Jump to content

78: TVI 24


ATVTQsV

Posts Recomendados

A TVI teve um longo historial de canais por cabo que nunca foram para o ar: TVI Homem, TVI Tempos Livres, TVI Lux, TVI Economia, TVI Batatoon, uma compra do Canal Saúde e um canal de música. Até 2009, o único canal de cabo que a TVI lançou com algum sucesso era a TVI Eventos, que quando não emitia nada dos realities (ainda não eram rameiralities) era o Canal 43 que tinha chat.

Um canal de notícias da TVI é algo que se falava desde pelo menos 2006, mas o conceito tinha mudado ao longo dos tempos. Só foi à frente em 2008 quando a TVI fez um contrato com a ZON para ter o seu canal de notícias em exclusivo, a ocupar o canal 7 da grelha, que desde o outono de 2004 estava vago. Inicialmente era para ser lançado no verão de 2008, mas, numa acção tipicamente TVI, o seu lançamento foi atrasado - primeiro para 20 de Fevereiro de 2009, depois para o dia 26 - o que, segundo um director da TVI, era por causa do Carnaval e não dava para concentrar no novo canal ao mesmo tempo em que a generalista estava em modo aniversário.

Antes de ser lançado, já o canal esteve na fama pelos Gato Fedorento:

Já no início de 2009 surgiram as promos para ter uma ideia da grelha:

Aos 3:37 dá para ver uma rápida sucessão do esboço daquilo que viria a ser o símbolo do canal que foi mudado cerca de trinta vezes.

Depois chegou o dia 26 de Fevereiro. Até que enfim, a sucessão de promos e a contagem ao som da mesma da série 24 chegou ao fim.

Entrava o genérico da Edição do Dia (uns dizem que a TVI terá plagiado o genérico do Standpunkt da NRK) e Henrique Garcia retoma a sua carreira nas lides televisivas. Desde que nasceu, o sexo do canal tem sido sempre masculino, apesar de, na altura, ter defendido que era "a" TVI 24.

A TVI 24 no seu primeiro ano era toda uma novidade, porém mesmo ao fim de alguns anos passou por uma certa deterioração. A 26 de Fevereiro de 2010, data do primeiro aniversário do canal, o grafismo dos noticiários foi alterado e isto também afectou a generalista, que só por este período (que durou até à estreia do Jornal das 8). Em 2010 chegou à MEO e às restantes operadoras, e só completou em Janeiro de 2012, depois da renovação, quando chegou à extinta plataforma Clix TV.

A 8 de Janeiro de 2012, a TVI 24 mudou o seu grafismo pela primeira vez e o DOG passa a ser o 24. As cores foram trocadas por um esquema vermelho, branco e preto que ainda é usado.

Porém foi nesta altura que o canal começou a piorar ainda mais, pois começou a ter televendas às 5 da manhã como a generalista. Reforçou a sua aposta no desporto e retirou alguns programas mais sérios como o Observatório do Mundo que era o Toda a Verdade do canal. A estética deixou de ser inspirada na SIC Notícias para se assemelhar mais à crescente CM TV, que também teve um período interessante nos primórdios para rapidamente passar a ser o canal das desgraças.

O canal foi renovado antes da TVI generalista mudar o seu símbolo e em Outubro de 2015 passou a emitir em 16:9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Entrava o genérico da Edição do Dia (uns dizem que a TVI terá plagiado o genérico do Standpunkt da NRK) e Henrique Garcia retoma a sua carreira nas lides televisivas. Desde que nasceu, o sexo do canal tem sido sempre masculino, apesar de, na altura, ter defendido que era "a" TVI 24.

Precisamente o contrário: no início eles insistiam em chamar-lhe "o TVI24", e com o tempo isso caiu em desuso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...