Jump to content

49: Sapo XL


Recommended Posts

Só tive banda larga por volta de 2004/2005. Até então nós tínhamos modem e contentava-me com as velocidades. Não sabia exactamente do facto de haverem velocidades tão lentas.

Lembro-me que a primeira banda larga que tive foi a da Clix, porém, como éramos (e ainda somos) assinantes da TV Cabo (a NOS), tínhamos acesso a este "manjar dos deuses" (pelo menos era o que havia na altura), o Sapo XL.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

O Sapo XL era um agregador de conteúdos do Sapo para quem tinha acesso à banda larga e arrancou em Maio de 2003. Substituiu um outro portal do género, o Speedy. Nunca acedi mas lembro-me que no Canal 21 passava sempre um aviso e acabava sempre com o locutor do site a dizer o endereço do mesmo. Foi assim que eu aprendi isto do http://. O dito integrava os conteúdos de banda larga de várias empresas dos grupos Portugal Telecom e PT Multimédia, como o Sapo, a Telepac, a Lusomundo e a TV Cabo e também de alguns parceiros estratégicos, como a SIC, a Sportinveste Multimédia, a Disney e o Grupo Renascença. Na primeira fase do dito, existiam vários canais temáticos em vídeo: Notícias, Música, Jogos, Humor, Infantil e Zapping. Basicamente era uma reformulação do Speedy, mas com um nome mais XPTO. Havia também a hipótese de criares as tuas próprias rádios online, numa altura em que isto não era banal e quando plataformas como o Soundcloud não existiam.

Em 2004, o portal foi reformulado (para melhor). Assim:

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Entrada do Sapo XL em 2004, aquando da renovação. Alerta Shrek (Shrek is love, Shrek is life)

Quando o site principal foi renovado, o Sapo XL também. Com o objectivo de duplicar as visualizações, o portal trouxe umas novas "features" (sim, sou tipo aqueles que escrevem "books" cá no sítio): podias descarregar uma música e ouvias trinta segundos da mesma, e para ouvir a música inteira tinhas de pagar. A secção dos jogos on-line foi actualizada, e desta vez posta à parte noutro "site" (está entre aspas porque era um domínio dentro do próprio site). As rádios dos clientes acabaram e passou a ter emissões em directo de quatro rádios, todas elas parceiras do Sapo XL: a TSF, a Renascença, a RFM e a Mega FM. Também foram adicionadas emissões em directo de seis canais: quatro da SIC destinados aos "comuns mortais" (SIC, SIC Notícias, SIC Radical e SIC Mulher), a SIC Indoor (da qual já falei aqui) e o canal de programação da TV Cabo. O canal de programação iria eventualmente ser substituído pela SIC Comédia. Havia também um "clone" disto que era o Netcabo XL.

Por volta de 2006/2007, houve uma redução nas page views e o portal foi descontinuado nos primeiros meses de 2007. Quanto à SIC Comédia, a única solução seria trocar pelo canal de programação da TV Cabo. Por esta altura o site continuava a existir mas começava a falhar, isto porque o Sapo criou uma nova plataforma, o Sapo Vídeos, para concorrer com o YouTube. Os arquivos dos programas da SIC que estavam no Sapo XL viriam estar integrados no Sapo Vídeos assim como as emissões em directo dos canais da SIC até serem terminadas algum tempo mais tarde. O Sapo XL continuou em constante abandono para mais tarde passar a ser um redirect para o Sapo Vídeos. O Sapo XL, pelo menos nos últimos tempos, era tipo os teletextos da SIC e da TVI hoje em dia mas aplicado ao Sapo.

  • Like 1
  • LOL 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...