Jump to content

78: TVI 24


ATVTQsV
 Share

Recommended Posts

A TVI teve um longo historial de canais por cabo que nunca foram para o ar: TVI Homem, TVI Tempos Livres, TVI Lux, TVI Economia, TVI Batatoon, uma compra do Canal Saúde e um canal de música. Até 2009, o único canal de cabo que a TVI lançou com algum sucesso era a TVI Eventos, que quando não emitia nada dos realities (ainda não eram rameiralities) era o Canal 43 que tinha chat.

Um canal de notícias da TVI é algo que se falava desde pelo menos 2006, mas o conceito tinha mudado ao longo dos tempos. Só foi à frente em 2008 quando a TVI fez um contrato com a ZON para ter o seu canal de notícias em exclusivo, a ocupar o canal 7 da grelha, que desde o outono de 2004 estava vago. Inicialmente era para ser lançado no verão de 2008, mas, numa acção tipicamente TVI, o seu lançamento foi atrasado - primeiro para 20 de Fevereiro de 2009, depois para o dia 26 - o que, segundo um director da TVI, era por causa do Carnaval e não dava para concentrar no novo canal ao mesmo tempo em que a generalista estava em modo aniversário.

Antes de ser lançado, já o canal esteve na fama pelos Gato Fedorento:

Já no início de 2009 surgiram as promos para ter uma ideia da grelha:

Aos 3:37 dá para ver uma rápida sucessão do esboço daquilo que viria a ser o símbolo do canal que foi mudado cerca de trinta vezes.

Depois chegou o dia 26 de Fevereiro. Até que enfim, a sucessão de promos e a contagem ao som da mesma da série 24 chegou ao fim.

Entrava o genérico da Edição do Dia (uns dizem que a TVI terá plagiado o genérico do Standpunkt da NRK) e Henrique Garcia retoma a sua carreira nas lides televisivas. Desde que nasceu, o sexo do canal tem sido sempre masculino, apesar de, na altura, ter defendido que era "a" TVI 24.

A TVI 24 no seu primeiro ano era toda uma novidade, porém mesmo ao fim de alguns anos passou por uma certa deterioração. A 26 de Fevereiro de 2010, data do primeiro aniversário do canal, o grafismo dos noticiários foi alterado e isto também afectou a generalista, que só por este período (que durou até à estreia do Jornal das 8). Em 2010 chegou à MEO e às restantes operadoras, e só completou em Janeiro de 2012, depois da renovação, quando chegou à extinta plataforma Clix TV.

A 8 de Janeiro de 2012, a TVI 24 mudou o seu grafismo pela primeira vez e o DOG passa a ser o 24. As cores foram trocadas por um esquema vermelho, branco e preto que ainda é usado.

Porém foi nesta altura que o canal começou a piorar ainda mais, pois começou a ter televendas às 5 da manhã como a generalista. Reforçou a sua aposta no desporto e retirou alguns programas mais sérios como o Observatório do Mundo que era o Toda a Verdade do canal. A estética deixou de ser inspirada na SIC Notícias para se assemelhar mais à crescente CM TV, que também teve um período interessante nos primórdios para rapidamente passar a ser o canal das desgraças.

O canal foi renovado antes da TVI generalista mudar o seu símbolo e em Outubro de 2015 passou a emitir em 16:9.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Entrava o genérico da Edição do Dia (uns dizem que a TVI terá plagiado o genérico do Standpunkt da NRK) e Henrique Garcia retoma a sua carreira nas lides televisivas. Desde que nasceu, o sexo do canal tem sido sempre masculino, apesar de, na altura, ter defendido que era "a" TVI 24.

Precisamente o contrário: no início eles insistiam em chamar-lhe "o TVI24", e com o tempo isso caiu em desuso.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...