Jump to content

Senhora do Destino


Hugo3

Posts Recomendados

há 12 minutos, R.M disse:

Hoje vai ao ar a icônica cena da surra da Maria do Carmo na Nazaré, acho que se fosse pra escolher umas dez cenas marcantes de novelas da década de 2000 com certeza essa surra pegava top 3 fácil.

Daqui a 2 semanas vai passar aqui pela Globo Portugal. Mal posso esperar para rever esse novelão pela 3x, é uma das novelas que marcou a minha infância. :cryhappy:

  • Gosto 2
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Terminei esta novela e posso dar o meu veredito final:

Foi uma surpresa agradável. Confesso que achava que não ia gostar da novela, mas temos sem dúvida um clássico com C GRANDE. Não so pelo elenco de luxo, como por toda a história bem delineada e com uma componente emocional muito forte, acompanhada de momentos de suspense e outros de pura comédia.

Susana Vieira e Renata Sorrah tiveram aqui a grande rivalidade que marca a ficção brasileira ate hoje. E pena que apesar disso sejam poucas as cenas que elas tem juntas, mas isso também faz com que as que hajam sejam especiais. A Nazaré foi simplesmente iconica. Nunca vou esquecer as alcunhas que deu as personagens “a anta nordestina”, a “songamonga”, “insuportável”, “flageladinho”, “Josimerdo” “pedreiro”, etc etc. Não falando dos memes que gerou de hma expressao mundial inexplicável. Quem e que esquece a cena da Naza confusa na cela ou “sapatonas, eu sinto longe o cheiro a couro”?

No entanto, esta novela nao e so a Nazare. Ha o casal Duda-Viriato que foi otimo. Adorei especialmente o casal dos Barões de Bom Sucesso, que tantos momentos de riso me proporcionaram, interpretados pelo Raul Cortez e a Glória Menezes divina! Destaco também o facto de termos aqui uma representação LGBTQIA sublime com o casal Jenniffer e Eleonora, super natural e numa altura que os direitos não eram ainda o que são hoje. Mas também mais secundário e também agradável foi o casal Ubiracy e Turcao. A participação do Nuno Melo também foi muito boa, e o núcleo onde se inseria apesar de ser pesado, estava muito bem construído e deu umas boas lições de vida com a personagem da Daiane sobretudo. Posso também destacar a Leticia Spiller com a malvada Viviane, e as participações curtas de atores de referência que a novela teve como Tarcisio Meira, Elizangela, Vera Fischer, Lima Duarte, Adriana Esteves, Tonia Carrero.

Ha apenas dois aspetos menos positivos a meu ver: um deles e o facto de a história não ter propriamente uma época onde ae desenrola. Supostamente passaram se 25 anos desde 1968, mas há muitos aspectos da década de 2000 na trama. Outro a meu ver foi o facto de a novela ter sido um tanto esticada. A meu ver houve jma certa palha entre os episódios 150-185. Não que nao houvesse coisas a acontecer, mas havia conversas e topicos repetidos. Mas melhorou logo logo na reta final!

De um modo geral dou a novela um redondo 8/10!

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Vendo o gancho do capítulo 218 da novela que foi ao ar hoje no viva, enfim matei a curiosidade que eu tinha, na edição que a Globo vendeu pra Russia, tinha uma cena mais extensa da morte do Reginaldo, que não aparecia nem naquela reprise da SIC de 2013 e nem na edição internacional da trama, achei que fosse algo exclusivo deles, mas notei que essa cena tem na edição original daqui do Brasil, porem ela só aparece mesmo no final do capítulo 218 por ser o gancho dela, no começo do 219 que vai ao ar mais tarde, essa cena não aparece novamente já que cortam pra parte que a Viviane se aproxima do cadáver do Reginaldo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui trago uma discussão que eu acho bem pertinente, a relação da Maria do Carmo com o Reginaldo, durante toda a trama a Maria do Carmo nunca escondeu que tinha certa rejeição com seu primogênito em comparação aos demais, como também era notável que o Reginaldo mesmo sendo um vilão, por diversas vezes buscava a aprovação dela, coisa que ele nunca teve, a rejeição dela pode ser explicada em três pontos:

1 - A idolatria que o Reginaldo tinha pelo pai, a ponto da própria Do Carmo afirmar em alguns momentos da trama que ele sempre a culpou pelo fato do Josivaldo ter ido embora, e a Do Carmo enxergava nele, trejeitos e atitudes que o pai tinha.

2 - Ele de certa forma ter sido fio condutor responsável pelo sequestro da Lindalva, já que a Do Carmo teve que levar ele ao hospital pra tratar o ferimento da pedrada que ele leva na cabeça e teve que deixar o bebê com o Leandro, este nunca se recuperou do acontecido, mas era nítido que a Do Carmo sentia que o Reginaldo de alguma maneira tinha culpa nisso, ainda que ela não admitisse.

3 - Para ela trabalhar ele tinha que ficar responsável pelos irmãos mais novos, ela dava todo amor e dedicação para os outros três e acabava sendo um pouco fria e distante do Reginaldo, algo que ela mesma falou em alguns capítulos da trama.

Dito isso, acho que não é complexo afirmar que a Maria do Carmo teve responsabilidade na morte do próprio filho, ainda que não fosse a intenção dela, porem quando ela subiu naquele palanque no meio do discurso dele e entregou todos os podres do filho para a comunidade da pedra, ela tava assumindo o risco de um linchamento da população, tudo poderia ter sido resolvido de outra maneira e pela reação dela, era isso que a mesma também queria mas foi vencida pela rejeição que sentia por ele.

Ainda acho a cena da morte do Reginaldo a melhor da trama inteira, mas se for analisar todo o contexto do personagem dele, fica bem claro que o desfecho dele tinha que ser outro e não a morte.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E curioso notar que nessa era digital um dos motivos que fez Senhora do Destino atravessar esses quase 20 anos sem envelhecer praticamente nada foi essa questão dos memes da Nazaré, tem muita gente que não viu a trama até hoje, porem conhece algo dela por ter visto algum meme da Nazaré, e isso é um ponto bem positivo, apesar de que todos nós sabemos que a trama é muito mais além dos memes, porem eles de certa forma acabam contribuindo pra curiosidade da galera com menos de 20 anos e que não viu a novela na exibição original ou em alguma das reprises da Globo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...