Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 49 minutos, Phoenix disse:

Acho que o @Faded se estava a referir ao presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers. O Marcelo, embora de facto tenha essa incoerência de ser católico e de ter uma namorada há 40 anos sem nunca ter casado (embora como católico se calhar isso até faça sentido, pois se ele já tinha casado uma vez, "aos olhos de Deus" ainda deve continuar casado com a primeira mulher), não me parece ser conhecido propriamente por ser homofóbico...

Sim eu é que percebi mal. 

Também não acho que o Marcelo seja homofóbico.

Mas se o presidente do tribunal constitucional é assim tão conservador, dúvido que a lei seja aprovada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Covid-19: investigadores, médicos, professores e pais defendem reabertura das escolas

Uma centena de médicos, professores, pais e investigadores pediu ao Governo e ao Presidente da República a reabertura urgente das escolas a partir de 1 de março a começar pelos mais novos e de forma faseada com as devidas precauções.

https://tvi24.iol.pt/sociedade/escolas/covid-19-investigadores-medicos-professores-e-pais-defendem-reabertura-das-escola

Eu acho que se estão a precipitar. Ainda é demasiado cedo para reabrir as escolas, tendo em conta que só quem nelas anda sabe como são as condições reais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, RTF disse:

Covid-19: investigadores, médicos, professores e pais defendem reabertura das escolas

Uma centena de médicos, professores, pais e investigadores pediu ao Governo e ao Presidente da República a reabertura urgente das escolas a partir de 1 de março a começar pelos mais novos e de forma faseada com as devidas precauções.

https://tvi24.iol.pt/sociedade/escolas/covid-19-investigadores-medicos-professores-e-pais-defendem-reabertura-das-escola

Eu acho que se estão a precipitar. Ainda é demasiado cedo para reabrir as escolas, tendo em conta que só quem nelas anda sabe como são as condições reais.

Qual é a vossa opinião sobre o desconfinamento? Não digo para ja, mas quando vier a ser. O que consideram ser prioritário abrir primeiro?

Eu estou com medo. Os casos estão a descer e bem, mas com as novas variantes tenho medo que a situação piore de novo. Ok que a vacinação avança e ja se fala em imunidade de grupo em agosto (embora não voltemos logo a normalidade pre covid, pois temos que esperar que todo o mundo esteja vacinado, de forma a impedir novas variantes), mas entre abril e agosto ainda são 4/5 meses

Quero acreditar que janeiro foi o pior da pandemia e que não voltemos aquela situação 

Quero muito ter um verão mais desafogado. Como o de 2020 foi, apesar de tudo

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Rui Melo disse:

Qual é a vossa opinião sobre o desconfinamento? Não digo para ja, mas quando vier a ser. O que consideram ser prioritário abrir primeiro?

Eu estou com medo. Os casos estão a descer e bem, mas com as novas variantes tenho medo que a situação piore de novo. Ok que a vacinação avança e ja se fala em imunidade de grupo em agosto (embora não voltemos logo a normalidade pre covid, pois temos que esperar que todo o mundo esteja vacinado, de forma a impedir novas variantes), mas entre abril e agosto ainda são 4/5 meses

Quero acreditar que janeiro foi o pior da pandemia e que não voltemos aquela situação 

Quero muito ter um verão mais desafogado. Como o de 2020 foi, apesar de tudo

Acho que a imunidade de grupo em Agosto é ser muito optimista. Duvido que seja tão cedo, penso que a vacinação (atraso) vai alterar a coisa...

Editado por Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Vieira disse:

Acho que a imunidade de grupo em Agosto é ser muito optimista. Duvido que seja tão cedo, penso que a vacinação vai atrasar a coisa...

Exato! Quem não conheça Portugal que o compre. Mas vá pelo Natal, seguramente teremos 70% vacinados. Eu só rezo e para que não venha uma variante pior e que comprometa a eficácia das vacinas

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A vacinação está "atrasada" em muito porque já se sabia que a capacidade de fabrico actual não ia ser nada do outro mundo e piorou com os atrasos na AstraZeneca. Com as novas doses da Pfizer e da Moderna, mais a mais que provável aprovação da Janssen (que têm a grande vantagem de ser apenas de uma dose), talvez se consiga mesmo a imunidade de grupo para meio do Verão. Contudo, é preciso que a nível de produção não tenhamos mais deslizes e surpresas.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imunidade de grupo é muito relativa. Há também pessoas que não confiam nas vacinas e/ou que não querem ser vacinadas, mas essas até podem ser uma minoria, não sei. Também vamos ter que esperar que a maioria dos países do mundo sejam vacinados e claro que as vacinas tenham mesmo eficácia.

Mas eu quero acreditar que não vamos voltar à situação de janeiro.

Editado por D91
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o desconfinamento: https://www.publico.pt/2021/02/23/politica/noticia/marcelo-nao-vai-mudar-decreto-estado-emergencia-partidos-lamentam-falta-plano-desconfinamento-1951843

Pelo menos até dia 16 de Março vai continuar tudo como está. Li hoje algures que as escolas secundárias e Universidades só voltarão à actividade presencial em Abril.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, D91 disse:

Imunidade de grupo é muito relativa. Há também pessoas que não confiam nas vacinas e/ou que não querem ser vacinadas, mas essas até podem ser uma minoria, não sei. Também vamos ter que esperar que a maioria dos países do mundo sejam vacinados e claro que as vacinas tenham mesmo eficácia.

Mas eu quero acreditar que não vamos voltar à situação de janeiro.

Mas isso da desconfiança das populações face a vacina e mais ao inicio. Quando virem que não está a nascer um 3 braço a ninguém mudam de ideias. Ja sei de pessoas que eram assim e agora ja querem ser vacinadas o quanto antes.

Quanto ao fim da pandemia, e viver um dia de cada vez mesmo

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, e mais uma vez a questão da saúde mental está a ser competamente ignorada por cá, acho que já se deviam dar datas fixas para a reabertura de alguns setores desde que as condições permitam tal como está a fazer o Reino Unido que já se atreveu até a falar em festivais, imagine-se.
Com o último esforço de um confinamento mas na cabeça tendo a recompensa de já poder pensar em ir a um festival os fura-confinamentos acabariam num instante.

Editado por canal7
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, canal5 disse:

Sinceramente, e mais uma vez a questão mental a ser ignorada, acho que já se deviam dar datas fixas para a reabertura de alguns setores tal como está a fazer o Reino Unido já falando em festivais, imagine-se.
Com o último esforço de um confinamento mas na cabeça tendo a recompensa de já poder pensar em ir a um festival os fura-confinamentos acabariam num instante.

Por acaso estou curioso em ver como estão os promotores a pensar em organizar festivais por cá, alguns deles já Maio a dentro, com uma percentagem ainda reduzida da população a ter sido vacinada. Eu bem queria ir ao Primavera este ano, mas fico de pé atrás sem estar vacinado.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, canal5 disse:

Sinceramente, e mais uma vez a questão mental a ser ignorada, acho que já se deviam dar datas fixas para a reabertura de alguns setores tal como está a fazer o Reino Unido já falando em festivais, imagine-se.
Com o último esforço de um confinamento mas na cabeça tendo a recompensa de já poder pensar em ir a um festival os fura-confinamentos acabariam num instante.

Credo, eu não sou capaz de ir a um festival ou local onde haja muitas pessoas tão depressa! :(

Mas sim acho que deviam começar a dar datas para a reabertura de alguns setores.

Mas acho que a partir dos últimos meses do ano e inicio do próximo vamos ter que voltar a uma aparente normalidade. Caso contrário enlouquecemos todos.

Editado por D91
  • Gosto 1
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala-se de um grande aumento do número de vacinas no segundo trimestre deste ano, o que vai permitir, segundo o diretor da task force, um ritmo de 100 mil vacinados por dia, o que será ótimo, agora se vai ser possível ou não, eu não sei, estou a confiar na informação que nos é dada. No entanto, como já disseram, é rezar para não haver mais contratempos. 

Quanto ao desconfinamento, acho que o plano devia de começar a ser divulgado e a trabalharem as coisas com calma. É crucial ter as coisas bem preparadas para tudo abrir.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JDaman disse:

Por acaso estou curioso em ver como estão os promotores a pensar em organizar festivais por cá, alguns deles já Maio a dentro, com uma percentagem ainda reduzida da população a ter sido vacinada. Eu bem queria ir ao Primavera este ano, mas fico de pé atrás sem estar vacinado.

Por acaso o Primavera seria mesmo o mais seguro, com aquele espaço todo no Parque da Cidade :lol:
Acredito que no desespero se façam festivais em drive-in, por exemplo.

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, canal5 disse:

Por acaso o Primavera seria mesmo o mais seguro, com aquele espaço todo no Parque da Cidade :lol:
Acredito que no desespero se façam festivais em drive-in, por exemplo.

Quero ver Gorillaz, mas também quero ter fetos abortados e microchips para o 5G a garantir que não padeço desta coisa que nos assola.

Mas essa ideia do drive-in até seria engraçada. Até me admira que no cinema isso não tenha regressado.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, canal5 disse:

Por acaso o Primavera seria mesmo o mais seguro, com aquele espaço todo no Parque da Cidade :lol:
Acredito que no desespero se façam festivais em drive-in, por exemplo.

Isso acredito que pode acontecer.

Mas os festivais só devem regressar mesmo no próximo ano, tal como os casamentos e outros eventos, se tudo correr bem até lá claro.

Acho que já aprenderam com os erros. Mais vale não entrar em loucuras e ser um passo de cada vez.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, D91 disse:

Isso acredito que pode acontecer.

Mas os festivais só devem regressar mesmo no próximo ano, tal como os casamentos e outros eventos, se tudo correr bem até lá claro.

Acho que já aprenderam com os erros. Mais vale não entrar em loucuras e ser um passo de cada vez.

Quando quer que venha a ser possível fazer esses eventos, o que e facto e que vamos entrar nos loucos anos 20, versao seculo XXI :dog:

  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Rui Melo disse:

Quando quer que venha a ser possível fazer esses eventos, o que e facto e que vamos entrar nos loucos anos 20, versao seculo XXI :dog:

Que venha rápido! Que saudades de puder andar por ai sem preocupações e livre:wub:.

Quero passear! Quero festas! :crying:

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É inevitável que o ritmo de vacinação comece a acelerar ao longo do ano, seja com a entrada de novas vacinas, como com o aumento de produção daquelas já aprovadas. Houve um excesso de otimismo quanto às vacinas em dezembro o que, aliado à péssima maneira como a UE geriu os contratos inicialmente, contribuiu para um atraso ainda maior comparado a Israel ou mesmo ao Reino Unido.

Não sei até que ponto seja possível atingir a imunidade de grupo no verão (final do ano parece-me um objetivo mais atingível), mas penso que há a possibilidade de termos um verão como o de 2020.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, EFernando disse:

Na questão dos festivais, pode ser que façam como Israel e usem uma espécie de documento que comprova que a pessoa está vacinada.

Isso é uma solução, mas é injusto para quem por exemplo já tem bilhete adquirido e ainda não foi vacinado à data do mesmo. Aliás, a maior parte do público-alvo dos grandes festivais tem entre os 18-30 anos, que serão dos últimos na linha de vacinação.

Em relação ao desconfinamento, a grande questão é que o governo e o MRS estão a fazer de tudo para manter tudo como está até à Páscoa. O que tem alguma lógica, porque não me parece viável desconfinar a meio de Março para confinarmos novamente duas semanas depois (na altura da Páscoa).

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Mar-Vell disse:

Isso é uma solução, mas é injusto para quem por exemplo já tem bilhete adquirido e ainda não foi vacinado à data do mesmo. Aliás, a maior parte do público-alvo dos grandes festivais tem entre os 18-30 anos, que serão dos últimos na linha de vacinação.

Em relação ao desconfinamento, a grande questão é que o governo e o MRS estão a fazer de tudo para manter tudo como está até à Páscoa. O que tem alguma lógica, porque não me parece viável desconfinar a meio de Março para confinarmos novamente duas semanas depois (na altura da Páscoa).

Eu também acho que e o que faz sentido. Se se abrir tudo antes da Páscoa, as pessoas não vão querer entrar num novo confinamento (ainda que fosse pequenino).

E acho bem que se proiba tudo ao maximo na Páscoa. Nao cometer os erros do Natal. Sei de famílias onde o covid andou que nem uma única pessoa se escapou ao bicho

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Rui Melo disse:

Eu também acho que e o que faz sentido. Se se abrir tudo antes da Páscoa, as pessoas não vão querer entrar num novo confinamento (ainda que fosse pequenino).

E acho bem que se proiba tudo ao maximo na Páscoa. Nao cometer os erros do Natal. Sei de famílias onde o covid andou que nem uma única pessoa se escapou ao bicho

No Natal muitos também abusaram. No meu caso consegui gerir a situação dividindo o mal pelas aldeias (Consoada só com os sogros, Natal só com os pais), mas mesmo assim já foi um risco grande por si só. Pode ser que o que se passou em Janeiro tenha aberto a consciência de muitos em relação às festas e as pessoas voltem a fazer uma Páscoa semelhante à do ano passado.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...