Jump to content

Sugestões SIC


k3o4

Posts Recomendados

Sim, ficam bem distribuidas, mas eu acho que em Portugal faz todo o sentir termos ficção 100% nacional. Nunca gostei de novelas brasileiras, nem que elas viessem para cá. Temos o nosso próprio valor e já o demonstramos.

É vergonhoso dizermos que eles são melhores do que nós, quando já provamos que somos iguais ou melhores a eles. Está na altura de levantar-mos a cabeça, enfrentar desafios e dar-lhes luta (aos brasileiros). O tempo de "Nós somos uma miséria e os brasileiros é que são bons" já lá vai.

Felizmente existe uma TVI que acreditou em nós e em PORTUGAL!

Emitir ficção brasileira é fechar os olhos ao talento português!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo, menos, muito menos. Independentemente de termos evoluído muito a nível técnico e não só, isso não significa que sejamos os melhores. Porque não somos. E essa é a realidade. Os brasileiros ainda fazem novelas como ninguém, com grandes décors, cidades cenográficas, novelas de época (à séria!) e gravações nos sítios mais impensáveis. E isso nós ainda estamos muito longe!

Por mais filmes que façamos e por mais bons que sejam, ainda estamos muito longe de Hollywood; por mais séries televisivas - e com qualidade - que façamos, os americanos ainda continuam imparáveis.

Essa é a realidade! Tal como com os filmes e as séries, com as novelas é a mesma coisa. Obviamente que é sempre de louvar o nosso trabalho, os nossos esforços, o que fazemos com muito menos meios. Mas ainda falta muito para sermos 'os melhores'. Ainda para mais quando os nossos estúdios são barracões e antigos aviários!

Não importar o que de melhor se faz 'lá fora', é fecharmo-nos ao Mundo e vivermos com a nossa pequenina mentalidade. Isso aconteceu com a ditadura e penso que essa fase já tenha passado! Que venham as novelas brasileiras, os filmes americanos, os documentários ingleses, etc.! Sem isso, não poderemos crescer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 2º lugar, se nós não apostassemos em nós, na nossa língua, e na nossa ficção, nunca nos poderiamos afirmar no mercado, nunca dariamos trabalho a milhares de atores e talentos escondidos, e nunca teriam sido criados grupos portugueses de ficção nacional (SP / Plural Portugal etc). Produzir ficção em Portugal, não é fecharmo-nos do mundo, mas mostrar ao mundo a nossa ficção e talento (Meu Amor e Laços de Sangue).

Não concordo com os tais barracões que nomeate, pois sabes que isso não é verdade. Obviamente que o mercado português é muito mais pequeno que o brasileiro, ou de outros mercados, e para isso muito contribui o tamanho do nosso país e da nossa pequena economia, nem compares. Mesmo com pouco, nós podemos ser IGUAIS ou superiores a quem tem muito, na minha opinião ;)

Tu não imaginas sequer onde é que a NOSSA ficção já levou o nome do nosso país!

Para ti, seria, novelas brasileiras (porque eles é que são bons) e apostar em nós, no nosso país, para mostrarmos que estamos na luta pelo prémio lado a lado com os melhores (Globo) está quientinho ... por favor, atitude derrotista ? ... NUNCA!

Ninguém é mais do que ninguém e todos temos as mesmas capacidades para fazermos mais e melhor, e para isso basta fazer esforços!

LOL

Também partilho dessa palavrinha face ao teu comentário ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo contigo, Rodolfo.

Os canais têm de apresentar variedades. E nunca vi o mal de termos em exibição produtos estrangeiros, só porque somos portugueses e devemos dar valor aos nossos produtos. Não é por emitirmos novelas brasileiras que desvalorizamos os nossos produtos. Eu defendo sempre que os produtos portugueses tenham audiência, porque merecem ser vistos, mas não concordo com a proibição da emissão de produtos estrangeiros, porque através deles, conseguimos conhecer novas culturas, novos mundos, novas formas de representar e de discurso.

Não podemos esconder que a ficção brasileira é excelente e que merece ser vista. Só temos de aprender com eles, como eles devem aprender connosco.

A parceria SIC-Globo, foi uma excelente estratégia, pois permite uma evolução na representação, filmagem, texto, etc. ao aprendermos com eles, para depois, aplicarmos nos nossos produtos e conseguirmos evoluir. Aliás, muitos actores portugueses confessaram em entrevista, terem se baseado em actores brasileiros para integrar uma personagem e porque será? Porque a ficção brasileira permite uma aprendizagem que por vezes, em Portugal, não se consegue, AINDA, obter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo, provávelmente o que o Zapping quer dizer, é que podemos fazer novelas e somos bons a fazê-las, mas sempre é bom ter programas estrangeiros na grelha pra aprendermos com os melhores.

Podemos ter ganho emmys e fazermos novelas muito boas, isso significa que somos muito bons a fazer com o pouco que tenhamos, mas o que o zapp quer dizer é que eles possuem de muito mais meios técnicos para fazer novelas mais reais: ou seja, cenários verdadeiros, novelas de épocas etc; não é à toa que eles tem as 3 maiores centrais de produção de novelas de todo o mundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo o contrário, nem disse que eles não são bons, nada disso. Leiam em condições os meus comentários. Eu apenas disse que, apostar em novelas brasileiras, para preencher a grelha, sem nenhuma portuguesa, é fechar os olhos aos nossos talentos, ao nosso país. E, como disse, não é por termos menos meios técnicos, que vamos ter medo de fazer isto ou aquilo.

Eles são bons, mas nós também somos. Ao contrário do que dizem, eles ficam mais a ganhar, com a internacionalização dos seus produtos, do que propriamente nós.

Se não fosse a TVI, metade dos países que atualmente emitem produtos made in Portugal (TVI), não tinham comprado a nossa fição, o que era mau para o nosso mercado.

Uma ou duas novelas, no máximo, não faz mal. Agora encher uma grelha ? ... por favor. Eu prefiro ficção portuguesa, dar trabalho aos atores, melhorarmos as nossas qualidades, fazer crescer o nosso mercado, do que simplesmente comer e calar.

Não sou assim, e este discurso é de força para o nosso país e para os nossos talentos, não de ataque à ficção brasileira, a melhor no mundo, atenção!

Durante anos (mais na época 80 e 90), o nosso país encheu os ouvidos daquele discurso do Zapping, e agora é o que se vê!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2)

Não estou a rebaixar as novelas portuguesas, simplesmente acho que como o nosso mercado é mais pequeno, temos menos meios pra criar novelas de maior complexidade, mas com o pouco que temos, fazemo-lo muito bem e é nisso que nos reconheceram;

Pelo contrário, as produtoras brasileiras tem mais meios técnicos para criarem uma novela com maiores dimensões, mais amplas e um maior numero de novelas ao mesmo tempo. Se as novelas que fazem tiverem pouca qualidade, não tem desculpa porque eles tem um grande orçamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu compreendo o que dizes. Mas nós já temos uma TVI que produz ficção nacional para dar e vender e fabrica actores para todos os seus produtos. Temos uma RTP que aposta em séries nacionais e uma SIC que se divide entre uma e outra estação. Agora repara. Com a parceria SIC-Globo, a SIC conseguiu ganhar um emmy na sua primeira novela com parceria, ficar reconhecida pelo Mundo e experimentar novas técnicas. Com o remake, a SIC está a treinar os seus actores para adoptarem estratégias mais avançadas, permitindo uma evolução do trabalho dos nossos actores em Portugal, a adquirir novos ensinamentos e a trazer novas marcas para a ficção nacional. As parcerias ajudam bastante na troca de trabalhos. E não podemos esquecer que já conseguimos implementar actores portugueses no mercado brasileiro, permitindo assim, uma expansão da nossa ficção. Tivemos actores portugueses no Brasil, e actores em Hollywood. E acredita que esta expansão só se consegue na troca de produtos, parcerias, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas muitas destas parcerias só se conseguem na compra de produtos estrangeiros.

E então, não estou a dizer para a SIC parar de comprar novelas brasileiras. Eu disse que uma/duas novelas eram sempre bem vindas, e melhoram os resultados da SIC, nomeadamente no horário das 14h e do final de tarde. Agora, no HN, não vejo onde é que estas produções, com 19% share médio e diário, ajudem a estação :S

Eu apoio o horário nobre 100% português!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não li tudo, mas apercebi-me da conversa que se está a desenrolar...

A minha opinião é que há espaço para novelas da Globo, mas como em tudo há que ter algum equilíbrio. 5 novelas brasileiras é um exagero, para isso mais vale trocar o nome da estação de SIC para Globo Portugal.

Quem fica a ganhar com tudo isto é a Globo. A SIC se não tivesse estado tantos anos agarrada às novelas brasileiras, poderia ter investido mais em novelas portuguesas e neste momento estar numa melhor situação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito bom aprendermos com quem sabe, e essa ajuda servir-nos de alguma coisa. De que nos serve ter cinco novelas brasileiras no ar ? ... é os atores olhar para elas que vão aprender ?

Do que serve? Enche-se uma grelha porque não se tem orçamento/meios para a criação de outros produtos! E depois, é adquirir o que de melhor se faz na área. É assim há anos, ainda nem as privadas existiam. E se não fosse o Brasil a descobrir a fórmula novela, nem nós cá a teríamos. Se não fosse a RTP1 a exibir "Gabriela", nunca teria começado a fazer novelas. Se a RTP1 não tivesse adquirido as novelas da Globo, a SIC nunca teria feito acordo com a estação!

E mais: a Globo já teve 13% da SIC (aquando a sua funcação), portanto era mais do que lógico que tivesse os seus produtos. Não me admiro nada que, em breve, a Globo volte a ter alguma percentagem da SIC. E bem que lhe faz falta receber uma injecção de capitais estrangeiros!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião é que há espaço para novelas da Globo, mas como em tudo há que ter algum equilíbrio. 5 novelas brasileiras é um exagero, para isso mais vale trocar o nome da estação de SIC para Globo Portugal.

Quem fica a ganhar com tudo isto é a Globo. A SIC se não tivesse estado tantos anos agarrada às novelas brasileiras, poderia ter investido mais em novelas portuguesas e neste momento estar numa melhor situação...

Obrigado, João!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião é que há espaço para novelas da Globo, mas como em tudo há que ter algum equilíbrio. 5 novelas brasileiras é um exagero, para isso mais vale trocar o nome da estação de SIC para Globo Portugal.

Quem fica a ganhar com tudo isto é a Globo. A SIC se não tivesse estado tantos anos agarrada às novelas brasileiras, poderia ter investido mais em novelas portuguesas e neste momento estar numa melhor situação...

Então arranja lá soluções mais viáveis, financeiramente e a nível de meios, que seja mais plausível, de modo a encher a grelha tirando os produtos que estão.

A SIC sempre investiu em ficção nacional. A questão é que ficção nacional não é só novelas! E, quando apostou em novelas portuguesas, viu-se como o público as tratou e o que preferiram (daí terem voltado as novelas portuguesas para o horário). A questão é que deveriam ter continuado a apostar, massivamente, nas séries portuguesas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do que serve? Enche-se uma grelha porque não se tem orçamento/meios para a criação de outros produtos! E depois, é adquirir o que de melhor se faz na área. É assim há anos, ainda nem as privadas existiam. E se não fosse o Brasil a descobrir a fórmula novela, nem nós cá a teríamos. Se não fosse a RTP1 a exibir "Gabriela", nunca teria começado a fazer novelas. Se a RTP1 não tivesse adquirido as novelas da Globo, a SIC nunca teria feito acordo com a estação!

E mais: a Globo já teve 13% da SIC (aquando a sua funcação), portanto era mais do que lógico que tivesse os seus produtos. Não me admiro nada que, em breve, a Globo volte a ter alguma percentagem da SIC. E bem que lhe faz falta receber uma injecção de capitais estrangeiros!

Oh coleguinha, a ti, não te vou dirigir mais a palavra. Apenas falo com quem me respeita ;)

E atenção, estamos a falar de uma situação desde há 15 anos para trás, não estamos a falar atualmente, quando existem dificuldades financeiras. Quanto a SIC tinha muito dinheiro, não o fez (apostar na ficção nacional) porquê ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...