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Audiências de 5ª feira - 15-01-2015


Pedro

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Desconfio mesmo muito das audiências da RTP2... O Bombordo ser o programa mais visto e o Cosmos ter menos de 40 mil pessoas é rídiculo.

As audiências são ridiculas. Só o facto de Borgen não aparecer sequer no top da RTP2 mostra bem a fraude que estes números sao. Basta que os mil e poucos que têm os aparelhos não gostem ou nunca tenham ouvido falar de Borgen para em termos audiometriccos a série ser considerada um flop. Felizmente que Borgen está bem acima disso e não precisa destes valores para nada. O que incomoda é que eles são tomados como se verdadeiros fossem e acabam por ter indevidamente um peso excessivo. São meros estudos que falham dia após dia. São os mesmos estudos que permitem à TVI dizer que é líder, quando mais de 99,9% das casas não são sequer auditadas. É o reino do ridículo

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As audiências são ridiculas. Só o facto de Borgen não aparecer sequer no top da RTP2 mostra bem a fraude que estes números sao. Basta que os mil e poucos que têm os aparelhos não gostem ou nunca tenham ouvido falar de Borgen para em termos audiometriccos a série ser considerada um flop. Felizmente que Borgen está bem acima disso e não precisa destes valores para nada. O que incomoda é que eles são tomados como se verdadeiros fossem e acabam por ter indevidamente um peso excessivo. São meros estudos que falham dia após dia. São os mesmos estudos que permitem à TVI dizer que é líder, quando mais de 99,9% das casas não são sequer auditadas. É o reino do ridículo

Por essa lógica tínhamos de ignorar todas as sondagens e estudos de mercado porque só mostram os dados de uma pequena amostra. É claro que, principalmente em canais e horários com menor consumo, os resultados têm sempre alguma aleatoriedade, mas uma boa amostra tem obrigação de tornar os dados credíveis, não deixando de ser uma estimativa. Para já, não saberemos nunca se Borgen teve mais ou menos espectadores do que os indicados pela GfK - gostaria que tivesse tido muitos mais.  ;)

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Por essa lógica tínhamos de ignorar todas as sondagens e estudos de mercado porque só mostram os dados de uma pequena amostra. É claro que, principalmente em canais e horários com menor consumo, os resultados têm sempre alguma aleatoriedade, mas uma boa amostra tem obrigação de tornar os dados credíveis, não deixando de ser uma estimativa. Para já, não saberemos nunca se Borgen teve mais ou menos espectadores do que os indicados pela GfK - gostaria que tivesse tido muitos mais.  ;)

As sondagens e estudos de mercado isentas e independentes têm o valor que têm, ou seja, um valor residual. o problema é que o estudo das audiências não obedece sequer à lógica de estudos de mercado ou sondagens como indiquei porque não são isentas e independentes! Portanto, já são pouco de fiar por terem em consideração menos de 0,1% da população portuguesaa, ainda menos quando nem esses 0,1% são crediveis.

Até podíamos ter meio país a ver Borgen, que se os 1000 e pouco que têm os aparelhos não gostassem ou nunca tivessem ouvido falar de Borgen, para todos os efeitos (nomeadamente investimento publicitário) a série tinha sido um flop...

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As sondagens e estudos de mercado isentas e independentes têm o valor que têm, ou seja, um valor residual. o problema é que o estudo das audiências não obedece sequer à lógica de estudos de mercado ou sondagens como indiquei porque não são isentas e independentes! Portanto, já são pouco de fiar por terem em consideração menos de 0,1% da população portuguesaa, ainda menos quando nem esses 0,1% são crediveis.

Até podíamos ter meio país a ver Borgen, que se os 1000 e pouco que têm os aparelhos não gostassem ou nunca tivessem ouvido falar de Borgen, para todos os efeitos (nomeadamente investimento publicitário) a série tinha sido um flop...

Então, a SIC também pode fazer 2% numas casas e noutras 50%. A TVI igualmente. É evidente que só teríamos uma amostra correta, se todos os portugueses tivesse um audímetro. Os dados valem o que valem: são estatísticas que supostamente representam Portugal, mas podem não corresponder à verdade. A TVI pode muito bem ser a estação com menos espectadores e constar sempre a liderança, assim como a RTP pode realmente ser líder. São estudos, tais como os dos lares com subscrição. Não é um número preciso, embora este estudo já tenha mais rigor e precisão.
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