais, fundam pela segunda vez a liga das espadas. Procuram, ansiosamente, a valiosissima esmeralda 'alma'. Os seus restantes objectivos, são, limpar a memória de seus pais, continuar com a actividade justicera da liga e sabendo que seus pais foram assasinados pretendem castigar os assasinos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alma_pirata

Isto podia vir 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que eles trocaram Alma Pirata por Chiquititas, que era mais apelativa comercialmente e também menos arriscada.

Alma Pirata era menos juvenil e tinha uma história muito ousada. Tive pena que não a tivessem feito, seria interessante saber como a SIC teria produzido esta novela.

Floribella, Chiquititas e Rebelde Way acho que são as produções mais conhecidas de Cris Morena.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/02/2024 at 00:35, D91 disse:

Acho que eles trocaram Alma Pirata por Chiquititas, que era mais apelativa comercialmente e também menos arriscada.

Alma Pirata era menos juvenil e tinha uma história muito ousada. Tive pena que não a tivessem feito, seria interessante saber como a SIC teria produzido esta novela.

Floribella, Chiquititas e Rebelde Way acho que são as produções mais conhecidas de Cris Morena.

Também há uma muito famosa chamada Casi Angeles que cá deu legendada no Nickelodeon, mas não deram tudo, penso que só as duas primeiras temporadas. Sim, mas a adaptar Chiquititas a SIC fez bem em adaptar as Chiquititas Sin Fin ou Chiquititas 2006 (é conhecida pelos dois nomes) que é uma temporada isolada com princípio meio e fim, do que as Chiquititas dos anos 90 que eram uma história continuada e menos impactante e coesa, foi essa que o SBT voltou a adaptar em 2013 juntando a história das duas primeiras temporadas.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • eduu mudou o título para Innamoramento [brevemente]

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...