Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

É a TVI a brincar com os formatos, é que ainda outro dia vi uma promo do RS em anamórfico, mas não sabia que os anúncios também são, por vezes, transmitidos assim.

:haha:  :haha:  :haha:  muito eles brincam com os formatos de imagem, chega a roçar o ridículo  :@ 

Podiam brincar a outras coisas, sei lá, por exemplo brincarem com os programas de "fazer grafismo", não sei o nome, e como quem não quer a coisa elaborarem um grafismo melhor e menos ultrapassado  :rolleyes:  só assim mesmo naquela, como brincadeira, já que de outra maneira não fazem nada de jeito  :haha:  :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem achei tão irónico a SIC passar uma reportagem toda elaborada sobre a evolução dos televisores desde os primeiros Mundiais até aos dias de hoje e depois analisar a forte afluência das pessoas à compra de televisores da última geração por causa do Mundial, com um técnico de uma loja a explicar os diferentes tipos de televisores mais vendidos, como os Ultra HD, os de monitor curvo e os LEDs, e depois a SIC ainda vive no século passado a emitir em 4:3 e um grafismo extremamente cansativo... Podiam aproveitar as dicas do técnico com quem falaram e mudar o quanto antes de grafismo e de formato de imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem achei tão irónico a SIC passar uma reportagem toda elaborada sobre a evolução dos televisores desde os primeiros Mundiais até aos dias de hoje e depois analisar a forte afluência das pessoas à compra de televisores da última geração por causa do Mundial, com um técnico de uma loja a explicar os diferentes tipos de televisores mais vendidos, como os Ultra HD, os de monitor curvo e os LEDs, e depois a SIC ainda vive no século passado a emitir em 4:3 e um grafismo extremamente cansativo... Podiam aproveitar as dicas do técnico com quem falaram e mudar o quanto antes de grafismo e de formato de imagem.

Isso deu quando?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vi no "Primeiro Jornal", mas às vezes (na maioria) as reportagens repetem à noite, por isso... Mas tenta ver no "Primeiro Jornal", porque eles até fizeram uma evolução com TVs verdadeiras e a funcionar no próprio estúdio.

Entretanto já vi a reportagem. Alguém deveria de enviar um email a questionar porque razão continuam em 4:3 visto haver um aumento de vendas de TVs novas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma dúvida: a RTP transmite sempre em 16:9?

Quase sempre, excepto o Telejornal e o Jornal da Uma.

Ou seja, a informação...

Explicando melhor, só a informação (da manhã também) e filmes mais antigos é que estão em 4:3, o resto é tudo 16:9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase sempre, excepto o Telejornal e o Jornal da Uma.

Ou seja, a informação...

Explicando melhor, só a informação (da manhã também) e filmes mais antigos é que estão em 4:3, o resto é tudo 16:9.

 

Obrigada NEK :) ultimamente tenho a minha televisão no modo "normal" sem esticar a imagem, e tenho reparado que a rtp e a mtv costuma estar sempre com a imagem a ocupar o ecra inteiro :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada NEK :) ultimamente tenho a minha televisão no modo "normal" sem esticar a imagem, e tenho reparado que a rtp e a mtv costuma estar sempre com a imagem a ocupar o ecra inteiro :D

Neste momento são muito poucos a emitir em 4:3, praticamente todos os canais estão em 16:9 e se tens a TV assim notas perfeitamente isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya tenho notado, mas nos portugueses a sic e a tvi sei que se "recusam" o 16:9, mas a rtp tinha ideia que ainda era só alguma programação :)

Na RTP foi como te disse, está praticamente tudo em 16:9 excepto a informação e conteúdos mais antigos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma dúvida: uma série cujo episódio está em 16:9, quando for emitida na SIC ou TVI que só emitem 4:3, o que é que eles fazem à imagem? cortam de lado? é que há imensas séries que eu já vi um episódio em 16:9 mas quando passa num destes canais eles não põe as barras pretas em cima e em baixo :huh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma dúvida: uma série cujo episódio está em 16:9, quando for emitida na SIC ou TVI que só emitem 4:3, o que é que eles fazem à imagem? cortam de lado? é que há imensas séries que eu já vi um episódio em 16:9 mas quando passa num destes canais eles não põe as barras pretas em cima e em baixo :huh:

Sim "cortam"... Isso acontece com todos os programas das estações, novelas, entretenimento... Os programas originalmente são gravados em 16:9.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol! então se eu vir um episódio na net vou ver "mais imagem" que se vir na tv? isso ainda é mais parvo do que pensava x)

Sim... Mas não perdes a essência dos planos porque mesmo no estrangeiro as séries são gravadas tendo em atenção o 4:3 devido à exportação!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim "cortam"... Isso acontece com todos os programas das estações, novelas, entretenimento... Os programas originalmente são gravados em 16:9.

 

Tanto é que na série Friends que foi exibida em 4:3 originalmente mas gravada em 16:9, eles editaram a série para 16:9 e de vez em quando aparecem nos cantos coisas que não deviam aparecer, aparece mais do que o limite do cenário se é que me entendes.  :P Era agravado em 16:9 mas para ser emitido em 4:3.

 

Eu notei muito a diferença a ver Avenida Brasil.  :) Vi os últimos episódios na net e sem dúvida que a imagem era muito melhor por ser em 16:9 que o 4:3 que a SIC passava... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma dúvida: uma série cujo episódio está em 16:9, quando for emitida na SIC ou TVI que só emitem 4:3, o que é que eles fazem à imagem? cortam de lado? é que há imensas séries que eu já vi um episódio em 16:9 mas quando passa num destes canais eles não põe as barras pretas em cima e em baixo :huh:

Há duas opções: Cortar parcialmente, distorcendo um bocado a imagem, de modo a que as barras fiquem mais pequenas (Normalmente a TVI usa isso nos jogos, reportagens e séries. A SIC só muito raramente recorre a esta definição (14:9 Letterbox), mas devo dizer que House of Cards é transmitida assim).

OU

Cortar "totalmente", com barras maiores, sem distorcer a imagem, de modo a que não se perca conteúdo. Neste formato é possível fazer Zoom horizontal, que fica 16:9 Widescreen. A SIC transmite séries, filmes, reportagens e jogos neste formato. xD

 

Há ainda conteúdos próprios a emitirem em 4:3 Esticado (PAN E SCAN/CCO) como acontece com TODOS os programas da SIC e TODOS os programas da TVI, exceto os jornais. 

A SIC ultimamente, penso eu, tem comprado à Globo novelas já em 4:3 PAN E SCAN SD, a um preço mais baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto é que na série Friends que foi exibida em 4:3 originalmente mas gravada em 16:9, eles editaram a série para 16:9 e de vez em quando aparecem nos cantos coisas que não deviam aparecer, aparece mais do que o limite do cenário se é que me entendes.  :P Era agravado em 16:9 mas para ser emitido em 4:3

 

não fazia ideia disso dos Friends x)

 

Há duas opções: Cortar parcialmente, distorcendo um bocado a imagem, de modo a que as barras fiquem mais pequenas (Normalmente a TVI usa isso nos jogos, reportagens e séries. A SIC só muito raramente recorre a esta definição (14:9 Letterbox), mas devo dizer que House of Cards é transmitida assim).

OU

Cortar "totalmente", com barras maiores, sem distorcer a imagem, de modo a que não se perca conteúdo. Neste formato é possível fazer Zoom horizontal, que fica 16:9 Widescreen. A SIC transmite séries, filmes, reportagens e jogos neste formato. xD

 

Há ainda conteúdos próprios a emitirem em 4:3 Esticado (PAN E SCAN/CCO) como acontece com TODOS os programas da SIC e TODOS os programas da TVI, exceto os jornais. 

A SIC ultimamente, penso eu, tem comprado à Globo novelas já em 4:3 PAN E SCAN SD, a um preço mais baixo.

 

não sabia que percebias tanto disto  :haha:  mas obrigada pelo esclarecimento, acho que neste teu comentário explicaste de forma muito clara vários conceitos que se calhar muita gente desconhecia :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...