Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

Quando vês aquelas barras finas está em letterbox 14:9 (pois cortam um pouco a imagem nas laterais). Quando as barras são mais grossas é porque está em letterbox 16:9 (neste caso só reduziram a imagem, não a cortaram).

 

ainda não domino bem estes termos, mas acho que com esta tua explicação e com o exemplo prático de ontem, já entendi melhor :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Está a dar a Tourada em 16:9 na RTP 1 mas a qualidade de imagem está fraca, pelo menos visto no MEO. Serão câmeras mais antigas?

Não aprecio tourada mas achei a questão da imagem interessante para comentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ter sido falha no flag. Há uns tempos vi um episódio de Breaking Bad (não sei porque raio dava em 4:3) "esticado" para 16:9 o episódio todo.

E o Travel Channel continua também com a flag errada, pelo menos no MEO.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a dar um filme na CMTV que não me parece que seja em 16:9 mas sim num rácio superior encolhido para 16:9. Até já coloquei a hipótese de ser em 21:9 mas ao mesmo tempo parece-me algo entre o 16:9 e o 21:9 com zoom à mistura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Travel Channel continua a emitir em 16:9 anamórfico mas desconfio que seja do próprio canal pois esticando a imagem a qualidade fica um pouco débil. Por outro lado como estou a ver pelo MEO fico na duvida com esta teoria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos mundiais, as estações transmitem em quê? Em 16:9 HD, não é? Porque também há 16:9 SD, estou certo? Em Portugal, as novelas (e penso que praticamente tudo, pelo menos na TVI) são gravadas em 16:9, mas em que tipo? Não percebo muito disto... :blush::rolleyes::P

Existem câmeras mais antigas que não suportam HD mas que filmam em 16:9 SD (penso que as do Aqui Portugal mais aquelas que filmaram as touradas pois notasse a qualidade de imagem mais fraca). E existem outras que suportam HD, logo 16:9 HD.

E ainda tens outra espécie de câmeras, aquelas que estão na RTP Madeira e por serem tão antigas só suportam 4:3.

Em relação à ficção da RTP, da SIC e da TVI penso que seja tudo atualmente gravado em HD ou seja 16:9 HD, aliás nem haveria outra lógica.

A nível mundial a maioria dos canais emite em 16:9 mesmo que não seja em HD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem câmeras mais antigas que não suportam HD mas que filmam em 16:9 SD (penso que as do Aqui Portugal mais aquelas que filmaram as touradas pois notasse a qualidade de imagem mais fraca). E existem outras que suportam HD, logo 16:9 HD.

E ainda tens outra espécie de câmeras, aquelas que estão na RTP Madeira e por serem tão antigas só suportam 4:3.

Em relação à ficção da RTP, da SIC e da TVI penso que seja tudo atualmente gravado em HD ou seja 16:9 HD, aliás nem haveria outra lógica.

A nível mundial a maioria dos canais emite em 16:9 mesmo que não seja em HD.

Mas as privadas têm esse tipo de câmaras mais antigas? Penso que só a informação da SIC e da TVI é que não é gravada em 16:9 HD. Ou seja, se quisessem os canais podiam transmitir em 16:9 HD, certo? Talvez quando mudarem já seja mesmo para a melhor qualidade, ou seja, as privadas talvez vão saltar o 16:9 SD. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas as privadas têm esse tipo de câmaras mais antigas? Penso que só a informação da SIC e da TVI é que não é gravada em 16:9 HD. Ou seja, se quisessem os canais podiam transmitir em 16:9 HD, certo? Talvez quando mudarem já seja mesmo para a melhor qualidade, ou seja, as privadas talvez vão saltar o 16:9 SD.

Penso que a maioria das câmeras que eles têm suportam 16:9. Mas também não tenho a certeza.

Se eles quisessem podiam emitir praticamente tudo em 16:9. Só não emitem porque não querem.

Se querem transitar do 4:3 SD para o 16:9 HD, porque não lançam um canal no cabo em HD? De qualquer das formas só na América Latina/Brasil é que os canais SD emitem em 4:3 e o HD é que é em 16:9.

Eles têm que se basear é na realidade europeia onde é bastante comum/normal os canais emitirem em 16:9 SD mesmo que não tenham versão em HD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a maioria das câmeras que eles têm suportam 16:9. Mas também não tenho a certeza.

Se eles quisessem podiam emitir praticamente tudo em 16:9. Só não emitem porque não querem.

Se querem transitar do 4:3 SD para o 16:9 HD, porque não lançam um canal no cabo em HD? De qualquer das formas só na América Latina/Brasil é que os canais SD emitem em 4:3 e o HD é que é em 16:9.

Eles têm que se basear é na realidade europeia onde é bastante comum/normal os canais emitirem em 16:9 SD mesmo que não tenham versão em HD.

O que eu não percebo (mesmo no estrangeiro) é porque é que tem de haver um canal HD. Porque é que os canais não transmitem só em HD? Por exemplo, a TF1 tem um canal HD, mas porque é que a TF1 não transmite HD no seu canal principal e tem outro só com essa definição? O HD não dá em todos os televisores que transmitem em 16:9?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...